Questões de Física - 2ª Lei da Termodinâmica - Ciclo de Carnot e Máquinas Térmicas para Concurso
Foram encontradas 135 questões
Referente às Leis da Termodinâmica, identifique a assertiva correta:
Na tentativa de reproduzir a experiência de Carnot, um jovem pesquisador construiu uma máquina térmica de 4 estágios, utilizando como agente 2,0 moles de um gás ideal. Considerando que no primeiro estágio o gás absorve uma quantidade de calor Q1 = 10,56 KJ e sofre uma expansão isotérmica reversível à temperatura T1 = 27°C, passando do volume Va para Vb, à custa de uma redução de pressão pb < pa, a razão entre os volumes final Vb e inicial Va é:
Considere a constante universal dos gases R = 8 J/mol K e e1,1 = 3,0
Considere os seguintes dados referentes a duas máquinas de Carnot, M1 e M2, que operam entre dois reservatórios:
Máquina de Carnot |
Temperatura da fonte quente |
Temperatura da fonte fria |
M1 |
300 °C |
100 °C |
M2 |
300 K |
100 K |
O rendimento de M1 e M2 são, respectivamente, iguais a
Analise a seguinte frase: “A entropia do universo aumenta em um processo espontâneo e mantém se invariável em um processo de equilíbrio”
Esta frase corresponde a:
A Termodinâmica estuda a relação existente entre calor e trabalho mecânico realizado pelo sistema gasoso. É a Termodinâmica que vai dar o ponto de partida a um equipamento que chamamos de Máquina Térmica. Este equipamento funciona num chamado ciclo termodinâmico, cuja análise nos informa, entre outras coisas, o rendimento. O francês Sadi Carnot (1796 – 1832) desenvolveu um ciclo que, teoricamente, alcançaria o rendimento máximo de uma máquina térmica. Este ciclo é chamado de Ciclo de Carnot, o qual é constituído de:
A segunda Lei da Termodinâmica afirma que, “para qualquer processo espontâneo, a entropia de um sistema pode apenas aumentar ou permanecer igual, mas nunca diminuir”. Analise as afirmações a seguir:
I O calor pode fluir espontaneamente de uma fonte fria para uma fonte quente.
II O calor pode fluir espontaneamente somente de uma fonte quente para um sorvedouro frio.
III Nenhuma máquina térmica que utiliza o calor de uma fonte quente e converte toda essa energia em trabalho útil pode ser construída.
IV É possível construir uma máquina térmica com 100% de eficiência.
V Não é possível fazer o calor fluir de uma fonte fria para uma fonte quente utilizando um trabalho externo.
De acordo com o enunciado da segunda Lei da Termodinâmica, está correto o que se afirma em
A 2a Lei da Termodinâmica implica na impossibilidade de as pirâmides de energia serem invertidas devido à
Um aluno da engenharia mecânica diz ter desenvolvido uma máquina térmica que, operando entre uma fonte quente e uma fonte fria, com temperaturas de 127 °C e 27 °C, respectivamente, consegue, em cada ciclo, realizar uma quantidade de trabalho equivalente a 78% do calor absorvido da fonte quente. De acordo com as leis da termodinâmica, o aluno realmente conseguiu desenvolver tal máquina?
Uma máquina térmica tem a potência de 2.550 W, rendimento de 30% e opera a 10 ciclos por segundo. Qual é o trabalho efetuado, em Joules (𝐽), em cada ciclo?
( ) A entropia é usada para determinar se um processo é espontâneo ou não, enquanto a primeira lei da termodinâmica diz se ele pode acontecer ou não.
( ) A variação de entropia de um sistema isolado que pode evoluir espontaneamente nunca é menor que zero, levando o sistema a evoluir para o equilíbrio onde a entropia é máxima.
( ) A variação de entropia para um processo reversível é calculada como função do calor trocado (Q) e da temperatura do sistema (T).
( ) A entropia explica a espontaneidade do derretimento de uma pedra de gelo, que ocorre para quaisquer condições do meio.
As afirmativas são, respectivamente,
Com base nas informações apresentadas e considerando que a aceleração gravitacional local é igual a 10 m/s2 , que a pressão atmosférica é igual a 101,325 kPa abs e que a perda de água é desprezível, julgue o item que se segue.
A aplicação de um revestimento com baixa emissividade
sobre a superfície externa da fornalha possibilita a redução
da perda de calor para o ambiente.
O primeiro princípio da Termodinâmica estabelece que, se um sistema gasoso recebe uma quantidade de calor (Q) do meio externo, essa energia pode ser armazenada no sistema, aumentando sua energia interna ( U), e/ou pode ser utilizada na realização de trabalho (W).
Com base nesse princípio, em uma transformação
O texto refere-se a:
O gráfico pressão versus volume equivalente as transformações ABCA é:
Considere o ciclo termodinâmico teórico apresentado no diagrama PV, da Figura 4, no qual um mol de um gás monoatômico ideal está contido em um cilindro com pistão. O ciclo é composto por quatro etapas distintas: uma expansão isobárica (A ➝ B); uma expansão isotérmica (B ➝ C) à temperatura de 562,5 K; uma transformação isocórica (C ➝ D); uma compressão isotérmica (D ➝ A) à temperatura de 300 K. Para efeitos de cálculo, utilize a constante dos gases ideais R = 8 J/(mol · K) e In 1,5 × 105 ≅ 12.
Considerando a situação apresentada na Figura 4, analise as seguintes assertivas:
I. O volume do gás no estado A é de 1,6 × 10−2 m3.
II. A pressão do gás no estado C é de 103 Pa.
III. O trabalho realizado pelo gás no processo B ➙ C é de aproximadamente 54 kJ.
IV. O trabalho realizado pelo gás no processo A ➙ B é de 210 J.
Quais estão corretas?
Para responder a questão, quando necessário, utilize:
Disponível em <https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/energy-forms-and-changes>. Acesso em: 04 ago. 2017.
Considere:
•a variação de temperatura dos 100 g de água contidos no recipiente foi medida no termômetro em 2°C;
•o calor específico da água igual a 1 cal/g°C;
•a temperatura ambiente de 27°C ou 300 K.
Sabendo que a chama fornece à chaleira uma energia de 1000 cal e que o gerador é ideal, assinale a
opção que indica, corretamente, todas as transformações de energia.