Questões de Concurso
Sobre gravitação universal em física
Foram encontradas 211 questões
Considerando as proposições apresentadas a seguir, classifique V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) As teorias geocêntricas de Ptolomeu, embasadas nas ideias de Apolônio de Perga e de Hiparco, ofereciam um bom nível de precisão para a análise dos movimentos celestes, porém não conseguiam explicar a causa dos movimentos.
( ) Aristarco de Samos foi um filósofo grego, que aproximadamente 300 anos antes de Cristo defendia o modelo heliocêntrico, e sistematizou um método para estimar distâncias e tamanhos relativos entre Terra, Sol e Lua, propondo que a Terra gira em torno do Sol.
( ) Copérnico revolucionou o estudo sobre os corpos celestes com uma nova explicação dinâmica heliocêntrica para o movimento dos astros. Em sua obra “Astronomia Nova”, Copérnico procura reformular a teoria astronômica, buscando considerar as causas dos movimentos celestes.
( ) Galileu é considerado o pai da física experimental e o fundador da astronomia telescópica. Dentre suas contribuições para a Astronomia, merecem destaque a criação do telescópio refletor, a descoberta das 4 maiores luas de Júpiter e a previsão, por meio de recursos matemáticos, da existência do planeta Netuno.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
I - A força peso que atua em um corpo é a relação entre a massa do corpo inversamente proporcional à aceleração gravitacional.
PORQUE
II - A aceleração aplicada ao corpo é dada pelo potencial gravitacional, que considera o inverso da distância da Terra ao corpo.
G = 6,674 x 10−11kg−1m3 s−2
Ao converter as unidades para newtons (N) e em termos da velocidade da luz no vácuo c, qual das alternativas abaixo apresenta a transformação CORRETA?

onde m1 e m2 correspondem às massas dos corpos, d à distância entre eles, G à constante universal da gravitação. Considere as seguintes afirmações sobre a intensidade da força de atração entre duas massas:
I– É inversamente proporcional ao produto das massas
II– É inversamente proporcional ao quadrado da distância entre os corpos
III– É diretamente proporcional a massa m1 de um dos corpos
Assinale a alternativa CORRETA:
I. A velocidade orbital de um planeta permanece constante ao longo de sua trajetória elíptica.
II. Em uma órbita elíptica, a distância entre o planeta e o Sol varia ao longo da órbita, o que impacta a intensidade da força gravitacional exercida pelo Sol sobre o planeta.
III. A presença do Sol em um dos focos da elipse implica que o outro foco da órbita é ocupado pelo centro de massa do sistema Sol-planeta.
IV. A excentricidade da órbita de um planeta é sempre próxima de zero, o que torna o movimento quase circular para todos os planetas.
Está correto o que se afirma apenas em
Sabendo que na Terra a aceleração da gravidade pode ser considerada 10 m/s2 , a massa da rocha, em Kg, será
I. A energia potencial gravitacional de um satélite artificial orbitando a Terra é negativa e diminui nos casos em que o satélite cai em direção ao nosso planeta.
II. Se a Terra não realizasse o movimento de Rotação ao redor de si mesma, o dia duraria 1 ano.
III. O cubo da distância média de um planeta até o Sol é proporcional à raiz quadrada do tempo necessário para esse planeta realizar uma volta em torno do Sol.
IV. A força gravitacional, no interior da Terra, aumenta à medida que nos aproximamos do seu centro.
São VERDADEIRAS apenas as afirmativas: