Questões de Concurso Sobre leis de kepler em física

Foram encontradas 34 questões

Q3128421 Física
Em uma aula sobre mecânica orbital, o professor discute a Segunda Lei de Kepler, conhecida como Lei das Áreas, que afirma que uma linha imaginária traçada entre um planeta e o Sol varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais. Essa Lei está diretamente relacionada à conservação do momento angular do planeta em torno do Sol. Considerando as implicações dessa Lei para o movimento de um planeta em uma órbita elíptica ao redor do Sol, podemos afirmar que a Lei das Áreas:
Alternativas
Q3128420 Física
Em uma aula de mecânica celeste, o professor discute a Terceira Lei de Kepler, conhecida como Lei dos Períodos, que relaciona o período orbital dos planetas ao tamanho de suas órbitas. Considere um sistema estelar binário composto por duas estrelas de massas M1 e M2, que orbitam mutuamente seu centro de massa comum em órbitas circulares. Seja r1 o raio da órbita de M1 em relação ao centro de massa e r2 o raio da órbita de M2 em relação ao mesmo ponto. Considerando que a força gravitacional é a única interação significativa entre as duas estrelas, assinale a alternativa que expressa corretamente a relação entre o período orbital T e os parâmetros do sistema.
Alternativas
Q3128419 Física
Durante uma aula de física sobre o movimento planetário, o professor explica a Primeira Lei de Kepler, conhecida como Lei das Órbitas, que descreve o movimento dos planetas ao redor do Sol. Sabendo que essa lei estabelece que os planetas seguem órbitas elípticas com o Sol ocupando, assim, um dos focos da elipse. Sobre as consequências e implicações da primeira Lei de Kepler para o movimento dos planetas, analise as afirmativas a seguir.

I. A velocidade orbital de um planeta permanece constante ao longo de sua trajetória elíptica.
II. Em uma órbita elíptica, a distância entre o planeta e o Sol varia ao longo da órbita, o que impacta a intensidade da força gravitacional exercida pelo Sol sobre o planeta.
III. A presença do Sol em um dos focos da elipse implica que o outro foco da órbita é ocupado pelo centro de massa do sistema Sol-planeta.
IV. A excentricidade da órbita de um planeta é sempre próxima de zero, o que torna o movimento quase circular para todos os planetas.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3128411 Física
A teoria geocêntrica, formulada por Cláudio Ptolomeu, no século II, consolidou-se como a visão predominante por muitos séculos. Ela pressupunha que a Terra era o centro do universo, com todos os corpos celestes (Sol, planetas e estrelas), orbitando em esferas concêntricas ao seu redor. Para explicar fenômenos como o movimento retrógrado dos planetas, o modelo introduzia sistemas complexos de epiciclos e deferentes. Esse modelo foi desafiado pelo heliocentrismo no Renascimento Científico, mas o seu legado permaneceu influente em áreas como a filosofia e a teologia. Trata-se de uma limitação do modelo geocêntrico, levando à sua posterior substituição pelo heliocentrismo: 
Alternativas
Q3128408 Física
No século XVI, Nicolau Copérnico propôs o modelo heliocêntrico em sua obra De Revolutionibus Orbium Coelestium, desafiando a visão geocêntrica de Ptolomeu, predominante na Europa medieval. A substituição do modelo geocêntrico pelo heliocêntrico envolveu importantes avanços teóricos e empíricos, sendo posteriormente refinado por Johannes Kepler, que introduziu as leis dos movimentos planetários, e por Galileu Galilei, que utilizou evidências observacionais. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que melhor explica uma contribuição científica essencial do modelo heliocêntrico no desenvolvimento da ciência moderna.
Alternativas
Q3128406 Física
O planeta fictício “alpha 500” com massa “m” executa uma órbita circular com período 3T ao redor de uma estrela de massa “M”. Se uma estrela com 4 vezes a massa da primeira estrela estivesse em órbita à mesma distância, o novo período seria:
Alternativas
Q2521629 Física
Sobre as leis de Kepler, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2023 - UFSCAR - Físico |
Q2293567 Física
Considerando MT a massa da Terra, RT o raio da Terra e G a constante gravitacional de Newton, qual a expressão para a velocidade de escape do planeta Terra? 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2023 - UFSCAR - Físico |
Q2293551 Física
Considerando o zero da energia potencial gravitacional no infinito, qual a relação entre a energia cinética e a energia potencial gravitacional de um satélite em órbita circular ao redor da Terra? Considere que a massa da Terra é muito maior que a do satélite. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - FUB - Físico |
Q2233315 Física
     A seguir, a figura ilustra as órbitas de dois planetas (A e B) que se movimentam em órbitas planares em relação ao Sol. Na tabela subsequente, Ri é a distância média do i-ésimo planeta até o Sol, e Ti é o período de rotação do i-ésimo planeta, em anos da Terra.
Imagem associada para resolução da questão
Com base nessas informações e nas leis de Kepler, julgue o item que segue.
De acordo com as leis de Kepler para o sistema solar, todos os planetas movem-se em órbita elíptica, tendo o Sol em um dos focos. 
Alternativas
Q2182420 Física
Sobre a história da Física, analise as afirmativas a seguir.
I.
Geocentrismo: os seguidores de Aristóteles consideravam a teoria geocêntrica, onde a Terra era o centro do universo. Para Ptolomeu, a teoria geocêntrica era válida, mas também considerava que os planetas descreviam órbitas circulares em torno de um centro C, que, por sua vez, descreviam órbitas circulares em torno da Terra.
II. Heliocentrismo: estudando o sistema proposto por Ptolomeu, Nicolau Copérnico concorda com os tipos de movimentos, mas percebe que as respostas a seus estudos se adéquam ao colocar o Sol no centro do Universo e, com isso, ele introduz a ideia de um sistema heliocêntrico, onde vem se confirmar com Johannes Kepler e Galileu Galilei.
III. Além de descobrir evidências de que o sistema era realmente heliocêntrico, Kepler também contribuiu ao descobrir que as órbitas eram circulares e não elípticas.
IV. Galileu Galilei aponta um determinado instrumento para o céu, que mais tarde foi chamado de telescópio, e observa o movimento dos astros, os satélites de Júpiter, as fases de Vênus etc. A partir de então se estabelece o marco que divide a Cosmologia Antiga da Cosmologia Moderna.

Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q2114000 Física
O matemático e astrônomo alemão Johannes Kepler teve importante contribuição para a astronomia ao descrever o movimento dos astros em suas três leis. Uma das observações propostas por Kepler foi que as órbitas dos Planetas não eram circulares, e sim elípticas, com o Sol ocupando a posição de um dos focos. Nessas órbitas elípticas, os Planetas se movimentam mais rapidamente quando estão mais próximos do Sol (periélio) e mais lentamente ao se encontrarem mais distantes (afélio). Essa diferença entre as velocidades dos Planetas quando estão mais próximos e mais distantes do Sol pode ser explicada pela:
Alternativas
Q1971039 Física
Há uma velocidade mínima de lançamento para cima a partir da qual o corpo lançado escapa completamente do campo gravitacional terrestre. Com relação a essa velocidade mínima ou velocidade de escape, são feitas as afirmações:
I. A velocidade de escape depende da massa do corpo lançado;
II. A velocidade de escape depende da massa da Terra;
III. A velocidade de escape é dada por v = (GM/R)1/2, onde G é constante de gravitação , R e M são o raio e a massa da Terra;
IV. Desprezando a resistência do ar, a velocidade de escape é da ordem de 11,2 Km/s.

É(São) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões):
Alternativas
Q1968600 Física
Considerando as leis da gravitação universal e as leis de Kepler, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1951003 Física
Em 2020 a física Andreia Ghez recebeu o prêmio Nobel de Física por seus trabalhos na descrição do buraco negro que existe no centro da Via Láctea a partir do movimento observado de estrelas, registrado ao longo de cerca de 20 anos. Abaixo vemos a reconstrução da trajetória de estrelas (círculos) em torno de um ponto (indicado visualmente por uma estrela de cinco pontas, que representa a posição do buraco negro nas imagens). 

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: UCLA Galactic Center Group - https://youtu.be/tMax0KgyZZU 

Considere as afirmativas abaixo.

I. A partir do período orbital e dos raios médios identificados para as diferentes estrelas observadas é possível inferir a massa do buraco negro. II. Os dados todos são incompatíveis com as leis de Kepler já que buracos negros só podem ser descritos pela relatividade geral de Einstein. III. A proporção entre o quadrado do período das órbitas e o cubo de seus raios médios deve resultar um valor relativamente consistente para as órbitas fechadas que sejam identificadas pelos pesquisadores.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q1935566 Física

Texto 6A1-II

Considere os dados a seguir, a respeito do planeta Marte.

● aceleração da gravidade = 3,72 m/s2

● velocidade de escape = 5 km/s

Considere, ainda, 6,667 × 10-11 m3 .kg-1 .s -2 como o valor da constante gravitacional de Newton. 

Considerando-se os dados apresentados no texto 6A1-II, infere-se que a massa do planeta Marte, em kg, é
Alternativas
Q1812490 Física

Observe a figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

De acordo Kepler sobre a velocidade dos planetas, analise a figura e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2019 - UFMG - Processo Seletivo EBAP 2019 |
Q1345516 Física
A figura desta questão mostra a superfície da Terra com uma curvatura exageradamente acentuada. Nela, vemos um rapaz que observa o céu, além de duas setas curvas: uma cheia e a outra vazada. Cada seta representa um tipo de movimento imaginado pelo rapaz.Aseta cheia representa a hipótese de que a Terra está em movimento. A seta vazada representa a hipótese de que o Sol se move no céu, desde o início da manhã até o pôr do Sol.
Imagem associada para resolução da questão

Considerando a figura e os movimentos imaginados pelo rapaz, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1304586 Física

“O telescópio norte-americano Kepler detetou 95 novos planetas fora do Sistema Solar, divulgou, nesta quinta-feira, a Universidade Técnica da Dinamarca, que participou na investigação.

Os novos exoplanetas foram identificados de uma lista de 275 candidatos, dos quais foram validados 149 como verdadeiros. Contudo, destes apenas 95 eram novos.

Os resultados da descoberta, que envolveu uma equipa internacional de astrônomos a analisar os dados, foram publicados na revista científica Astronomical Journal.

Os 95 planetas extrassolares vêm engrossar a lista de exoplanetas, que totalizam 3.600 com tamanhos variáveis entre Terra e Júpiter.

O telescópio Kepler foi lançado em 2009 para descobrir exoplanetas numa determinada zona do céu”.

http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/kepler/detetados-95-novosplanetas-fora-do-sistema-solar, acessado em 09/08/2018.


Assinale a alternativa correta em relação ao assunto

Alternativas
Ano: 2013 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Lages - SC
Q1224553 Física
Analise o texto abaixo:
Eclipse solar cria ‘anel’ no céu da Austrália Os australianos puderam assistir nesta sexta-feira (10/05/2013) a um eclipse solar anelar.
O eclipse, o segundo em seis meses, teve melhor visibilidade no norte do país.
Moradores de outras regiões próximas, como Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul também conseguiram ver o sol desaparecer...
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/05/eclipse-solar- -anelar-cria-anel-no-ceu-da-australia.html, acessado em 14/10/2013.
O fenômeno acima citado, além de belo, é muito raro e ocorre sempre que a:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: D
5: D
6: A
7: A
8: C
9: C
10: C
11: B
12: D
13: B
14: D
15: C
16: D
17: B
18: A
19: E
20: B