Questões de Física - Leis de Kepler para Concurso
Foram encontradas 28 questões
Com base nessas informações e nas leis de Kepler, julgue o item que segue.
De acordo com as leis de Kepler para o sistema solar, todos os planetas movem-se em órbita elíptica, tendo o Sol em um dos focos.
I. Geocentrismo: os seguidores de Aristóteles consideravam a teoria geocêntrica, onde a Terra era o centro do universo. Para Ptolomeu, a teoria geocêntrica era válida, mas também considerava que os planetas descreviam órbitas circulares em torno de um centro C, que, por sua vez, descreviam órbitas circulares em torno da Terra.
II. Heliocentrismo: estudando o sistema proposto por Ptolomeu, Nicolau Copérnico concorda com os tipos de movimentos, mas percebe que as respostas a seus estudos se adéquam ao colocar o Sol no centro do Universo e, com isso, ele introduz a ideia de um sistema heliocêntrico, onde vem se confirmar com Johannes Kepler e Galileu Galilei.
III. Além de descobrir evidências de que o sistema era realmente heliocêntrico, Kepler também contribuiu ao descobrir que as órbitas eram circulares e não elípticas.
IV. Galileu Galilei aponta um determinado instrumento para o céu, que mais tarde foi chamado de telescópio, e observa o movimento dos astros, os satélites de Júpiter, as fases de Vênus etc. A partir de então se estabelece o marco que divide a Cosmologia Antiga da Cosmologia Moderna.
Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
I. A velocidade de escape depende da massa do corpo lançado;
II. A velocidade de escape depende da massa da Terra;
III. A velocidade de escape é dada por v = (GM/R)1/2, onde G é constante de gravitação , R e M são o raio e a massa da Terra;
IV. Desprezando a resistência do ar, a velocidade de escape é da ordem de 11,2 Km/s.
É(São) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões):
Fonte: UCLA Galactic Center Group - https://youtu.be/tMax0KgyZZU
Considere as afirmativas abaixo.
I. A partir do período orbital e dos raios médios identificados para as diferentes estrelas observadas é possível inferir a massa do buraco negro. II. Os dados todos são incompatíveis com as leis de Kepler já que buracos negros só podem ser descritos pela relatividade geral de Einstein. III. A proporção entre o quadrado do período das órbitas e o cubo de seus raios médios deve resultar um valor relativamente consistente para as órbitas fechadas que sejam identificadas pelos pesquisadores.
Estão corretas as afirmativas:
Texto 6A1-II
Considere os dados a seguir, a respeito do planeta Marte.
● aceleração da gravidade = 3,72 m/s2
● velocidade de escape = 5 km/s
Considere, ainda, 6,667 × 10-11 m3 .kg-1 .s -2
como o valor da
constante gravitacional de Newton.
Observe a figura a seguir.
De acordo Kepler sobre a velocidade dos planetas, analise a figura e assinale a alternativa correta.
Considerando a figura e os movimentos imaginados pelo rapaz, assinale a alternativa INCORRETA.
“O telescópio norte-americano Kepler detetou 95 novos planetas fora do Sistema Solar, divulgou, nesta quinta-feira, a Universidade Técnica da Dinamarca, que participou na investigação.
Os novos exoplanetas foram identificados de uma lista de 275 candidatos, dos quais foram validados 149 como verdadeiros. Contudo, destes apenas 95 eram novos.
Os resultados da descoberta, que envolveu uma equipa internacional de astrônomos a analisar os dados, foram publicados na revista científica Astronomical Journal.
Os 95 planetas extrassolares vêm engrossar a lista de exoplanetas, que totalizam 3.600 com tamanhos variáveis entre Terra e Júpiter.
O telescópio Kepler foi lançado em 2009 para descobrir exoplanetas numa determinada zona do céu”.
http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/kepler/detetados-95-novosplanetas-fora-do-sistema-solar, acessado em 09/08/2018.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto
Eclipse solar cria ‘anel’ no céu da Austrália Os australianos puderam assistir nesta sexta-feira (10/05/2013) a um eclipse solar anelar.
O eclipse, o segundo em seis meses, teve melhor visibilidade no norte do país.
Moradores de outras regiões próximas, como Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul também conseguiram ver o sol desaparecer...
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/05/eclipse-solar- -anelar-cria-anel-no-ceu-da-australia.html, acessado em 14/10/2013.
O fenômeno acima citado, além de belo, é muito raro e ocorre sempre que a:
Marte é o planeta do Sistema Solar mais próximo da Terra e, segundo alguns cientistas, a formação dos dois planetas ocorreu de forma muito semelhante. Esses e outros fatores despertaram, na comunidade científica, uma curiosidade que levou à exploração do chamado “planeta vermelho”. Inúmeras missões vêm ocorrendo na tentativa compreender, entre outros, os fenômenos climáticos e os processos geológicos, ocorridos naquele planeta. Um fato considerado como um dos maiores sucessos da exploração de Marte foi a descoberta de água líquida, feita por pesquisadores italianos, no ano de 2018. Essa descoberta foi celebrada pela comunidade científica e abriu precedentes para novas hipóteses.
Com base nas características e necessidades dos seres vivos, constata-se que a importância dessa recente descoberta para a ciência é que:
As palavras que completam corretamente as lacunas I, II e III do texto são
Após estudar a gravitação universal, Kepler enunciou três leis, sendo a segunda a que trata das áreas do movimento elíptico dos planetas em torno do Sol, conforme a figura abaixo, na qual estão destacados quatro pontos da órbita do planeta, formando as áreas A1 e A2.
Sendo T1 e T2 o tempo que o planeta demora para percorrer os pontos em destaque, de acordo com Kepler