O matemático e astrônomo alemão Johannes Kepler teve importa...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O fato de que a velocidade de translação de um planeta ao redor do Sol não é constante, sendo máxima quando o planeta está mais próximo do Sol (periélio) e mínima quando mais distante (afélio), é uma consequência da segunda Lei de Kepler, que diz que:
" O segmento que une os centros do Sol e de um planeta descreve áreas proporcionais aos tempos de percurso."
As leis de Kepler evidenciam que a descrição dos movimentos dos planetas torna-se simples quando o Sol é escolhido como sistema de referência. Assim, as leis de Kepler dão uma descrição cinemática do sistema planetário.
Do ponto de vista dinâmico, ou seja, que tipo de força o Sol exerce sobre os planetas, obrigando-os a se moverem foi descoberta / descrita por Isaac New ton (1642- 1727). Para compreender o movimento dos corpos
celestes, Newton analisou o movimento da Lua e concluiu que o mesmo tipo de força que faz os corpos cair sobre a Terra era exercido pela Terra sobre a Lua, mantendo-a em órbita. Essas forças foram denominadas forças gravitacionais. Generalizando, Newton concluiu que eram também forças gravitacionais as que mantinham os planetas em órbita. A partir das leis de Kepler, ele descobriu que as forças gravitacionais têm intensidades que dependem diretamente das massas do Sol e do planeta e, inversamente, do quadrado da distância entre eles.
Gabarito letra A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo