Questões de Concurso
Sobre máquina de atwood e associação de blocos em física
Foram encontradas 39 questões
Considerando o fio ideal e cada conjunto de lâmpada com bocal com uma massa de 200 g, a tensão aplicada sobre cada fio de energia que sustenta a lâmpada é: (Considere g = 10 m/s²)
Utilizando g = 10m/s², a aceleração das massas e a força de tensão no fio, respectivamente, são:
Em um dado instante, a velocidade do bloco B é igual à do bloco C e, nesse mesmo instante, a velocidade do bloco A é de 2m/s para cima.
Desse modo, a velocidade do bloco B nesse instante é de
Para responder a questão, quando necessário, utilize:
Um desses problemas é
Se a luminária tem uma massa M e a aceleração da gravidade é g, a alternativa que expressa corretamente a tensão T no cabo fixo nos pontos A e C é:
Considere √3=1,7
Desprezando todos os atritos e sabendo que os blocos são abandonados do repouso, pode-se concluir que o módulo da aceleração dos blocos é:
Adote: Constante elástica da mola = 1000 N/m. Módulo da aceleração da gravidade = 10 m/s². Despreze a massa da mola.
Nesse caso, a pessoa exerce sobre o bloco uma força por intermédio da corda e o bloco gasta um tempo t1 para subir h. Numa segunda tentativa, ela faz o bloco subir uma rampa inclinada em relação à horizontal, ao longo da reta de maior declive, como ilustra a figura 2 a seguir.
Nesse caso, a pessoa exerce sobre o bloco uma força por intermédio da corda e o bloco gasta um tempo t2 para subir h. Suponha que em ambas as tentativas o bloco suba com velocidades de módulos iguais e considere os atritos desprezíveis.
São feitas três afirmações:
I. O fato de confirma o aforisma. II. A pessoa teve que despender a mesma energia em ambas as tentativas. III. A potência desenvolvida pela pessoa na segunda tentativa foi menor do que na primeira tentativa.
Está correto o que se afirma em
Uma partícula de massa m = 2 kg em repouso é submetida à uma força resultante unidimensional entre às posições inicial xi = 1 e final xf = 3m. A força é descrita por = em que k0 = 14 e k1 = 15, em unidades do sistema internacional.
A respeito dessa situação, julgue o item subsecutivo.
A força é conservativa.
Na reforma de uma casa de difícil acesso, os materiais de construção têm de ser transportados por uma tirolesa, composta por um cabo de aço, considerado ideal, percorrido por uma roldana, na qual é pendurado um cesto, onde são colocados os produtos. O desnível, onde é carregado o material até o local onde ele é descarregado, é de 5 metros e a distância entre esses dois pontos é de 30 metros.
Um servente de pedreiro carrega o cesto com uma saca de cimento de 50 kg e solta o carrinho do repouso.
Sabendo que o sistema (cesto + roldana) tem massa igual a 10 kg e que as perdas de energia por atrito são de 36%, descubra qual é a velocidade, em m/s, com que a saca de cimento chega no ponto onde é descarregada, adotando g = 10 m/s2 :
A partir do texto e da figura acima, assinale a alternativa que apresenta a expressão correta da aceleração (a) e da força de tração (T) no cabo.
Considere a Figura abaixo:
No sistema de roldanas com cordas inextensíveis da Figura,
a força F e o contrapeso W que mantêm o sistema
em equilíbrio estático são iguais a, respectivamente,
Um homem sustenta uma carga de 50,0 kg por meio de uma corda e uma roldana, como mostra a Figura abaixo.
Sabe-se o seguinte: a corda e a roldana são ideais; o sistema está em equilíbrio estático; tanto o homem quanto a carga encontram-se em repouso; o ângulo entre a corda e a horizontal é de 53,0°.
O valor aproximado, em N, da resultante das forças de atrito entre o calçado do homem e o solo, é
Dados
aceleração da gravidade = 10,0 mˑs-2
sen 53,0° = 0,800
cos 53,0° = 0,600
O elevador mostrado na Figura abaixo é utilizado para ajudar operários a transportar sacos de cimento do alto de uma plataforma para o chão.
O sistema é abandonado, a partir do repouso, da posição mostrada na Figura, e a cabine desce em trajetória vertical.
Se os atritos são desprezíveis e os cabos ideais, os valores aproximados da tração na corda e aceleração da cabine, durante a descida, são, respectivamente, em N e m -s2,
Dados
aceleração da gravidade g = 10,0 m .s2;
massa do contrapeso = 25,0 kg;
massa da cabine = 5,00 kg;
massa do saco de cimento = 50,0 kg.
Na figura a seguir, os blocos 1 e 2 têm massas iguais. A roldana tem massa desprezível e a corda é ideal. O coeficiente de atrito entre os blocos 1 e 2 e o bloco A vale µ.
Nestas condições, a menor aceleração horizontal que o bloco A deve ter para que os blocos 1 e 2
permaneçam em repouso em relação a ele é