Questões de Concurso Sobre fisioterapia em ginecologia e obstetrícia em fisioterapia

Foram encontradas 341 questões

Q3219930 Fisioterapia
O exercício é uma valiosa forma de terapia de suporte para a paciente com diabetes melito gestacional (DMG). A prescrição de exercícios a grupos especiais deve ser necessariamente individualizada. Na prescrição de exercícios físicos a portadoras de DMG, é importante o fisioterapeuta considerar tanto os parâmetros que garantam o máximo de segurança na execução do programa quanto os aspectos relacionados à otimização dos efeitos benéficos. Avalie as assertivas a seguir que abordam as orientações para a prática segura do exercício.
I- É importante que a gestante se exercite com uma frequência de 1 a 2 vezes/semana, intensidade leve (regulada pela frequência cardíaca e escala para percepção do esforço) e duração de 10 a 15 min. (exercício aeróbico).
II- A gestante deve exercitar-se em uma faixa entre 35 e 45% da frequência cardíaca máxima para garantir uma intensidade adequada na redução dos níveis de glicose sanguínea, sem causar fadiga excessiva.
III- Os sinais de alerta para a interrupção dos exercícios são: sangramento vaginal; dispneia antes do esforço; dor no peito; fadiga muscular; contrações uterinas rítmicas (mais de 3 contrações em 10 min.); trabalho de parto pré-termo; diminuição dos movimentos fetais; perda de líquido amniótico e sintomas de hipoglicemia.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3215585 Fisioterapia
Qual dos seguintes aspectos da prática fisioterapêutica no pré-natal contribui significativamente para a homeostase gestacional e a prevenção de complicações musculoesqueléticas?
Alternativas
Q3215584 Fisioterapia
Considerando as diretrizes da assistência fisioterapêutica no pré-natal, assinale a alternativa que aborda corretamente os mecanismos neurofisiológicos envolvidos na intervenção fisioterapêutica para disfunção do assoalho pélvico.
Alternativas
Q3209265 Fisioterapia
Uma menina de 7 anos, com disfunção do trato urinário inferior, apresenta hiperatividade vesical, polaciúria, sem resíduo pós-miccional. O tratamento indicado para esse quadro clínico é:
Alternativas
Q3209253 Fisioterapia
As puérperas podem queixar-se de dor no cóccix após o parto. Quais movimentos realizados no período expulsivo do parto podem favorecer o aparecimento dessa alteração?
Alternativas
Q3209252 Fisioterapia
Na avaliação fisioterapêutica de uma gestante, ao medir a pressão arterial (PA) e os dados laboratoriais da gestante, a fisioterapeuta verificou que ela possuía PA de 140 x 90 mmHg após a 20a semana de gestação, sem proteinúria.

Nesse caso, a paciente apresenta:
Alternativas
Q3199368 Fisioterapia
Quais são as atividades funcionais que a fisioterapia pode prevenir e ajudar na ginecologia voltada para a saúde da mulher?
Alternativas
Q3191332 Fisioterapia
As técnicas fisioterapêuticas têm aplicabilidade nas diferentes fases da gestação: pré-natal, parto e no pós-parto. Nesse sentido, leia os enunciados abaixo e assinale a alternativa que possui um aspecto impertinente.
Alternativas
Q3191331 Fisioterapia
Qual dos recursos utilizados pela fisioterapia obstétrica ajuda a preparar a musculatura dos membros superiores para facilitar a mãe carregar o seu bebê no colo e dos membros inferiores para amenizar a sobrecarga devido a alterações posturais?
Alternativas
Q3191035 Fisioterapia
A fisioterapia uroginecológica é realizada por um fisioterapeuta especializado e com o auxílio de vários recursos de acordo com o objetivo do tratamento, tem como objetivo fortalecer os músculos pélvicos de modo a trazer benefícios para a saúde. Assim, esse tipo de fisioterapia pode ser recomendado em alguns casos. Qual recurso que tem como princípio medir a atividade da muscular da região, avaliando a contração, coordenação e relaxamento dos músculos?
Alternativas
Q3179076 Fisioterapia
A Fisioterapia em saúde da mulher abrange uma ampla gama de condições que afetam as mulheres em diferentes fases da vida, incluindo a gestação, o pós-parto, a menopausa, além de problemas relacionados à saúde pélvica e à reabilitação da função sexual. O tratamento fisioterapêutico visa melhorar a qualidade de vida, restaurar funções físicas e prevenir complicações.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a fisioterapia em saúde da mulher.
Alternativas
Q3172379 Fisioterapia
O sistema respiratório da gestante sofre alterações anatômicas e funcionais devido à influência hormonal. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3155683 Fisioterapia
No tratamento de pacientes com disfunções do assoalho pélvico, como a incontinência urinária de esforço, a fisioterapia tem utilizado técnicas baseadas em evidências científicas para promover a recuperação funcional. Considere uma paciente que apresenta incontinência urinária leve durante atividades físicas moderadas. Após uma avaliação completa, qual das seguintes intervenções fisioterapêuticas seria mais indicada?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Fisioterapeuta |
Q3150767 Fisioterapia
Durante o exame físico de toque vaginal bidigital de uma mulher com queixa de incontinência urinária de esforço, é solicitado que realize a contração dos músculos do assoalho pélvico para avaliação da função dessa musculatura, por meio do esquema PERFECT. Verificou-se grau 3 na escala de Oxford modificada, 7 contrações rápidas, contração mantida de 5 segundos, os quais foram mantidos com sucesso por 4 repetições. Paciente apresentou boa coordenação. Em relação às funções musculares avaliadas e o tratamento considerado padrão ouro para o quadro apresentado, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3144473 Fisioterapia
Qual das seguintes práticas é mais adequada para um fisioterapeuta ao preparar uma gestante para o parto?
Alternativas
Q3144471 Fisioterapia
De acordo com o "Manual para o Ensino da Fisioterapia na Saúde da Mulher com a Utilização de Metodologias Ativas" (Dantas et al., 2021), assinale a alternativa correta sobre a fisioterapia na saúde da mulher.
Alternativas
Q3127094 Fisioterapia
Para muitas mulheres, as disfunções sexuais são consideradas fisicamente desconcertantes, emocionalmente estressantes e socialmente excludentes e, portanto, com forte impacto na qualidade de vida e nos relacionamentos interpessoais. Essas disfunções possuem uma classificação e, dentre elas, encontram-se as desordens sexuais dolorosas, as quais seguem descritas:

I- dispareunia – espasmo involuntário recorrente ou persistente da musculatura do terço externo da vagina, que interfere na penetração vaginal.

II- vaginismo – dor genital recorrente ou persistente associada ao intercurso sexual.

III- desordem de Dor Sexual não associada ao Coito – dor genital recorrente ou persistente induzida por estimulação sexual não relacionada ao coito.


É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q3123138 Fisioterapia
Durante a gravidez, ocorrem várias mudanças fisiológicas que desajustam temporariamente o sistema musculoesquelético da mulher, como o aumento do peso do útero e das mamas, que, associados à frouxidão ligamentar, favorecem o desajuste no sistema articular e muscular, além de edema e ganho de peso, ocasionando sobrecarga nas estruturas e instabilidade na postura corporal. Essas modificações podem causar vários tipos de algias na coluna vertebral, na pelve e nos joelhos, além de acometimentos das extremidades. Atualmente, os conceitos de Bad Ragaz, Mulligan, Maitland e Watsu têm sido utilizados, durante o ciclo gestacional, para reduzir sintomas e as disfunções musculoesqueléticas.

Qual definição pertence ao Conceito Mulligan?
Alternativas
Q3123136 Fisioterapia
A Fisioterapia tem um arsenal abrangente de técnicas para acrescer aos cuidados paliativos (CP) ofertados pela atenção primária à saúde (APS), seja na melhora da sintomatologia, seja na promoção de qualidade de vida para o paciente.
A respeito da atuação da Fisioterapia em CP no contexto da APS, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as intervenções fisioterapêuticas às suas respectivas indicações terapêuticas.

 COLUNA I

1. Alívio da dor
2. Redução das complicações osteomioarticulares
3. Redução das complicações linfáticas 4. Melhora da fadiga

COLUNA II

(  ) Exercícios físicos e técnicas de conservação de energia.
(  ) Eletroterapia, compressão pneumática e bandagens elásticas.
(  ) Exercícios resistidos, aeróbicos e com descarga de peso.
(  ) TENS, crioterapia e terapia manual.

Assinale a sequência correta. 
Alternativas
Q3102766 Fisioterapia
Durante condução de grupo de gestantes na UBS, fisioterapeuta avalia participante primigesta, 28 semanas, sem contraindicações obstétricas, que apresenta na avaliação: força muscular do assoalho pélvico grau 3 (Escala Oxford Modificada), teste positivo de diástase dos retos abdominais (3,2cm supraumbilical) e perineometria = 25 cmH2O. Na prescrição do treino muscular em grupo para preparação do parto normal, deve-se:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: B
5: E
6: D
7: E
8: D
9: E
10: C
11: B
12: B
13: C
14: B
15: B
16: C
17: D
18: A
19: B
20: D