Questões de Concurso
Sobre fisioterapia em ginecologia e obstetrícia em fisioterapia
Foram encontradas 332 questões
Assinale a alternativa CORRETA sobre a fisioterapia em saúde da mulher.
I- dispareunia – espasmo involuntário recorrente ou persistente da musculatura do terço externo da vagina, que interfere na penetração vaginal.
II- vaginismo – dor genital recorrente ou persistente associada ao intercurso sexual.
III- desordem de Dor Sexual não associada ao Coito – dor genital recorrente ou persistente induzida por estimulação sexual não relacionada ao coito.
É CORRETO o que se afirma em:
Qual definição pertence ao Conceito Mulligan?
A respeito da atuação da Fisioterapia em CP no contexto da APS, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as intervenções fisioterapêuticas às suas respectivas indicações terapêuticas.
COLUNA I
1. Alívio da dor
2. Redução das complicações osteomioarticulares
3. Redução das complicações linfáticas 4. Melhora da fadiga
COLUNA II
( ) Exercícios físicos e técnicas de conservação de energia.
( ) Eletroterapia, compressão pneumática e bandagens elásticas.
( ) Exercícios resistidos, aeróbicos e com descarga de peso.
( ) TENS, crioterapia e terapia manual.
Assinale a sequência correta.
( ) É recomendado a realização de atividade física a partir de 10 semanas gestacionais, desde que não haja contraindicação clínica por complicações obstétricas.
( ) Recomenda-se o aumento gradual do tempo de exercício, acumulando ao menos 150 min de exercício aeróbico por semana.
( ) É recomendado utilizar intensidade moderada, evitando-se realizar atividades em posição supina no 2º e no 3º trimestres gestacionais para prevenir a compressão da artéria aorta e da veia cava inferior.
( ) A gestante nunca deve fazer exercícios em jejum, sendo indicado ingerir alimentos leves cerca de 15 min antes do início da atividade. Exercícios de intensidade mais elevada não devem exceder 1 hora, para evitar o desenvolvimento de hipoglicemia materna.
Assinale a alternativa que representa a sequência obtida de cima para baixo.
Sobre o caso clínico, são apresentadas as seguintes afirmativas:
I- O Biofeedback é uma opção para o tratamento da incontinência urinária, pois consiste em uma técnica na qual ocorre estímulo da contração muscular fisiológica e o registro por meio de sinais visuais e acústicos.
II- A restrição hídrica é importante no início do tratamento para evitar a perda acidental de urina, uma vez que ocasiona desconforto à paciente.
III- A estimulação elétrica é indicada para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, uma vez que atua na melhoria da propriocepção muscular, de endurance e da força de contração.
IV- A reeducação vesical ou treinamento vesical, visa ao aumento da capacidade da bexiga e do intervalo entre micções, reduzindo a frequência e a urgência miccionais.
É CORRETO apenas o que se afirmar em:
Para ensinar a mulher a contrair adequadamente os MAP, com base nas evidências disponíveis, o(a) fisioterapeuta deve iniciar com