Questões de Concurso
Comentadas sobre ginastica laboral em fisioterapia
Foram encontradas 21 questões
( ) A integralidade na assistência fisioterapêutica ao trabalhador exige a articulação de saberes e a incorporação de ações que vão além da atuação clínica, mas que incorporem análise e adequação das condições e dos processos de trabalho; da adoção de ações como rodízios de funções; ginástica laboral; treinamentos sobre postura; gestual e modo operatório na execução das tarefas; gerenciamento de intervenções ergonômicas, e ainda, a adoção de abordagem multidisciplinar, que possibilite atenção e aplicação de práticas que atendam às necessidades físicas, emocionais e sociais desses indivíduos.
( ) Para a reabilitação profissional ser efetiva, além da recuperação das condições clínicas e funcionais, há a necessidade de incluir ações que envolvam aspectos psicológicos, sociais e, ainda, ocupacionais. Por essa razão, a responsabilidade é somente da empresa.
( ) Na atuação da equipe multidisciplinar, o trabalho é compreendido como um aspecto vital na vida do trabalhador, considerando que o trabalho dá sentido à vida, dá identidade e fortalece as relações sociais, portanto, tem papel de extrema importância para a saúde mental e social do trabalhador. Assim, a reabilitação profissional compreende não apenas o retorno ao trabalho, mas inclui o resgate da autonomia e da autoestima do trabalhador.
( ) Cabe ao fisioterapeuta estabelecer o diagnóstico cinésiofuncional, elaborar a programação fisioterapêutica com os recursos a serem utilizados, considerando as limitações observadas e as atividades realizadas pelo trabalhador. É importante que seja realizada a discussão do caso com a equipe para selecionar as atividades em grupo nas quais o trabalhador deverá participar, conforme os objetivos propostos no programa de reabilitação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a opção que indica a denominação mais recente adotada oficialmente pela norma do INSS.
I. O exame físico deve começar com o lado não afetado, para fornecer uma linha de base para mobilidade e força, bem como ajudar a diferenciar entre hipermobilidade patológica e frouxidão ligamentar.
II. Ao avaliar pronação e supinação passiva do antebraço é importante se certificar de que os epicôndilos medial e lateral estejam estabilizados, para evitar a compensação do ombro. Na presença de postura protetora ou co-contração por dor, não é indicado realizar sobre pressão passiva.
III. A história inclui investigação completa do mecanismo de lesão, localização e duração dos sintomas, tratamento anterior ou atual e fatores agravantes ou de alívio. A determinação da ocupação e das atividades de lazer do paciente não é necessária.
IV. A avaliação cinético-funcional permite que o fisioterapeuta identifique, de fato, a origem de uma disfunção, independentemente de um diagnóstico médico ou anatomopatológico.
Está correto o que se afirma apenas em
A respeito da situação hipotética apresentada e dos aspectos legais a ela relacionados, julgue o item a seguir.
A substituição do fisioterapeuta por outro profissional na
execução da ginástica laboral está amparada legalmente,
por preservar a rotina de atividades preventivas.