Questões de Concurso Sobre neurologia na fisioterapia em fisioterapia

Foram encontradas 1.031 questões

Q3195836 Fisioterapia
Sobre as hipertonias musculares piramidais e extrapiramidais, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A hipertonia piramidal é caracterizada pela resistência contínua e periódica, como se fosse uma roda denteada, sendo detectada principalmente em pacientes com doença de Parkinson.
( ) O sinal de canivete ocorre na hipertonia piramidal, quando há resistência inicial ao movimento, mas, uma vez superada, o movimento se torna fácil e quase espontâneo.
( ) A hipertonia piramidal está associada a lesões nas vias motoras corticoespinhais, enquanto a hipertonia extrapiramidal resulta de distúrbios nas vias motoras extrapiramidais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3183123 Fisioterapia
Em relação à avaliação do paciente com traumatismo raquimedular, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A determinação do nível motor é feita pela avaliação do grau de força do grupo muscular que corresponde aos miótomos.
( ) Na avaliação da força muscular, o grau 2 não consegue vencer a força gravidade.
( ) O nível motor é considerado o último nível com força que não permite vencer a gravidade e a resistência, e o nível acima apresenta força muscular com graduação normal.
( ) O nível sensitivo é o segmento mais distal da medula espinhal que possui função sensitiva normal.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3183122 Fisioterapia
Frequentemente, o fisioterapeuta necessita verificar a coordenação dos pacientes, e existem muitos testes que auxiliam o trabalho do profissional nesse sentido. Um deles é o teste de pronação e supinação, que pode ser utilizado para a avaliação da 
Alternativas
Q3177607 Fisioterapia
Pacientes com mielomeningocele podem ter alterações na habilidade funcional de mobilidade. Conforme a Classificação Funcional da Mielomeningocele, um paciente com função preservada do quadríceps e isquiotibiais mediais e déficit na função muscular do glúteo médio, classificação máxima na Escala de Mobilidade Funcional de 3,3,3 e utiliza tecnologias assistivas como andador ou muletas, órtese de quadril, joelho, tornozelo e pé (HKAFO) ou órtese de tornozelo-pé (AFO), é classificado em qual grau?
Alternativas
Q3172370 Fisioterapia
Segundo o Manual de Rotinas de Atenção ao AVC do Ministério da Saúde (2013), são classificações clínicas de Bamford para o AVC agudo, EXCETO:
Alternativas
Q3172369 Fisioterapia
É uma doença hereditária, progressiva, caracterizada como autossômica dominante e que causa falta de coordenação dos movimentos voluntários. O trecho refere-se ao(à): 
Alternativas
Q3172368 Fisioterapia
Conforme a avaliação dos miotomos, é possível determinar quais movimentos podem ser afetados. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando a raiz nervosa ao movimento.

Coluna 1
1. L3.
2. L4.
3. L5.
4. S1.
5. S2.

Coluna 2
( ) Dorsiflexão do tornozelo.
( ) Extensão do joelho.
( ) Plantiflexão de tornozelo.
( ) Extensão de halux.
( ) Flexão de joelho.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3172367 Fisioterapia
Deve ser utilizada para a avaliação da força muscular e para verificar déficit motor da musculatura dos membros. O trecho refere-se ao(à): 
Alternativas
Q3172366 Fisioterapia
Obtido por meio da estimulação da face lateral do pé, em torno do maléolo externo. O trecho refere-se ao sinal de:
Alternativas
Q3165781 Fisioterapia
Em relação à Esclerose Múltipla (EM), assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3165780 Fisioterapia
A respeito da Atrofia Muscular Espinhal (AME), é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3165779 Fisioterapia
A Doença de Parkinson (DP) se caracteriza principalmente por:
Alternativas
Q3155687 Fisioterapia
Um paciente diagnosticado com esclerose múltipla apresenta dificuldade para controlar movimentos finos das mãos, associado a um aumento do tônus muscular nos membros superiores. No planejamento de reabilitação neurológica para esse paciente, a aplicação de terapia baseada no conceito Bobath seria uma escolha adequada. Com base nos princípios desse método, qual das estratégias a seguir seria a mais indicada para melhorar o controle motor e reduzir o tônus? 
Alternativas
Q3155682 Fisioterapia
A eletroestimulação transcutânea (TENS) é amplamente utilizada no manejo da dor aguda e crônica. No entanto, a escolha do protocolo correto, incluindo parâmetros de frequência e intensidade, é crucial para o sucesso terapêutico. Um paciente com neuropatia periférica diabética apresenta dores em queimação nos membros inferiores, com sensação de hipersensibilidade cutânea e alodinia. Diante dessa situação clínica, qual seria o protocolo de TENS mais apropriado para aliviar a dor e melhorar a funcionalidade desse paciente?
Alternativas
Q3144484 Fisioterapia
O trauma raquimedular pode ser completo ou incompleto. Os déficits neurológicos incompletos são denominados como síndromes. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de síndromes neurológicas abaixo aos sintomas mais frequentes a eles associados.

Coluna 1

1. Síndrome medular central.
2. Síndrome de Brown-Séquard.
3. Síndrome do cone medular.
4. Síndrome da cauda equina.
5. Síndrome medular anterior.

Coluna 2

( ) Contralateral: perda de sensibilidade de dor e temperatura; Ipsilateral: perda da motricidade e das modalidades sensitivas do funículo posterior.
( ) Paresia dos membros inferiores e distúrbios de sensibilidade.
( ) Arreflexia da bexiga, do intestino e dos membros inferiores.
( ) Paraplegia ou tetraplegia, perda sensitiva das modalidades de dor, temperatura e preservação do tato discriminativo, propriocepção e infarto no território suprido pela artéria espinal anterior.
( ) Déficit motor desproporcionalmente maior nas extremidades superiores do que nas inferiores e traumas em hiperextensão.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3144475 Fisioterapia
O Método Bobath é uma abordagem utilizada na fisioterapia, especialmente para pacientes com alterações no tônus muscular, postura e movimento, frequentemente observadas em condições neuromusculares como Acidente Vascular Cerebral (AVC), paralisia cerebral e outras lesões neurológicas. Esse método inibe padrões anormais, melhora a postura e facilita o movimento adequado. Na figura abaixo, qual técnica do Método Bobath é representada?
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3144467 Fisioterapia
Assinale a alternativa correta sobre a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP).
Alternativas
Q3142782 Fisioterapia
A Associação Norte-americana de Terapia de Fotobiomodulação (North American Association Photobiomodulation Therapy – NAALT), define a terapia de fotobiomodulação como “uma forma de terapia de luz que utiliza formas não ionizantes de fontes de luz, incluindo lasers, LEDs e luz de banda larga, no espectro visível e infravermelho”. Sobre o mecanismo de ação da fotobiomodulação, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3130668 Fisioterapia
Leia o Caso Clínico 1 para responder à questão.


Caso Clínico 1

A.G., 7 anos, encaminhada ao serviço de fisioterapia para avaliação, apresenta diagnóstico de Paralisia Cerebral (PC). Ela nasceu prematura, aos 5 meses e 3 semanas de idade gestacional, com peso de 1.300g. A paciente é capaz de passar de sentada para em pé com apoio à frente e de permanecer sentada sem apoio por 10 segundos. Ela utiliza cadeira de rodas para locomoção ou marcha com andador, com supervisão ou com o apoio das mãos em uma pessoa. Além disso, usa o engatinhar para sua locomoção no domicílio. No exame físico: na goniometria, limitação para extensão e abdução de quadril e, também, para dorsiflexão dos tornozelos. Verificou-se, ainda, tônus aumentado nos flexores e adutores de quadril, nos flexores de joelho e nos flexores plantares. Em pé, com apoio à frente, observou-se tendência à flexão dos joelhos, principalmente à esquerda, com adução de quadril. Na marcha, com apoio e rotação medial e adução dos MMII. Constatou-se, ainda, leve aumento de tônus em MMSS, principalmente à esquerda, sobretudo nos flexores de cotovelo e punho. O membro superior esquerdo apresentou aumento de tônus durante as atividades gráficas, e o membro superior direito, com rotação medial de ombro. Porém, verificou-se a capacidade de realizar o alcance manual, embora com diminuição de força muscular.
Qual é a classificação da PC em relação ao nível do GMFCS? 
Alternativas
Q3130667 Fisioterapia
Leia o Caso Clínico 1 para responder à questão.


Caso Clínico 1

A.G., 7 anos, encaminhada ao serviço de fisioterapia para avaliação, apresenta diagnóstico de Paralisia Cerebral (PC). Ela nasceu prematura, aos 5 meses e 3 semanas de idade gestacional, com peso de 1.300g. A paciente é capaz de passar de sentada para em pé com apoio à frente e de permanecer sentada sem apoio por 10 segundos. Ela utiliza cadeira de rodas para locomoção ou marcha com andador, com supervisão ou com o apoio das mãos em uma pessoa. Além disso, usa o engatinhar para sua locomoção no domicílio. No exame físico: na goniometria, limitação para extensão e abdução de quadril e, também, para dorsiflexão dos tornozelos. Verificou-se, ainda, tônus aumentado nos flexores e adutores de quadril, nos flexores de joelho e nos flexores plantares. Em pé, com apoio à frente, observou-se tendência à flexão dos joelhos, principalmente à esquerda, com adução de quadril. Na marcha, com apoio e rotação medial e adução dos MMII. Constatou-se, ainda, leve aumento de tônus em MMSS, principalmente à esquerda, sobretudo nos flexores de cotovelo e punho. O membro superior esquerdo apresentou aumento de tônus durante as atividades gráficas, e o membro superior direito, com rotação medial de ombro. Porém, verificou-se a capacidade de realizar o alcance manual, embora com diminuição de força muscular.
Qual é a classificação da PC apresentada pela criança nesse caso clínico?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: B
5: E
6: A
7: A
8: B
9: A
10: D
11: C
12: B
13: D
14: A
15: D
16: A
17: B
18: A
19: B
20: C