Questões de Concurso Sobre avaliação e reabilitação vestibular em fonoaudiologia

Foram encontradas 624 questões

Q3293067 Fonoaudiologia
A otoneurologia relaciona-se ao sistema vestibular e auditivo. Em termos de reabilitação vestibular, marque o elemento de abordagem:
Alternativas
Q3290018 Fonoaudiologia

Analise as proposições sobre reabilitação vestibular:



I. Os exercícios de compensação ajudam o sistema nervoso central a se adaptar às alterações vestibulares.


II. O treinamento de equilíbrio deve restringir-se às superfícies fixas, evitando superfícies instáveis.


III. A reabilitação vestibular pode ser indicada também para pacientes com vertigem postural persistente.


IV. A estratégia terapêutica envolve exercícios que promovem a habituação, a estabilização do olhar e o manejo da cinetose.



Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Q3278302 Fonoaudiologia
Os princípios de reabilitação vocal auxiliam a delinear o trabalho clínico do fonoaudiólogo. Quanto aos princípios relacionados ao paciente, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Fonoaudiologia |
Q3251399 Fonoaudiologia
A avaliação do sistema vestibular é essencial para o tratamento de pacientes com disfunção do equilíbrio.
O exame objetivo que avalia a função dos órgãos otolíticos que possibilita maior especificidade quanto ao topodiagnóstico da lesão, denomina-se
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Fonoaudiologia |
Q3251398 Fonoaudiologia
A avaliação da função vestíbulo-ocular pode ser efetuada por meio das pesquisas de nistagmo de posicionamento, posicional, espontâneo e semiespontâneo, sacadas, rastreio ocular, nistagmo optocinético, per-rotatório, pós-calórico e pós-rotatório.
O nistagmo optocinético é definido como um movimento ocular
Alternativas
Q3248163 Fonoaudiologia
A atuação fonoaudiológica em UTIs é essencial para prevenir complicações pulmonares e promover recuperação funcional em pacientes com comprometimento neurológico. Com base nesse contexto, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: Rede Sarah Órgão: SARAH Prova: Rede Sarah - 2025 - SARAH - Fonoaudiólogo |
Q3223064 Fonoaudiologia
A avaliação usada com o objetivo de auxiliar a compreender como a mente humana funciona, ao estudar indivíduos com lesões ou disfunções cerebrais, contribuindo tanto para o desenvolvimento teórico quanto para o delineamento de procedimentos de reabilitação é a avaliação
Alternativas
Ano: 2025 Banca: Rede Sarah Órgão: SARAH Prova: Rede Sarah - 2025 - SARAH - Fonoaudiólogo |
Q3223063 Fonoaudiologia
O processo diagnóstico fonoaudiológico, em genética, independentemente da queixa apresentada pela família, deve incluir a investigação da história clínica e um plano de avaliação que contemple os diferentes sistemas envolvidos na comunicação e nas funções orais.

Relacione as etapas do processo diagnóstico fonoaudiológico elencadas a seguir a suas respectivas características:

1. História clínica
2. Dados antropométricos
3. Perfil comportamental cognitivo
4. Avaliação fonoaudiológica

( ) O exame físico geral do paciente deve ser realizado pelo geneticista e complementado pelo fonoaudiólogo.
( ) Um dos itens mais importantes no processo diagnóstico fonoaudiológico de neurodesenvolvimento é a história familiar.
( ) Esse processo pode ser realizado de duas formas distintas e/ou complementares: informal e formal.
( ) Determina o conjunto de manifestações identificadas neste âmbito que viabiliza delinear o fenótipo comportamental e de linguagem característico de uma síndrome genética.

A relação correta, na ordem apresentada, é
Alternativas
Q3184439 Fonoaudiologia
A manutenção do equilíbrio postural é dependente da harmoniosa interação entre as informações dos sistemas sensoriais (visual, proprioceptivo e vestibular), o processamento do sistema nervoso central e a adequada execução pelo sistema efetor (neuromuscular). Sobre o sistema vestibular, sua avaliação e tratamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A integração das informações sensoriais pelo sistema nervoso central desencadeia, entre outros, os reflexos vestíbulo- ocular e vestíbulo-espinhal que atuam na estabilização do campo visual e na manutenção da postura ereta durante a movimentação corporal e cefálica. Quando há conflito na integração das informações sensoriais, especialmente por disfunção vestibular, tornam-se frequentes sintomas e sinais de perturbação do equilíbrio corporal.

( ) A vertigem é a sensação de perturbação do equilíbrio corporal, enquanto a tontura é uma sensação de desorientação espacial do tipo rotatória. A queixa de vertigem ou outras tonturas em indivíduos com disfunção vestibular manifesta-se, habitualmente, por meio de desequilíbrios posturais, aumento da oscilação corporal, redução do limite de estabilidade, perda auditiva, otalgia, prurido, distúrbio de marcha, quedas e redução da capacidade funcional.

( ) A reabilitação vestibular é um recurso terapêutico aplicado em pacientes com distúrbios do equilíbrio corporal de origem vestibular. Sua proposta de atuação é baseada em mecanismos centrais de neuroplasticidade, conhecidos como adaptação, habituação e substituição, cujo objetivo é a compensação vestibular.

( ) Os exercícios de reabilitação vestibular visam melhorar a interação somatossensorial e cinestésica durante a movimentação corporal, assim como ampliar a estabilidade postural estática, uma vez que a estabilidade postural dinâmica não interfere nas condições que produzem informações sensoriais conflitantes.

( ) Estima-se que vinte por cento dos idosos com disfunção vestibular apresentam vestibulopatia de origem vascular. Os principais distúrbios circulatórios que podem causar comprometimento periférico ou central dos sistemas auditivo e vestibular são hiper ou hipotensão arterial, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, arritmias, hipersensibilidade dos reflexos dos seios carotídicos, estenose aórtica e aterosclerose.

( ) As consequências somatopsíquicas da tontura causadas por afecções vestibulares podem incluir angústia, ansiedade e ataques de pânico, medo de sair sozinho, interferência nas atividades diárias e sentimentos de estar fora da realidade, despersonalização e humor deprimido.


A sequência está correta em
Alternativas
Q3184438 Fonoaudiologia
Os testes comportamentais do processamento auditivo central foram criados com o intuito de oferecer ferramentas para avaliar as habilidades auditivas e, consequentemente, áreas e funções diferentes do sistema nervoso auditivo central, sendo necessário um conjunto deles para rastrear as diversas funções desse sistema. Os testes recomendados para realizar a avaliação comportamental do processamento auditivo central apresentam tipos de estímulos diferentes e podem ser apresentados de forma binaural ou monoaural. Sobre os testes comportamentais, analise as afirmativas a seguir.

I. Os testes dicóticos se referem aos testes cuja condição de estimulação envolve dois estímulos diferentes concorrentes e que são apresentados simultaneamente nas duas orelhas.

II. Os testes monoaurais de baixa redundância são apresentados de forma monoaural, cujo estímulo de fala é apresentado de forma degradada, através da modificação das características de frequência, tempo ou intensidade de um sinal.

III. Os testes de interação binaural são divididos nas habilidades auditivas de ordenação, resolução, integração e mascaramento temporal.

IV. Os testes de processamento temporal avaliam a capacidade do sistema nervoso auditivo central de processar informações diferentes, porém complementares, distribuídas entre as duas orelhas, e unificá-las em um evento perceptual.


Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3165170 Fonoaudiologia
O processamento auditivo central é essencial para habilidades como localização, discriminação e memória auditiva, e sua alteração pode impactar o desempenho acadêmico e comunicativo. Assinale a alternativa correta sobre a avaliação e reabilitação dessas habilidades. 
Alternativas
Q3162807 Fonoaudiologia
A atuação fonoaudiológica na reabilitação vocal envolve a compreensão de diferentes técnicas terapêuticas. Sobre essas técnicas, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3161483 Fonoaudiologia
O sistema vestibulococlear desempenha um papel fundamental na audição e no equilíbrio. Sobre a função do nervo vestibulococlear, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3159298 Fonoaudiologia

A respeito da avaliação vestibular, julgue o próximo item. 


Três componentes constituem o sistema vestibular do ser humano: o sistema sensorial periférico, um processador central e um mecanismo de resposta motora. 

Alternativas
Q3159297 Fonoaudiologia

A respeito da avaliação vestibular, julgue o próximo item. 


O diagnóstico etiológico de questões relacionadas aos vestíbulos é feito por meio da avaliação funcional do sistema vestibular, realizada a partir de eletronistagmografia (ENG) / vectoeletronistagmografia  (VENG).

Alternativas
Q3159296 Fonoaudiologia

A respeito da avaliação vestibular, julgue o próximo item. 


A avaliação vestibular compreende uma série de procedimentos que permitem avaliar a função do equilíbrio relacionada ao sistema vestibular central, no entanto não é  eficaz para avaliar o sistema periférico e suas inter-relações.

Alternativas
Q3159295 Fonoaudiologia

A respeito da avaliação vestibular, julgue o próximo item. 


Estudos têm apresentado divergência quanto à eficácia da terapia de reabilitação vestibular para pacientes com doença de Ménière no que se refere à melhoria de seu equilíbrio e de sua qualidade de vida.

Alternativas
Q3159294 Fonoaudiologia

A respeito da avaliação vestibular, julgue o próximo item. 


Os principais objetivos da reabilitação vestibular são: aumentar a estabilidade do olhar do indivíduo durante movimentos da cabeça; aumentar a estabilidade postural estática e dinâmica do indivíduo; reduzir a vertigem e melhorar o desempenho em atividades de vida diária do indivíduo.

Alternativas
Q3155868 Fonoaudiologia
A reabilitação auditiva de pacientes com implantes cocleares envolve uma abordagem multidisciplinar que visa à otimização da percepção auditiva e da comunicação verbal. Um paciente adulto, após a ativação de seu implante coclear, apresenta dificuldades na discriminação de sons agudos, embora sua detecção auditiva global esteja dentro dos parâmetros esperados. Diante dessa situação, qual seria a intervenção terapêutica mais adequada para melhorar a discriminação de sons agudos, levando em consideração as etapas de neuroplasticidade auditiva após a implantação? 
Alternativas
Q3152659 Fonoaudiologia
A avaliação fonoaudiológica é um processo detalhado e crucial para entender as necessidades e dificuldades de um paciente nas áreas relacionadas à comunicação, deglutição, audição, entre outras. Qual é a sequência correta das etapas envolvidas no processo fonoaudiológico?
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: E
5: B
6: A
7: D
8: A
9: C
10: A
11: B
12: B
13: B
14: C
15: E
16: E
17: C
18: C
19: A
20: C