Questões de Fonoaudiologia - Avaliação e Reabilitação Vestibular para Concurso

Foram encontradas 542 questões

Q3081268 Fonoaudiologia
Sobre a escala de avaliação da nasalidade em pacientes com fissura palatina, qual das classificações abaixo NÃO é considerada na avaliação?
Alternativas
Q3081266 Fonoaudiologia
As alterações respiratórias possuem diversas causas. A que está relacionada à insuficiência cardiovascular é denominada 
Alternativas
Q3081260 Fonoaudiologia
Sobre o desenvolvimento do sistema fonológico, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3081257 Fonoaudiologia
Paciente comparece à consulta fonoaudiológica, com história de desmaio rápido e sem internação, porém refere que está sem sensibilidade nos lábios. O profissional da fonoaudiologia avalia o paciente através de testes térmicos e de sensibilidade, além de toda estrutura orofacial e constata perda, apenas, da sensibilidade labial.
Diante disso, foi constatado que o par craniano afetado por ser responsável por essa função foi o
Alternativas
Q3081256 Fonoaudiologia
Sobre os músculos responsáveis pelo Sistema Estomatognático, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3081249 Fonoaudiologia
Sobre o desenvolvimento do sistema estomatognático no período intrauterino, observe as afirmativas abaixo:


I. A partir da terceira semana de vida intrauterina, é iniciado o processo de formação do estomodeu, que é a cavidade bucal primitiva.

II. Se a porção mandibular sofrer intercorrências, poderá resultar em malformações, como: a micrognatia, associada a pacientes como na Síndrome de Down (trissomia no cromossomo 21) ou mesmo assimetria mandibular, citada na Síndrome Goldenhar, devido à malformação dos primeiros e segundos arcos braquiais.

III. Por volta da 40ª semana gestacional, o palato primário, originando a pré-maxila, rebordo alveolar e parte interna do lábio superior.


É VERDADEIRO o que se afirma, apenas, em
Alternativas
Q3081248 Fonoaudiologia
A avaliação psicomotora é um dos pontos a serem avaliados durante a infância pelo fonoaudiólogo. Nessa avaliação, é possível observar: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade.
Dos testes realizados, assinale a alternativa que NÃO faz parte da avaliação de motricidade fina.
Alternativas
Q3080257 Fonoaudiologia
O shwannoma vestibular, também conhecido como tumor do nervo acústico, é um tumor originário das células de Shwann que acomete a
Alternativas
Q3077466 Fonoaudiologia
Um paciente adulto apresenta queixa de dificuldade para compreender a fala em ambientes ruidosos, apesar de apresentar audiometria tonal e vocal normais. Quais os testes que compõem a avaliação do processamento auditivo central e qual a importância da avaliação fonoaudiológica nesse caso? 
Alternativas
Q3074050 Fonoaudiologia
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) fornece uma estrutura para descrever a saúde e estados relacionados à saúde. Indique qual das seguintes características é um componente fundamental da CIF na avaliação da funcionalidade e incapacidade.
Alternativas
Q3074043 Fonoaudiologia
Na avaliação fonoaudiológica da pragmática, a habilidade de compreender e utilizar regras de conversação, como a adequação do discurso ao contexto e a vez de fala, é investigada por meio da análise:
Alternativas
Q3070111 Fonoaudiologia

As provas do nistagmo posicional são provas diagnósticas da vertigem posicional paroxística benigna. Existem diferentes manobras de pesquisa que desencadearão nistagmo e/ou vertigem na avaliação do nistagmo posicional, de acordo com a suspeita do canal acometido.

Para a avaliação dos canais semicirculares laterais, utiliza-se a manobra:

Alternativas
Q3070109 Fonoaudiologia
A reabilitação das disfagias visa à obtenção da funcionalidade da deglutição, dentro dos limites individuais, buscando‐se eliminar riscos de penetração laríngea e/ou aspiração traqueal de saliva e alimentos, melhorar as condições nutricionais e de hidratação, e retomar a alimentação por via oral, quando e o quanto possível. No processo terapêutico são selecionados exercícios para cada estrutura que precisa ser reabilitada. Sobre os exercícios utilizados na reabilitação das disfagias, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3064659 Fonoaudiologia
O processo de habilitação e de reabilitação é um direito da pessoa com deficiência e baseia-se em avaliação multidisciplinar das necessidades, habilidades e potencialidades de cada pessoa, observadas determinadas diretrizes. Sobre tais diretrizes, julgue as assertivas a seguir e, na sequência, marque a alternativa correta.

I. A abdicação de medidas para compensar perda ou limitação cognitiva, buscando o desenvolvimento de aptidões.
II. Atuação permanente, integrada e articulada de políticas públicas que possibilitem a plena participação social da pessoa com deficiência.
III. Oferta de rede de serviços articulados, com atuação intersetorial, nos diferentes níveis de complexidade, para atender às necessidades específicas da pessoa com deficiência.
Alternativas
Q3056448 Fonoaudiologia
A paralisia facial gera um impacto importante na mímica facial, nas funções de contenção salivar, na captação do bolo alimentar, no vedamento labial, na mastigação e na fala. Sobre a intervenção fonoaudiológica na paralisia facial, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3047447 Fonoaudiologia
Embora a terapia de voz englobe os trabalhos de aconselhamento e psicodinâmica vocal, o uso de técnicas vocais é uma consideração central no desenvolvimento da terapia do paciente disfônico.
A categoria de abordagem terapêutica que utiliza as técnicas de fonação inspiratória, sussurro, ataques vocais, escalas musicais e outras, denomina-se
Alternativas
Q3047444 Fonoaudiologia
Quando se pensa em realizar um determinado exercício para a voz, deve-se analisar as questões anatômicas e fisiológicas.
Quando se necessita de forte intensidade, ocorre a ativação do músculo
Alternativas
Q3047443 Fonoaudiologia
O Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores (AMIOFE) foi desenvolvido com o intuito de ser uma ferramenta prática para fonoaudiólogos.
O AMIOFE caracteriza-se por
Alternativas
Q3043659 Fonoaudiologia
O procedimento utilizado para verificar a presença de vertigem ou nistagmo secundários a uma estimulação sonora em nível elevado ou alteração abrupta de pressão de ar no meato acústico externo, é chamada:  
Alternativas
Q3043652 Fonoaudiologia

Com relação à avaliação e tratamento dos distúrbios de fala em crianças, analise os itens a seguir.


I. Crianças com distúrbios de linguagem correm maior risco de dificuldade de leitura e linguagem escrita quando ingressam na escola. A intervenção precoce pode prevenir as consequências mais graves das dificuldades de aprendizagem posteriores.

II. A avaliação fonoaudiológica em crianças tem três objetivos básicos: determinar se existe uma deficiência nas habilidades de comunicação; especificar a natureza de quaisquer deficiências; iniciar estratégias de intervenção apropriadas.

III. O plano de tratamento para uma criança com distúrbio de fala ou linguagem é adaptado às suas necessidades individuais.


Estão corretos os itens: 

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: D
5: B
6: E
7: D
8: C
9: C
10: C
11: D
12: B
13: B
14: C
15: D
16: D
17: C
18: A
19: D
20: D