Questões de Concurso
Sobre avaliação e reabilitação vestibular em fonoaudiologia
Foram encontradas 548 questões
Fonte: Assis, D. A. R., Assis, A. da S., & Mancini, P. C. (2023). Reabilitação Vestibular: sua efetividade após a alta. Distúrbios Da Comunicação, 35(2), e60788. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i2e60788.Acesso em: 18 ago. 2024.
Em relação à essa estratégia terapêutica, analise as afirmativas a seguir.
I. Os exercícios de reabilitação vestibular visam promover a habituação aos estímulos que provocam tontura, melhorando a estabilidade postural e a coordenação.
II. Em pacientes com disfunções vestibulares centrais ou doenças degenerativas, a reabilitação vestibular é desaconselhada, pois não haverá benefício com a realização dos exercícios.
III. Indivíduos com disfunções vestibulares unilaterais são mais beneficiados pelos exercícios de reabilitação vestibular do que indivíduos com distúrbios de caráter flutuante.
IV. Em pacientes com vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), devem ser realizadas manobras para o diagnóstico e tratamento do quadro, não sendo necessária a realização de exercícios de habituação.
Estão corretas as afirmativas
I.A avaliação vestibular com eletronistagmografia permite o registro dos movimentos oculares, o que auxilia na identificação de nistagmo e outros sinais de disfunção vestibular.
II.O teste de glicerol é utilizado para diagnosticar a doença de Ménière, analisando as alterações auditivas após a ingestão do glicerol.
III.A prova de função tubária é um procedimento exclusivo para pacientes com perda auditiva neurossensorial, sem impacto em casos de otite média ou disfunções da tuba auditiva.
Assinale a alternativa correta:
Diante disso, foi constatado que o par craniano afetado por ser responsável por essa função foi o
I. A partir da terceira semana de vida intrauterina, é iniciado o processo de formação do estomodeu, que é a cavidade bucal primitiva.
II. Se a porção mandibular sofrer intercorrências, poderá resultar em malformações, como: a micrognatia, associada a pacientes como na Síndrome de Down (trissomia no cromossomo 21) ou mesmo assimetria mandibular, citada na Síndrome Goldenhar, devido à malformação dos primeiros e segundos arcos braquiais.
III. Por volta da 40ª semana gestacional, o palato primário, originando a pré-maxila, rebordo alveolar e parte interna do lábio superior.
É VERDADEIRO o que se afirma, apenas, em
As provas do nistagmo posicional são provas diagnósticas da vertigem posicional paroxística benigna. Existem diferentes manobras de pesquisa que desencadearão nistagmo e/ou vertigem na avaliação do nistagmo posicional, de acordo com a suspeita do canal acometido.
Para a avaliação dos canais semicirculares laterais, utiliza-se a manobra:
I. A abdicação de medidas para compensar perda ou limitação cognitiva, buscando o desenvolvimento de aptidões.
II. Atuação permanente, integrada e articulada de políticas públicas que possibilitem a plena participação social da pessoa com deficiência.
III. Oferta de rede de serviços articulados, com atuação intersetorial, nos diferentes níveis de complexidade, para atender às necessidades específicas da pessoa com deficiência.