Questões de Concurso
Sobre avaliação e reabilitação vestibular em fonoaudiologia
Foram encontradas 579 questões
A respeito da avaliação vestibular, julgue o próximo item.
Três componentes constituem o sistema vestibular do ser humano: o sistema sensorial periférico, um processador central e um mecanismo de resposta motora.
A respeito da avaliação vestibular, julgue o próximo item.
O diagnóstico etiológico de questões relacionadas aos vestíbulos é feito por meio da avaliação funcional do sistema vestibular, realizada a partir de eletronistagmografia (ENG) / vectoeletronistagmografia (VENG).
A respeito da avaliação vestibular, julgue o próximo item.
A avaliação vestibular compreende uma série de procedimentos que permitem avaliar a função do equilíbrio relacionada ao sistema vestibular central, no entanto não é eficaz para avaliar o sistema periférico e suas inter-relações.
A respeito da avaliação vestibular, julgue o próximo item.
Estudos têm apresentado divergência quanto à eficácia da terapia de reabilitação vestibular para pacientes com doença de Ménière no que se refere à melhoria de seu equilíbrio e de sua qualidade de vida.
A respeito da avaliação vestibular, julgue o próximo item.
Os principais objetivos da reabilitação vestibular são: aumentar a estabilidade do olhar do indivíduo durante movimentos da cabeça; aumentar a estabilidade postural estática e dinâmica do indivíduo; reduzir a vertigem e melhorar o desempenho em atividades de vida diária do indivíduo.
(__)O protocolo de exercícios de Cawthorne e Cooksey é recomendado para disfunções vestibulares unilaterais, incluindo exercícios com olhos abertos e fechados.
(__)O uso de biofeedback visual ou auditivo ajuda a promover a compensação vestibular, especialmente em hipofunções vestibulares bilaterais.
(__)A reabilitação vestibular foca exclusivamente na habituação dos reflexos vestibulares, sem incluir estímulos visuais ou posturais adicionais.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Fonte: Assis, D. A. R., Assis, A. da S., & Mancini, P. C. (2023). Reabilitação Vestibular: sua efetividade após a alta. Distúrbios Da Comunicação, 35(2), e60788. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i2e60788.Acesso em: 18 ago. 2024.
Em relação à essa estratégia terapêutica, analise as afirmativas a seguir.
I. Os exercícios de reabilitação vestibular visam promover a habituação aos estímulos que provocam tontura, melhorando a estabilidade postural e a coordenação.
II. Em pacientes com disfunções vestibulares centrais ou doenças degenerativas, a reabilitação vestibular é desaconselhada, pois não haverá benefício com a realização dos exercícios.
III. Indivíduos com disfunções vestibulares unilaterais são mais beneficiados pelos exercícios de reabilitação vestibular do que indivíduos com distúrbios de caráter flutuante.
IV. Em pacientes com vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), devem ser realizadas manobras para o diagnóstico e tratamento do quadro, não sendo necessária a realização de exercícios de habituação.
Estão corretas as afirmativas
I.A avaliação vestibular com eletronistagmografia permite o registro dos movimentos oculares, o que auxilia na identificação de nistagmo e outros sinais de disfunção vestibular.
II.O teste de glicerol é utilizado para diagnosticar a doença de Ménière, analisando as alterações auditivas após a ingestão do glicerol.
III.A prova de função tubária é um procedimento exclusivo para pacientes com perda auditiva neurossensorial, sem impacto em casos de otite média ou disfunções da tuba auditiva.
Assinale a alternativa correta: