Questões de Concurso Sobre fonoaudiologia hospitalar em fonoaudiologia

Foram encontradas 547 questões

Q3174371 Fonoaudiologia
Paciente de 70 anos, internada na UTI com diagnóstico de pneumonia, traqueostomizada e em ventilação mecânica. Apresenta dificuldade em comunicar suas necessidades básicas e sinais de ansiedade. Qual recurso de comunicação alternativa é o mais indicado para este caso, considerando as condições clínicas da paciente e a necessidade de comunicação imediata?
Alternativas
Q3161490 Fonoaudiologia
No manejo de disfagias, exames complementares podem exigir anestesia leve. Qual exame fonoaudiológico pode requerer sedação em situações específicas?
Alternativas
Q3161489 Fonoaudiologia
Os distúrbios de sucção, deglutição e mastigação podem impactar o desenvolvimento infantil. Qual prática é indicada para avaliar a deglutição em um recém-nascido com suspeita de disfagia?
Alternativas
Q3159260 Fonoaudiologia

Acerca da disfagia mecânica e dos quadros de gagueira, julgue o item seguinte. 


A radioterapia na região de cabeça e pescoço em pacientes com câncer nessa área pode desencadear sequelas como ulcerações e sangramentos da mucosa oral, o que explica a dificuldade na mastigação e no controle sensorial e motor do alimento, bem como a redução da amplitude do movimento e da força de língua e laringe, que resulta em uma disfagia orofaríngea mecânica. 

Alternativas
Q3159255 Fonoaudiologia

No que se refere ao diagnóstico e ao tratamento das disfagias mecânicas e neurogênicas, julgue o item a seguir, relativo à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). 


Relacionam-se aos efeitos do refluxo gastroesofágico (RGE) hipotonia do esfíncter esofágico superior, hipertonia do esfíncter esofágico inferior, esôfago em quebras-nozes (EQN) e espasmos esofágicos, configurando um quadro de disfagia esofágica/baixa. 

Alternativas
Q3159252 Fonoaudiologia

A respeito do tratamento de pacientes portadores de fissura labiopalatina, julgue o item seguinte. 


Em paciente bebê portador de fissura labiopalatina, o tratamento fonoaudiológico precoce, preferencialmente na maternidade, é fundamental para verificar a possibilidade de aleitamento materno e, se necessária, a prescrição de mamadeira ou outra via de alimentação que assegure nutrição e hidratação adequadas. 

Alternativas
Q3159249 Fonoaudiologia

No que concerne à atuação fonoaudiológica em casos de traumas de face e cirurgia ortognática, julgue o item a seguir. 


A via oral de alimentação do paciente vítima de trauma de face deverá ser liberada após a realização de um exame objetivo de deglutição (videoendoscopia ou videofluoroscopia da deglutição), que é imprescindível para possibilitar a avaliação das estruturas. 

Alternativas
Q3159248 Fonoaudiologia

No que concerne à atuação fonoaudiológica em casos de traumas de face e cirurgia ortognática, julgue o item a seguir. 


A via de alimentação oral de uma vítima de trauma na face será considerada segura e a via alternativa de alimentação deverá ser retirada a partir do momento em que o paciente estiver apto a ingerir alimentos em todas as consistências (líquida, pastosa e sólida). 

Alternativas
Q3159247 Fonoaudiologia

No que concerne à atuação fonoaudiológica em casos de traumas de face e cirurgia ortognática, julgue o item a seguir. 


Entre as alterações horizontais em pacientes com indicação de cirurgia ortognática está o prognatismo, que é caracterizado pelo posicionamento distal da mandíbula em relação à maxila, resultante da deficiência no  desenvolvimento da mandíbula. 

Alternativas
Q3156667 Fonoaudiologia
Na avaliação fonoaudiológica de paciente com trauma facial complexo Le Fort III e fixação rígida recente, o achado que indica necessidade de reabordagem cirúrgica imediata é:
Alternativas
Q3156661 Fonoaudiologia
Em paciente adulto usuário de implante coclear bilateral submetido à ventilação mecânica invasiva por SDRA, a principal condição para manutenção do dispositivo externo durante o protocolo de sedação é:
Alternativas
Q3156660 Fonoaudiologia
Na adaptação interdisciplinar de AASI em paciente adulto sob ventilação mecânica prolongada em UTI, o parâmetro ventilatório que contraindica temporariamente o teste com amplificação in situ é:
Alternativas
Q3156659 Fonoaudiologia
Durante a avaliação fonoaudiológica para readaptação de prótese traqueoesofágica em paciente com tempo de uso superior a 12 meses, o indicador mais preciso para determinar a necessidade de mudança no diâmetro do dispositivo é:
Alternativas
Q3156652 Fonoaudiologia
O protocolo PAV-P (Protocolo de Avaliação do Volume-Pulso) aplicado em neonatos sob ventilação não-invasiva em UTI neonatal tem como principal objetivo detectar:
Alternativas
Q3156650 Fonoaudiologia
Na identificação precoce de disfagia orofaríngea em neonatos gemelares com síndrome genética em UCINCo, o achado clínico mais preditivo de broncoaspiração silente é:
Alternativas
Q3156648 Fonoaudiologia
Durante o screening de deglutição em paciente traqueostomizado com cânula metálica e ventilação mecânica na UTI adulto, a presença de escape precoce posterior, mesmo em consistência pudim, indica prioritariamente:
Alternativas
Q3152657 Fonoaudiologia
A Paralisia Cerebral (PC) é uma condição neurológica que afeta o movimento e a postura, podendo causar limitações significativas nas atividades cotidianas da criança. Assim, analise as afirmativas a seguir.

I.A Paralisia Cerebral (PC) é um grupo de desordens permanentes do movimento e da postura que resultam de distúrbios no desenvolvimento encefálico do feto ou da criança.
II.O reflexo de Moro e o Tônico Cervical Assimétrico, quando presentes, são considerados sinais de quadros mais leves de Paralisia Cerebral.
III.A reabilitação de crianças com Paralisia Cerebral deve ser realizada de forma interdisciplinar, preferencialmente em centros especializados de média a alta complexidade.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3137522 Fonoaudiologia
Paciente, 68 anos, previamente hipertenso, foi acometido por um acidente vascular isquêmico em região frontoparietal à esquerda. Na avaliação fonoaudiológica, evidenciou-se discurso não fluente; deficit na nomeação; repetição e compreensão preservadas. Não foram observadas alterações nas funções estomatognáticas. De acordo com o caso hipotético descrito, o diagnóstico fonoaudiológico trata-se da afasia
Alternativas
Q3133369 Fonoaudiologia
O Sistema Estomatognático (SE) é formado por um conjunto complexo de estruturas que podem ser divididas em estáticas, passivas e dinâmicas ou ativas. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente a divisão das estruturas do sistema estomatognático?
Alternativas
Q3133365 Fonoaudiologia
A Fonoaudiologia constitui-se como ciência interdisciplinar que tem como base concepções e métodos de áreas da saúde e da educação. Educação e saúde são práticas sociais que se inserem no modo de produção da existência humana e que precisam ser abordadas historicamente como fenômenos constituintes das relações sociais (produção, reprodução e transformação). Sobre as medidas de promoção de saúde, é verdadeiro que: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: C
5: E
6: C
7: E
8: E
9: E
10: D
11: A
12: B
13: B
14: C
15: B
16: E
17: D
18: C
19: B
20: A