Questões de Concurso
Sobre fonoaudiologia hospitalar em fonoaudiologia
Foram encontradas 601 questões
Avalie as afirmações relativas à interação entre a fonoaudiologia e a odontologia:
I. A correção de alterações oclusais pode impactar positivamente a produção articulatória, melhorando a clareza da fala.
II. O fonoaudiólogo não necessita avaliar a condição dentária, pois suas intervenções restringem-se ao aspecto vocal.
III. A adequação postural da língua em repouso pode ser facilitada por uma harmonia entre arcadas dentárias e função muscular.
IV. A intervenção multiprofissional, envolvendo ortodontistas e fonoaudiólogos, contribui para a normalização dos movimentos orais.
Estão CORRETAS as afirmativas:
1. Palatoplastia
2. Queiloplastia
3. Modelagem nasoalveolar
Objetivos:
I. Correção morfológica do lábio.
II. Preparo para enxerto ósseo alveolar.
III. Reconstrução da cinta muscular velofaríngea para funções de fala e tuba auditiva.
A associação correta é:
As lesões produzidas pelas queimaduras de face representam um local suscetível à colonização de organismos endógenos/exógenos, agravado pela depressão imunológica do hospedeiro, que é proporcional à extensão da lesão. Os cuidados médicos e da equipe multidisciplinar têm contribuído para uma substancial redução da mortalidade no vasto espectro de queimaduras graves. O fonoaudiólogo faz parte dessa equipe.
Assinale a alternativa que, corretamente, aponta para o principal foco do fonoaudiólogo na fase aguda desses casos.
Nesse sentido, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) É importante ressaltar que nas instituições dedicadas ao atendimento de pessoas, os profissionais geralmente vivem um paradoxo: por um lado, recompensa-se o conhecimento individual, por outro, a própria natureza do trabalho reparte a responsabilidade entre grupos profissionais e demanda cooperação.
( ) Ainda não está claro quais componentes do trabalho em equipe melhoram a resposta funcional dos pacientes, mas este tem sido considerado o modelo de escolha para atuação em reabilitação.
( ) Dentre as muitas estratégias adotadas pelas equipes para efetivar seu trabalho, salientam-se as reuniões de equipe para discussão de caso, nas quais se formaliza a comunicação grupal em complemento às interações informais.
As afirmativas são, respectivamente,
Homem, 60 anos, refere fraqueza muscular progressiva, fasciculações, cãibras musculares e lentidão dos movimentos com rigidez muscular. A fraqueza era focal, mas atualmente percebe-se em várias partes do corpo. Está preocupado, pois percebe que vem piorando com o passar do tempo.
Esse quadro clínico é indicativo de