Questões de Concurso Comentadas sobre movimentos sociais, discriminação e desigualdade: raça, classe e gênero em atualidades

Foram encontradas 139 questões

Ano: 2024 Banca: Instituto Consulplan Órgão: FUNASG - RJ Provas: Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Nutricionista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Cirurgião Dentista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Enfermeiro | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Fisioterapeuta | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Fonoáudiólogo | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Psicólogo | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Assistente Social | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Pediatra | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Angiologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Cardiologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Clínico Geral | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Dermatologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Endocrinologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Gastroenterologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Ginecologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Mastologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - MÉDICO NEUROLOGISTA | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Ortopedista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Otorrinolaringologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Pneumologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Proctologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Reumatologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Urologista |
Q3056130 Atualidades
O Analfabetismo na comunidade quilombola é três vezes maior que no restante da população. Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado em 2022, aponta que pessoas quilombolas, a partir dos 15 anos, eram 2,7 vezes mais analfabetas do que a população residente no Brasil. Esse grupo etário também é o que apresenta maior deficiência educacional. O nível de alfabetização entre as mulheres foi maior do que nos homens e as regiões Sul, Norte e Centro-Oeste apresentaram o maior nível de alfabetismo, apesar de, quando comparado ao restante da população, o nível educacional ser muito inferior.
(Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/analfabetismo. Acesso em: julho de 2024.)

Entre os fatores que podem ser apontados para essa discrepância, é possível destacar:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBADE Órgão: CRMV-PB Prova: IBADE - 2024 - CRMV-PB - Fiscal |
Q3028257 Atualidades
O Brasil é signatário de vários tratados que versam acerca dos Direitos Humanos. Em 1948, momento de reestruturação mundial pós 2ª Guerra, a fim de que se evitasse uma 3ª Guerra Mundial, foi elaborado um documento no qual os países signatários renunciam a parte de sua soberania em prol da paz mundial.
Acerca do exposto, assinale a alternativa correta que indica de qual documento se trata o texto acima.
Alternativas
Q2647896 Atualidades

Observe o gráfico a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: <https://dssbr.ensp.fiocruz.br/ciencia-propoe-olhar-abrangente-para-sanar-a-fome-no-brasil/>.

Acesso em: 08 de out. de 2023.


De que forma o levantamento destes dados permite aprimorar o combate à fome?

Alternativas
Q2592168 Atualidades

Qual movimento social teve destaque mundial em 2020, especialmente nos Estados Unidos, lutando contra o racismo e a violência policial?

Alternativas
Q2591878 Atualidades

A repercussão dos ataques direcionados ao atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid, no duelo com o Valência pelo Campeonato Espanhol no último domingo (21), mostra que este não é um fato isolado. Nos últimos anos, foram vários os casos contra atletas brasileiros no futebol europeu, dentro e fora de campo, mas que não se limitam ao Velho Continente. Eles também avançaram no Brasil.


(Agência Brasil. Edição de 24/05/2023.)


Qual atitude discriminatória o jogador brasileiro Vinicius Junior sofreu?

Alternativas
Q2573678 Atualidades

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---americas/- --ro-lima/---ilo-brasilia/documents/publication/wcms_227286.pdf. Acesso: 09 abr. 2024.


Na imagem acima vemos um recorte da cartilha destinada a evitar o crescimento de um fenômeno identificado como ‘trabalho forçado’ ou ‘trabalho análogo à escravidão’. Entre 1995 e 2023 o Ministério do Trabalho resgatou 63,4 mil trabalhadores, entre homens e mulheres, flagrados em situação análoga à escravidão.

Identifique, entre as opções a seguir, aquela que NÃO está relacionando corretamente os fenômenos da escravidão moderna (séc. XVI ao XIX) aos da escravidão contemporânea.

Alternativas
Q2571614 Atualidades
Em 12 de outubro de 2020, Laudelina de Campos Melo foi homenageada em um Doodle do Google pelo seu 116º aniversário, conforme demonstra a imagem abaixo:


Imagem associada para resolução da questão



Quem foi Laudelina de Campos Melo?
Alternativas
Q2512109 Atualidades
Observe a imagem a seguir. Ela retrata o protesto dos jogadores da seleção da Alemanha que cobrem a boca com a mão direita enquanto posam no gramado do campo de futebol, antes do início de um jogo, na Copa do Mundo de Futebol de 2022, disputada no Catar.


Imagem associada para resolução da questão



A respeito das manifestações de protesto de atletas durante a Copa do Mundo de Futebol de 2022, analise as afirmativas a seguir.

I. Criticaram a proibição da FIFA da exibição nos estádios de símbolos em apoio a causas humanitárias e de apoio à diversidade, sob a ameaça de penalizações.

II. Protestaram contra a ausência de uma política oficial da FIFA em relação aos direitos humanos, evidenciada pela seleção do Catar como país sede do campeonato.

III. Reclamaram sobre a discriminação perpetrada com base no gênero e orientação sexual, uma vez que a FIFA não inclui esses grupos em seu compromisso pela igualdade.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2512108 Atualidades
As Olimpíadas de 2020, sediadas em Tóquio, tiveram a maior participação de atletas que se identificam como LGBTQIA+.



Imagem associada para resolução da questão





Sobre as medidas implementadas para a promoção de inclusão de atletas LGBTQIA+ no esporte olímpico, de acordo com os princípios da Carta Olímpica, avalie as afirmativas a seguir.


I. Com base no princípio da equidade, o Comitê Olímpico implementa providências para a reduzir a disparidade física entre atletas cisgêneros e transgêneros durante as competições, incluindo a dispensa do procedimento de antidoping para estes últimos.

II. Com o objetivo de prevenir influências negativas no bem-estar dos atletas, o Comitê Olímpico considera abusos e assédios sofridos por atletas LGBTQIA+ como violências não acidentais.

III. De acordo com o espírito de fairplay, o Comitê Olímpico afirma o repúdio a qualquer forma de discriminação que é incompatível com a pertença ao Movimento Olímpico e prevê a conscientização de casos de abuso contra atletas LGBTQIA+, considerado um dos grupos de maior vulnerabilidade.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2456870 Atualidades
O site da Organização das Nações Unidas (ONU) explica que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Entre as muitas ações desenvolvidas no país para alcançar esses objetivos está a revalidação de diplomas, conforme história publicada no site da instituição em início de 2024.
A esse respeito, leia o trecho a seguir.
Revalidação de diplomas ajuda pessoas refugiadas a seguirem seus sonhos no Brasil
A UFF é uma das 41 universidades em todo o Brasil envolvidas nesse programa inclusivo como parte da Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM), uma parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) nomeada em homenagem ao diplomata brasileiro da ONU morto junto com 21 de seus colegas em um ataque a bomba no Iraque em 2003.
A CSVM se comprometeu no Fórum Global sobre Refugiados (GRF, na sigla em inglês) de 2019 a “promover a inclusão de refugiados e outras pessoas deslocadas”, o que faz por meio de pesquisa, ensino, extensão, advocacy e formulação de políticas voltadas para questões de refugiados, incluindo a revalidação de diplomas para permitir que eles sigam carreiras em suas áreas de especialização. Quase 500 diplomas foram revalidados pela rede no Brasil nos últimos cinco anos.

A ação descrita atende a alguns dos ODS listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
Alternativas
Q2359396 Atualidades

Julgue o item que se segue, pertinente a aspectos legislativos relacionados a políticas públicas. 


Conforme disposto na Lei Padre Júlio Lancellotti (Lei n.º 14.489/1922) é facultado em alguns espaços urbanos específicos o uso de arquitetura de caráter hostil que prejudique o livre trânsito da população em situação de rua nos espaços de uso público.

Alternativas
Q2350995 Atualidades
O conceito de 'marco temporal' tem sido amplamente discutido no contexto dos direitos no Brasil. Este termo refere-se a um critério específico. Com base no seu conhecimento, o que exatamente define o 'marco temporal' no Brasil?" 
Alternativas
Q2349774 Atualidades
Leia a definição a seguir de um termo recorrente no debate político atual:

Esse movimento nasceu de grupos sociais formados por pessoas que compartilham interesses, perspectivas e demandas em comum. Trata-se da agrupação de pessoas com características similares, como orientação sexual, etnia, classe e nacionalidade, por exemplo, que busca visibilizar suas dificuldades e lutar por seus direitos.

Adaptado de https://www.politize.com.br

O trecho refere-se ao fenômeno denominado:
Alternativas
Q2344210 Atualidades
O direito dos indígenas à terra está garantido na Constituição Federal de 1988, porém, sempre foi alvo de contestação, e é aí que entra a tese do Marco Temporal, como ficou conhecida a ação do Supremo Tribunal Federal (STF) que pretende discorrer sobre a reivindicação de posse de terras dos povos indígenas. Tal ação estabelece, por sua vez, que apenas teriam direitos sobre as terras aqueles que já as ocupassem no marco do dia 5 de outubro de 1988 – dia da promulgação da nossa mais recente Constituição Federal. Entretanto, as denominadas “Terras Indígenas” (TIs), as quais se refere o artigo 231 da Constituição, dizem respeito àquelas que são ocupadas por esses povos desde antes mesmo da configuração do estado brasileiro. Assim, são igualmente reconhecidos sua cultura e seus valores. Dessa maneira, o território reivindicado é de propriedade permanente dos indígenas, garantindo que usufruam, de maneira exclusiva, de seus bens. E é exatamente disso que se trata a tese de oposição: a tese do Indigenato.
https://www.politize.com.br/marco-temporal/

Sobre o conflito entre as legislações apresentadas, julgue os itens a seguir.
I. O indigenato consiste em um entendimento legislativo que compreende que os povos indígenas têm direito à terra como um direito originário, anterior à formação do próprio Estado.
II. O caso da tribo Xoklengs em SC serviu de base uma decisão pró Indigenato, pois a referida etnia sofreu grande extermínio, que se prolonga desde o período colonial, e teve que se deslocar de suas terras fugindo da dizimação por motivos exteriores às suas vontades.
III. Se aprovada, a Lei do Marco Temporal permitirá a continuidade da demarcação de terras ao estabelecer que os atores do agronegócio devem conviver de maneira harmoniosa com as comunidades indígenas, explorando apenas a seção ociosa das terras indígenas, sem afetar seu modo de vida.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q2334213 Atualidades
Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: http://www.acaricaturadobrasil.com.br Acesso: 28 set. 2023
O cartum apresenta um problema ligado à proliferação de situações de desigualdade no mundo moderno originado pela
Alternativas
Q2322610 Atualidades

No que diz respeito a assuntos da atualidade do Brasil e do mundo, julgue o item.


A invalidação da tese do marco temporal pelo Supremo Tribunal Federal (STF) fez com que a maior parte dos indígenas brasileiros passasse a viver em terras delimitadas oficialmente.

Alternativas
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: Prefeitura de São José dos Campos - SP Provas: FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Analista em Saúde - Enfermeiro | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Analista em Saúde - Farmácia | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Analista em Saúde - Fisioterapia | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Analista em Saúde - Fonoaudiologia | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Analista em Saúde - Nutrição | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Analista em Saúde - Psicologia | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Analista em Saúde - Terapia Ocupacional | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Analista em Saúde - Veterinária | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Analista em Saúde - Dentista 20h | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Cardiologista Adulto | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Cardiologista Infantil | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Clínico Geral | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Dermatologista | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Ortopedista | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Otorrinolaringologista | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Pediatra | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Pneumologista Adulto | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Pneumologista Infantil | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Proctologista | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Psiquiatra Adulto | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Psiquiatra Infantil | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Reumatologista | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Urologista | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Vascular/Angiologista | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Emergencista Adulto | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Pediatra Emergencista | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Saúde da Família | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Endocrinologista Adulto | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Endocrinologista Infantil | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Gastroenterologista | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Geriatra | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Ginecologista | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Neurologista Adulto | FGV - 2023 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Médico - Neurologista Infantil |
Q2309713 Atualidades
Leia a definição de racismo estrutural do filósofo Silvio Almeida:

    Trata-se de uma forma sistemática de discriminação que tem a raça como fundamento, e que se manifesta por meio de práticas conscientes ou inconscientes que culminam em desvantagens ou privilégios para indivíduos, a depender do grupo racial ao qual pertençam. Estas práticas discriminatórias são a materialização de uma estrutura social ou de um modo de socialização que tem o racismo como um de seus componentes orgânicos. Dito de modo mais direto: as instituições são racistas porque a sociedade é racista. Não é algo criado pela instituição, mas é por ela reproduzido.

Adaptado de ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018. p. 25 e 36.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente aspectos do racismo estrutural. 

Alternativas
Q2292629 Atualidades

Observe a gravura a seguir.



Imagem associada para resolução da questão


JUNIÃO, Cartunista e ilustrador, Charge. Disponível

em:http://www.juniao.com.br/chargecartum/ilustra_artigo

_thiago_historia_unica_72/.



A partir do que se pode perceber na charge sobre aspectos da cultura e das relações sociais e de poder no Brasil contemporâneo, considere as seguintes afirmações:


I. A charge aponta para uma necessidade de que a história do Brasil seja contada a partir da perspectiva das várias vozes da sociedade.


II. A charge demonstra que há hoje uma busca por pluralidade de olhares na construção da história do Brasil e não apenas a do grupo dominante.


III. A charge informa que a representatividade social deve estar presente na construção da história do Brasil e no seu ensino.


IV. A charge nos mostra a falta de valor científico da história produzida hoje, pois não há uma visão única que direciona a história do Brasil.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Q2292627 Atualidades

Observe a imagem a seguir:


Imagem associada para resolução da questão



Herança dos tempos da colonização do Brasil, intolerância

religiosa pode ser denunciada; saiba como. Defensoria

Pública do Estado do Ceará, 17/12/2021. 



A gravura ilustra uma reportagem do site da Defensoria Pública do Estado do Ceará que apresenta o combate a uma ação muito comum no Brasil dos dias atuais, a intolerância religiosa; nela estão representados uma Ialorixá, ou mãe de santo, em seus trajes cerimoniais, um monge budista e um pajé indígena.


Considerando essa imagem, analise as seguintes afirmações:


I. Apesar de ser um país confessional, que tem o cristianismo como religião oficial, as demais práticas religiosas são permitidas e plenamente respeitadas no Brasil.


II. A prática da intolerância religiosa tem origens coloniais, mas tem ganhado força nos últimos tempos, pois é permitida pela legislação brasileira.


III. Quem pratica, induz ou incita discriminação por motivos religiosos pode ser punido com pena de reclusão e multa segundo a lei brasileira.


IV. O Brasil é um país laico, mas garante o direito a todos de manifestar suas crenças e cultos, contudo ninguém é obrigado a exercer nenhuma crença.


Está correto o que se afirma somente em 


Alternativas
Q2292621 Atualidades
Nísia Floresta, era o pseudônimo da potiguar Dionísia Gonçalves Pinto, nascida em 1810 e falecida em 1885, foi uma escritora, educadora e uma das pioneiras na defesa dos direitos das mulheres e na luta pela emancipação feminina no Brasil. Segundo um artigo publicado no jornal O Globo, de 15 de outubro de 2020, “[...] ela também defendia a abolição da escravidão e a liberdade religiosa em uma época em que somente homens brancos e de elite tinham direitos fundamentais, como à educação e ao voto, garantidos.”

ANTUNES, Leda. Nísia Floresta: o que pensava e defendia a primeira professora feminista do Brasil. O Globo, Rio de Janeiro, 15/10/2020. Plataforma Celina. 

Considerando os temas pelos quais Nísia Floresta lutava, assinale a afirmação verdadeira.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: A
5: A
6: B
7: B
8: A
9: D
10: C
11: E
12: A
13: D
14: B
15: A
16: E
17: B
18: C
19: A
20: B