Questões de Concurso
Comentadas sobre movimentos sociais, discriminação e desigualdade: raça, classe e gênero em atualidades
Foram encontradas 139 questões
(Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/analfabetismo. Acesso em: julho de 2024.)
Entre os fatores que podem ser apontados para essa discrepância, é possível destacar:
Acerca do exposto, assinale a alternativa correta que indica de qual documento se trata o texto acima.
Observe o gráfico a seguir.
Disponível em: <https://dssbr.ensp.fiocruz.br/ciencia-propoe-olhar-abrangente-para-sanar-a-fome-no-brasil/>.
Acesso em: 08 de out. de 2023.
De que forma o levantamento destes dados permite aprimorar o combate à fome?
Qual movimento social teve destaque mundial em 2020, especialmente nos Estados Unidos, lutando contra o racismo e a violência policial?
A repercussão dos ataques direcionados ao atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid, no duelo com o Valência pelo Campeonato Espanhol no último domingo (21), mostra que este não é um fato isolado. Nos últimos anos, foram vários os casos contra atletas brasileiros no futebol europeu, dentro e fora de campo, mas que não se limitam ao Velho Continente. Eles também avançaram no Brasil.
(Agência Brasil. Edição de 24/05/2023.)
Qual atitude discriminatória o jogador brasileiro Vinicius Junior sofreu?
Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---americas/- --ro-lima/---ilo-brasilia/documents/publication/wcms_227286.pdf. Acesso: 09 abr. 2024.
Na imagem acima vemos um recorte da cartilha destinada a evitar o crescimento de um fenômeno identificado como ‘trabalho forçado’ ou ‘trabalho análogo à escravidão’. Entre 1995 e 2023 o Ministério do Trabalho resgatou 63,4 mil trabalhadores, entre homens e mulheres, flagrados em situação análoga à escravidão.
Identifique, entre as opções a seguir, aquela
que NÃO está relacionando corretamente os
fenômenos da escravidão moderna (séc. XVI
ao XIX) aos da escravidão contemporânea.
Quem foi Laudelina de Campos Melo?
A respeito das manifestações de protesto de atletas durante a Copa do Mundo de Futebol de 2022, analise as afirmativas a seguir.
I. Criticaram a proibição da FIFA da exibição nos estádios de símbolos em apoio a causas humanitárias e de apoio à diversidade, sob a ameaça de penalizações.
II. Protestaram contra a ausência de uma política oficial da FIFA em relação aos direitos humanos, evidenciada pela seleção do Catar como país sede do campeonato.
III. Reclamaram sobre a discriminação perpetrada com base no gênero e orientação sexual, uma vez que a FIFA não inclui esses grupos em seu compromisso pela igualdade.
Está correto o que se afirma em
Sobre as medidas implementadas para a promoção de inclusão de atletas LGBTQIA+ no esporte olímpico, de acordo com os princípios da Carta Olímpica, avalie as afirmativas a seguir.
I. Com base no princípio da equidade, o Comitê Olímpico implementa providências para a reduzir a disparidade física entre atletas cisgêneros e transgêneros durante as competições, incluindo a dispensa do procedimento de antidoping para estes últimos.
II. Com o objetivo de prevenir influências negativas no bem-estar dos atletas, o Comitê Olímpico considera abusos e assédios sofridos por atletas LGBTQIA+ como violências não acidentais.
III. De acordo com o espírito de fairplay, o Comitê Olímpico afirma o repúdio a qualquer forma de discriminação que é incompatível com a pertença ao Movimento Olímpico e prevê a conscientização de casos de abuso contra atletas LGBTQIA+, considerado um dos grupos de maior vulnerabilidade.
Está correto o que se afirma em
A esse respeito, leia o trecho a seguir.
Revalidação de diplomas ajuda pessoas refugiadas a seguirem seus sonhos no Brasil
A UFF é uma das 41 universidades em todo o Brasil envolvidas nesse programa inclusivo como parte da Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM), uma parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) nomeada em homenagem ao diplomata brasileiro da ONU morto junto com 21 de seus colegas em um ataque a bomba no Iraque em 2003.
A CSVM se comprometeu no Fórum Global sobre Refugiados (GRF, na sigla em inglês) de 2019 a “promover a inclusão de refugiados e outras pessoas deslocadas”, o que faz por meio de pesquisa, ensino, extensão, advocacy e formulação de políticas voltadas para questões de refugiados, incluindo a revalidação de diplomas para permitir que eles sigam carreiras em suas áreas de especialização. Quase 500 diplomas foram revalidados pela rede no Brasil nos últimos cinco anos.
A ação descrita atende a alguns dos ODS listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
Julgue o item que se segue, pertinente a aspectos legislativos relacionados a políticas públicas.
Conforme disposto na Lei Padre Júlio Lancellotti (Lei
n.º 14.489/1922) é facultado em alguns espaços urbanos
específicos o uso de arquitetura de caráter hostil que
prejudique o livre trânsito da população em situação de rua
nos espaços de uso público.
Esse movimento nasceu de grupos sociais formados por pessoas que compartilham interesses, perspectivas e demandas em comum. Trata-se da agrupação de pessoas com características similares, como orientação sexual, etnia, classe e nacionalidade, por exemplo, que busca visibilizar suas dificuldades e lutar por seus direitos.
Adaptado de https://www.politize.com.br
O trecho refere-se ao fenômeno denominado:
https://www.politize.com.br/marco-temporal/
Sobre o conflito entre as legislações apresentadas, julgue os itens a seguir.
I. O indigenato consiste em um entendimento legislativo que compreende que os povos indígenas têm direito à terra como um direito originário, anterior à formação do próprio Estado.
II. O caso da tribo Xoklengs em SC serviu de base uma decisão pró Indigenato, pois a referida etnia sofreu grande extermínio, que se prolonga desde o período colonial, e teve que se deslocar de suas terras fugindo da dizimação por motivos exteriores às suas vontades.
III. Se aprovada, a Lei do Marco Temporal permitirá a continuidade da demarcação de terras ao estabelecer que os atores do agronegócio devem conviver de maneira harmoniosa com as comunidades indígenas, explorando apenas a seção ociosa das terras indígenas, sem afetar seu modo de vida.
Está correto o que se afirma em
Disponível em: http://www.acaricaturadobrasil.com.br Acesso: 28 set. 2023
O cartum apresenta um problema ligado à proliferação de situações de desigualdade no mundo moderno originado pela
No que diz respeito a assuntos da atualidade do Brasil e do mundo, julgue o item.
A invalidação da tese do marco temporal pelo Supremo Tribunal Federal (STF) fez com que a maior parte dos indígenas brasileiros passasse a viver em terras delimitadas oficialmente.
Trata-se de uma forma sistemática de discriminação que tem a raça como fundamento, e que se manifesta por meio de práticas conscientes ou inconscientes que culminam em desvantagens ou privilégios para indivíduos, a depender do grupo racial ao qual pertençam. Estas práticas discriminatórias são a materialização de uma estrutura social ou de um modo de socialização que tem o racismo como um de seus componentes orgânicos. Dito de modo mais direto: as instituições são racistas porque a sociedade é racista. Não é algo criado pela instituição, mas é por ela reproduzido.
Adaptado de ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018. p. 25 e 36.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente aspectos do racismo estrutural.
Observe a gravura a seguir.
JUNIÃO, Cartunista e ilustrador, Charge. Disponível
em:http://www.juniao.com.br/chargecartum/ilustra_artigo
_thiago_historia_unica_72/.
A partir do que se pode perceber na charge sobre aspectos da cultura e das relações sociais e de poder no Brasil contemporâneo, considere as seguintes afirmações:
I. A charge aponta para uma necessidade de que a história do Brasil seja contada a partir da perspectiva das várias vozes da sociedade.
II. A charge demonstra que há hoje uma busca por pluralidade de olhares na construção da história do Brasil e não apenas a do grupo dominante.
III. A charge informa que a representatividade social deve estar presente na construção da história do Brasil e no seu ensino.
IV. A charge nos mostra a falta de valor científico da história produzida hoje, pois não há uma visão única que direciona a história do Brasil.
É correto o que se afirma em
Observe a imagem a seguir:
Herança dos tempos da colonização do Brasil, intolerância
religiosa pode ser denunciada; saiba como. Defensoria
Pública do Estado do Ceará, 17/12/2021.
A gravura ilustra uma reportagem do site da Defensoria Pública do Estado do Ceará que apresenta o combate a uma ação muito comum no Brasil dos dias atuais, a intolerância religiosa; nela estão representados uma Ialorixá, ou mãe de santo, em seus trajes cerimoniais, um monge budista e um pajé indígena.
Considerando essa imagem, analise as seguintes afirmações:
I. Apesar de ser um país confessional, que tem o cristianismo como religião oficial, as demais práticas religiosas são permitidas e plenamente respeitadas no Brasil.
II. A prática da intolerância religiosa tem origens coloniais, mas tem ganhado força nos últimos tempos, pois é permitida pela legislação brasileira.
III. Quem pratica, induz ou incita discriminação por motivos religiosos pode ser punido com pena de reclusão e multa segundo a lei brasileira.
IV. O Brasil é um país laico, mas garante o direito a todos de manifestar suas crenças e cultos, contudo ninguém é obrigado a exercer nenhuma crença.
Está correto o que se afirma somente em
ANTUNES, Leda. Nísia Floresta: o que pensava e defendia a primeira professora feminista do Brasil. O Globo, Rio de Janeiro, 15/10/2020. Plataforma Celina.
Considerando os temas pelos quais Nísia Floresta lutava, assinale a afirmação verdadeira.