Questões de Concurso
Sobre sociedade e comportamento em atualidades
Foram encontradas 362 questões
A edição 2024 da mais completa e aprofundada pesquisa sobre os hábitos de leitura do brasileiro foi divulgada em novembro e revelou que, nos últimos quatro anos, houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país. Pela primeira vez na série histórica da pesquisa, a proporção de não-leitores é maior do que a de leitores na população brasileira: 53% das pessoas não leram nem parte de um livro - impresso ou digital - de qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos, nos três meses anteriores à pesquisa. Se considerarmos somente livros inteiros lidos, no período de três meses anteriores à pesquisa, esse percentual é ainda menor: 27% dos brasileiros. A redução no percentual de leitores identificada na série histórica da pesquisa se deu em todos os perfis e segmentos pesquisados: por faixa etária, gênero, escolaridade, estudantes e não estudantes, por classe e renda. O estudo de 2024 permite a leitura dos resultados por unidades da federação e possibilita comparar os resultados de 2024 com os de 2019 e do restante da série histórica da pesquisa por região (Instituto Pró-Livro, 2024). Dado esse contexto e considerando-se a 6ª edição da "Retratos da Leitura no Brasil", única pesquisa nacional que avalia o comportamento leitor dos brasileiros, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A Região Sul é a única das cinco do país onde ainda há uma maioria de leitores na população: atualmente, aproximadamente, 53% dos moradores dos três estados leram total ou parcialmente pelo menos um livro nos três meses que antecederam a pesquisa. Santa Catarina é o estado com maior proporção de leitores.
CONTUDO
II. Os leitores que leram total ou parcialmente pelo menos um livro nos três meses que antecederam a pesquisa ficou abaixo do verificado na edição anterior da pesquisa, quando a mesma região registrou, aproximadamente, 58% de leitores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Observe a charge abaixo.
Disponível em: https://www.google.com/search?q=charge+sobre+o. Acesso em: 22 mar. 2024.
A charge acima faz referência a uma das características do sistema econômico que comanda atualmente as economias mundial e brasileira. Nesse sistema, sob efeito da propaganda, as pessoas passam a adquirir produtos muito além daquilo que necessitam. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE o nome deste sistema econômico e a situação apresentada na charge.
Leia as informações a seguir:
I.Angelina Jolie começou no cinema jovem, aos sete anos. Ela é filha do consagrado ator Jon Voight. Sua primeira aparição nas telas foi, justamente, em um filme estrelado pelo pai, "Lookin' to Get Out" (1982) (CNN, 2024).
II.A vencedora do Oscar, Gwyneth Paltrow, aproveitou o caminho pavimentado pelos pais, a atriz Blythe Danner ("Entrando Numa Fria") e o diretor Bruce Paltrow ("Duets: Vem Cantar Comigo"), para trilhar uma carreira de sucesso em Hollywood (CNN, 2024).
III.Ao lançar sua própria marca de roupas, Sasha Meneghel não titubeou ao falar sobre os privilégios de ser filha de famosos — ela é fruto da relação da apresentadora Xuxa com o modelo Luciano Szafir (G1, 2024).
IV.Sandy e Júnior: os dois filhos de Xororó, hoje com 40 e 39 anos, respectivamente, fazem sucesso desde criança, quando despontaram como uma dupla. Primeiro, eles entoavam hits sertanejos, que depois viraram para o pop. A dupla se separou em 2007, mas ambos seguiram na música com carreira solo (G1, 2024).
V.O pai de Pedro de Godoy Bueno, Edson de Godoy Bueno, foi presidente do grupo Amil, empresa de planos de saúde. A mãe, Dulce Pugliese de Godoy Bueno, é médica e está entre as mulheres mais ricas do Brasil. Pedro é presidente do grupo Dasa (DASA3), do setor de saúde (ESTADÃO, 2024).
VI.Bernard Arnault, bilionário à frente do conglomerado de luxo LVMH, que inclui as marcas Louis Vuitton e Moët & Chandon, e um dos homens mais ricos do mundo, nomeou seu filho, Frédéric, de apenas 29 anos, como novo CEO da divisão de relógios da empresa. O jovem executivo ingressou na TAG Heuer em 2017, assumiu como CEO em 2020 e agora passa a gerir toda a divisão de relógios, que tem as marcas Hublot e Zenith. A seu exemplo, cada um de seus irmãos ocupa posições de liderança em empresas do grupo (FORBES, 2024).
Os seis cenários descritos fazem alusão a um termo bastante em voga, que ilustra como os privilégios e o acesso desigual às oportunidades, que perpetuam as desigualdades sociais e econômicas e, em português, é:
Em fevereiro de 2024, a fundadora das lojas Magazine Luiza morreu aos 97 anos. Qual era o nome dela?
Observe a imagem a seguir:
(Obra de Eduardo Kobra – Etnias: Todos somos um. Rio de Janeiro, 2016.)
Ela é uma fotografia da obra “Todos somos um” de Eduardo Kobra; nela, o artista representa os povos nativos dos cinco continentes. O estilo artístico exemplificado pela obra tem como característica ser expressada em paredes com o uso tinta em spray e, as vezes, stencil, normalmente em espaços públicos. O contexto geralmente traz narrativas da cidade, envolvendo questões socias e propondo críticas e reflexões por meio da arte nos muros. O nome dado a tal expressão artística é:
As pesquisas relacionadas ao HIV têm demonstrado grandes avanços nos últimos anos, possibilitando que as pessoas soropositivas tenham cada vez mais qualidade de vida. Ainda assim, inúmeros desafios são enfrentados por quem recebe o diagnóstico; muitos deles associados à exclusão social gerada pela desinformação a respeito da forma de transmissão do vírus. O medo de ser marginalizado faz com que muitas pessoas fujam do diagnóstico, o que traz prejuízo à saúde do indivíduo e das pessoas que vivem ao seu redor. Considerando as formas de transmissão do HIV, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Sexo oral sem camisinha.
( ) Beijo no rosto ou na boca.
( ) Banheiro.
( ) Da mãe infectada para seu filho durante a amamentação.
( ) Picada de inseto.
( ) Talheres e copos.
A sequência está correta em
Viciados em redes sociais processam “gigantes da tecnologia” nos EUA
Centenas de famílias estão processando algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo – que, segundo elas, conscientemente expõem crianças a conteúdos e produtos prejudiciais. Uma das pessoas responsáveis pela ação explica por que estão tentando desafiar o poder do Vale do Silício. “Eu literalmente estava aprisionado pela dependência aos 12 anos. E não recuperei minha vida durante toda a adolescência.” Taylor Little desenvolveu uma dependência das redes sociais que levou a tentativas de suicídio e anos de depressão.
(Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/. Acesso em: 09/12/2023. Adaptado.)
Os problemas relacionados ao uso das telas são discutidos no mundo todo. Considerando as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) sobre o uso de telas na infância, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Evitar a exposição de crianças menores de 2 anos às telas sem necessidade.
( ) Limitar o tempo de telas das crianças com idades entre 2 e 10 anos, ao máximo, de três hora/dia, com supervisão de pais/responsáveis.
( ) Limitar o tempo de telas e jogos de videogames a cinco horas/dia, de adolescentes com idades entre 11 e 18 anos.
( ) Estimular o uso de televisão, computador, tablet, celular e smartphones nos locais comuns da casa.
( ) Em todas as idades, não utilizar telas durante as refeições e desconectar de uma a duas horas antes de dormir.
A sequência está correta em
Observe a imagem abaixo:
(Disponível em: https://www.google.com/search?q=popula%C3%A7%C3%A3o+brasileira. Acesso em: 07/03/2024).
Os dados acima, sobre a população brasileira, foram coletados pelo IBGE, a partir do Censo Demográfico, realizado em 2022. Analisando os dados da imagem dentre outros aspectos da população brasileira, segundo o censo do IBGE, é CORRETO afirmar que:
Texto I
Justiça Territorial: Expressões como justiça espacial ou territorial e justiça ambiental, permitem esclarecer o papel que valores éticos – solidariedade, respeito, cuidado, hospitalidade e responsabilidade, por exemplo –, bem como emoções morais – empatia, indignação, humilhação, amor e nostalgia, entre outras –, desempenham no processo de produção social do espaço. [...] As injustiças sociais têm sempre uma dimensão espacial de modo que as injustiças sociais não podem ser abordadas sem que seja considerada igualmente sua dimensão espacial. [...] Concebemos a justiça territorial como a situação socioespacial na qual os vetores que promovem espaços opressores são, efetivamente, combatidos e eliminados ou, idealmente, não existem. Parece lícito conceber a opressão como a figura central da injustiça, isto é, como um dos seus modos de existência.
LIMA, Ivaldo. Em favor da Justiça Territorial: o encontro entre geografia e ética. Rio de Janeiro: Revista Política e Planejamento Regional / RPPR, Vol. 7, n.2, 2020, p. 130 e 132. Disponível em: https://revistappr.com.br/artigos/publicados/Emfavor-da-Justica-Territorial-o-encontro-entre-geografia-e-etica- .pdf. Acesso em: 10 abr. 2024. Adaptado.
Texto II
Notícia do dia 10 de abril de 2024: Um homem, de 28 anos, foi preso na noite de quarta-feira por suspeita de participação na morte de uma jovem em Volta Redonda (Rio de Janeiro). Segundo a Polícia Civil, testemunhas descreveram que um homem usando uma camisa de time de futebol foi o responsável por chamar a vítima, atraindo sua atenção para a rua em que ocorreu o assassinato. Com a descrição do suspeito, os agentes o localizaram e o prenderam próximo ao local do crime. [...] Ainda de acordo com a Polícia Civil, o suspeito relatou em depoimento que, mesmo sendo morador do bairro, é colaborador de uma facção rival do local. [...] O preso, que já possui sete anotações criminais, foi recolhido ao sistema penitenciário, onde permanecerá acautelado e à disposição da Justiça.
Disponível em: https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costaverde/noticia/2024/04/11/preso-suspeito-de-envolvimento-emassassinato-de-jovem-em-volta-redonda.ghtml. Acesso em: 10 abr. 2024. Adaptado.
Com base na leitura, conclui-se que o conteúdo do Texto I se aplica conceitualmente à explicação do fato descrito no Texto II, indicando uma injustiça territorial, porque:
“Ataque à escola: adolescentes são mais vulneráveis a ideologias extremistas?
[...]
Um jovem de 17 anos foi detido pela polícia após arremessar uma __________ pela janela de uma escola na manhã desta segunda-feira, (13/02), em __________, cidade no interior de São Paulo.
O artefato danificou materiais de um banheiro, mas ninguém ficou ferido.
O adolescente usava uma braçadeira com a suástica, símbolo ligado ao nazismo, foram encontrados outros materiais alusivos à ideologia extremista em sua casa, além de uma arma de airsoft”.
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cg3y8pw22v1o
“O PL 2630/2020, também conhecido como PL das Fake News, debate a regulação das plataformas digitais e coloca em disputa interesses de diferentes grupos políticos e setores da sociedade. De um lado, há quem defenda que a proposta visa controlar conteúdos que contenham notícias falsas, por outro lado, há quem acredite que trata-se de uma censura e fim da liberdade de expressão” (HENRIQUE, Layane. PL das Fake News: os 10 pontos principais para entender o projeto de lei. Politize. 2023).
O Projeto de Lei de autoria do Senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) e relator o deputado federal
Orlando Silva (PCdoB – SP) estabelece regulamentações para controlar as notícias falsas.
As alternativas abaixo cita alguns dos pontos principais do projeto, exceto:
“Em fevereiro de 2024,....................realizaram o seu primeiro pouso.................... em mais de............ anos. A missão aconteceu com o módulo Odysseus, apelidado de “Odie”, e não tinha tripulação”
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
No que se refere a aspectos gerais da América do Sul, julgue o item.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) creditou
o crescimento dos casos de dengue em países
da América do Sul ao contexto da desigualdade
socioeconômica e da falta de saneamento básico em
bairros das principais metrópoles.