Questões de Concurso
Sobre descolonização afro-asiática : novos estados, nova arena internacional em história
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( ) Após a independência, o governo indiano decidiu pela unificação do território, promovendo a coexistência religiosa de hindus e muçulmanos.
( ) Uma das consequências da colonização britânica foi a permanência do sistema monárquico, que, mesmo após a independência, continuou sendo o sistema político adotado pela Índia até os dias atuais.
( ) O enfraquecimento da Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial foi visto pelos indianos como uma oportunidade para pressionar as autoridades britânicas pela conquista da independência.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
I. O comércio transaariano foi essencial para a formação dos reinos da África Ocidental, viabilizando a circulação de ouro, sal e conhecimento entre as regiões subsaariana e mediterrânea.
II. O Reino de Gana, consolidado no século X, foi o primeiro grande império da África Ocidental, mas foi eclipsado pelo Reino de Mali após a ascensão de Sundiata Keita no século XIII.
III. A expansão do Reino de Songai no século XV ocorreu sob o comando de Sonni Ali, mas foi interrompida pelas invasões árabes, que fragmentaram o império no início do século XVI.
IV. O tráfico transatlântico de escravos, iniciado pelos portugueses no século XV, provocou o declínio econômico e demográfico das populações africanas, consolidando a dependência colonial no século XIX.
V. As independências africanas no século XX foram precedidas por intensos movimentos pan-africanistas que buscaram reverter as estruturas políticas, econômicas e sociais impostas pelo colonialismo europeu.
Assinale a alternativa correta:
Em relação à dinâmica da formação das sociedades humanas na Pré-história e à história das sociedades africana, americana e europeia, julgue o item a seguir.
Na história recente da África, eventos como a Primavera Árabe e os processos de democratização e instabilidade política em diversos países desse continente têm resultado em questões de migração e impactado as políticas econômicas globais.
Em relação à dinâmica da formação das sociedades humanas na Pré-história e à história das sociedades africana, americana e europeia, julgue o item a seguir.
Na segunda metade do século XX, a Guerra Fria dividiu o mundo em dois blocos ideológicos principais e, com isso, teve um grande impacto sobre as Américas, a Ásia e a Europa, ficando apenas a África ilesa da disputa entre a União Soviética e os Estados Unidos da América.
Raphael Spode e, Gabriel G. Xavier. Abordagens clássicas das relações internacionais. São Paulo: Conceito Editorial, 2012, p. 23 (com adaptações).
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) o item a seguir, referentes ao período entre as duas guerras mundiais, à Segunda Guerra Mundial e a declarações da Organização das Nações Unidas (ONU).
A forma como o Saara Ocidental foi deixado pelo governo espanhol conforma-se aos termos da Carta da ONU, na declaração relativa a territórios sem governo próprio, já que os povos daquele território tinham plena capacidade de se governarem.
A descolonização foi um processo histórico tão rápido e tão complexo quanto a partilha no final do século XIX. Suas causas estão, em parte, fora da África, na mudança da correlação de forças políticas internacionais e, também, nas transformações estruturais das necessidades do capital, que agora tinha muito menos interesse na extração de riquezas que caracterizou o sistema colonial na África. Em parte, as negociações atingiram o estágio de uma nova aliança entre a emergente classe dominante nativa e os negócios do Ocidente. Foi esse movimento que transformou as pequenas associações nacionalistas do período anterior à guerra em agências políticas dinâmicas de luta contra o poder estatal.
FREUND, Bill. The making of contemporary Africa: the development of african society since 1800. Londres: MacMillan Press, 1998, pp.202/3.
Com base no trecho, avalie se as afirmativas a seguir descrevem corretamente ideologias que contribuíram para os movimentos independentistas no continente africano.
I. O Culturalismo ancestral refere-se ao surgimento de uma consciência africana internacional, que resultou na formação de estados nacionais no continente que rompiam com as fronteiras impostas pelos países europeus colonizadores.
II. O Pan-africanismo refere-se ao surgimento de uma consciência de que todas as pessoas de origem africana têm uma herança cultural comum, que resultou em um intenso intercâmbio cultural entre africanos e negros americanos, contribuindo para a difusão de ideias independentistas.
III. O Socialismo refere-se ao surgimento de uma consciência de libertação dos povos oprimidos, que resultou na adaptação do socialismo à realidade do continente africano, e contou com o apoio da União Soviética, principalmente nas áreas de ensino e pesquisa.
Está correto o que se afirma em

Árvore de Baobá. Disponível em: https://br.freepik.com/fotos-premium/arvore-baoba-africa-paisagem-madagascar-natureza-arvores-baoba-abstrata-generativa-ilustracao-ai_41540350.htm. Acesso em: 02 fev.2024
O Baobá, árvore que pode ser encontrada na África, é considerado um símbolo da resistência do povo negro. Por sua grande robustez e capacidade de sobreviver por séculos, pode ser visto como reflexo do desejo dos povos africanos em continuar sua presença no tempo e no espaço.
No início do século XX, os países da África e da Ásia viam-se em uma situação de dependência frente às metrópoles colonizadoras, e, também atrasados em relação a outros continentes, no que diz respeito a avanços tecnológico, industrial e econômico. Nessa perspectiva, os povos passaram a buscar sua independência, em um processo que historicamente é conhecido como descolonização.
Sobre a temática, assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta sobre o processo de descolonização afro-asiática.
Sobre o período da chamada “descolonização” do continente africano, a partir de 1960, é correto afirmar:
De acordo com a obra de VISENTINI, RIBEIRO e PEREIRA, em relação à organização social da África pré‐colonial, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A África pré‐colonial se dividia em grandes reinos ou impérios que funcionavam com uma organização política e socioeconômica assentada em estruturas específicas, cujo núcleo de base é a família estendida.
( ) A sociedade africana tradicional era dividida em várias categorias sociais ou castas, que exerciam, de forma exclusiva, uma função ou uma atividade socioeconômica específica. Portanto, as sociedades da África pré‐colonial eram organizadas conforme uma ordem patrimonial ou matrimonial.
( ) A unidade de base da organização social são as megalópoles.
ESTATUTO da Frente Popular pela Libertação de Saguía el Hamra e Río de Oro (Frente POLISÁRIO). Art.1 (traduzido), com adaptações.
No que se refere ao processo de descolonização do Saara Ocidental, julgue (C ou E) o item a seguir.
Logo após tornar-se membro da Organização das Nações Unidas (ONU), a Espanha decidiu transformar todas as suas colônias, incluindo o Saara Ocidental e Ifni, em províncias, como tentativa de conter as crescentes pressões anticoloniais.
ESTATUTO da Frente Popular pela Libertação de Saguía el Hamra e Río de Oro (Frente POLISÁRIO). Art.1 (traduzido), com adaptações.
No que se refere ao processo de descolonização do Saara Ocidental, julgue (C ou E) o item a seguir.
Em resposta à solicitação formulada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1974, a Corte Internacional de Justiça, em opinião consultiva exarada no ano seguinte, concluiu que, à época da colonização espanhola, existiam laços jurídicos, mas não relação de soberania, entre a população saaraui e o Reino do Marrocos e a entidade mauritana, antecessora da República Islâmica da Mauritânia.
ESTATUTO da Frente Popular pela Libertação de Saguía el Hamra e Río de Oro (Frente POLISÁRIO). Art.1 (traduzido), com adaptações.
No que se refere ao processo de descolonização do Saara Ocidental, julgue (C ou E) o item a seguir.
Depois de o plebiscito realizado em 1975 concluir que a maioria da população saaraui apoiava a incorporação do território ao Reino do Marrocos, centenas de milhares de marroquinos decidiram espontaneamente rumar para o Saara Ocidental no episódio conhecido como a Marcha Verde, em alusão à cor do Islã.
ESTATUTO da Frente Popular pela Libertação de Saguía el Hamra e Río de Oro (Frente POLISÁRIO). Art.1 (traduzido), com adaptações.
No que se refere ao processo de descolonização do Saara Ocidental, julgue (C ou E) o item a seguir.
A República Árabe Saaraui Democrática (RASD), entidade que disputa com o Marrocos a soberania sobre o território do Saara Ocidental, não é reconhecida pelas Nações Unidas e nem por nenhuma outra organização internacional.
No contexto da descolonização do continente africano, uma das últimas regiões a conquistar independência foi a que se encontrava sob dominação portuguesa. Pode-se dizer que o estopim do processo de libertação dessas colônias portuguesas, em meados da década de 1970, foi
( ) Considerando que a Partilha da África criou divisões arbitrárias e fronteiras territoriais sem levar em conta as diferenças étnicas dos africanos, preconizava a necessidade de organizar federações regionais de Estados independentes, preparando uma futura constituição dos Estados Unidos da África.
( ) Os primeiros congressos pan-africanos (1919-1945) defendiam a luta contra o analfabetismo e a subnutrição, denunciando a instalação de europeus em terras africanas agricultáveis e as divisões territoriais realizadas com o objetivo de impedir a união dos povos africanos.
( ) O Pan-Africanismo conduziu a tentativas de reagrupamentos políticos, de curta duração, de novos Estados surgidos nas décadas de 1950 e 1960, sendo os casos de Guiné e Gana (1958-1960), da Federação da África Central (unindo Zâmbia e Malavi, em 1959), da união de Guiné, Gana e Mali (1960-1962), entre outras.
( ) A Negritude foi definida como o conjunto de valores culturais, econômicos, sociais e políticos que caracterizam os povos negros, colocando em pauta que a independência política também implicava a rejeição dos valores culturais dos colonizadores e, dessa forma, a valorização dos valores africanos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: