Questões de Concurso
Comentadas sobre guerra fria e seus desdobramentos em história
Foram encontradas 291 questões
Entre as razões que levaram os EUA a embargarem Cuba na década de 1960, está
As décadas de 60 e 70 do século XX manifestaram intensas movimentações nos países do hemisfério Sul da América: de um lado a consolidação da participação política e econômica das multinacionais e dos capitais estrangeiros, e de outro as mobilizações populares em resposta às novas dinâmicas, com petições de manutenção dos direitos trabalhistas, reforma agrária e melhor distribuição das riquezas. Em meio a esse cenário, olhando por uma perspectiva global, as duas maiores potências da época evidenciavam a geopolítica no qual o mundo estava submetido. O bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos buscava frear a ampliação da influência política e econômica da socialista União Soviética, configurando-se um período de tensão pela disputa tecnológica e armamentista, que não resultou em um conflito direto entre eles, mas na participação dos conflitos entre os seus aliados e governos satélites do Terceiro Mundo. Diante desse contexto é que se inserem os golpes militares nos países da América Latina.
(VIZENTINI, Paulo G. F., 2000, p. 195-226.)
Os Estados Unidos já mantinham relações econômicas e diplomáticas com os países latino-americanos desde a Segunda Guerra Mundial, pelo fornecimento de armas em troca da defesa do continente e treinamentos militares dos exércitos desses países, durante o período beligerante. Em relação aos governos militares latino-americanos:
Assinale a alternativa correta.
Tomando por referência noções sobre esse assunto, analise as afirmações a seguir e atribua V, caso verdadeira, ou F, caso falsa:
A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é
A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial. Mais que isso: apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas sobretudo do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial, que equivalia a um equilíbrio de poder desigual mas não contestado em sua essência. A URSS controlava uma parte do globo, ou sobre ela exercia predominante influência — a zona ocupada pelo Exército Vermelho e/ou outras Forças Armadas comunistas no término da guerra — e não tentava ampliá-la com o uso de força militar. Os EUA exerciam controle e predominância sobre o resto do mundo capitalista, além do hemisfério norte e oceanos, assumindo o que restava da velha hegemonia imperial das antigas potências coloniais. Em troca, não intervinha na zona aceita de hegemonia soviética.
HOBSBAWM, E. Era dos Extremos: breve século XX. 1914-1991. São Paulo.
Sobre as forças militares na Guerra Fria é CORRETO afirmar que, respectivamente, representavam o bloco americano e o bloco soviético:
[...] no mundo em que agora vivemos, qualquer “meta discurso”, qualquer teoria global, tornou-se impossível de sustentar devido ao colapso da crença nos valores de todo tipo e em sua hierarquização como sendo universais, o que explicaria o assumido niilismo intelectual contemporâneo, com seu relativismo absoluto e sua convicção de que o conhecimento se reduz a processos de semiose e interpretação (hermenêutica) impossíveis de ser hierarquizados de algum modo que possa pretender ao consenso.
C. F.; VAINFAS, R. (Org.). Domínios da história: Ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. p.15.
A partir do trecho apresentado, marque V de VERDADEIRO para as afirmativas que interpretem de maneira CORRETA o pensamento dos autores e F de FALSO para as interpretações INCORRETAS:
( ) A análise feita reflete o mundo conhecido como da pós-modernidade. ( ) A reflexão realizada diz respeito ao mundo bipolar da Guerra Fria. ( ) A contemporaneidade evidencia a desvalorização das grandes teorias globais. ( ) O mundo da representação semiótica relativiza a busca da verdade.
Está CORRETA a sequência:
Julgue o item a seguir.
O socialismo é uma ideologia política e econômica que
busca criar uma sociedade sem classes, onde os meios
de produção são de propriedade comum e controlados
pelo povo. Seu objetivo final é eliminar todas as formas
de desigualdade e exploração.
Julgue o item que se segue.
Durante a Guerra Fria, as estratégias de dissuasão
nuclear, como a Doutrina de Destruição Mútua
Assegurada (MAD), foram desenvolvidas para evitar um
conflito direto entre os Estados Unidos e a União
Soviética, promovendo um equilíbrio de terror que
desencorajava ambas as partes de iniciarem uma guerra
nuclear.
Julgue o item que se segue.
Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos e a União
Soviética estabeleceram uma aliança secreta para
combater o avanço do nacionalismo em países do
Terceiro Mundo, visando manter o equilíbrio de poder
global.
Julgue o item que se segue.
Durante a Guerra Fria, os conflitos regionais, como as
guerras na Coreia e no Vietnã, foram influenciados pela
rivalidade entre os Estados Unidos e a União Soviética,
que apoiavam diferentes lados em conflitos ideológicos e
geopolíticos, levando a um aumento da instabilidade e
tensão global.
Falando do problema da periodização, se adoptarmos este paradigma político, podemos percorrer a história do mundo contemporâneo através de um determinado esquema interpretativo que inclui certas etapas, mas se adoptarmos outras abordagens, a história muda. Dou um exemplo banal. Entre 1930 e 1950, a Europa Ocidental viveu dois momentos históricos diferentes. No plano político, entre as duas guerras, surgiu o fascismo, enquanto no segundo pós-guerra se iniciou a construção da Comunidade Europeia. No entanto, do ponto de vista do consumo, não há grande diferença entre 1930 e 1950: o nível de vida dos europeus é semelhante, enquanto entre europeus e americanos a diferença é enorme. Ao mesmo tempo, o sistema político continua a ser o que corresponde à Guerra Fria. Um outro problema surge quando se tenta periodizar. A periodização implica sempre um observatório que a historiografia universaliza muitas vezes de forma acrítica, com base numa singularidade: a do mundo ocidental. Os estudos pós-coloniais ajudam-nos a repensar certas metodologias e a repensar a nossa maneira de fazer as coisas.
Adaptado de: MODONESI, Massimo, Historia, memoria y política Entrevista con Enzo Traverso, Andamios 4, n.8, 2008, pp. 246-247.
Com base na entrevista, assinale a afirmativa que menciona corretamente a postura de Enzo Traverso sobre a periodização na História.
I. Apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, um confronto direto entre os Estados Unidos e a União Soviética não chegou de fato ocorrer;
II. Os governos das duas superpotências aceitaram de certo modo, a distribuição global de forças;
III. A crise dos mísseis cubanos em 1962, por alguns dias deixou o mundo à beira de um confronto real entre as duas superpotências, o que poderia tornar-se um apocalipse nuclear;
IV. Um dos capítulos mais conhecidos da Guerra Fria foi a Corrida Espacial. Os EUA deram o primeiro passo, em 4 de outubro de 1957, quando lançaram o primeiro satélite em órbita, o Sputnik 1.
Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
1. A partir de 1957, quando a URSS lança com sucesso o Sputnik, os Estados Unidos da América e a União Soviética (URSS) disputaram a hegemonia na exploração do espaço, assim conhecida como “Corrida Espacial”.
2. A disputa foi “vencida” pelos Estados Unidos, ao tornar Yuri Gagarin o primeiro ser humano a viajar pelo espaço.
3. A Corrida Espacial é um dos episódios da “Guerra Fria” , conflito político-ideológico que marcou os anos pós Segunda Guerra Mundial.
4. A instalação de foguetes russos em Cuba e a sua destruição pelo bombardeio da Força Aérea norte-americana, ordenado por John Kennedy, marca o fim da “Guerra Fria” e o início do predomínio dos Estados Unidos na política mundial.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A respeito do regionalismo econômico intervencionista implementado no pós-guerra, analise as afirmativas a seguir:
I. A formação da Comunidade Econômica Europeia (CEE) e da Associação Europeia de Livre Comércio (AELC), apesar de ocorrer em momentos distintos, organizou-se de forma igualitária no objetivo de buscar o equilíbrio dos interesses políticos e econômicos liberais das nações europeias.
II.A criação da Comunidade Econômica Europeia (CEE) inspirou a criação da Associação Latino-Americana de Livre Comércio (Alalc), em 1960. No entanto, as propostas de integração latino-americanas tinham um objetivo mais ambicioso do que o modelo europeu, na medida em que se colocavam explicitamente a serviço de um projeto econômico e político de desenvolvimento.
III.O Acordo Geral sobre Tarifas Aduaneiras e Comércio (GATT), criado em 1947, foi um acordo multilateral que teve como propósito o estabelecimento de uma política econômica protecionista que colaborou com o desenvolvimento dos países signatários,
IV.A Organização Europeia de Cooperação Econômica (OECE) foi criada em 1948, em resposta às preocupações de ordem geopolítica e econômica dos EUA, que visavam conter o comunismo na Europa e impedir que os países europeus se fechassem sobre si mesmos.
É correto o que se afirma em:
"A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como a Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito particular."
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. O breve século XX, 1914-1991. 2a ed., São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 224.
A respeito dos acontecimentos que se sucedem no contexto histórico pós-segunda guerra mundial, é correto afirmar que:
A Segunda Guerra Mundial está relacionada com a expansão do totalitarismo na Europa, como o nazismo e o fascismo. Diante desse cenário histórico é correto afirmar:
Conforme HOBSBAWM, no contexto da Guerra Fria, quando a URSS obteve as armas nucleares, é CORRETO afirmar que isso conduziu claramente a: