Questões de Concurso
Sobre imperialismo e colonialismo do século xix em história
Foram encontradas 169 questões
Evocando o rio Congo (Zaire) como “uma linha de partida”, o geógrafo Gilles Sautter sublinhou notavelmente o papel do majestoso rio da África Central: “o Congo não é apenas, por seus canais e suas grandes ilhas, um mundo original justaposto às áreas [vizinhas]. Ele representa também, para essas últimas, um fator de coordenação e de integração regional. Sua influência é ao mesmo tempo direta, como fonte reguladora de água, e indireta, como grande via navegável, oferecida às iniciativas humanas.”
(Sauter, R, 2010. 1208, p.)
A atual República Democrática do Congo foi uma colônia belga entre 1885 e 1960. Nesse período:
Entre essas medidas, estava:
O capitalismo monopolista é resultante de um processo de grande aumento da indústria e também da concentração da produção em empresas que se tornam cada vez maiores, e que, ao alcançarem seu mais alto nível de desenvolvimento, necessitam da reunião – numa só empresa – dos mais diferentes ramos industriais combinados. Criam-se, portanto, os monopólios. O surgimento dos monopólios é uma lei geral que identifica o chamado estágio superior do capitalismo, ou melhor, o imperialismo como fase superior do desenvolvimento capitalista mundo afora.
(POULANTZAS, Nicos., 2007.)
O imperialismo, visto como fase superior do desenvolvimento capitalista, apresenta algumas características fundamentais; dentre elas é possível destacar:
Fonte: MARQUESE, Rafael de Bivar. Feitores do corpo, missionários da mente: senhores letrados e o controle dos escravos nas Américas, 1660-1860. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 45.
A partir da expansão da produção açucareira nas Antilhas Francesas e Inglesas, bem como na Colônia Portuguesa, no século XVII, aumentou, cada vez mais, a necessidade de justificativa do governo dos escravizados. Entre as formas legitimadoras desse tipo trabalho estavam:
A análise da charge e os conhecimentos sobre a evolução do sistema capitalista permitem afirmar:
O nacionalismo político e o imperialismo protagonizados pelas potências mundiais, a partir de meados do século XIX:
A chamada acumulação primitiva de capital foi um dos fatores para o salto tecnológico e produtivo que facultaram à Revolução Industrial, levando a Grã-Bretanha a manter a liderança no comércio marítimo e, posteriormente, a alcançar a hegemonia mundial durante o século XIX. A respeito do processo de acumulação ocorrido no território britânico, é CORRETO afirmar que:
Considerando as principais características históricas do continente Africano no século XIX, analise as assertivas abaixo:
I. A expansão imperialista aconteceu em um processo de mundialização, com determinações capitalistas de época. Portanto, os países colonizadores conquistaram bases estratégicas que assegurassem o domínio marítimo para a consolidação dos objetivos expansionistas.
II. A prática da exploração no século XIX, na África, foi conduzida pelos países Europeus industrializados, com grande destaque para a Inglaterra.
III. Japão e Estados Unidos exerceram a prática imperialista nas chamadas regiões de influências, na costa oriental da Ásia, ramificando para a América Latina.
IV. A França e a Rússia praticamente não participaram do processo de colonização africana, uma vez que suas intenções comerciais, nesse período, eram obter especiarias de gêneros tropicais.
Quais estão corretas?
A expansão imperialista e neocolonial está associada às transformações que o capitalismo vivenciou a partir da segunda metade do século XIX.
Sobre esse processo histórico, cujas consequências atingiram o mundo todo e têm resultados até os dias atuais, é CORRETO afirmar que
Assinale a alternativa que demonstra porque a Conferência de Berlim (1884-1885) gerou consequências nefastas para a história do continente africano:
” Capítulo IV. – Ata de Navegação do Congo. [...] Artigo 25. – As disposições da presente Ata de navegação permanecerão em vigor em tempo de guerra. Em consequência, a navegação de todas as nações, neutras ou beligerantes, será livre, em todo tempo, para o comércio no Congo, suas ramificações, seus afluentes e suas embocaduras, assim como sobre o mar territorial circundante e livre, em todo tempo, para uso do comércio nas embocaduras desse rio. O tráfego permanecerá igualmente livre, não obstante o estado de guerra, sobre suas estradas, via férreas, lagos e canais mencionados nos artigos 15 e 16. Não será feita exceção a esse princípio senão no que concerne ao transporte dos objetos destinados a um beligerante, e considerados em virtude do direito dos povos, como artigos de contrabando de guerra. Todas as obras e estabelecimentos criados na execução da presente Ata, especialmente as repartições de arrecadação e suas caixas, como ainda o pessoal ligado de maneira permanente ao serviço desses estabelecimentos, serão colocados sob o regime de neutralidade e, por isso, serão respeitados e protegidos pelos beligerantes.” O trecho acima faz referência a um evento considerado definidor para a ocupação neocolonialista do continente africano conhecido como:
“Em quase todos os lugares do mundo não europeu a chegada do homem branco gerou algum tipo de resistência, reação que culminou no grande movimento de descolonização em todo o Terceiro Mundo”. (SAID, 2011). No contexto das descolonizações, entre o final do século XIX e durante o século XX além da resistência armada, houve também um empenho considerável na:
O(a) _________ encerrou formalmente a Primeira Guerra do Ópio de três anos entre a Grã-Bretanha e a China. Este(a) foi assinado(a) em 29 de agosto de 1842, pelos respectivos diplomatas investidos do poder de agir em nome de seus governos. O tenente-general Sir Henry Pottinger, que mais tarde se tornou o primeiro governador de Hong Kong, atuou nesse papel em nome da rainha Vitória, enquanto três diplomatas chineses chamados Keying, Elepoo e Niukien assinaram em nome do imperador Daoguang da dinastia Qing.
Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os fatores relacionados à política imperialista norte americana.
Coluna 1
1. Política do Big Stick.
2. Diplomacia do Dólar.
3. Doutrina Monroe.
Coluna 2
( ) Antevê o impedimento da invasão dos países americanos por europeus.
( ) Tinha a característica de evitar conflito e mostrar o poderio militar.
( ) Carregava o pressuposto ideológico do Destino Manifesto dos Estados Unidos.
( ) Promoção no exterior por meio do incentivo ao investimento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre o Imperialismo, movimento de expansão e exploração colonial das grandes potências sobre os povos considerados atrasados, ocorrido no século XIX, podemos afirmar que:
HOBSBAWM, Eric. A Era dos Impérios. 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. p. 95.
O processo histórico da expansão imperialista europeia no século XIX, descrito no texto por Hobsbawm, pode ser caracterizado
I. A vinda da Corte Portuguesa para o Brasil foi uma consequência direta das Guerras Napoleônicas.
II. A instalação da Corte no Brasil levou à abertura dos portos brasileiros às nações amigas.
III. A transferência da Corte resultou em melhorias na infraestrutura e na administração colonial.
IV. A permanência da Corte Portuguesa no Brasil foi breve e não teve impacto significativo.
V. A chegada da Corte incentivou o desenvolvimento de instituições culturais e científicas no Brasil.
Assinale a alternativa correta:
Legenda: Forças Qing de soldados chineses em 1899-1901. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/ Ficheiro:Chinese_soldiers_1899_1901.jpg. Acesso: 09 abr. 2024.
O mundo ocidental, em 1900, ficou chocado com as dimensões e as consequências da rebelião dos Boxers. Seu caráter anti-imperialista, anticristão e anticolonial resultava diretamente das relações entre os europeus e o governo imperial chinês. Os boxers reagiam contra
I os privilégios comerciais concedidos aos comerciantes estrangeiros.
II a destruição de cemitérios chineses para dar lugar às ferrovias e linhas telegráficas alemãs.
III o direito de residência e de pregação em qualquer lugar da China, desfrutado pelos missionários europeus.
IV aos acordos explícitos de nações estrangeiras dividindo, entre si, o território chinês.
V a corrupção da dinastia Qing e sua aceitação de uma nova forma de governo com feições ocidentais.
Assinale a opção que contém apenas as assertivas corretas
I- Historiadores do século XIX, ligados a Escola Metódica, tinham a concepção de que o documento histórico era, em sua essência, o texto escrito. Precisava-se apenas ter garantia de sua autenticidade. II- Com o advento da Escola dos Annales, na primeira metade do século XX, há um alargamento da noção de fonte histórica. Para Bloch na medida que há ampliação do campo do historiador, amplia-se a tipologia de sua fonte. III- Hegemonicamente, os historiadores de hoje, entendem documento histórico como prova, uma visão objetiva da história que se faz presente inclusive no espaço escolar. Há uma preocupação essencial com a autenticidade e o documento por si só, já fala. Não há subjetividade na construção histórica.
É CORRETO o que se afirma apenas em: