Questões de Concurso Sobre imperialismo e colonialismo do século xix em história

Foram encontradas 183 questões

Q3219352 História

O "Fardo do Homem Branco", um termo cunhado por Rudyard Kipling, era utilizado para justificar qual prática no século XIX?

Alternativas
Q3183040 História
“O empreendimento colonizador foi um dos objetivos mais persistentemente perseguido pelo governo __________, que nele investiu enormes recursos, assegurando aos colonos o pagamento de transporte, facilidades de instalação e de manutenção e concessões de terras. Condições semelhantes jamais foram oferecidas a populações caipiras brasileiras, que, então, formavam grandes massas marginalizadas pelo latifúndio. A população gringa resultante do empreendimento da colonização branqueadora ocupa, hoje, uma vasta ilha nos centros dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (...)” (Ribeiro, 1995).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q3179414 História
O imperialismo e o neocolonialismo dos séculos XIX e início do XX foram marcados pela expansão das potências europeias sobre territórios na África e na Ásia, com profundas implicações políticas, econômicas e culturais.
Sobre esse processo, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3126007 História
Leia o texto que segue abaixo:
A diáspora africana é o nome dado a um fenômeno caracterizado pela imigração forçada de africanos, durante o tráfico transatlântico de escravizados. Junto com seres humanos, nestes fluxos forçados, embarcavam nos tumbeiros (navios negreiros) modos de vida, culturas, práticas religiosas, línguas e formas de organização política que acabaram por influenciar na construção das sociedades às quais os africanos escravizados tiveram como destino. Estima-se que durante todo período do tráfico negreiro, aproximadamente 11 milhões de africanos foram transportados para as Américas, dos quais, em torno de 5 milhões tiveram como destino o Brasil.
Fonte:https://www.gov.br/palmares/pt-br/assuntos/noticias/diasporaafricana-voce-sabe-o-que-e (Último acesso dia 21/10/2024 às 19 horas).

Considerando as informações apresentadas no fragmento acima e o contexto que marcou a expansão da escravidão e do tráfico de escravizados, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3126006 História
(…) O imperialismo é um capitalismo na fase de desenvolvimento, quando tomou corpo a dominação dos monopólios e do capital financeiro, quando ganhou significativa importância a exportação de capitais, quando se iniciou a partilha do mundo pelos trustes internacionais e terminou a repartição de toda a terra entre os países capitalistas mais importantes.
Fonte: HOBSON, J.A. apud BRUIT, Hector. O imperialismo. São Paulo: Atual, 1994, p. 6.
No contexto dos anos finais do século XIX, a expansão imperialista ocorreu em virtude da (o):
Alternativas
Q3122110 História
O imperialismo do século XIX levou as potências europeias a expandirem seus territórios na África e na Ásia. Qual dos motivos a seguir foi um dos principais impulsionadores dessa expansão imperialista? 
Alternativas
Q3108084 História

Imagem associada para resolução da questão


“Tinha cinco metros o mapa que dominou o encontro em Berlim, que teve lugar na Chancelaria do Reich. Mostrava o continente africano, com rios, lagos, nomes de alguns locais e muitas manchas brancas.

Quando a Conferência de Berlim chegou ao fim, a 26 de fevereiro de 1885, depois de mais de três meses de discussões, ainda havia grandes extensões de África onde nenhum europeu tinha posto os pés”.


Disponível em:

https://www.dw.com/pt-002/confer%C3%AAncia-de-berlimpartilha-de-%C3%A1frica-decidiu-se-h%C3%A1-130- anos/a-18283420. Acesso em: 24 nov. 2024.


Um dos principais objetivos dessa Conferência era:


Alternativas
Q3105311 História
Acerca do colonialismo, do imperialismo e das políticas de dominação nos séculos XIX e XX, julgue (C ou E) o item seguinte.
Uma das concepções de mundo dominante na elite europeia do último terço do século XIX, o darwinismo social foi adotado para combater tanto o ideal de livre concorrência nos mercados internos quanto as lutas externas imperialistas das nações do velho continente.
Alternativas
Q3105310 História
Acerca do colonialismo, do imperialismo e das políticas de dominação nos séculos XIX e XX, julgue (C ou E) o item seguinte.
O incremento de tarifas protecionistas na Europa ao final do século XIX não só transformou economias nacionais em economias rivais, como também explicitou a convergência entre política e economia por meio da ação do Estado, o que estimulou a corrida neocolonial.
Alternativas
Q3105309 História
Acerca do colonialismo, do imperialismo e das políticas de dominação nos séculos XIX e XX, julgue (C ou E) o item seguinte.
A Conferência de Bandung, realizada no contexto do pós-Segunda Guerra Mundial, foi pioneira ao reunir países do nascente Terceiro Mundo interessados em acelerar o processo de descolonização e construir estratégias de autonomia relativa frente às grandes potências globais.
Alternativas
Q3105308 História
Acerca do colonialismo, do imperialismo e das políticas de dominação nos séculos XIX e XX, julgue (C ou E) o item seguinte.

Ao realizarem a Conferência de Berlim, entre o final de 1884 e o início de 1885, as potências europeias concentraram esforços para constituir um instrumento legal que, ao mesmo tempo, garantisse a exploração europeia da África e respeitasse a diversidade cultural, linguística, religiosa, étnica e política dos povos locais.
Alternativas
Q3103308 História
O Imperialismo europeu na África conseguiu impor e consolidar a economia (neo)colonial, mas este quadro se estabeleceu como uma segunda fase, de modo geral, após a: 
Alternativas
Q3101006 História
No século XIX, ocorreu uma corrida imperialista em direção da África. Ingleses, franceses, italianos, alemães e belgas repartiram o continente entre si e assenhoraram-se de imensas riquezas.

Assinale a alternativa que identifica corretamente uma das causas desse processo.
Alternativas
Q3083329 História

Evocando o rio Congo (Zaire) como “uma linha de partida”, o geógrafo Gilles Sautter sublinhou notavelmente o papel do majestoso rio da África Central: “o Congo não é apenas, por seus canais e suas grandes ilhas, um mundo original justaposto às áreas [vizinhas]. Ele representa também, para essas últimas, um fator de coordenação e de integração regional. Sua influência é ao mesmo tempo direta, como fonte reguladora de água, e indireta, como grande via navegável, oferecida às iniciativas humanas.”

(Sauter, R, 2010. 1208, p.)


A atual República Democrática do Congo foi uma colônia belga entre 1885 e 1960. Nesse período:

Alternativas
Q3065895 História
Eric Hobsbawm afirmou que entre fins do século XIX e inícios do século XX, “a maior parte do mundo, à exceção da Europa e das Américas, foi formalmente dividida em territórios sob governo direto ou sob dominação política indireta de um ou outro Estado de um pequeno grupo: principalmente Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, EUA e Japão”.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. p. 94-95.

No fragmento acima, o autor se refere ao:
Alternativas
Q3064047 História
O discurso médico higienista, ocorrido entre o fim do Século XIX e o início do Século XX, propunha medidas para “limpar” as ruas das cidades, num projeto que visava segregar e afastar a população pobre dos grandes centros urbanos.
Entre essas medidas, estava: 
Alternativas
Q3025584 História

O capitalismo monopolista é resultante de um processo de grande aumento da indústria e também da concentração da produção em empresas que se tornam cada vez maiores, e que, ao alcançarem seu mais alto nível de desenvolvimento, necessitam da reunião – numa só empresa – dos mais diferentes ramos industriais combinados. Criam-se, portanto, os monopólios. O surgimento dos monopólios é uma lei geral que identifica o chamado estágio superior do capitalismo, ou melhor, o imperialismo como fase superior do desenvolvimento capitalista mundo afora.

(POULANTZAS, Nicos., 2007.)


O imperialismo, visto como fase superior do desenvolvimento capitalista, apresenta algumas características fundamentais; dentre elas é possível destacar:

Alternativas
Q3008360 História
“No caso específico da relação escravista, arguiu Godwyn, o batismo e o exercício das práticas religiosas, ao tornarem o escravo mais disciplinado, mais que compensariam os gastos envolvidos na sua conversão: sendo doutrinado, nos ofícios divinos dos domingos, no princípio da obediência aos poderosos, o cativo desempenharia suas tarefas ao longo da semana sem questioná-las”
Fonte: MARQUESE, Rafael de Bivar. Feitores do corpo, missionários da mente: senhores letrados e o controle dos escravos nas Américas, 1660-1860. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 45.
A partir da expansão da produção açucareira nas Antilhas Francesas e Inglesas, bem como na Colônia Portuguesa, no século XVII, aumentou, cada vez mais, a necessidade de justificativa do governo dos escravizados. Entre as formas legitimadoras desse tipo trabalho estavam:
Alternativas
Q2611837 História
[...] o fato maior do século XIX é a criação de uma economia global única, que atinge progressivamente as mais remotas paragens do mundo, uma rede cada vez mais densa de transações econômicas, comunicações e movimentos de bens, dinheiro e pessoas ligando os países desenvolvidos entre si e ao mundo não desenvolvido. [...] Sem isso não haveria um motivo especial para que os Estados europeus tivessem um interesse, um algo mais que fugaz nas questões, digamos, da bacia do Rio do Congo, ou tivessem se empenhado em disputas diplomáticas em torno de algum atol do Pacífico. Essa globalização da economia não era nova, embora tivesse se acelerado consideravelmente nas décadas centrais do século.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Impérios. 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. p. 95.

O processo histórico da expansão imperialista europeia no século XIX, descrito no texto por Hobsbawm, pode ser caracterizado
Alternativas
Q2574864 História
Sobre as transformações ocorridas na Europa no início do século XIX e a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil, considere as seguintes afirmações:

I. A vinda da Corte Portuguesa para o Brasil foi uma consequência direta das Guerras Napoleônicas.
II. A instalação da Corte no Brasil levou à abertura dos portos brasileiros às nações amigas.
III. A transferência da Corte resultou em melhorias na infraestrutura e na administração colonial.
IV. A permanência da Corte Portuguesa no Brasil foi breve e não teve impacto significativo.
V. A chegada da Corte incentivou o desenvolvimento de instituições culturais e científicas no Brasil.

Assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: A
5: A
6: B
7: E
8: E
9: C
10: C
11: E
12: B
13: D
14: D
15: D
16: B
17: A
18: C
19: A
20: E