Acerca do colonialismo, do imperialismo e das políticas de d...
Uma das concepções de mundo dominante na elite europeia do último terço do século XIX, o darwinismo social foi adotado para combater tanto o ideal de livre concorrência nos mercados internos quanto as lutas externas imperialistas das nações do velho continente.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: Errado
darwinismo social se caracterizou como outra teoria que legitimou o discurso ideológico europeu para dominar outros continentes
Errado.
O darwinismo social não foi adotado para combater o ideal de livre concorrência nos mercados internos ou as lutas externas imperialistas, mas sim para justificá-las. Baseado nas teorias de Charles Darwin sobre a seleção natural, o darwinismo social foi distorcido para sugerir que as desigualdades sociais, econômicas e raciais eram naturais e inevitáveis. Ele foi usado para legitimar a dominação imperialista e a exploração colonial, defendendo que as nações e povos mais "fortes" (geralmente os europeus) estavam destinados a subjugar os mais "fracos" (povos colonizados). Portanto, essa ideologia estava em alinhamento com as políticas imperialistas e não contra elas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo