Questões de Concurso Sobre independências das regiões hispano-americanas: méxico, américa central e américa do sul em história

Foram encontradas 78 questões

Q3163347 História

O sistema colonial implantado nas Américas pelos europeus moldou o espaço e a economia das colônias. Analise as afirmativas sobre o sistema colonial:



I. A colonização portuguesa no Brasil foi inicialmente marcada pela extração do pau-brasil, realizada com o auxílio de mão de obra indígena.


II. A adoção do sistema de plantation, baseado em grandes propriedades, monocultura e trabalho escravizado, foi essencial para a produção de açúcar no Brasil.


III. As colônias inglesas na América do Norte adotaram o mesmo sistema econômico das colônias espanholas, priorizando a exploração de ouro e prata.



Das afirmativas, pode-se afirmar que:

Alternativas
Q3158009 História
A independência dos países latino-americanos foi profundamente influenciada por ideias iluministas, revoluções atlânticas e tensões sociais internas. Contudo, os processos de formação dos Estados nacionais enfrentaram desafios significativos, como o caudilhismo e as intervenções estrangeiras. Com base nas análises de Lynch (1987) e Bethell (1984), qual das alternativas reflete uma interpretação crítica desses processos?
Alternativas
Q3148828 História
As independências da América Espanhola tiveram várias lideranças e foram influenciadas por diferentes contextos regionais. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente um fator que contribuiu para a independência de várias colônias hispano-americanas?
Alternativas
Q3182294 História
"Em determinados períodos da História, há mudanças significativas que acontecem em curto espaço de tempo. Foi assim no início do século XIX, mais precisamente entre 1808 e 1824, na América de colonização espanhola. Em pouco mais de uma década, o imenso Império Espanhol na América desmoronou e nos Estados independentes surgiram." (PRADO, Maria Ligia; PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Editora Contexto, 2014, p. 25). Sobre as independências nas Américas, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3149324 História
No contexto das lutas pela independência na América Hispânica, qual instituição colonial serviu como base para a formação das juntas governativas locais que desafiaram a autoridade espanhola no início do século XIX?
Alternativas
Q3143636 História

As forças centrífugas que impediam a constituição de ordenamentos políticos estáveis e unificados na América Latina começam a desaparecer a partir da vitória das oligarquias primário-exportadoras, quando essas oligarquias finalmente encontraram uma condição de mercado onde estivessem respaldados os seus interesses dominantes ou melhor uma solidariedade econômico-social.

O decisivo para debelar a instabilidade interna foi a nova forma de vínculo com o mercado mundial.

(Torres Rivas, 1987, p. 66.)



O momento da consolidação do Estado nacional pode ter coincidido com a afirmação de um produto primário para exportação que pudesse fazer frente às dificuldades de ordenamento econômico das sociedades latino-americanas, mas foi resultado também:

Alternativas
Q3105286 História
Em relação à Revolução Francesa, a seus desdobramentos e às demais revoluções posteriores a ela até as primeiras décadas do século XX, julgue (C ou E) o item subsequente.

Os movimentos de independência nas regiões insurgentes da América espanhola foram majoritariamente motivados pela quebra do pacto tradicional, traço característico daquelas sociedades, e não por ideias e práticas políticas novas que vigoravam à época na Europa.
Alternativas
Q3072988 História
O processo de independência das Américas espanholas, no início do século XIX, foi marcado por uma série de movimentos e conflitos. Sobre este período, assinale a alternativa CORRETA:  
Alternativas
Q3049022 História
A Argentina foi palco de lutas intestinas no processo de constituição do Estado nacional. A expressão mais destacada do processo argentino foi a emergência dos caudilhos. E, como observa C. Guazzelli (1990, p. 34), “o processo de independência, com seu corolário de transformações, trouxe aos caudilhos uma ameaça a interesses específicos, que então passam a ser combatidos. A guerra civil será um reflexo da luta dos caudilhos pela garantia de privilégios de que dispunham no período colonial, contrariando projetos políticos que se desenvolvem na tentativa de uma organização nacional”. A tese anterior revela que os caudilhos argentinos não são um fenômeno surgido após a Independência. Eles remontam ao período colonial e estão indissoluvelmente ligados ao processo de apropriação da terra. Dentro do contexto da história dos estados nacionais da América Latina, e em especial o estado argentino, os caudilhos: 
Alternativas
Q2606355 História
Visando assegurar o bom controle da região, os espanhóis dividiram a América de acordo com a realidade com que eles se deparavam. Nesse sentido, a América Espanhola foi dividida em duas grandes formas administrativas. Quais são elas?
Alternativas
Q2519490 História
Diversos eventos marcaram o caminho para a independência das colônias espanholas. Por exemplo, o chamado Grito de Dolores em 1810, que marcou o início da independência de qual país americano? 
Alternativas
Q3015237 História
“Em determinados períodos da História, há mudanças significativas que acontecem em curto espaço de tempo. Foi assim no início do século XIX, mais precisamente entre 1808 e 1824, na América de colonização espanhola. Em pouco mais de uma década, o imenso Império Espanhol desmoronou e novos Estados independentes surgiram.” (PRADO, M.; PELLEGRINO, G. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2018, p. 25).
Analise os itens e assinale a alternativa correta.

I- Os processos de independência na América tiveram a contribuição de indígenas, escravizados negros e da população mais pobre, embora tenham sido conduzidos por membros das camadas mais abastadas.
II- A participação das mulheres nos processos de independência na América foi significativa e variada.
III- Apesar de terem ocorrido em um curto recorte temporal, as independências na América foram resultados de um processo planejado e pacífico de reorganização administrativa.
IV- Como resultado da participação negra nas lutas pela emancipação colonial, a escravidão foi abolida na maioria dos países assim que conquistaram a independência.
Alternativas
Q2390632 História

Julgue o item subsequente.


A aristocracia criolla da América Latina desempenhou um papel importante no processo de independência. A aristocracia criolla era composta por uma elite de colonos europeus nascidos na América e tinham como objetivo a busca de melhores condições mercantis.

Alternativas
Q2347203 História
Considerando os processos de independência na América Hispânica e no Brasil, assinale a alternativa correta em relação às mudanças ocorridas como consequência destas:
Alternativas
Q2342761 História
Considerando-se a história dos Estados Unidos após a abolição da escravidão, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

O período pós-abolicionista nos Estados Unidos, após o término da Guerra de Secessão, marcou a reestruturação do país. Nesse processo, foi discutida a cidadania negra. Os Black Codes (códigos negros) versavam sobre direitos à população negra principalmente no _______ dos Estados Unidos, _______ restrições à cidadania.
Alternativas
Q2316773 História

Julgue o item a seguir.


O processo de independência da América Espanhola teve início no início do século XIX e foi influenciado por eventos globais, como as guerras napoleônicas na Europa, que enfraqueceram o controle da Espanha sobre suas colônias. Além disso, ideias iluministas, que pregavam a liberdade e a igualdade, tiveram um impacto significativo na América Latina, inspirando muitos a buscar a independência.

Alternativas
Q2261296 História
Nos séculos XVIII e XIX, as Américas testemunharam um período de intensa transformação política, resultando na formação de Estados Nacionais baseados em princípios liberais. Esse processo envolveu lutas por independência, reconfiguração de territórios e a busca por governos representativos. Vamos testar seu conhecimento sobre esse importante capítulo da história americana.
Qual foi um fator fundamental na formação dos Estados Nacionais liberais nas Américas nos séculos XVIII e XIX?
Alternativas
Q2036598 História
O México é um país formado a partir de um complexo e difícil processo de independência de um vice-reinado do Império espanhol nas primeiras décadas do século XIX; um processo que colocou as elites coloniais contra as populações indígenas e mestiças desse vice-reinado tanto quanto contra os espanhóis. Assinale abaixo a alternativa que nomeia o vice-reinado espanhol colonial que deu origem, após a independência em 1821, ao México independente. 
Alternativas
Q2372740 História
Sobre a Revolução no Haiti é correto afirmar o seguinte:
Alternativas
Q2045663 História

A partir do final do século XVIII, o Sistema Colonial é colocado em xeque, resultando na onda de independências das antigas colônias na América. A influência do Iluminismo e da Revolução Francesa fez com que o lema da “Igualdade, Fraternidade e Liberdade” se espalhasse pelo continente americano, sendo adaptado pelas principais lideranças dos movimentos emancipatórios, em sua maioria, oriundas das elites coloniais.


Assinale a opção que apresente corretamente uma exceção à liderança desses atores sociais. 

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: E
5: B
6: A
7: E
8: B
9: B
10: B
11: E
12: A
13: C
14: C
15: B
16: C
17: D
18: B
19: C
20: B