Questões de Concurso
Comentadas sobre pré-história brasileira: legado de povos nativos em história
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Texto extraído de: JALES, Luanna. Visibilidade histórica para mulheres, negros e indígenas. In: PINSKY, Jaime;
PINSKY, Carla Bassanezi. Novos combates pela história: desafios-ensino. São Paulo: Contexto, 2021, p. 201.
O parágrafo acima do capítulo escrito pela historiadora Luanna Jales traduz seu diagnóstico quanto à forma como os grupos minoritários foram vistos por longo período por historiadores. Sobre essa questão, conforme o olhar da autora, julgue as afirmativas abaixo:
I. Os grupos minoritários (ou sub-representados) têm em comum o fato de, por longos períodos, não terem sido vistos como cidadãos ou terem sido considerados apenas cidadãos de segunda classe. Trata-se, hoje, de pessoas que raramente ocupam um número significativo de posições políticas, profissões consideradas de elite e protagonismo em peças publicitárias e produções midiáticas.
II. A visão de que apenas pessoas vitoriosas, de grandeza, de importância e de genialidade incomparável merecem ser estudadas na escola dificulta a percepção de que todos, independentemente de posição social e capacidade de liderança, podem ser agentes históricos e influenciar de alguma forma o meio em que vivem.
III. Estudar as minorias nas escolas deve ocorrer não apenas por uma questão de representatividade, mas porque elas são historicamente importantes. Por isso, é primordial identificar a força de atuação dos grupos minoritários dentro da história do país e mostrar que as minorias são mais do que ícones eleitos por essa ou aquela militância.
IV. É importante estudar as minorias de modo a reforçar o conhecimento das habilidades extraordinárias de personagens que emergiram de camadas sociais consideradas inferiores, possibilitando ao aluno compreender que personagens protagonistas emergem não apenas das camadas sociais mais abastadas.
Estão CORRETAS:
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I- A pesquisa historiográfica e o Ensino de História, devem considerar os indígenas como sujeitos históricos plenos, não meros objetos a sofrerem as ações dos colonizadores.
II- De acordo com a historiografia mais recente, a colonização portuguesa teve menos conflitos com os indígenas, se comparada à colonização inglesa na América do Norte.
III- Reconhecer os povos originários como protagonistas, é considerar o processo de aculturação a que esses grupos foram submetidos, resultando na perda da identidade dos indígenas atuais.
IV- O Ensino de História deve centrar-se no período colonial, para demonstrar as ações indígenas no contato com os colonizadores e incentivar que esses povos voltem a ser protagonistas na História.
Quando a terra-mãe era nosso alimento
Quando a noite escura formava o nosso teto,
Quando o céu e a lua eram nossos pais,
Quando todos éramos irmãos e irmãs,
Quando nossos caciques e anciãos eram grandes líderes,
Quando a justiça dirigia a lei e sua execução,
Aí outras civilizações chegaram!
Com fome [...] de ouro, de terra e de todas as riquezas, trazendo numa mão a cruz e na outra a espada, sem conhecer ou querer aprender os costumes de nossos povos, nos classificaram abaixo dos animais, roubaram nossas terras e nos levaram para longe delas, transformando em escravos os “filhos do sol”.
Entretanto não puderam nos eliminar e nem fazer esquecer o que somos […]
E mesmo que nosso universo inteiro seja destruído Nós sobreviveremos por mais tempo que o império da morte!
Declaração solene dos povos indígenas do mundo. Port Alberni, Canadá, 1975. (adaptado)
A Declaração Solene dos Povos Indígenas atenta para a resistência dos povos indígenas frente ao preconceito e o menosprezo do processo colonizador. A destruição das populações nativas do Brasil iniciou-se no século XVI e continua até hoje, embora tenha acontecido em ritmos diferentes ao longo dos séculos e em áreas distintas.
Sobre a questão indígena no Brasil, assinale a alternativa correta.
“Na escala da evolução cultural, os povos Tupi davam os primeiros passos da revolução agrícola, superando assim a condição paleolítica, tal como ocorrera pela primeira vez, há 10 mil anos, com os povos do Velho Mundo. É de assinalar que eles o faziam por um caminho próprio, juntamente com outros povos da floresta tropical que haviam domesticado diversas plantas, retirando-as da condição selvagem para a de mantimento de seus roçados.”
Fonte: RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro. Global Editora, p. 26.
Comparando as duas matrizes originárias do Brasil précolombiano, a matriz tupi e a banto, assinale a alternativa correta de acordo com os conhecimentos agrícolas das duas civilizações.
Julgue o item a seguir.
Por volta de 12 mil anos atrás, o território que hoje
corresponde ao Brasil já estava plenamente ocupado por
diversos grupos de paleoíndios.
Julgue o item subsequente.
Antes da chegada dos portugueses, diferentes grupos
étnicos habitavam o território que, mais tarde, seria
denominado Brasil. O período Pré-Colonial refere-se,
como o próprio nome indica, à história que precede o
contato desses povos separados pelo Atlântico.
De acordo com Kühn (2011), “Outro grupo importante de indígenas que habitava o Rio Grande do Sul eram povos ligados ao tronco linguístico Jê (...). São divididos em vários subgrupos, segundo uma classificação que privilegia ora seu aspecto físico, ora suas denominações originais: coroados, botocudos, guaianãs, caaguás, etc. Atualmente são conhecidos pela denominação de _____________________”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Julgue o item que se segue.
A diversidade cultural entre os povos indígenas do Brasil
não só refletia adaptações complexas aos ambientes
naturais diversos do país, mas também constituía um
legado vivo de conhecimentos tradicionais, práticas
sustentáveis e sistemas de crenças que desempenharam
papéis fundamentais na construção e manutenção da
resiliência das comunidades ao longo do tempo.
I- O adultério feminino era bem aceito entre todos os povos originários do Brasil, porque admitiam a liberdade sexual em todas as etapas da relação humana. II- Os estudos recentes apontam que as diversas nações que existiam no século XVI tinham bens privados, inclusive a terra. Daí os conflitos com europeus e as guerras entre as tribos. III- No momento do parto, maridos ajudavam suas mulheres, comprimindo-lhes o ventre. O cordão umbilical do filho homem era cortado com os dentes do pai, enquanto as meninas recebiam da mãe, os primeiros cuidados.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
No que se refere à cultura africana e indígena no Brasil colonial, julgue o item a seguir.
Os guerreiros tupinambás mais bem-sucedidos nas guerras
transformavam-se
em pajés, liderando os rituais
antropofágicos.
Fonte: CELESTINO, Maria Regina. Populações indígenas e Estados nacionais latinoamericanos: novas abordagens historiográficas, In: Azevedo, Cecília; Raminelli, Ronald. História das Américas: novas perspectivas, Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2011.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente as “ideias” historiográficas que não são mais sustentadas pelas renovações sofridas pela história dos indígenas no Brasil mencionadas no trecho, à exceção de uma. Assinale-a.
Julgue o item que se segue.
Os primeiros povos da América eram nômades,
caçadores e coletores, compartilhando traços físicos
semelhantes aos de povos africanos, australianos e
mongóis. Além disso, dominavam a agricultura,
cultivando alimentos como abóbora, batata, milho, feijão
e mandioca.
Julgue o item subsequente.
O Homem de Lagoa Santa é um nome utilizado para se
referir a um grupo de esqueletos humanos pré-históricos
encontrados na região de Lagoa Santa, em Mato Grosso
do Sul. Esses restos mortais datam de cerca de 10 mil
anos atrás, período em que o Brasil passou por intensas
mudanças climáticas que levaram à formação de
diversos ecossistemas.
Julgue o item subsequente.
Os sambaquis são montes de conchas e outros resíduos
utilizados pelos povos pré-históricos que habitavam o
litoral de Santa Catarina, como base para suas moradias
e atividades cotidianas, oferecendo importantes
informações sobre suas culturas e modos de vida.
Julgue o item subsequente.
Os índios pernambucanos eram seminômades, ou seja,
mudavam sua localização conforme as estações, tendo
contato com outras tribos e estrangeiros em suas
jornadas.