Questões de Concurso
Sobre primeira guerra mundial em história
Foram encontradas 244 questões
Sobre as relações entre esses acontecimentos, assinale a alternativa CORRETA.
Então o que é, ou era, exatamente o crescente fértil? Primeiro, é preciso mencionar que se trata de um conceito moderno, cujas origens são não só ambientais, mas também geopolíticas. A designação crescente fértil foi inventada no século XIX, quando as potências imperiais da Europa estavam retalhando o Oriente Médio de acordo com seus interesses estratégicos. Em parte, devido à estreita ligação entre a arqueologia, a história antiga e as instituições modernas dos impérios, essa designação passou a ser amplamente adotada entre os pesquisadores para descrever uma área desde as costas orientais do Mediterrâneo (Palestina, Israel e Líbano atuais) até o pé da cordilheira de Zagros (correspondendo mais ou menos à fronteira entre o Irã e o Iraque), depois de atravessar partes da Síria, da Turquia e do Iraque. Hoje em dia, são apenas os pré-historiadores que continuam a usar essa designação para indicar a região onde se iniciou a agricultura: um cinturão de terras aráveis cercado por montanhas e desertos.
David Graeber e David Wengrow. O despertar de tudo: uma nova história
da humanidade. Tradução de Denise Bottmann e Claudio Marcondes.
São Paulo: Cia. das Letras, 2022, p. 248 (com adaptações).
No que concerne à região mencionada no texto anterior, julgue o item subsequente.
O Acordo Sykes-Picot, que dividiu o Oriente Médio em áreas de influência britânica e francesa, renegou as promessas de liberdade feitas aos árabes pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial.
Considere a charge abaixo:
Fonte:https://imagohistoria.blogspot.com/2017/04/charges-histori cas-primeira-guerra_10.
A Primeira Guerra Mundial teve diversas causas, incluindo rivalidades econômicas e políticas entre as potências europeias. Assinale a alternativa que explica corretamente uma das causas do conflito:
A Idade Contemporânea é caracterizada por eventos significativos que moldaram o mundo moderno.
Sobre este período histórico, assinale a alternativa CORRETA:
Faz apenas cerca de um mês que escrevi minha última carta para vocês. Desde então acumulei tanto para contar que não sei como começar. Vi os jornais de Chicago de 6, 7, 8 e 9 de junho e eles podem dar uma ideia vaga e indefinida do que os fuzileiros navais fizeram durante todo o mês de junho. Para começar, ainda mantenho boa saúde, boa aparência e disposição feliz, embora não consiga entender como isso é possível. Ontem saímos das linhas (não das trincheiras) após 28 dias de inferno. Algum dia alguém contará a história como deveria ser contada. Como a Marinha enfrentou a retirada francesa, enfrentou os hunos embriagados com a vitória e os arremessou de volta. Estou convencido de que, se não fosse pelos fuzileiros navais dos Estados Unidos, Paris certamente teria sido tomada antes disso. Se eu pudesse transferir minha comissão do exército para o Corpo de Fuzileiros Navais, eu o faria. É uma honra servir com eles. As duas primeiras semanas foram horríveis. Fomos levados às pressas e as coisas estavam quentes desde o início. Não havia trincheiras, todos combates abertos em colinas, campos e florestas, como nossos avós lutaram em 61, mas agora com explosivos, estilhaços, metralhadoras e camaras de gás. As metralhadoras assumiram a liderança, indo aqui e ali, auxiliando um ataque e repelindo outro.
Adaptado de: Letter from Wayne to Folks; 7/1/1918; 3d Bn Replacements & Casualties June 18, 1918 Index Sheet 202 - 12.3; Records of Divisions, 1917 - 1920; Records of the American Expeditionary Forces (World War I), Record Group 120; National Archives at College Park, College Park, MD.
A leitura da carta elaborada por um soldado da Primeira Guerra Mundial foi proposta por um docente como atividade didática sobre o conflito.
A respeito dessa atividade, é possível afirmar que
O Mandato Britânico da Palestina — período em que a Palestina foi colônia britânica com a derrota do Império TurcoOtomano na 1º Guerra Mundial —, longe de segurar os impulsos do projeto sionista, permitiu que o empreendimento se mantivesse em rápido crescimento. Ao final dos anos 1930, duas décadas após a Declaração de Balfour (1917) [...], líderes sionistas já desenhavam seu projeto em formas concretas. [...]
Como resultado desse processo histórico, Israel hoje exerce grande controle sobre toda a região da Palestina, e são frequentes as denúncias de crimes de violação de direitos humanos.
MAZZEI, Amanda; IRALA, Bruna. Questão Israel-Palestina: 73 anos de limpeza étnica. Jornal do Campus: São Paulo, 24/06/2021. Disponível em: https://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2021/06/questao-israel-palestina73-anos-de-limpeza-etnica. Acesso em: 18 jul. 2024.
Para que um aluno do Ensino Fundamental II entenda a afirmação da primeira frase do texto é necessário que o(a) professor(a) de História explique

A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é
O Tratado de Versalhes foi assinado no dia 28 de junho de 1919, no Palácio de Versalhes, em Paris, na França. Esse tratado marcou o fim oficial da Primeira Guerra Mundial, estabelecendo os termos de paz entre os países aliados, que venceram a guerra, e impondo severas condições à Alemanha, que foi uma das principais nações derrotadas. Apenas em outubro de 2010, a Alemanha quitou a dívida imposta pelo Tratado de Versalhes.
O estopim da Primeira Guerra Mundial foi a invasão da Polônia pela Alemanha nazista em 28 de junho de 1914. Esse ato de agressão levou o Reino Unido e a França a declararem guerra à Alemanha em 28 de julho de 1914, marcando o início do conflito.
Hobsbawm, Eric. A Era dos Impérios (1875-1914). — Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p. 265.
Sobre a Primeira Guerra Mundial, assinale a questão correta.
Julgue o item a seguir.
O Congresso de Viena ocorreu na capital austríaca entre
11 de novembro de 1814 e 9 de junho de 1815. Durante o
congresso, foram realizadas negociações complexas e
acordos diplomáticos para redesenhar as fronteiras
europeias, depor monarquias e estabelecer princípios de
cooperação internacional que evitassem futuras guerras
continentais.