Questões de Concurso Sobre primeira guerra mundial em história

Foram encontradas 241 questões

Q3132628 História
A Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918, foi um marco significativo na história mundial, afetando de forma drástica a geopolítica, economia e sociedade global. Qual das seguintes alternativas descreve corretamente um fator anterior à guerra que contribuiu para o seu início e uma consequência direta do conflito no período posterior?
Alternativas
Q3111947 História
Segundo estudos do historiador Eric Hobsbawm, a Primeira Guerra Mundial envolveu todas as grandes potências, e na verdade quase todos os Estados europeus, com exceção de:
Alternativas
Q3106390 História

Considere a charge abaixo:


Q17.png (351×546)

Fonte:https://imagohistoria.blogspot.com/2017/04/charges-histori cas-primeira-guerra_10.



A Primeira Guerra Mundial teve diversas causas, incluindo rivalidades econômicas e políticas entre as potências europeias. Assinale a alternativa que explica corretamente uma das causas do conflito:

Alternativas
Q3101011 História
O assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro, em Sarajevo na Bósnia, por um nacionalista sérvio Gavrillo Princip é a causa imediata:
Alternativas
Q3076801 História
Como a Batalha de Jutlândia, a maior batalha naval da Primeira Guerra Mundial, afetou a guerra? 
Alternativas
Q3072993 História
A Primeira Guerra Mundial, ocorrida entre 1914 e 1918, foi um conflito global que teve impactos profundos na política, economia e sociedade mundial. Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q3072982 História

A Idade Contemporânea é caracterizada por eventos significativos que moldaram o mundo moderno. 


Sobre este período histórico, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q3070339 História
Queridos amigos,
Faz apenas cerca de um mês que escrevi minha última carta para vocês. Desde então acumulei tanto para contar que não sei como começar. Vi os jornais de Chicago de 6, 7, 8 e 9 de junho e eles podem dar uma ideia vaga e indefinida do que os fuzileiros navais fizeram durante todo o mês de junho. Para começar, ainda mantenho boa saúde, boa aparência e disposição feliz, embora não consiga entender como isso é possível. Ontem saímos das linhas (não das trincheiras) após 28 dias de inferno. Algum dia alguém contará a história como deveria ser contada. Como a Marinha enfrentou a retirada francesa, enfrentou os hunos embriagados com a vitória e os arremessou de volta. Estou convencido de que, se não fosse pelos fuzileiros navais dos Estados Unidos, Paris certamente teria sido tomada antes disso. Se eu pudesse transferir minha comissão do exército para o Corpo de Fuzileiros Navais, eu o faria. É uma honra servir com eles. As duas primeiras semanas foram horríveis. Fomos levados às pressas e as coisas estavam quentes desde o início. Não havia trincheiras, todos combates abertos em colinas, campos e florestas, como nossos avós lutaram em 61, mas agora com explosivos, estilhaços, metralhadoras e camaras de gás. As metralhadoras assumiram a liderança, indo aqui e ali, auxiliando um ataque e repelindo outro.
Adaptado de: Letter from Wayne to Folks; 7/1/1918; 3d Bn Replacements & Casualties June 18, 1918 Index Sheet 202 - 12.3; Records of Divisions, 1917 - 1920; Records of the American Expeditionary Forces (World War I), Record Group 120; National Archives at College Park, College Park, MD.

A leitura da carta elaborada por um soldado da Primeira Guerra Mundial foi proposta por um docente como atividade didática sobre o conflito.
A respeito dessa atividade, é possível afirmar que
Alternativas
Q3056601 História
As rivalidades europeias que ascenderam ao final do século XIX sentiram-se cada vez mais alimentadas pela ascensão de sentimentos nacionalistas que se instauraram no imaginário social. Somados ao rápido crescimento do militarismo que aliava-se às políticas imperialistas, foi um cenário fértil para a instauração de uma "guerra total", denominação dada pelo historiador Eric Hobsbawn sobre a Primeira Guerra Mundial. Ao seu término, a determinação de quem foram os vencedores e os vencidos foi marcada pelo(a)
Alternativas
Q3052273 História
      A ideia de desapropriar árabes palestinos de suas terras para a criação de um Estado exclusivamente judeu nasceu muito antes de 1948, ano da proclamação do Estado de Israel. [...]
      O Mandato Britânico da Palestina — período em que a Palestina foi colônia britânica com a derrota do Império TurcoOtomano na 1º Guerra Mundial —, longe de segurar os impulsos do projeto sionista, permitiu que o empreendimento se mantivesse em rápido crescimento. Ao final dos anos 1930, duas décadas após a Declaração de Balfour (1917) [...], líderes sionistas já desenhavam seu projeto em formas concretas. [...]
      Como resultado desse processo histórico, Israel hoje exerce grande controle sobre toda a região da Palestina, e são frequentes as denúncias de crimes de violação de direitos humanos.
MAZZEI, Amanda; IRALA, Bruna. Questão Israel-Palestina: 73 anos de limpeza étnica. Jornal do Campus: São Paulo, 24/06/2021. Disponível em: https://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2021/06/questao-israel-palestina73-anos-de-limpeza-etnica. Acesso em: 18 jul. 2024.

Para que um aluno do Ensino Fundamental II entenda a afirmação da primeira frase do texto é necessário que o(a) professor(a) de História explique 
Alternativas
Q3050108 História
Assinale a afirmativa que apresenta, corretamente, um fator que contribuiu para a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial. 
Alternativas
Q2606609 História
As Guerras Mundiais, 1ª G.M. (1914-1918) e 2ª G.M. (1939- 1945), foram marcadas por disputas territoriais que consolidaram a transição da fase imperialista para a Nova Ordem Mundial, com a fundação da ONU e de instituições supranacionais pós 1945. Correlacione corretamente os eventos decorrentes da 1ª e 2ª GM, estabelecendo as relações compatíveis:
Imagem associada para resolução da questão

A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é 
Alternativas
Q2565572 História
Julgue o item a seguir.


O Tratado de Versalhes foi assinado no dia 28 de junho de 1919, no Palácio de Versalhes, em Paris, na França. Esse tratado marcou o fim oficial da Primeira Guerra Mundial, estabelecendo os termos de paz entre os países aliados, que venceram a guerra, e impondo severas condições à Alemanha, que foi uma das principais nações derrotadas. Apenas em outubro de 2010, a Alemanha quitou a dívida imposta pelo Tratado de Versalhes. 
Alternativas
Q2565553 História
Julgue o item a seguir.


O estopim da Primeira Guerra Mundial foi a invasão da Polônia pela Alemanha nazista em 28 de junho de 1914. Esse ato de agressão levou o Reino Unido e a França a declararem guerra à Alemanha em 28 de julho de 1914, marcando o início do conflito.
Alternativas
Q2558847 História
Leia o texto abaixo: “A possibilidade de uma guerra generalizada na Europa fora, é claro, prevista, e preocupava não apenas os governos e as administrações, como também um público mais amplo. A partir do início da década de 1870, a ficção e a futurologia produziram, sobretudo na Grã-Bretanha e na França, sketches, geralmente não realistas, sobre uma futura guerra. Na década de 1880, Friedriech Engels já analisava as probabilidades de uma guerra mundial, enquanto o filósofo Nietzsche, louca porém profeticamente, saudou a militarização crescente da Europa e predisse uma guerra que "diria sim ao animal bárbaro, ou mesmo selvagem, que existe entre nós". Na década de 1890, a preocupação com a guerra foi suficiente para gerar o Congresso Mundial (Universal) para a Paz — o vigésimo primeiro estava previsto para setembro de 1914, em Viena —, o Prêmio Nobel da Paz (1897) e a primeira das Conferências de Paz de Haia (1899), reuniões internacionais de representantes majoritariamente céticos de governos e a primeira de muitas das reuniões que tiveram lugar desde então, nas quais os governos declararam seu compromisso decidido, porém teórico, com o ideal da paz. Nos anos 1900, a guerra ficou visivelmente mais próxima e nos anos 1910 podia ser e era considerada iminente.”
Hobsbawm, Eric. A Era dos Impérios (1875-1914). — Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p. 265.

Sobre a Primeira Guerra Mundial, assinale a questão correta. 
Alternativas
Q2557284 História

Julgue o item a seguir.


O Congresso de Viena ocorreu na capital austríaca entre 11 de novembro de 1814 e 9 de junho de 1815. Durante o congresso, foram realizadas negociações complexas e acordos diplomáticos para redesenhar as fronteiras europeias, depor monarquias e estabelecer princípios de cooperação internacional que evitassem futuras guerras continentais.

Alternativas
Q2557283 História

Julgue o item a seguir.


O absolutismo monárquico é caracterizado pelo poder absoluto do monarca, decisões arbitrárias baseadas em interesses pessoais, opressão dos súditos através da força e intimidação, e a ausência de representatividade e participação dos súditos.

Alternativas
Q2557282 História

Julgue o item a seguir.


A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) é uma agência governamental dos EUA que administra ajuda externa para o desenvolvimento. Durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985), a USAID, juntamente com o Ministério da Educação (MEC), implementou reformas educacionais no Brasil e deu suporte ao MEC para o desenvolvimento de reformas educacionais progressistas. 

Alternativas
Q2557278 História

Julgue o item a seguir.


Os principais fatores que levaram à Segunda Guerra Mundial incluem as consequências do Tratado de Versalhes, a ascensão do nazismo na Alemanha, a política de apaziguamento das potências ocidentais, a agressão expansionista da Alemanha nazista, da Itália fascista e do Japão imperial, além da falha da Liga das Nações em manter a paz.

Alternativas
Q2557275 História

Julgue o item a seguir.


Durante a Antiguidade Oriental, os Fenícios, originários dos povos semitas, não eram conquistadores e não possuíam um exército organizado. Em vez disso, pagavam outros povos para garantir sua segurança.

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: A
5: C
6: A
7: B
8: D
9: B
10: C
11: D
12: C
13: C
14: E
15: E
16: E
17: E
18: E
19: C
20: C