Questões de Concurso
Sobre questões internacionais: história do tempo presente em história
Foram encontradas 204 questões
( ) Inicialmente, os jovens do Congresso Nacional Africano lutaram contra o Apartheid de forma não violenta, porém, diante dos resultados insatisfatórios, optaram pela luta armada.
( ) A partir da década de 1970, em resposta às arbitrariedades do Apartheid, a ONU excluiu a África do Sul da sua Assembleia Geral e recomendou aos demais países membros que interrompessem o fornecimento de armas e petróleo para o país.
( ) O início da negociação do fim do Apartheid foi dado na década de 1980, quando o Partido Nacional propôs reformas sociais e econômicas significativas, mantendo, no entanto, a segregação racial como princípio político.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Os envolvidos também desempenhavam diferentes formas de trabalho simbólico ao cocriar a crença coletiva de que todos os vassalos tinham acesso ao ouvido do governante. A ficção do diálogo entre governados e governante era um pilar da confiança dos vassalos na monarquia. Foi desse diálogo epistolar e da construção de confiança que surgiu a comunicação em todo o mundo. De fato, esse intercâmbio não apenas deu origem a muitas de suas leis, mas também moldou profundamente a sociedade nas Índias e constituiu, em si, um elemento fundamental de um projeto coletivo. Sob essa perspectiva, os Estados e sua formação não são simplesmente produtos de aparatos coercitivos que se impõem sobre comunidades passivas, mas o resultado de processos comunicativos que tornaram ambas as partes mais poderosas.
Adaptado de: MASTERS, Adrian. We, the King: Creating Royal Legislation in the Sixteenth-Century Spanish New World. Cambrigde: Cambridge University Press, 2023, pp. 7-8.
Com base na leitura do trecho, assinale a opção que apresenta corretamente a interpretação do autor sobre o projeto da monarquia hispânica sobre seus domínios na época moderna.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/divisao-internacional-trabalho-dit.htm
Marque a alternativa que apresente a DIT- Divisão Internacional do Trabalho estabelecida no Capitalismo Comercial.
O Brasil alcançou novos marcos históricos na geração de energia eólica, conforme divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). No dia 3 de novembro deste ano, o país registrou um recorde de geração média horária, com 23.699 megawatts médios (MWmed). Já no dia seguinte, foi alcançado um novo recorde de geração média diária, com 18.976 MWmed.
Esses números refletem o avanço da energia eólica como uma fonte essencial para a matriz energética nacional, consolidando sua importância no fornecimento sustentável de energia. O MME destacou que as condições meteorológicas favoráveis, juntamente com a expansão da infraestrutura de parques eólicos, especialmente no Nordeste, impulsionaram esses resultados. A região, que é responsável pela maior parte do crescimento eólico no Brasil, tem se mostrado estratégica no fortalecimento dessa fonte de energia renovável.
https://jornalpanoramaminas.com.br/site/brasil-bate-recordesna-geracao-de-energia-eolica-e-reforca-seu-papel-natransicao-energetica/ Adaptado.
De acordo com a reportagem a ampliação da fonte eólica pode contribuir para o Brasil:
Em 1994, em apenas 100 dias, cerca de 800 mil pessoas foram assassinadas em Ruanda por extremistas do grupo étnico hutu. O massacre foi uma tentativa de extermínio da minoria tutsi — e estima-se que aproximadamente 70% deles tenham morrido.
O genocídio em Ruanda foi um grande massacre sua história completou trinta anos. Os hutus, apoiadas pelo governo ruandês, atacaram a minoria étnica de tutsis, resultando na morte de cerca de 800 mil pessoas, e a maioria delas foram mortas com golpes de facão.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/ce5e8n3dr76o
O genocídio em Ruanda foi resultado da guerra civil em curso no país que dividia as duas etnias Hutus e Tutsis, tendo suas origens no(a):
Porta de entrada para migrantes que fogem da crise, Roraima tem oito abrigos e três alojamentos para atender população que deixa a Venezuela.
O número de venezuelanos que entrou no Brasil em 2023 chegou a marca de 192.021 pessoas, um aumento de 18% em relação a 2022. Principal porta de entrada para migrantes no país, Roraima tem atualmente oito abrigos e três alojamentos que atendem a população que deixa a Venezuela em busca de melhores condições de vida.
https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2024/02/27/entrada-devenezuelanos-no-brasil-cresce-18percent-em-um-ano-echega-192-mil-pessoas.ghtml
A reportagem podem provocar uma ação negativa de:
Gentrificação
Embora o fenômeno da gentrificação também envolva casos de áreas de ocupação recente, sua dinâmica se estabelece em urbanidades consolidadas por várias gerações e diferentes situações históricas de apropriação em zonas mais centrais das cidades. Muitos desses espaços passam a ser conhecidos como “centros históricos”. São construídos conceitualmente a partir do crescimento das cidades e a consequente formação de outras centralidades políticas e comerciais (os bairros ditos “nobres”), seguida pela valorização que as classes médias e abastadas atribuem a essas novas centralidades, formadas, na maioria das vezes, com respaldo do planejamento municipal. Os bairros e centros históricos são, comumente, alvos de ações de reconhecimento patrimonial histórico que passam a regular (por meio de trabalhos de fiscalização) aspectos estéticos e paisagísticos das edificações e da própria urbanidade.
Fonte: IPHAN. Gentrificação. Dicionário do Patrimônio. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/dicionarioPatrimonioCultural/detalhes/78/gentrificacao#:~:text=Embora%20o%20fen%C3%B4meno%20da%20gentrifica %C3%A7%C3%A3o,conhecidos%20como%20%E2%80%9Ccentros%20hist %C3%B3ricos%E2%80%9D. (Último acesso dia 23/10 às 16 horas)
Indique a alternativa que relaciona corretamente os centros históricos ao processo de gentrificação.
Observe a imagem a seguir:
Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/01 /07/album/1420632020_829679.html#foto_gal_3
A imagem é a capa da revista Charlie Hebdo, edição seguinte ao ataque terrorista sofrido pela sede da edição em 2015, em Paris. Ela apresenta um homem com vestimentas muçulmanas e um cartunista com a camisa escrita “Charlie Hebdo” se beijando. Seu título é “O amor é mais forte que o ódio” em português.
É possível relacionar os ataques terroristas à França com as políticas internacionais do país relacionadas ao Oriente Médio. Assinale a afirmativa que descreve corretamente uma das atuações francesas sobre a região.
“O ataque realizado pelo grupo palestino Hamas contra Israel no último sábado (7), deixando milhares de mortos, deu início a mais um capítulo de um conflito que se arrasta há décadas. Imediatamente, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou guerra aos agressores, mobilizando o exército do país para uma resposta. A tensão entre Israel e Palestina, que se estende há mais de 70 anos, envolve geopolítica, terras e religião.”
GANDRA, Alana e RODRIGUES, Leo. Saiba quem são os envolvidos no
conflito entre Israel e Hamas. Agência Brasil. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-10/saiba
quem-sao-os-envolvidos-no-c onflito-entre-israel-e-hamas
Sobre os conflitos entre Israel e palestinos, analise as alternativas e assinale a correta:
“Somos os filhos da revolução, somos burgueses sem religião, somos o futuro da nação, Geração Coca-Cola”.
Considerando que a canção foi produzida no século XX, compreendemos que ela trata das pessoas que viviam a época em questão (Idade Contemporânea), com suas tensões sociais, aspectos culturais e político-econômicos. A revolução que marca o advento da Idade Contemporânea, da qual somos “filhos”, é:
I. A ONU se baseia no princípio da igualdade soberana entre todos os membros e no respeito aos assuntos que pertencem exclusivamente à jurisdição interna dos Estados.
II. O Conselho de Segurança da ONU pode autorizar, em casos excepcionais, o uso da força para manter ou restaurar a paz e a segurança internacionais.
III. O Brasil é um dos países fundadores da ONU, desempenhando um papel significativo desde a criação da organização, e a ONU possui representação fixa no país.
Está correto o que se afirma em
(Fonte: Tv Senado, 7 de maio de 2024 adaptado)
Na península arábica ocorre a guerra civil no(na)