Questões de Concurso
Comentadas sobre reconstrução democrática: governos lula e dilma – (pt no poder) em história
Foram encontradas 64 questões
Desde que o “Movimento Passe Livre” conquistou nas ruas a revogação do reajuste das tarifas do transporte público em diversas cidades brasileiras, estudiosos, analistas e cientistas políticos buscam teorizar as motivações que levaram milhares e pessoas a participar dos recentes protestos, já considerados a maior mobilização da história do país. (DESDE QUE..., 2013. p. 26).
As manifestações de rua são uma das características de uma sociedade democrática, que, no Brasil, se consolidou, entre outros, com o voto
Recentemente surgiu uma onda de nacionalismo, propagado principalmente pelas redes sociais na internet, em que se dizia que o Brasil, o gigante adormecido, havia acordado. Com frases evocando trechos do Hino Nacional, como “verás que um filho teu não foge à luta”, seus divulgadores pretendiam indicar que se iniciava um novo momento de participação política da população brasileira, cujo objetivo seria, em termos gerais, a reconstrução de um novo país. A pauta de reivindicação ampliou-se, abrangendo outras áreas como a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas, a luta contra a corrupção e melhorias nos sistemas de saúde e educação. Esse movimento inicialmente teve um foco principal. Marque a alternativa que mostra qual foi esse foco.
A chamada Lei Maria da Penha, decretada em 2006, pode ser considerada uma conquista dos movimentos sociais em defesa dos direitos das mulheres uma vez que
Envolvidos na questão agrária, proprietários de terras e trabalhadores rurais vêm movimentando a vida política do país há décadas. Durante o governo Sarney, ganhou grande destaque o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra − MST. Este movimento
O atual Presidente da República do Brasil Michel Temer diante de suas atribuições conferidas pela Constituição Federal de 1988, no artigo 84, caput, inciso X. Decretou intervenção federal em qual Estado Brasileiro e qual área se deu a intervenção, respectivamente:
“No G20, Michel Temer defende inovação para promover desenvolvimento global. No encontro, o presidente destacou as medidas adotadas para que o Brasil alcance a ordem fiscal e volte a crescer. Em pronunciamento durante a primeira sessão de trabalho da Reunião de Cúpula do G20, realizada neste domingo (4), em Hangzou, na China, o presidente Michel Temer defendeu a inovação como forma de erradicar a pobreza e promover desenvolvimento em escala global.”
(Disponível em: http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-planalto/noticias/2016/09/no-g20-michel-temer-defende-inovacao-para-promoverdesenvolvimento- global.)
O Brasil é hoje um dos membros do G20 e um dos países mais importantes da América do Sul e, entre outras coisas, tem assumido sua influência político-ideológica sobre alguns novos governos de esquerda da América Central. Em termos gerais, em relação à sua posição mundial, e mais especificamente na América, é correto afirmar que:
Durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o então deputado federal Jair Bolsonaro homenageou o torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra. Essa homenagem tem um tom polêmico porque
Quando a terra-mãe era nosso alimento
Quando a noite escura formava o nosso teto,
Quando o céu e a lua eram nossos pais,
Quando todos éramos irmãos e irmãs,
Quando nossos caciques e anciãos eram grandes líderes,
Quando a justiça dirigia a lei e sua execução,
Aí outras civilizações chegaram!
Com fome [...] de ouro, de terra e de todas as riquezas, trazendo numa mão a cruz e na outra a espada, sem conhecer ou querer aprender os costumes de nossos povos, nos classificaram abaixo dos animais, roubaram nossas terras e nos levaram para longe delas, transformando em escravos os “filhos do sol”.
Entretanto não puderam nos eliminar e nem fazer esquecer o que somos […]
E mesmo que nosso universo inteiro seja destruído Nós sobreviveremos por mais tempo que o império da morte!
Declaração solene dos povos indígenas do mundo. Port Alberni, Canadá, 1975. (adaptado)
A Declaração Solene dos Povos Indígenas atenta para a resistência dos povos indígenas frente ao preconceito e o menosprezo do processo colonizador. A destruição das populações nativas do Brasil iniciou-se no século XVI e continua até hoje, embora tenha acontecido em ritmos diferentes ao longo dos séculos e em áreas distintas.
Sobre a questão indígena no Brasil, assinale a alternativa correta.
“Era dos trens”: por que o Brasil trocou as ferrovias por rodovias? Governo atual diz trabalhar em para retomar as ferrovias no país. Os planos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o transporte ferroviário estão gerando burburinho, seja entre os céticos ou otimistas. Há poucas semanas, Lula anunciou que o governo está trabalhando em um projeto para expandir a malha ferroviária do país, aumentando a circulação de trens para carga e, especialmente, passageiros.
(Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br. Acesso em: fevereiro de 2024.)
Sobre a história das ferrovias no Brasil, assinale a afirmativa correta.
Julgue o item subsequente.
Com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, para a
presidência, no período de 2003 a 2010, o Brasil teve pela
primeira vez um partido de esquerda eleito para o
governo do país. Durante esse período, o Brasil
experimentou a implementação de políticas sociais
significativas que tiveram impacto na redução da pobreza
e da miséria.
Julgue o item a seguir.
Frequentemente, argumenta-se que o governo Lula teria
sido beneficiado pela conjuntura internacional, enquanto
o governo Bolsonaro teria enfrentado desafios. No
entanto, esse argumento apresenta uma falha. Embora
seja verdade que a taxa de crescimento da economia
global tenha sido mais alta entre 2003 e 2010, o
desempenho econômico do Brasil nesse período superou
a média mundial, ao passo que sob o governo Bolsonaro,
o desempenho econômico ficou aquém dessa média.
Julgue o item subsequente.
Foram eles:
Apesar de Você
Chico Buarque
Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu
Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perdão
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Como vai proibir
Quando o galo insistir
Em cantar Á
gua nova brotando
E a gente se amando
Sem parar
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros, juro
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
Este samba no escuro
...
O fragmento da música apresenta um
momento, fazendo uma crítica ao período da
Considerando o funcionamento do presidencialismo brasileiro entre 1989 e 2018, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um aspecto de sua instabilidade.
Sobre as instituições militares de altos estudos, leia os trechos a seguir.
I. “O seu crescimento é mais recente, porém, vertiginoso. Em 2011, foi autorizado a funcionar o curso de mestrado profissional, na Universidade da Força Aérea (UNIFA); em 2012, o curso de mestrado (acadêmico) em Ciências Militares, na Escola de Comando de Estado-Maior (ECEME) do Exército; em 2013, o curso de mestrado profissional, na Escola de Guerra Naval (EGN). A Escola Superior de Guerra (ESG) proporá também à Capes o credenciamento de um curso de mestrado”.
Adaptado de FIGUEIREDO, E. L. “Estudos Estratégicos como área do conhecimento científico”. In: Revista Brasileira de Estudos da Defesa, v. 2, n. 2, 2015.
II. “O Programa da EGN é pioneiro no Brasil. Trata-se de uma proposta com forte potencial de impacto nacional e internacional. A proposta do Programa, fortemente ancorada na inserção da sociedade civil nos assuntos marítimos e seus desdobramentos estratégicos tem se refletido na relevante procura de candidatos ao processo seletivo”.
Ficha de avaliação de Programas/Ciência Política e Relações Internacionais. CAPES, 2017.
Sobre estas instituições, sua inserção na estrutura do Ministério da Defesa e suas interações com a sociedade, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A criação destas instituições militares ocorreu após o processo de redemocratização.
( ) O processo de avaliação destes cursos de pós-graduação ocorre no Ministério da Educação.
( ) UNIFA, ECEME, EGN e ESG são as únicas instituições de ensino superior militar abertas a civis.
As afirmativas são, respectivamente,