Questões de Concurso
Sobre renascimento científico, artístico e cultural em história
Foram encontradas 144 questões
O Renascimento e a Reforma Religiosa foram movimentos que tiveram um grande impacto no contexto cultural, político e religioso da Europa entre os séculos XIV e XVI. Sobre esses dois movimentos, analise as afirmativas a seguir:
I. O Renascimento foi um movimento cultural que buscou resgatar os ideais clássicos da Grécia e Roma antigas, e a Reforma Religiosa, liderada por Martinho Lutero, visava reformar a Igreja Católica, combatendo abusos como a venda de indulgências.
II. A Reforma Religiosa, liderada por Lutero, teve como principal objetivo a unificação da Igreja Católica, não gerando divisões dentro da cristandade.
III. O Renascimento teve um forte caráter secular, mas não afetou a religião, já que os artistas e pensadores continuaram a apoiar a Igreja Católica e suas doutrinas.
Assinale a alternativa correta:
Antes da era da expansão europeia além-mar e da circunavegação portuguesa pela África, a Itália renascentista tornou-se um destino comum para numerosos monges e dignitários etíopes. Esses viajantes se apresentaram no cenário europeu como agentes ativos da descoberta transcontinental: interessados em aprender mais sobre uma região que viam como o centro definitivo do cristianismo organizado, tornaram-se os protagonistas de uma era etíope de exploração. Longe de serem vistos como 'outros' inferiores, os etíopes eram, de fato, considerados fornecedores de conhecimento em um mundo europeu cuja autoidentificação estava fundamentada na identidade cristã e onde um paradigma religioso de semelhança e alteridade prevalecia sobre a raça e a cor no discurso sobre a diferença. Eles devem ser vistos como contribuintes chave para a criação do que foi apropriadamente chamado de 'consciência planetária', o processo pelo qual os europeus adquiriram autoconsciência sobre os territórios alémmar.
Adaptado de: SALVADORE, Matteo. The Ethiopian Age of Exploration: Prester John’s Discovery of Europe, 1306-1458. Journal of World History, Vol. 21, No. 4, 2011, pp. 593-594.
Com base na leitura do trecho, assinale a opção que apresenta corretamente a interpretação do autor sobre a presença de indivíduos etíopes na Itália durante o Renascimento.
A respeito do Renascimento, é correto afirmar que:
Coluna 1 - Autor/Artista
(1)Francesco Petrarca.
(2)Bocaccio.
(3)Rafael Sanzio.
(4)Michelangelo.
Coluna 2 - Obra
(__)La Pietà.
(__)Escola de Atenas.
(__)Cancioneiro e o Triunfo.
(__)O Decamerão.
Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
I. Essa revolução científica e filosófica causou a destruição do Cosmos, ou seja, o desaparecimento dos conceitos válidos, filosófica e cientificamente, da concepção do mundo como um todo finito, fechado e ordenado hierarquicamente, e a substituição por um universo indefinido e até mesmo infinito que é mantido coeso pela identidade de seus componentes e leis fundamentais, e no qual todos esses componentes são colocados no mesmo nível de ser. Isso implica no abandono, pelo pensamento científico, de todas as considerações baseadas em conceitos de valor, como perfeição, harmonia e objetivo.
Adaptado de KOYRÉ, Alexandre. Do Mundo Fechado ao Universo Infinito. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006, p. 6
II. Hoje em dia, a ideia de ter existido um acontecimento singular e distinto, localizado no tempo e no espaço, ao qual se pode chamar a Revolução Científica deixa insatisfeitos muitos historiadores. Atualmente, estes historiadores rejeitam mesmo a existência no século XVII de uma entidade cultural, singular e coerente denominada ciência, à qual se atribui a responsabilidade de uma mudança revolucionária. O que existiu foi pelo contrário, um leque diversificado de práticas culturais empenhadas em compreender, explicar e controlar o mundo natural, cada uma delas com diferentes características e cada uma experimentando diferentes modalidades de mudança. Fonte: SHAPIN, Steven. A revolução científica. Lisboa: Difel- Difusão Editorial, 1999, p. 25.
Com base nos trechos citados, assinale a afirmativa que menciona corretamente as interpretações sobre a Revolução Científica.
São características do Renascimento Cultural e do Movimento Humanista, ocorridos na Europa entre os séculos XIV e XVI:
I. Movimento intelectual de valorização da Antiguidade Clássica.
II. Valorização do antropocentrismo em detrimento ao teocentrismo.
III. Predomínio dos valores da Igreja Católica e da nobreza feudal sobre os da burguesia.
Quais estão corretas?
Movimento desenvolvido entre os séculos XIV e XVII que expressava as profundas transformações no final do medievo europeu e que representava no plano da cultura uma condição revolucionária. Nesse movimento, que se expandiu desde a península itálica para toda a Europa, artistas, pensadores e escritores tratavam de novas visões de mundo e da nova sociedade de rupturas e transformações que caracterizaram a transição do feudalismo para o capitalismo. Marque a opção correta para a alternativa que se refere à denominação do citado movimento:
Um professor de história inspira-se nas observações metodológicas de Leandro Karnal a respeito do uso de obras de arte no ensino da História para tratar da cultura do Renascimento: “Não se deve estabelecer na análise artística uma leitura de ‘reflexo’ da sociedade, pois significaria negar o estatuto da própria arte. A arte não é um reflexo, mas constitui também a maneira de perceber o mundo e passa a constituir este mesmo mundo”.
(Piero della Francesca, Perspectiva de uma cabeça, desenho a bico de pena, in Sobre a perspectiva do pintar, 1474.)
As opções a seguir interpretam corretamente o documento iconográfico no contexto da cultura renascentista, sem reduzir a arte a um reflexo da sociedade, à exceção de uma. Assinale-a.
Um dos contributos do Renascimento Urbano e Comercial ocorrido na Europa medieval foi:
Julgue as proposições com relação ao Renascimento:
-
I. O Renascimento foi um movimento artístico, literário e científico defensor do humanismo, baseado no antropocentrismo e no espírito crítico em oposição ao teocentrismo.
II. Os artistas e intelectuais renascentistas desprezavam os conhecimentos e as ideias greco-romanos.
III. O Renascimento fez renovar toda tradição islâmica da península Ibérica reprimida pelas cruzadas.
IV. O Renascimento foi um movimento que acompanhou as transformações da Europa no início da Idade Moderna.
-
Assinale o item que relaciona todas as afirmativas corretas:
Identifique a opção que melhor expressa o Renascimento.
No campo artístico, a Renascença promoveu inovações técnicas para representar a realidade. Com novas descobertas artísticas (perspectiva, luz e sombra, o óleo sobre tela), além de outros elementos como o estudo da anatomia, os artistas evoluíram na arte de pintar retratos, paisagens, motivos mitológicos e religiosos. Os grandes destaques da pintura foram Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael e Sandro Botticelli, na Itália, Jan van Eyck, na Holanda, El Greco, Grécia e Espanha, e Albert Dürer, na Alemanha.
Sobre os princípios artísticos e estéticos das obras renascentistas são:
“Entre as resoluções do Concílio de Trento, nenhum destaque fora dado à expansão católica no além-mar (...) Além disso, a posição defensiva assumida pelo Concílio bem como a composição majoritariamente italiana dos conciliares, dificilmente o levariam a formular, em meados daquele século [XVI], uma política global para o Novo Mundo.”
Mesmo que o Concílio de Trento não tenha dado importância central ao Novo Mundo, as colônias ibero-americanas receberam forte influência católica realizada principalmente:
Analise a obra “O nascimento de Vênus” do artista Sandro Botticelli e assinale a alternativa correta.