Questões de História - Renascimento Científico, Artístico e Cultural para Concurso
Foram encontradas 136 questões
I. Essa revolução científica e filosófica causou a destruição do Cosmos, ou seja, o desaparecimento dos conceitos válidos, filosófica e cientificamente, da concepção do mundo como um todo finito, fechado e ordenado hierarquicamente, e a substituição por um universo indefinido e até mesmo infinito que é mantido coeso pela identidade de seus componentes e leis fundamentais, e no qual todos esses componentes são colocados no mesmo nível de ser. Isso implica no abandono, pelo pensamento científico, de todas as considerações baseadas em conceitos de valor, como perfeição, harmonia e objetivo.
Adaptado de KOYRÉ, Alexandre. Do Mundo Fechado ao Universo Infinito. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006, p. 6
II. Hoje em dia, a ideia de ter existido um acontecimento singular e distinto, localizado no tempo e no espaço, ao qual se pode chamar a Revolução Científica deixa insatisfeitos muitos historiadores. Atualmente, estes historiadores rejeitam mesmo a existência no século XVII de uma entidade cultural, singular e coerente denominada ciência, à qual se atribui a responsabilidade de uma mudança revolucionária. O que existiu foi pelo contrário, um leque diversificado de práticas culturais empenhadas em compreender, explicar e controlar o mundo natural, cada uma delas com diferentes características e cada uma experimentando diferentes modalidades de mudança. Fonte: SHAPIN, Steven. A revolução científica. Lisboa: Difel- Difusão Editorial, 1999, p. 25.
Com base nos trechos citados, assinale a afirmativa que menciona corretamente as interpretações sobre a Revolução Científica.
São características do Renascimento Cultural e do Movimento Humanista, ocorridos na Europa entre os séculos XIV e XVI:
I. Movimento intelectual de valorização da Antiguidade Clássica.
II. Valorização do antropocentrismo em detrimento ao teocentrismo.
III. Predomínio dos valores da Igreja Católica e da nobreza feudal sobre os da burguesia.
Quais estão corretas?
Movimento desenvolvido entre os séculos XIV e XVII que expressava as profundas transformações no final do medievo europeu e que representava no plano da cultura uma condição revolucionária. Nesse movimento, que se expandiu desde a península itálica para toda a Europa, artistas, pensadores e escritores tratavam de novas visões de mundo e da nova sociedade de rupturas e transformações que caracterizaram a transição do feudalismo para o capitalismo. Marque a opção correta para a alternativa que se refere à denominação do citado movimento:
Um professor de história inspira-se nas observações metodológicas de Leandro Karnal a respeito do uso de obras de arte no ensino da História para tratar da cultura do Renascimento: “Não se deve estabelecer na análise artística uma leitura de ‘reflexo’ da sociedade, pois significaria negar o estatuto da própria arte. A arte não é um reflexo, mas constitui também a maneira de perceber o mundo e passa a constituir este mesmo mundo”.
(Piero della Francesca, Perspectiva de uma cabeça, desenho a bico de pena, in Sobre a perspectiva do pintar, 1474.)
As opções a seguir interpretam corretamente o documento iconográfico no contexto da cultura renascentista, sem reduzir a arte a um reflexo da sociedade, à exceção de uma. Assinale-a.
Um dos contributos do Renascimento Urbano e Comercial ocorrido na Europa medieval foi:
Julgue as proposições com relação ao Renascimento:
-
I. O Renascimento foi um movimento artístico, literário e científico defensor do humanismo, baseado no antropocentrismo e no espírito crítico em oposição ao teocentrismo.
II. Os artistas e intelectuais renascentistas desprezavam os conhecimentos e as ideias greco-romanos.
III. O Renascimento fez renovar toda tradição islâmica da península Ibérica reprimida pelas cruzadas.
IV. O Renascimento foi um movimento que acompanhou as transformações da Europa no início da Idade Moderna.
-
Assinale o item que relaciona todas as afirmativas corretas:
Identifique a opção que melhor expressa o Renascimento.
No campo artístico, a Renascença promoveu inovações técnicas para representar a realidade. Com novas descobertas artísticas (perspectiva, luz e sombra, o óleo sobre tela), além de outros elementos como o estudo da anatomia, os artistas evoluíram na arte de pintar retratos, paisagens, motivos mitológicos e religiosos. Os grandes destaques da pintura foram Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael e Sandro Botticelli, na Itália, Jan van Eyck, na Holanda, El Greco, Grécia e Espanha, e Albert Dürer, na Alemanha.
Sobre os princípios artísticos e estéticos das obras renascentistas são:
“Entre as resoluções do Concílio de Trento, nenhum destaque fora dado à expansão católica no além-mar (...) Além disso, a posição defensiva assumida pelo Concílio bem como a composição majoritariamente italiana dos conciliares, dificilmente o levariam a formular, em meados daquele século [XVI], uma política global para o Novo Mundo.”
Mesmo que o Concílio de Trento não tenha dado importância central ao Novo Mundo, as colônias ibero-americanas receberam forte influência católica realizada principalmente:
Analise a obra “O nascimento de Vênus” do artista Sandro Botticelli e assinale a alternativa correta.
"No entanto, tal filosofia, mesmo com diferenças individuais, apresenta uma característica primordialmente unitária. Essa uniformidade decorre do compromisso dos autores com certas premissas, das quais se pode destacar: 1) a busca pela autonomia da investigação filosófica em relação à religião, a partir da qual (diferentemente da escolástica) a filosofia deve ser examinada à luz de suas próprias regras, não como instrumento para fornecer racionalidade à teologia; 2) a diversidade das perspectivas filosóficas, principalmente de conteúdo (não de método como na Idade Média, em que a noção de Deus determinava as conclusões mais relevantes); 3) a procura - já que estavam livres das amarras teológicas - para propor e sustentar sistemas epistemológicos inteiramente inovadores, desde que apresentassem elementos de racionalidade; 4) a relativa diminuição da relevância da metafísica em favor de uma filosofia voltada para os problemas gnosiológicos, morais e políticos, das questões práticas do cotidiano".
Fonte (adaptada): DAMIÃO, A. P. -- Interfaces históricas e epistemológicas. História da Ciência e Ensino. Volume 17, 2018. p. 22-49.
O excerto faz referência à/ao chamada/o:
Na Itália, por volta do século XIV surgiu o Renascimento, um movimento cultural que se expandiu para outros países e teve grande influência no processo de transição da Idade Média para a Idade Moderna.
Assinale a alternativa em que todas as expressões caracterizam a cultura Renascentista.
O movimento humanista contribuiu não somente para a renovação cultural ocorrida a partir do século XIV, mas também influenciou na modificação dos aspectos políticos, sociais e econômicos no início do Período Moderno. São fatores que contribuíram para a difusão do Humanismo:
I. O aperfeiçoamento da imprensa, possibilitando a impressão e a popularização dos clássicos gregos e romanos, bem como de obras da época, pois até então os livros eram manuscritos e caros.
II. A decadência de Constantinopla com as Cruzadas, acarretando o êxodo de intelectuais bizantinos e grande afluxo de textos antigos para a Itália, berço do Humanismo.
III. As grandes navegações, que proporcionaram o contato europeu com povos de culturas distintas, contribuindo para derrubar muitas ideias tidas então como verdades absolutas.
IV. O mecenato praticado por burgueses ricos, príncipes e até papas que, interessados em projetar suas cortes ou ações pessoais, financiavam as atividades culturais e econômicas desse período.
Quais estão corretos?
“Davi”. Disponível em: https://www.florence-museum.com/br/david-michelangelo.php. Acesso em: 02 fev. 2024.
A escultura “Davi” (1501–1504), de Michelangelo, é uma das obras renascentistas em que há clara inspiração na arte da Antiguidade Clássica.
Sobre o movimento cultural renascentista, avalie as afirmativas.
I. A sociedade europeia, durante esse período, experimentou um pequeno crescimento urbano e as poucas cidades que existiam não possuíam relevância comercial, uma vez que o comércio estava em declínio e a burguesia enfraquecida economicamente.
II. A mentalidade dos intelectuais ligados ao renascimento baseou-se na formulação de princípios pautados pelo humanismo ou antropocentrismo, segundo o qual o homem “era a medida de todas as coisas”.
III. O racionalismo e o individualismo, princípios do renascimento, sustentavam que a razão era fundamental para a explicação do mundo e que as diferenças individuais dos homens deveriam ser respeitadas.
IV. Dentre os expoentes artistas renascentistas destacaram-se Sandro Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael Sanzio.
V. Durante o período do Renascimento, os mecenas patrocinavam o trabalho de artistas e de intelectuais renascentistas. Entre as pessoas que se destacavam como mecenas estavam comerciantes, banqueiros, monarcas e papas.
Estão corretas as afirmativas
Correlacione corretamente as colunas a seguir:
A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é
O Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político que surgiu na França no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVII.
O Humanismo representou uma fase de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, bem como entre o Trovadorismo e o Renascimento. Esse movimento cultural e intelectual emergiu nas cidades italianas de Florença, Roma e Veneza, impulsionado pelas obras de figuras como Francesco Petrarca, Giovanni Boccaccio e Dante Alighieri, que foram fundamentais para o desenvolvimento do pensamento humanista e a valorização da cultura clássica.