Questões de Concurso
Sobre república autoritária : 1964- 1984 em história
Foram encontradas 685 questões
Em abril de 1964, um golpe depôs o presidente João Goulart, iniciando um período marcado pela presença de militares no controle do poder executivo federal, que vai se estender de 1964 a 1985.
Considerando esses dois momentos da política brasileira, assinale a alternativa abaixo que apresenta, CORRETAMENTE, duas semelhanças entre esses regimes políticos.
Considerando o período do Regime Militar no Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir.
Os conceitos de segurança nacional e de inimigo interno, desenvolvidos na Escola Superior de Guerra, foram importantes elementos de legitimação do regime instaurado em 1964 e subsidiaram o expurgo de mais de uma centena de oficiais das Forças Armadas.
Considerando o período do Regime Militar no Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir.
A tese do pragmatismo responsável da política exterior do Brasil durante o Regime Militar baseava-se na autonomia do Itamaraty frente às questões internas.
Considerando o período do Regime Militar no Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir.
A Constituição de 1967 restabeleceu a pena de morte no Brasil para condenados por guerra revolucionária ou subversiva.
Considerando o período do Regime Militar no Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir.
Denunciado à Comissão de Direitos Humanos da ONU no relatório da Anistia Internacional de 1972, o Brasil foi impedido de participar como membro daquela comissão até a abertura política do país, em meados da década de 80 do século XX.
1. Governo Castelo Branco 2. Governo Costa e Silva 3. Governo Emílio Médici
( ) Criou o Programa de Integração Nacional (PIN) com o objetivo de ocupar e integrar partes da região norte e utilizou o lema “Brasil: ame-o ou deixo-o” como propaganda política patriótica. ( ) Instaurou o Ato Institucional número 5 como ferramenta para intimidar os opositores do governo, intensificando os instrumentos de repressão, e criou a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). ( ) Formou Serviço Nacional de Informações (SNI) com o objetivo de controlar informações que interessavam a Segurança Nacional, e foi durante seu governo que o Banco Central foi criado.
Assinale a afirmativa que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
O governo de João Figueiredo, que durou de 1979 a 1985, marcou um período crucial na transição do Brasil do regime militar para um regime democrático. Acerca desse assunto, julgue as frases abaixo.
I. A Emenda Constitucional de 1981 alterou o sistema eleitoral, restabelecendo eleições diretas para governadores e prefeitos, e permitiu a formação de novos partidos políticos. A criação de novos partidos ajudou a diversificar o espectro político e preparar o terreno para o retorno à democracia.
II. Em 1979, o Ato Institucional nº 5 (AI-5), que havia sido um dos instrumentos mais repressivos do regime militar, foi revogado. A revogação do AI-5 foi um passo crucial na redução da censura e da repressão política, marcando uma mudança significativa na política de controle estatal sobre a oposição.
III. O governo de Figueiredo foi responsável por preparar o terreno para a eleição direta de Tancredo Neves, que tomou posse como presidente após a abertura política e a aprovação da nova Constituição de 1988. Figueiredo, apesar de ter sido um general, reconheceu a necessidade de mudanças para a estabilização do regime democrático.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
No início dos anos 1980, o Brasil vivia uma das maiores crises econômicas do período militar. O governo dos militares estava desgastado politicamente. Sobre este contexto, avalie as proposições a seguir.
I- O ano de 1984 foi marcado em seu início, por uma forte crise política e econômica, mas a capacidade política do Presidente Figueiredo e a unidade do bloco do governo favoreceram para que o regime continuasse forte.
II- No intuito de romper a dependência brasileira do petróleo importado, na década de 1980, o governo incentivou o plantio da cana-de-açúcar para a produção de etanol, o que caracterizou mais uma derrota econômica porque os Estados não investiram neste projeto, inclusive São Paulo.
III- A eleição de Tancredo Neves se revelou fundamental para o processo de transição para a democracia, depois do fracasso do movimento das “ Diretas Já ”, que era uma possibilidade aberta de encerrar o ciclo militar.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Sobre a imagem, podemos afirmar:
Disponível em: https://memorialdaresistenciasp.org.br/evento/oficina-projetoresisto-10/ Acesso: data 02/08/2024.
No Brasil, a década de 1960 foi marcada por uma gradual aproximação dos estudantes com ideologias e organizações políticas de esquerda, processo que se acentuou após o golpe militar de 1964.
A respeito do movimento estudantil, no Brasil e na Bahia, na década de 1960, avalie as afirmativas abaixo e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Na década de 1960, o movimento estudantil perde sua capacidade de mobilizar os estudantes para participarem da vida política do país.
( ) Em 1964, os estudantes são excluídos da participação do famoso comício da Central do Brasil, realizado em 13 de março por Jango.
( ) O Governo Castelo Branco aprovou a Lei Suplicy de Lacerda, que tornava ilegal a atividade política das organizações estudantis, as quais passam a atuar na clandestinidade.
As afirmativas são, respectivamente,
Atente para os slogans e responda:
(Disponível em: http://histoblogsu.blogspot.com/2009_08_01_archive.html)
Nesse período, o regime militar criou: “um dos maiores sistemas de propaganda política de um governo autoritário da época contemporânea”.
(FICO, Carlos. Reinventando o Otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. 1. Ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1997, p. 117).
Os slogans acima e a frase mencionada pelo historiador Carlos Fico fazem referência ao:
Leia o trecho abaixo e responda:
“O termo _______________, utilizado na história do Brasil, se refere ao período em que ocorreu um rápido crescimento econômico, durante os anos 1970, marcado pela expansão da industrialização, pelo aumento das exportações e pela elevação dos investimentos estrangeiros.”.
A lacuna deve ser preenchida CORRETAMENTE pela alternativa:
Na História recente do Brasil, o país viveu um período de forte perseguição de direitos e de pessoas durante o período do Golpe Civil-Militar (1964-1985). Acerca do término deste período, podemos afirmar:
Uma das principais marcas do processo de redemocratização após duas décadas de governos militares, o movimento “Diretas Já”: