Questões de Concurso Sobre república autoritária : 1964- 1984 em história

Foram encontradas 715 questões

Q3302083 História
Sobre as questões históricas relativas à ditadura militar no Brasil, assinale a opção correta acerca do AI5:
Alternativas
Q3298005 História
O Arquivo Nacional promoveu a Semana Memórias Abertas: Pesquisa, Ensino e Difusão, com atividades sobre o direito à memória e verdade, que conta com documentos e informações sobre a Ditadura Militar no Brasil. Entre os destaques da programação está a exposição de réplicas de documentos históricos sobre perseguições políticas, censura e resistência democrática. Essa temática da Ditadura Militar na história do Brasil tem peso e referência tanto na pesquisa nacional como na transversalidade e interdisciplinaridade da história internacional que marcou o período, sobre essa temática histórica e sua historiografia, julgue os itens abaixo se verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) O golpe militar no Brasil marcou o início de uma virada das relações do país com a cultura europeia, a francesa em particular, e a estadunidense. Os intelectuais da área das ciências sociais e da filosofia começaram a dar preferência aos EUA, sendo a década de 1970 a virada que coincidiu no Brasil com uma ruptura de geração o que facilitou a mudança acelerada de hábitos e de referência culturais.

( ) A música de Caetano em um dos festivais de música da TV Record é proibido proibir, reproduziu um dos lemas que influenciavam os jovens brasileiros aspirantes à política. Em 1968, aconteceram as prisões dos cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil, ícones do movimento brasileiro Tropicalismo. Com a imposição do Ato Institucional número 5 (AI-5) em dezembro de 1968, a censura e a repressão ficaram mais intensas, assim um processo de seleção cada vez mais rígido definia e censurava quais obras poderiam ir a público. No ano de 1969, a Tropicália teve o seu fim decretado.

( ) Peter Burke descreve a memória como uma reconstrução do passado. Reconhecendo o valor dos testemunhos como fonte e da memória como “matéria-prima” para o trabalho do historiador. Os que defendem uma oposição estrita entre história e memória tendem a sustentar que enquanto as memórias coletivas são múltiplas, a história é única e sobre o golpe de Estado de 1964 e a ditadura existem as “memórias dos militares”, “das esquerdas” (reformistas e revolucionárias), “da imprensa”, “das mulheres”, e até memórias de grupos subalternizados menos divulgadas socialmente e visitadas pelos próprios historiadores, como a “memória dos indígenas” impactados diretamente pelo estado de exceção da época. Já a história do golpe e da ditadura é única e encontra-se nos livros e artigos dos historiadores profissionais, legítimos especialistas do passado. ( ) Com a censura e a repressão por parte do governo militar, o Tropicalismo surgiu como um movimento contra a política brasileira da época e a ruptura com a estética tradicional da música brasileira, a bossa nova, que era um estilo caracterizado pela intelectualidade, adquirindo um caráter musical mais voltado para a cultura popular, e se assemelhando ao movimento hippie estadunidense, os jovens brasileiros que se identificavam com a Tropicália aderiram a um estilo peculiar. Por meio de cabelos longos e roupas coloridas, foram capazes de influenciar diretamente a mudança comportamental de diversas pessoas na sociedade por meio de composições artísticas, as quais criticavam o sistema capitalista e o governo vigente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência do correto julgamento:
Alternativas
Q3295094 História
No período do regime militar brasileiro (1964-1985), a economia passou por fases de crescimento e endividamento. Assinale a CORRETA:
Alternativas
Q3279081 História
Durante a ditadura militar brasileira (1964-1985), diversas reformas econômicas foram implementadas visando ao crescimento do país. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3277759 História

Leia o trecho a seguir.


O governo é lembrado pela “abertura”. Entretanto, o saldo do governo não possibilita falar em democratização ou sequer em “distensão”, pois durante seu governo houve 39 opositores desaparecidos e 42 mortos pela repressão. A censura à imprensa, às artes e ao lazer foi amplamente utilizada, abrandando-se somente em meados de 1976. O Congresso foi fechado durante 15 dias em 1977, com o governo impondo uma reforma constitucional pelo alto, mantendo as eleições indiretas para governadores de Estado e reformando o poder judiciário. As promessas de distensão, o reconhecimento das eleições e o fim da censura prévia aos jornais podem parecer sinais de contradição do regime, mas, na verdade, revelam a estratégia da distensão, ao menos até meados de 1977.


Adaptado de: https://memoriasdaditadura.org.br/abertura-lenta-e-repressao

continua/


O processo de distensão a que o trecho se refere foi iniciado durante o governo do Presidente

Alternativas
Q3277757 História

Na charge a seguir, um repórter aparece entrevistando um personagem com a forma do mapa do Brasil.


O repórter pergunta: E o senhor, já se definiu?


O entrevistado responde: Já, meu filho. Mas quem sou eu para dar palpite?



Imagem associada para resolução da questão


Fonte: https://acervo.cpdoc.fgv.br/galeria/1?page=3



Com base na charge, assinale a opção que descreve corretamente os motivos das manifestações Diretas Já.  

Alternativas
Q3276911 História
A história do Brasil é rica e vasta em cultura e marcos impactantes, O Brasil República foi um desses marcos de grande transformação, com eventos que moldaram não apenas o país, mas também influenciaram o cenário mundial. A transição do Império para a República, em 1889, é um desses eventos históricos significativos.
Sobre o período do Brasil República que abrange desde a Primeira República até a Nova República, analise as alternativas e assinale a INCORRETA: 
Alternativas
Q3276284 História
No início da década de 1960, mais precisamente em 1964, um golpe militar foi deflagrado contra o governo democraticamente eleito de João Goulart. O regime militar, então instaurado, foi formalmente consolidado pelo Ato Institucional nº 1, que institucionalizou o autoritarismo no país. Esse período foi marcado por uma crescente radicalização ideológica e um clima de intensa tensão política, que se acentuou na madrugada de 31 de março de 1964, quando os militares tomaram o poder, pondo fim ao governo constitucional.
Sobre esse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I. O Ato Institucional nº 5 (AI-5) decretou o fechamento do Congresso Nacional, suspendeu todos os direitos civis e constitucionais, autorizando a prisão de qualquer cidadão brasileiro, e impôs a suspensão dos direitos políticos por dez anos àqueles considerados suspeitos de atuar contra o governo.
II. Durante o governo de Castello Branco, os militares realizaram uma série de transformações no funcionamento institucional do país, dando início ao regime da ditadura militar. Esse período foi marcado pela emissão de atos institucionais, como o AI-1, uma série de decretos elaborados pelo Poder Executivo, sem a necessidade de análise ou aprovação pelo Congresso Nacional.
III. O governo de Médici, sucessor de Costa e Silva, ficou particularmente marcado pelo acelerado crescimento econômico do país, conhecido como "milagre econômico". Esse processo foi acompanhado pela realização de grandes obras, algumas delas denominadas "obras faraônicas", e pelo endurecimento da repressão política, com ações quase autônomas por parte do aparato repressivo, que agiu sem grandes limitações.
IV. No governo de Ernesto Geisel, o segundo presidente militar do Brasil, o país experimentou um dos maiores processos de recuperação econômica desde o início do regime militar, justificado pela maciça entrada de capital estrangeiro, que impulsionou a economia brasileira, estabilizando-a e equilibrando-a por um longo período. Paralelamente, o crescimento da população urbana proporcionou uma abundante e barata mão de obra, essencial para a expansão industrial nos grandes centros econômicos do país.
V. O governo do general João Baptista de Oliveira Figueiredo, o terceiro presidente da sequência de governos militares, foi um dos mais imponentes desse período. Alinhado à ala "linha dura" do regime, Figueiredo implementou a repressão de maneira ainda mais contundente. A criação do Ato Institucional nº 5 (AI-5), em particular, legalizou a intervenção do presidente nos estados e municípios, sem as limitações previstas pela Constituição, além de suspender a garantia do habeas corpus nos casos de crimes políticos, consolidando um período de repressão ainda mais severo.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q3229757 História
A partir de 1964, com o golpe de Estado efetivado, foi iniciado um processo de indiciamento de potenciais subversivos. No Rio Grande do Norte, houve a instalação de uma Comissão de inquérito, com financiamento e por iniciativa do governo do estado, que resultou com a publicação de um dossiê intitulado Relatório Geral, também conhecido como Relatório Veras, em alusão ao sobrenome de um de seus autores. Na introdução do Relatório, há a seguinte descrição:


“O Relatório é dividido em duas partes. Na primeira parte, de responsabilidade do capitão José Domingos da Silva, têm-se os resultados das investigações na área rural e na Rede Ferroviária Federal, fixando a responsabilidade de 38 indiciados. Na segunda parte do documento, de responsabilidade do delegado Carlos Moura de Moraes Veras, têm-se os resultados das investigações nos setores sindicais, estudantil, intelectual e Prefeitura do Natal, fixando a responsabilidade de 45 indiciados.”


Com base nesses dados e nos conhecimentos da história local, é possível identificar que a repressão estabelecida a partir do Relatório Veras atingiu:
Alternativas
Q3229753 História
Durante a última ditadura militar no Brasil (1964 a 1985), foram editados Atos Institucionais desde abril de 1964, tendo sido o mais conhecido o Ato Institucional Nº 5. O AI-5, publicado em dezembro de 1968, foi responsável pela suspensão do habeas corpus, em crimes considerados contra a segurança nacional, além de cassações de mandatos, suspensão de direitos políticos de parlamentares, demissões sumárias no funcionalismo público, dentre outras medidas. Nesse contexto, os Atos Institucionais são considerados instrumentos:
Alternativas
Q3229752 História
No Brasil, o período de 1964 a 1985 foi marcado pela restrição de direitos políticos, redução dos espaços democráticos, expansão de aparelhos repressivos, instalação e desenvolvimento de governos autoritários liderados por militares, com apoio de parte da sociedade civil. No entanto, desde o início dos anos 1970, havia um discurso de reabertura política e saída dos militares do Executivo. Apesar disso, apenas em 1985, com a eleição indireta para Presidente da República, foi possível o fim dos governos militares. Diante disso, os principais fatores para uma abertura política tão demorada foram
Alternativas
Q3229745 História
A partir da promulgação da Lei nº 5692/71, ainda durante os governos militares no Brasil, o ensino de História sofreu alterações quanto aos conteúdos e sua abordagem. Para o ensino de 1º grau, foi instituída a disciplina escolar Estudos Sociais, que mesclava e diluía conteúdos de História e Geografia. Segundo a pesquisadora Selva Guimarães (2012), “[...] a História ensinada nesse período tinha como fundamento teórico a historiografia tradicional positivista, europocêntrica e linear. Os currículos eram organizados com base nos marcos/fatos da política institucional, numa sequência cronológica causal”. Para este modelo de ensino, privilegiado durante um período de autoritarismo no Brasil, o objetivo principal do ensino de História era 
Alternativas
Q3175595 História
“Há 40 anos começava uma mobilização com a tomada das ruas para exigir o fim da ditadura militar que tinha se instalado no Brasil havia mais de 20 anos, em 1964 – o movimento Diretas Já. A data exata de início das passeatas é controversa. Em sessão de homenagem no plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (7), o deputado Luiz Carlos Hauly (Pode-PR) afirmou que tudo começou em Curitiba, no dia 12 de janeiro de 1984” (Fonte: Agência Câmara de Notícias). A respeito do tema, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3171904 História
Em conformidade com Arendt, destaque a alternativa que representa de forma mais completa o ideal do sistema totalitário.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de História |
Q3163989 História

Observe a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


A fotografia registra um grupo de pessoas durante a manifestação no Ato pela Anistia na Praça da Sé, em São Paulo. No primeiro plano, três homens se destacam: o do centro fala ao microfone, o da direita está em pé ao seu lado, e o da esquerda exibe uma página de um jornal. Ao fundo, pode-se ver uma faixa com a inscrição: “Pela Anistia”. Avalie as afirmativas a seguir que apresentam os grupos que foram contemplados pelos benefícios da Lei da Anistia.


I. Indivíduos condenados por crimes de terrorismo e assalto, o que priorizou a liberdade dos presos políticos que estavam em presídios brasileiros.


II. Indivíduos exilados fora do Brasil, o que resultou, principalmente, no retorno de artistas brasileiros que haviam sido proibidos de permanecer no território nacional.


III. Indivíduos que cometeram crimes por motivação política, o que favoreceu os militares que participaram de torturas e assassinatos.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q3158527 História
Durante a Ditadura Civil-Militar (1964- 1985) iniciou o processo de Abertura Política: 
Alternativas
Q3269170 História
Acerca do governo de João Baptista de Oliveira Figueiredo, que durou de 1979 a 1985, julgue as frases abaixo:

I. O governo Figueiredo foi marcado por graves desafios econômicos. O Brasil vivia uma crise econômica profunda, resultado de anos de políticas de crescimento econômico acelerado, que haviam deixado o país com uma dívida externa elevada. Nos anos 1980, o país enfrentou o fenômeno conhecido como "década perdida", caracterizado por estagnação econômica, hiperinflação, e queda do poder de compra.
II. O governo Figueiredo enfrentou uma crescente pressão por democratização, tanto da sociedade civil quanto da oposição política, culminando no movimento Diretas Já, que exigia eleições diretas para a presidência. Embora a Emenda Dante de Oliveira, que propunha as eleições diretas, tenha sido rejeitada no Congresso, o movimento foi crucial para a mobilização popular e o fortalecimento da oposição.
III. Na esfera internacional, Figueiredo adotou uma política de maior autonomia em relação aos Estados Unidos, conhecida como "pragmatismo responsável". Ele buscou fortalecer as relações com países do Terceiro Mundo, incluindo nações africanas e asiáticas, e adotou uma postura mais crítica em relação ao apoio automático às políticas norte-americanas, especialmente em questões de direitos humanos e comércio internacional.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
Alternativas
Q3182290 História
Segundo Rodrigo Motta, "o essencial é registrar que a entrada em vigor do AI-5 [13 de dezembro de 1968], especialmente nos primeiros anos, tornou o ambiente político irrespirável, ou melhor, praticamente deixou de existir uma vida política. Prisões, torturas e mortes tornaram-se mais frequentes, a grande imprensa ficou sob censura e o Congresso Nacional foi suspenso, assim como os direitos políticos e mandatos de mais de cem parlamentares".
(Motta, Rodrigo Patto Sá. MDB e ARENA nas charges: a imagem do sistema bipartidário da ditadura em disputa. Revista Tempo e Argumento, vol. 14, núm. 37, e0102, 2022. p. 15).

Sobre a relação entre a imprensa e a ditadura no Brasil, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A maior parte da grande imprensa brasileira apoiou o golpe militar, sendo escassos os casos de contestação à ditadura na mídia da época.
ENTRETANTO
II. Muitos jornais em São Paulo e no Rio de Janeiro não apoiaram o golpe militar, pois temeram a censura e o corte de investimentos do Estado em propaganda na imprensa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Q3180895 História
No contexto da Ditadura Militar (1964-1985) no Brasil, a censura aos meios de comunicação foi uma medida adotada pelo governo. Qual foi uma das consequências dessa política?
Alternativas
Q3180749 História
Os governos militares no Brasil, que se estenderam de 1964 a 1985, foram marcados por profundas transformações políticas, sociais e econômicas. Considerando as características desse período, assinale a alternativa que melhor representa as consequências dos governos militares para a sociedade brasileira:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: A
5: D
6: E
7: E
8: A
9: A
10: A
11: A
12: A
13: B
14: A
15: D
16: B
17: D
18: A
19: A
20: B