Questões de Concurso
Sobre república autoritária : 1964- 1984 em história
Foram encontradas 689 questões
Sobre a ditadura civil-militar brasileira considere as afirmativas a seguir e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)A ditadura manteve o sistema capitalista e o aprofundou, embora o Estado tivesse participação ativa na esfera econômica.
(__)Os apoiadores do golpe civil-militar visavam combater os comunistas, as organizações de esquerda e os movimentos sociais.
(__)Ao longo da ditadura civil-militar, a reforma agrária efetivou-se e, em algumas regiões de São Paulo e do Mato Grosso, propriedades foram distribuídas entre a população rural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A expressão mais destacada do processo de constituição do Estado nacional argentino foi a emergência dos caudilhos. A independência, com seu corolário de transformações, trouxe aos caudilhos uma ameaça a interesses específicos, que então passam a ser combatidos. A guerra civil será um reflexo da luta dos caudilhos pela garantia de privilégios de que dispunham no período colonial, contrariando projetos políticos que se desenvolvem na tentativa de uma organização nacional.
(C. Guazzelli, 1990, p. 34.)
Os demais projetos políticos que emergem no cenário da organização do Estado nacional argentino, especificamente:
Um relatório da Comissão Pastoral da Terra divulgado nesta segunda-feira (22) mostra que o número de conflitos no campo bateu recorde em 2023, primeiro ano do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Foram 2.203 ocorrências e 31 mortes. É o maior número da série histórica, iniciada em 1985.
De acordo com o levantamento, o recorde anterior foi registrado em 2020, com 2.050 casos. Naquele ano, houve um número maior de óbitos do que em 2023: 47. Segundo os números divulgados pela Comissão, na última década, a tendência registrada foi de ritmo ascendente nos conflitos, com reduções nos anos de 2015 e de 2021.
Segundo a Comissão, nos conflitos por terra, os indígenas são a categoria que mais sofre violências: 29,6%. A falta de demarcação de terras e as invasões são uma realidade constante enfrentada por essa população, o que contribui para as mortes violentas (...)
O relatório destaca que não há proteção por parte do Estado e “nem condições necessárias para produção e reprodução da vida em territórios livres da ação do agronegócio”, outro setor que pressiona os territórios indígenas.
Fonte: Nexo. Conflitos no campo batem recorde em 2023, diz a Pastoral da Terra. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/extra/2024/04/22/conflitos-camporecorde-2023. (Último acesso dia 18/10/2024 às 16 horas)
A partir do texto é possível concluir que:
Em abril de 1964, um golpe depôs o presidente João Goulart, iniciando um período marcado pela presença de militares no controle do poder executivo federal, que vai se estender de 1964 a 1985.
Considerando esses dois momentos da política brasileira, assinale a alternativa abaixo que apresenta, CORRETAMENTE, duas semelhanças entre esses regimes políticos.
Considerando o período do Regime Militar no Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir.
Os conceitos de segurança nacional e de inimigo interno, desenvolvidos na Escola Superior de Guerra, foram importantes elementos de legitimação do regime instaurado em 1964 e subsidiaram o expurgo de mais de uma centena de oficiais das Forças Armadas.
Considerando o período do Regime Militar no Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir.
A tese do pragmatismo responsável da política exterior do Brasil durante o Regime Militar baseava-se na autonomia do Itamaraty frente às questões internas.
Considerando o período do Regime Militar no Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir.
A Constituição de 1967 restabeleceu a pena de morte no Brasil para condenados por guerra revolucionária ou subversiva.
Considerando o período do Regime Militar no Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir.
Denunciado à Comissão de Direitos Humanos da ONU no relatório da Anistia Internacional de 1972, o Brasil foi impedido de participar como membro daquela comissão até a abertura política do país, em meados da década de 80 do século XX.
1. Governo Castelo Branco 2. Governo Costa e Silva 3. Governo Emílio Médici
( ) Criou o Programa de Integração Nacional (PIN) com o objetivo de ocupar e integrar partes da região norte e utilizou o lema “Brasil: ame-o ou deixo-o” como propaganda política patriótica. ( ) Instaurou o Ato Institucional número 5 como ferramenta para intimidar os opositores do governo, intensificando os instrumentos de repressão, e criou a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). ( ) Formou Serviço Nacional de Informações (SNI) com o objetivo de controlar informações que interessavam a Segurança Nacional, e foi durante seu governo que o Banco Central foi criado.
Assinale a afirmativa que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
O governo de João Figueiredo, que durou de 1979 a 1985, marcou um período crucial na transição do Brasil do regime militar para um regime democrático. Acerca desse assunto, julgue as frases abaixo.
I. A Emenda Constitucional de 1981 alterou o sistema eleitoral, restabelecendo eleições diretas para governadores e prefeitos, e permitiu a formação de novos partidos políticos. A criação de novos partidos ajudou a diversificar o espectro político e preparar o terreno para o retorno à democracia.
II. Em 1979, o Ato Institucional nº 5 (AI-5), que havia sido um dos instrumentos mais repressivos do regime militar, foi revogado. A revogação do AI-5 foi um passo crucial na redução da censura e da repressão política, marcando uma mudança significativa na política de controle estatal sobre a oposição.
III. O governo de Figueiredo foi responsável por preparar o terreno para a eleição direta de Tancredo Neves, que tomou posse como presidente após a abertura política e a aprovação da nova Constituição de 1988. Figueiredo, apesar de ter sido um general, reconheceu a necessidade de mudanças para a estabilização do regime democrático.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
No início dos anos 1980, o Brasil vivia uma das maiores crises econômicas do período militar. O governo dos militares estava desgastado politicamente. Sobre este contexto, avalie as proposições a seguir.
I- O ano de 1984 foi marcado em seu início, por uma forte crise política e econômica, mas a capacidade política do Presidente Figueiredo e a unidade do bloco do governo favoreceram para que o regime continuasse forte.
II- No intuito de romper a dependência brasileira do petróleo importado, na década de 1980, o governo incentivou o plantio da cana-de-açúcar para a produção de etanol, o que caracterizou mais uma derrota econômica porque os Estados não investiram neste projeto, inclusive São Paulo.
III- A eleição de Tancredo Neves se revelou fundamental para o processo de transição para a democracia, depois do fracasso do movimento das “ Diretas Já ”, que era uma possibilidade aberta de encerrar o ciclo militar.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Sobre a imagem, podemos afirmar:
Disponível em: https://memorialdaresistenciasp.org.br/evento/oficina-projetoresisto-10/ Acesso: data 02/08/2024.
No Brasil, a década de 1960 foi marcada por uma gradual aproximação dos estudantes com ideologias e organizações políticas de esquerda, processo que se acentuou após o golpe militar de 1964.
A respeito do movimento estudantil, no Brasil e na Bahia, na década de 1960, avalie as afirmativas abaixo e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Na década de 1960, o movimento estudantil perde sua capacidade de mobilizar os estudantes para participarem da vida política do país.
( ) Em 1964, os estudantes são excluídos da participação do famoso comício da Central do Brasil, realizado em 13 de março por Jango.
( ) O Governo Castelo Branco aprovou a Lei Suplicy de Lacerda, que tornava ilegal a atividade política das organizações estudantis, as quais passam a atuar na clandestinidade.
As afirmativas são, respectivamente,
Atente para os slogans e responda:
(Disponível em: http://histoblogsu.blogspot.com/2009_08_01_archive.html)
Nesse período, o regime militar criou: “um dos maiores sistemas de propaganda política de um governo autoritário da época contemporânea”.
(FICO, Carlos. Reinventando o Otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. 1. Ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1997, p. 117).
Os slogans acima e a frase mencionada pelo historiador Carlos Fico fazem referência ao: