Questões de Concurso Sobre república oligárquica - 1889 a 1930 em história

Foram encontradas 861 questões

Q3229772 História
Leia o texto abaixo.


Brasileiros! Está proclamada a República! Povo, Exército e Armada, na mais patriótica e sublime confraternização, sacodem o jugo vergonhoso do Império e firmam os seus foros de cidadãos. Purificou-se, enfim, o Continente Novo!
[...]

Viva a República! Viva a Pátria brasileira! Viva o povo norte-rio-grandense! Viva o governo provisório!

O entusiasmo é uma emoção possível de ser observada na Proclamação da República ao povo do Rio Grande do Norte. Tinha início a mudança de governo, sem a participação popular, tanto em nível nacional quanto local. Na cidade do Natal, no dia 17 de novembro de 1889, foi aclamado presidente 
Alternativas
Q3226701 História
Em relação à República Velha no Brasil, julgue os itens a seguir:

I. Nesse período o poder era descentralizado das mãos dos grandes proprietários de terra.
II. As relações sociais perpassavam pelo clientelismo.
III. São Paulo e Rio de Janeiro exerciam forte influência na política, tendo em vista a produção de café e leite.
IV. Prudente de Morais e Delfim Moreira foram presidentes nesse período.
V. Costa e Silva, fazendeiro e político paulista foi o segundo presidente civil e um dos principais responsáveis pelas alianças entre governadores de estados e governo federal.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3202610 História
“Deflagrada por revoltas ocorridas no Rio Grande do Sul e São Paulo em 1924, a Coluna Prestes tinha como objetivo a derrubada da oligarquia e da elite agrária representada pelo governo de ___________________ no período da República Velha”. (Fonte: Câmara dos Deputados, 2024)

A coluna é corretamente preenchida por:
Alternativas
Q3195406 História
Durante o período da Primeira República (1889-1930) no Brasil, o sistema político ficou conhecido como "Política dos Governadores". Sobre esse período, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3182296 História
Em 1908, Catulo da Paixão Cearense, poeta e cantor, no Prefácio do seu livro Cancioneiro Popular de Modinhas Brasileiras, publicado pela Livraria do Povo, da Editora Quaresma, escreve: "Nós, convencidos de que nessas composições do povo, cintilam fulgurantes pensamentos que, raríssimas vezes, são lobrigados pela alta literatura; nós que preferimos uma modinha, canção rústica, um lundu requebrado a um qualquer trecho de Wagner, que não compreendemos, e que não nos produz a mínima sensação (...) não nos importemos com o pedantismo estulto dos que menoscabam do violão, por ser ele, dizem, o instrumento dos desocupados e perdidos (...)."
(APUD: Gomes, Â. de C., & Abreu, M.. (2009). Apresentação. Dossiê A nova "Velha" República: um pouco de história e historiografia. Tempo, 13 (26), 1−14. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-77042009000100001. Acesso em: 23 out. 2024.)
A respeito desse período e do contexto cultural e político no início do século XX no Brasil, registre V, para as verdadeiras, e F, para falsas:
(__) Na primeira República, as organizações recreativas, esportivas e musicais, principalmente no Rio de Janeiro, conseguiram legitimidade junto às instituições municipais e policiais.
(__) No início do século XX, os políticos e intelectuais buscaram valorizar as características afrodescendentes da população no intuito de construir uma identidade nacional.
(__) Na Primeira República, o samba, o lundu e as modinhas ao violão, gêneros afro-brasileiros, foram divulgados por grandes editoras que reconheceram seus potenciais comerciais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q3180894 História
A respeito da República Velha (1889-1930) no Brasil, qual das alternativas descreve corretamente uma característica desse período?
Alternativas
Q3180747 História
O período conhecido como República da Espada (1889-1894) marcou o início do regime republicano no Brasil, sendo caracterizado pela instabilidade política e econômica, como demonstrado pela crise do Encilhamento. Sobre esse contexto, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta:

I.A Proclamação da República foi resultado direto da insatisfação popular em massa, que organizou movimentos revolucionários para depor o regime monárquico.
II.O Encilhamento, liderado por Rui Barbosa, foi uma tentativa de estimular o desenvolvimento industrial e modernizar a economia brasileira.
III.O governo de Floriano Peixoto, segundo presidente da República, buscou consolidar o regime republicano enfrentando revoltas regionais, como a Revolução Federalista.
IV.Durante a República da Espada, foi promulgada a primeira Constituição republicana, que estabeleceu o voto aberto e censitário, excluindo a maioria da população brasileira.
Alternativas
Q3180739 História
A proclamação da República em 1889 marcou uma nova fase na história do Brasil, marcada por profundas transformações políticas, sociais e econômicas. Considerando a complexidade desse período, assinale a alternativa que melhor representa a relação entre a industrialização brasileira e a urbanização no início do século XX:
Alternativas
Q3180738 História
A Revolução de 1930 representou um marco no fim da Primeira República (1889-1930) e deu início a um processo de centralização do poder que culminou no Estado Novo (1937-1945). Nesse contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que melhor sintetiza a relação entre a Revolução de 1930 e o Estado Novo:
Alternativas
Q3179406 História
O final do século XIX no Brasil foi marcado pela abolição da escravidão e pela Proclamação da República, dois processos que tiveram raízes políticas, sociais e econômicas interligadas.
Sobre esses eventos, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3177988 História
A Guerra do Contestado foi um conflito armado ocorrido entre 1912 e 1916 com foco nas disputas de terra entre dois estados. Quais são esses estados?
Alternativas
Q3177987 História
Qual evento histórico brasileiro ocorrido no extremo norte da Bahia é visto pela historiografia como um emblema de resistência popular contra a opressão do Estado e a marginalização das classes menos favorecidas?
Alternativas
Q3175587 História
Com a Proclamação da República, em 1889, surgiu a necessidade de elaborar uma nova Carta Constitucional, alinhada aos ideais republicanos, que foi promulgada em 1891. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3168091 História
A transição do Império para a República no Brasil foi um processo complexo, marcado por diferentes interesses políticos e sociais. Analise a seguinte situação:
No final do século XIX, a insatisfação com a monarquia se intensificou, culminando na Proclamação da República em 1889. Dentre os diversos fatores que contribuíram para esse cenário, destaca-se o papel das Forças Armadas. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3168086 História
Durante a chamada "República da Espada" (1889-1894), o Brasil viveu um período de transição marcado por tensões políticas e militares. Analise a seguinte situação:
A República da Espada foi caracterizada pela alternância de presidentes militares, sendo Marechal Deodoro da Fonseca o primeiro presidente do Brasil. No entanto, a transição do governo provisório para uma administração civil não ocorreu de maneira pacífica. Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de História |
Q3163986 História
Leia o trecho a seguir.

Rebelião em unidades da Marinha ocorrida entre setembro de 1893 e março de 1894. Começou no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, e chegou ao sul do Brasil. Sem apoio popular ou do Exército, o movimento foi sufocado pelo presidente Floriano Peixoto, a quem pretendia depor. Iniciada em 1893, teve seus antecedentes dois anos antes, em 3 de novembro de 1891, quando o primeiro presidente da República, marechal Deodoro da Fonseca, sem conseguir negociar com as bancadas dos estados, especialmente os produtores de café (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), fechou o Congresso Nacional. Unidades da Marinha se sublevaram e, sob a liderança do almirante Custódio José de Melo, ameaçaram bombardear o Rio de Janeiro. Para evitar uma guerra civil, em 23 de novembro Deodoro renunciou. O vice-presidente, marechal Floriano Peixoto, assumiu seu lugar e não convocou eleições presidenciais, conforme previa o artigo n° 42 da Constituição para o caso de vacância do cargo em menos de dois anos após a posse do presidente.
Adaptado de: Verbete de Atlas Histórico do Brasil – FGV CPDOC

O trecho descreve a
Alternativas
Q3160348 História
A Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, marcou uma ruptura no sistema político brasileiro, encerrando o período monárquico e inaugurando o regime republicano. No entanto, a transição não foi simples e enfrentou diversas resistências. Assinale a alternativa que corretamente explica um dos impactos políticos ou sociais desse evento no Brasil:
Alternativas
Q3159968 História
Qual das alternativas abaixo melhor representa a influência do imperialismo europeu na formação do Brasil Republicano, especialmente durante a Primeira República e a Era Vargas?
Alternativas
Q3159959 História
A proclamação da República brasileira envolveu interesses econômicos e políticos. Podemos dizer que ocorreram mudanças relacionadas a administração política, passando da monarquia para o sistema presidencialista, porém sem nenhuma mudança para a maior parte da população que se encontrava marginalizada.

Sobre os acontecimentos que moldaram a Primeira República do Brasil, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3156463 História
A rejeição do Terceiro Reinado no Brasil está intimamente ligada à conjuntura política, econômica e social da época, que enfraqueceu a imagem da monarquia. Entre os fatores que contribuíram para esse cenário, destacam-se:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: B
6: B
7: B
8: D
9: E
10: E
11: D
12: C
13: C
14: E
15: A
16: E
17: A
18: B
19: A
20: B