Qual das alternativas abaixo melhor representa a influência ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (14)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Sobre a influência do imperialismo europeu na formação do Brasil Republicano, vamos selecionar a alternativa correta.
A) Incorreta – Não houve uma industrialização acelerada no Brasil durante o período mencionado. Na verdade, o país permaneceu dependente do capital europeu, exportando matérias-primas e importando produtos industrializados.
B) Correta – Essa alternativa destaca corretamente que o imperialismo europeu manteve o Brasil em uma posição de dependência econômica. O Brasil exportava produtos primários, como café e borracha, enquanto importava produtos industrializados e bens de capital (máquinas, equipamentos) da Europa. Essa dependência dificultava o desenvolvimento de uma economia industrial própria, aprofundando desigualdades sociais e mantendo o Brasil em um ciclo de subordinação econômica, principalmente durante a Primeira República (1889-1930). A situação começou a mudar durante a Era Vargas, com políticas de substituição de importações e incentivo à indústria nacional.
C) Incorreta – O Brasil, mesmo após a Proclamação da República em 1889, manteve práticas políticas e econômicas marcadas por continuidades coloniais. A economia dependente, o autoritarismo das elites regionais e o coronelismo (controle político local) mostravam uma realidade distante dos ideais das revoluções liberais europeias.
D) Incorreta – Embora seja verdade que a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) tenha reduzido temporariamente o fluxo de capitais e mercadorias europeias, o impacto sobre a industrialização brasileira foi limitado e temporário. A guerra gerou algumas oportunidades para o crescimento da indústria nacional, mas o Brasil não se tornou autossuficiente nem reduziu de forma permanente sua dependência externa. A dependência econômica foi retomada após o conflito, com o retorno dos investimentos e das importações europeias. Somente na Era Vargas houve políticas mais estruturadas para o fortalecimento da indústria local.
Gabarito – Letra B
Indicação Bibliográfica:
Schwarcz, Lilia Moritz, and Heloisa Murgel Starling. Brasil: uma biografia: Com novo pós-escrito. Editora Companhia das Letras, 2015.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém sabe o erro da D?
D) errado.
Pq naquele tempo o brasil msm com a primeira guerra mundial, nunca diminuiu sua dependência em relação aos países europeus, sempre foi um país dependente, pois com a guerra n poderia exportar seus recursos devido a grande crise da guerra e seus gastos, fazendo os países europeus reduzirem seus poderes de compra. E focando em armamento bélico.
RAilson, mas a questão diz apenas reduzindo, talvez por isso muita gente marcou a alternativa D como resposta.
Gabarito B
A dependência econômica do Brasil em relação aos produtos fabricados e bens de capital europeus, especialmente durante o período imperial e a República Velha, contribuiu para a desigualdade social e a fragilidade econômica.
O país exportava principalmente matérias-primas, como café e açúcar, enquanto dependia das mesmas para itens essenciais à industrialização e ao desenvolvimento. Isso limitava o crescimento de uma economia autossustentável e aprofundava as disparidades sociais entre as elites agrárias e a população pobre.
CFOPMBA
Uma questão duvidosa, já que com a Primeira Guerra Mundial, Brasil perdeu seus principais fornecedores e compradores, se vendo com a necessidade de impulsionar a industrialização.
Consequentemente, diminuindo (por mais pouco que seja) a dependência com outras nações.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo