Questões de Concurso
Sobre revolução intelectual do século xviii: iluminismo em história
Foram encontradas 143 questões
Marque a alternativa cujo filósofo NÃO faz parte do período conhecido como Iluminismo:
Sobre as relações entre esses movimentos, assinale a alternativa CORRETA.
Observe a imagem e leia o texto a seguir.
Fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/Escuela_cuzque%C3%B1a_de_pintura#cite_ ref-5
A Escola Cusquenha de artes foi um movimento artístico desenvolvido no Peru durante o período colonial, com influências da cultura do Renascimento e do Barroco. Esse estilo foi introduzido pelos jesuítas como uma ferramenta didática para evangelizar os indígenas, especialmente os indígenas nobres, ensinando-os a pintar elementos religiosos. As pinturas decoravam catedrais e capelas de conventos na América hispânica, como exemplificado na imagem reproduzida, que representa Nossa Senhora de Belém. O formato triangular da imagem faz alusão à Pachamama, divindade andina considerada a mãe da terra.
Com base na observação da imagem e na leitura do trecho, é correto afirmar que o movimento artístico
As mulheres a seguir contribuíram para o desenvolvimento das ideias iluministas, os direitos das mulheres e a igualdade de gênero, exceto:
Sobre o Iluminismo em Paris, considere as afirmativas a seguir e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)O iluminismo em Paris congregava diversas camadas da sociedade, com destaque para os trabalhadores, ou seja, englobava a parte da população interessada em ampliar seus direitos políticos, econômicos e sociais que culminaram com a Revolução Francesa (1789).
(__)Como os iluministas possuíam distinções, nunca conseguiram forjar uma identidade própria ou conceber um programa em torno de um compromisso comum.
(__)Entre as mudanças provocadas pelo iluminismo destaca-se a redefinição do universo do conhecimento para os leitores modernos, por meio principalmente da organização e publicação da Enciclopédia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I – A partir do Iluminismo e da Revolução Industrial, o mundo entra em um período denominado pelo autor como: “período de instauração do Padrão Industrial de vida”.
II – Em 1870, o mundo chega ao primeiro grande “pico” da Revolução Tecnológica, que seria o momento em que se tem o Positivismo (“Ordem e Progresso”) como palavra de ordem nas relações sociais, políticas, culturais etc.
A respeito do Iluminismo e de seu legado, julgue o item seguinte.
Segundo críticas contemporâneas ao Iluminismo, a crença iluminista no progresso linear e no domínio da razão levou ao imperialismo, à destruição ambiental e a uma visão tecnocrática da sociedade.
A respeito do Iluminismo e de seu legado, julgue o item seguinte.
O crescente movimento antivacina na atualidade e a negação da ciência no contexto da pandemia de covid-19 são manifestações da continuidade dos valores iluministas.
A respeito do Iluminismo e de seu legado, julgue o item seguinte.
O Iluminismo promoveu no século XVIII a ideia de que o uso da razão era o caminho mais seguro para o progresso humano, defendendo a superação das crenças religiosas e das tradições irracionais.
A respeito do Iluminismo e de seu legado, julgue o item seguinte.
O legado do Iluminismo pode ser observado na previsão legal da educação pública e gratuita como direito fundamental e na defesa dos direitos humanos e das liberdades individuais, valores fundamentais para as democracias modernas.
"Nós, por conseguinte, representantes dos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, reunidos em CONGRESSO GERAL, apelando para o Juiz Supremo do mundo pela rectidão das nossas intenções, em nome e por autoridade do bom povo destas colónias, publicamos e declaramos solenemente: que estas colónias unidas são e de direito têm de ser ESTADOS LIVRES E INDEPENDENTES; que estão desobrigados de qualquer vassalagem para com a Coroa Britânica, e que todo vínculo político entre elas e a Grã-Bretanha está e deve ficar totalmente dissolvido; e que, como ESTADOS LIVRES E INDEPENDENTES, têm inteiro poder para declarar a guerra, concluir a paz, contrair alianças, estabelecer comércio e praticar todos os actos e acções a que têm direito os estados independentes. E em apoio desta declaração, plenos de firme confiança na protecção da Divina Providência, empenhamos mutuamente nossas vidas, nossas fortunas e nossa sagrada honra."
Trecho da A DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA D OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Fonte: escola. britannica.com.br.
Complete a lacuna:
"As independências na América espanhola foram fortemente influenciadas pelo exemplo da Independência dos Estados Unidos e pela ____________."
Assinale a alternativa CORRETA.
Seria uma grande vantagem ao Estado que as artes fossem exercidas por mulheres. Assim, as famílias viveriam abundantes com a universal aplicação de ambos os sexos. Se a educação não é extensiva às mulheres e filhas dos artesãos, elas vão continuar desocupadas e não poderão inspirar seus filhos e maridos na conduta laboriosa, de que elas mesmas estão distantes. Agora que não estão encerradas e nem deve estar, é coisa certa que as mulheres devem concorrer a fomentar a indústria, em todo o que é compatível com o decoro de seu sexo e com suas forças. Costurar qualquer gênero de roupas, vestidos ou adornos, pode muito bem ser feito por mulheres.
Adaptado de: CAMPOMANES, Pedro Rodríguez. Discurso sobre la educación popular sobre los artesanos y su fomento, 1775.
Durante o século XVIII, período conhecido como iluminismo, administradores e conselheiros reais propuseram projetos reformistas em diferentes monarquias europeias. Assinale a afirmativa que descreve corretamente a política proposta pelo autor sobre o trabalho feminino.
Segundo muitos autores, é difícil caracterizar com precisão o movimento Iluminista, pois, para a sua formação, concorreram fatores culturais, sociais e locais, e além disso:
O fenômeno da vulgarização científica do século XIX foi bastante debatido na história das ciências e na história dos livros e das edições dos países europeus e norte-americanos, como fruto da revolução industrial, do desenvolvimento de uma cultura de massas principalmente pelo mercado editorial, e da ampliação do sistema de ensino. Estudos recentes sobre a circulação de impressos têm salientado a importância dos suportes midiáticos como foi a imprensa nos circuitos existentes entre França, Portugal e Brasil, que, via processos de “transferências culturais”, possibilitam observar a conformação da mundialização da cultura e de uma civilização transnacional dos jornais.
KODAMA, Kaori. Nas coxias da ciência: a peça “Gutenberg – drama histórico em 5 atos e em prosa” de Juliette Figuier: práticas de vulgarização científica e invisibilização feminina no século XIX. Tempo, Vol. 29, n. 2, 2023. (Adaptado).
Com base no trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a relação entre cultura e ciência no século XIX.
A história natural, especialmente a botânica, prometia abordar as preocupações espanholas com a utilidade, o lucro e a busca por um poder político e econômico renovado, tanto na península quanto em todo o império. No mundo hispânico, a renovação do Iluminismo não foi enquadrada como um desenvolvimento novo, mas sim como uma maneira de restaurar o império a uma condição mais próspera, reconectando-se com sucessos passados, particularmente realizações do século XVI: uma reconquista botânica. E, baseando-se em uma longa tradição de coleta de informações imperiais, os materiais visuais foram centrais para investigar a natureza do Novo Mundo. Para os naturalistas espanhóis, a epistemologia visual era a linguagem comum da administração imperial e da ciência cosmopolita do Iluminismo europeu. A visibilidade, por sua vez, tornaria a natureza imperial móvel, conhecível e governável. Em uma época em que as potências europeias empreendiam a exploração de naturezas distantes como uma questão de importância econômica, política e científica, a produção de imagens representava uma prática central para investigar a natureza imperial e incorporá-la à ciência europeia. O que chamo de “epistemologia visual” é uma forma de conhecimento baseada na visualidade, englobando tanto a observação quanto a representação. Naturalistas desenvolveram formas especializadas de ver através de treinamento multimídia que envolvia plantas, textos e imagens. Treinados como observadores e representantes e trabalhando de perto com artistas, os naturalistas construíram uma cultura visual baseada em formas padronizadas de ver a natureza e em convenções pictóricas que guiavam sua representação.
BLEICHMAR, Daniela. Visible Empire, Botanical Expeditions and Visual Culture in the Hispanic Enlightenment. Chicago, London: The University of Chicago Press, 2012, pp. 8- 12. (Adaptado)
A respeito da cultura visual desenvolvida durante as viagens científicas no contexto do Iluminismo, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Rompeu com os ideais dos contextos anteriores para alcançar um progresso científico sem precedentes, marcando o que é conhecido como a Segunda Revolução Científica da época moderna.
( ) Treinou os sentidos dos naturalistas com base nos pressupostos compartilhados internacionalmente sobre a representação da natureza, com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a natureza de maneira global.
( ) Orientou a observação da natureza de acordo com princípios como o utilitarismo imperial, que representava elementos naturais de acordo com interesses políticos e econômicos.
As afirmativas são, respectivamente,
A transição do mundo moderno para o contemporâneo foi marcada por uma série de transformações, que vieram consolidar o sistema capitalista, seja nos aspectos sociais, ideológicos, econômicos, políticos ou culturais.
Entre essas transformações se encontra