Questões de Concurso
Sobre história do sistema braille em braille
Foram encontradas 67 questões
Em que ano Louis Braille desenvolveu o sistema de escrita e leitura em relevância, conhecido como Braille?
I- A escrita em Braille se faz ponto a ponto na reglete, da direita para a esquerda; cela a cela, da esquerda para a direita; na máquina de datilografia Braille e nos teclados físicos e virtuais.
II- O Sistema Braille é o processo de escrita em relevo mais adotado em todo o mundo e se aplica na representação dos símbolos literais, exceto musicais.
III- O Sistema Braille foi inventado pelo francês Louis Braille no ano de 1825.
É CORRETO o que se afirma em:
I. No século XVIII, em Paris, Valentin Haüy fundou o Instituto Nacional dos Jovens Cegos, utilizando letras em relevo no processo de aprendizagem dos jovens internos.
II. Em 1829, o soldado Louis Braille adaptou o código militar de comunicação noturna criado por Charles Michel de L’Epée, recebendo inicialmente o nome de sonografia e, posteriormente, Braille.
III. O sistema de Braille é composto por pontos em relevo que, conforme organizados, representa as letras do alfabeto, as vogais, os numerais, símbolos matemáticos e as notas musicais, porém não é possível utilizar os sinais de pontuação, assim como a acentuação gráfica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O Sistema Braille foi adotado no Brasil a partir da instalação do:
Considerando a História do Sistema Braille, assinale a alternativa correta.
Compete à Comissão Brasileira do Braille:
Sob o ponto de vista histórico, a utilização do sistema Braille, no Brasil, pode ser abordada em três períodos distintos. Destaque a alternativa que aborda um dos fatos ocorridos no período que compreende os anos de 1942 a 1963.
Assinale a única alternativa CORRETA.
O Sistema Braille foi adotado no Brasil a partir de 1854, com a criação do Instituto dos Meninos Cegos, hoje Benjamin Constant. Esse sistema, inventado por Louis, em 1825, foi utilizado em nosso país, na forma original, até a década de
Considerando a História do Sistema Braille, analise as afirmações abaixo.
I. Barbier criou um código considerado difícil para ser decodificado pelos militares em situação de guerra.
II. O código criado por Barbier foi mostrado ao Instituto Real de Jovens Cegos, onde foi bem recebido.
III. Valentin Hauy, pioneiro da primeira escola para cego, adaptou caracteres usando autorrelevo em tamanho grande.
IV. A Associação de Deficientes Visual e Amigo (ADEVA) é uma entidade sem fins lucrativos que proporciona educação e inclusão, mas não prepara o deficiente para o mercado de trabalho.
V. Dr. Misael de Oliveira, advogado, cego desde criança, participou da paraolimpíada de Pequim e recebeu medalha de ouro.
Estão CORRETAS as afirmativas
Quem foram os brasileiros que, em 1949, tornaram possível o uso do soroban por pessoas com deficiência visual de todo o mundo?
Em 1878, num congresso internacional realizado em Paris, com a participação de onze países europeus e dos Estados Unidos, foi estabelecido que o Sistema Braille deveria ser adotado de forma padronizada, para uso na literatura, exatamente de acordo com a proposta da estrutura do sistema. Em que ano essa estruturação foi apresentada e concluída?
Quem e em que ano foi fundada a primeira escola para cegos no mundo?
No Brasil, o Sistema Braille já é reconhecido e se caracteriza como uma política pública visando atender as necessidades específicas das pessoas cegas. Tanto que, no ano de 2010, é instituída a Lei nº 12.266, que dispõe sobre o Dia Nacional do Braille. Diante do exposto, identifique o período em que se deu este reconhecimento por parte do governo brasileiro, ocasião em que se verificou a chegada do Sistema Braille no país.