Questões de Concurso
Sobre categorias gramaticais – verbos em libras
Foram encontradas 180 questões
I. Meu avô GOSTA de plantar uma flor. II. Osvaldo ESTUDA em uma biblioteca. III. A Maria QUER comprar uma casa. IV. A secretária INFORMOU ao seu chefe sobre aquela reunião.
Assinale a alternativa correta.
Analise as afirmativas sobre verbos em Libras, e verifique se é verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Verbos simples não apresentam marcas de concordância de número e pessoa.
( ) Verbos simples não apresentam marcações aspectuais e locativas.
( ) Verbos com concordância apresentam marcações de número, pessoa e locativo.
( ) Verbos com concordância apresentam marcas por meio do movimento direcional aplicado ao verbo.
Assinale a alternativa que traduz para o português o verbo indicado, inserido no contexto de uma das frases.
Na Libras, os verbos direcionais possuem marcas de concordância. A direção do movimento marca, no ponto inicial, o sujeito e, no ponto final, o objeto ou localização (STROBEL e FERNANDES, 1998). Constitui, portanto, exemplo de verbo direcional na Libras:
Segundo Padden (1980) e Friedman (1979), existem dois principais tipos de verbos na ASL. Da mesma forma encontram-se na Libras os verbos não direcionais e os direcionais (ou multidirecionais). Sobre esses verbos, considere:
I - Há verbos sem concordância, que não se flexionam em pessoa e em número e não incorporam afixos locativos.
II - Há verbos com concordância, que se flexionam em pessoa, número e aspecto, porém não incorporam afixos locativos.
III - Os verbos VER, APRENDER e DIZER são com concordância.
IV - Os verbos GOSTAR, AMAR e RESPONDER são sem concordância.
Está correto o que se afirma em
Na Libras, os classificadores são formas representadas por configurações de mãos que, substituindo o nome que as precedem, podem vir junto de verbos de movimento e de localização para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo. Portanto, os classificadores na Libras são marcadores de concordância de gênero para:
Quadros e Karnopp (2004) distinguem as categorias do substantivo e do verbo pelo parâmetro do movimento: nos substantivos há mais repetição do movimento, enquanto, nos verbos, o movimento é mais curto (ou seja, não se repete ou se repete menos vezes). Com relação aos sinais que constituem a categoria dos verbos em Libras, a alternativa correta para os verbos espaciais é:
Baseado nos estudos linguísticos realizados por Quadros e Karnopp (2004), assinale as afirmativas VERDADEIRAS com (V) e as FALSAS com (F).
( ) Os verbos na língua brasileira de sinais, bem como na ASL, estão basicamente divididos em três classes: verbos simples, verbos com concordância e verbos espaciais.
( ) A fonética e fonologia nas línguas de sinais são as áreas da linguística que estudam as unidades mínimas dos sinais que apresentam significado isoladamente.
( ) Na língua de sinais brasileira, o processo de negação na sinalização ocorre apenas com a inclusão do sinal não, como ocorre nos sinais NÃO-SABER e NÃO- CONHECER.
( ) As possibilidades de estabelecimento de referentes são inúmeras. Todos os referentes estabelecidos no espaço ficam à disposição do discurso para serem referidos novamente através da apontação ostensiva ou da flexão verbal.
( ) A fonologia estuda a configuração de mão e a locação segundo a função que elas cumprem numa língua específica, as unidades relacionadas às diferenças de significado e sua inter-relação significativa para formar as sílabas, morfemas e sinais.
A Língua Brasileira de Sinais pode derivar nomes de verbos pela mudança no tipo de movimento.
Assinale a opção que apresenta o par de sinais em que o movimento do nome encurta o movimento do verbo.