Questões de Concurso
Sobre cultura e comunidade surdas em libras
Foram encontradas 482 questões
Assinale a opção que define o Povo Surdo.
I. A identidade surda é construída a partir da vivência em uma comunidade linguística e cultural compartilhada, onde a Libras desempenha papel central na expressão e preservação de valores culturais.
II. A literatura surda, como narrativas visuais e poesias em Libras, não apenas registra a experiência da surdez, mas também subverte as normas das culturas ouvintes, explorando as possibilidades expressivas da gramática visual-espacial.
III. A cultura surda valoriza a comunicação visual como elemento distintivo, o que se reflete em práticas como a organização espacial de eventos e o uso de tecnologias visuais para acessibilidade.
IV. O teatro surdo e a poesia em Libras são exemplos de expressões artísticas que adaptam as convenções culturais das artes ouvintes, sem criar formas autônomas de arte visual.
V. A comunidade surda no Brasil é homogênea, com práticas culturais e linguísticas uniformes em todo o território nacional, devido ao ensino padronizado da Libras.
Assinale a alternativa correta:
Sobre a comunidade surda, analise os enunciados, marque, posteriormente, a alternativa correta.
I - A comunidade surda, ainda que seja considerada como minoria, apresenta características próprias de pertencimento.
II - Nesse espaço, participam apenas pessoas surdas, tendo como pré-requisito a fluência em língua de sinais.
III – Nesse espaço, entram os aspectos antropológicos: história, língua, cultura e arte; porém, entram outros elementos comuns entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte: nacionalidade, religião, governo, raça e etnia.
IV - É um local de partilha do individual e do coletivo.
Participar de eventos culturais da comunidade surda, como teatros em Libras, tem qual principal benefício no ambiente escolar?
Por que é importante valorizar a cultura surda no contexto educacional?
I- Estimular a discussão das relações existentes entre educação de surdos, cultura surda e língua de sinais.
II- Identificar e apresentar fundamentos legais da Educação Especial na perspectiva inclusiva no Brasil.
III- Fomentar a análise crítica do papel da Educação de surdos diante da realidade sociocultural brasileira.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

Disponível em: https://librando.paginas.ufsc.br/adaptacoes-culturais/. Acesso em: 20 jun. 2024.
Sobre a atividade proposta pelas profissionais, na perspectiva da educação inclusiva, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A educação inclusiva, ao incorporar a cultura surda, prepara todos os alunos para viverem em uma sociedade diversificada.
( ) A cultura surda é um termo obsoleto e não é mais utilizado, visto que os alunos surdos estão inclusos em salas de aula regulares e não há diferenciação de cultura.
( ) Ao reconhecer e valorizar a cultura surda nas escolas, os alunos surdos se sentem aceitos e respeitados, corroborando com a construção de sua identidade.
( ) A literatura surda é qualquer literatura que mencione a palavra "surdo" no título. A atividade proposta demonstra uma atitude capacitista e deve ser evitada.
As afirmativas são, respectivamente,
QUADROS, Ronice Müller; MASSUTTI, Mara. Codas brasileiros: libras e português em zonas de contato. In: QUADROS, Ronice Müller; PERLIN, Gladis. (Org.). Estudos surdos II. Petrópolis: Arara Azul, 2007.
O termo CODA é bastante utilizado na comunidade, sendo uma sigla em inglês, que significa
Maria é professora em uma escola bilíngue. Para avaliar o desenvolvimento em Libras dos seus alunos, ela costuma solicitar um relato narrativo várias vezes ao ano, gravando-o como forma de registro da produção em Libras. Ela também realiza a transcrição para destacar e perceber detalhes que favoreçam uma comparação entre as formas de dizer de um mesmo sujeito em momentos diferentes ao longo do ano e entre sujeitos de uma mesma turma ou de turmas diferentes.
No contexto da avaliação de estudantes surdos sobre essa prática de Maria, é correto afirmar que:
Os estudos sobre identidade e cultura surda indicam que essa identidade pode ser construída de diferentes formas de acordo com o contexto em que cada pessoa surda está inserida.
Os surdos que, sendo oriundos de famílias ouvintes, passam por um processo de transição entre a tentativa de estar no mundo a partir da perspectiva ouvinte e de uma linguagem oral e visual truncada para um contato tardio com a comunidade surda, comunicação visual sinalizada e a experiência visual de mundo, chamamos de: