Questões de Libras - Cultura e Comunidade Surdas para Concurso
Foram encontradas 431 questões
( ) A cultura surda é definida exclusivamente pela língua de sinais, independente de outros aspectos culturais ou identitários.
( ) O reconhecimento e a valorização da identidade surda são essenciais no processo educativo de alunos surdos.
( ) O ensino para surdos deve priorizar a adaptação à cultura ouvinte, minimizando a exposição à cultura surda.
( ) A literatura surda, incluindo poesias e narrativas em Libras, é um componente importante do currículo no ensino de alunos surdos.
A sequência correta é:
O texto a Cinderela surda, publicado por Silveira, Karnopp e Rosa (2011) é um exemplo do modo de
( ) O uso de tecnologias assistivas em sala de aula, como softwares educacionais para o ensino de Libras, pode limitar a interação face a face, essencial para a aquisição da língua de sinais pelos surdos.
( ) Métodos que envolvem a narrativa visual, como o storytelling em Libras, não são eficazes no ensino de conceitos abstratos, pois dependem fortemente do contexto visual e gestual para transmitir significados.
( ) A abordagem bilíngue no ensino para surdos, que utiliza tanto a Libras quanto a Língua Portuguesa escrita, favorece o desenvolvimento cognitivo e a aquisição de conhecimento em diversas áreas do saber.
( ) Estratégias de ensino que promovem a interação e a colaboração entre alunos surdos e ouvintes em ambientes inclusivos podem comprometer o aprendizado de Libras, ao priorizar a comunicação oral.
A sequência CORRETA é:
Na educação de surdos, a transição de paradigmas de __________ (1) para __________ (2) reflete uma mudança significativa na percepção e abordagem pedagógica em relação à surdez. Essa mudança enfatiza a importância da cultura surda e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), reconhecendo os surdos como membros de uma comunidade linguística e cultural, em contraste com a visão anterior que priorizava a reabilitação e a oralização.
Assinale a alternativa que apresenta um traço cultural na comunidade surda.
A convivência e a interação com a comunidade surda são fatores extremamente relevantes para a obtenção de fluência na língua de sinais. A busca de qualificação permanente e a observância do Código de Ética são fundamentais para o bom desempenho dos intérpretes de Libras. O Profissional que desempenha esta função é a pessoa:
Cultura Surda significa evocar uma questão identitária. Um surdo estará mais ou menos próximo da cultura surda a depender da identidade que assume dentro da sociedade. De acordo com Perlin (1998), a identidade inconformada pode ser definida como aquela:
Pelo fato de surdos e ouvintes encontrarem-se imersos, normalmente, no mesmo espaço físico e partilharem de uma cultura, ditada pela maioria ouvinte, no caso do Brasil, a cultura brasileira, surdos e ouvintes compartilham uma série de hábitos e costumes, ou seja, aspectos próprios da Cultura Surda, mesclados a aspectos próprios da Cultura Ouvinte, Por esse motivo, Skliar (1998) afirma que a Cultura Surda não é uma imagem velada de uma hipotética Cultura Ouvinte, não é seu revés, nem uma cultura patológica, fato que nos permite entender os indivíduos surdos e sua cultura como:
A compreensão dos aspectos socioculturais da comunidade surda é possível quando analisado pela trajetória histórica da educação das pessoas surdas, que é marcada pela dualidade da comunicação; alguns, defendem o uso da língua oral, outros, o uso da língua de sinais e há, como Padden, Humpries, (1996); Bernardino (2000); Larrosa, Skliar, (2001), quem defenda o uso das duas línguas em sistemas bimodais ou:
A língua brasileira de sinais é uma língua visual - espacial articulada através das mãos, das expressões faciais e do corpo, é uma língua natural usada pela comunidade surda brasileira. Como uma língua percebida pelos olhos, a língua brasileira de sinais apresenta algumas peculiaridades, que suscitam perguntas sobre os níveis de análises, tais como, a fonologia, a semântica, a morfologia e a sintaxe, uma vez que as línguas de sinais são expressas:
Sobre comunicação em Libras e suas especificidades / características, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A Libras é reconhecida como uma língua oficial, assegurando que os surdos sejam respeitados e integrados nos diversos contextos sociais em que estão inseridos, sendo uma das principais metas da educação inclusiva.
( ) A modalidade visuoespacial pode ser considerada uniforme, pois a percepção visual do gesto articulatório do interlocutor é homogênea, assim como a fala / comunicação que acontece em qualquer língua é homogênea.
( ) Entre os surdos paulistas, paraenses, gaúchos e baianos, observam‑se variações linguísticas que vão além das diferenças fonológicas, abrangendo também aspectos semânticos e, em alguns casos, sintáticos, sendo distintas formas de sinalizar, que resultam em variações visuais perceptíveis.
( ) A comunicação em Libras depende apenas da visualização ou memorização de sinais, em que adquirir a linguagem significa aprender um conjunto de regras prontas e acabadas; no aprender a falar / sinalizar, adquire‑se apenas um conjunto de funções com suas características e modos de expressão.
Assinale a sequência correta.
Sobre os artefatos culturais e a experiência visual dos surdos, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A experiência visual do surdo, sendo um artefato cultural que o distingue, é fundamental: é o primeiro artefato cultural dos indivíduos surdos, moldando sua percepção única do mundo e influenciando diretamente a construção de suas subjetividades. A partir dessa perspectiva, no campo da educação, o processo de aprendizagem do aluno surdo é visual e espacial.
PORQUE
II. Principalmente por meio da visão, o mundo se revela à pessoa surda, compreendendo a alteridade surda e desenvolvendo práticas educativas que estejam alinhadas aos processos de aquisição da linguagem, bem como aos recursos didáticos necessários para pessoas surdas no ambiente escolar, buscando‑se construir uma Pedagogia Visual.
Sobre os artefatos culturais e a experiência visual dos surdos, assinale a alternativa correta.
Strobel (2008) propõe organizar os artefatos em oito grandes grupos: experiência visual, artefato linguístico, familiar, artes visuais, vida social e esportiva, literatura, política e materiais, todos enraizados nas percepções visuais dos sujeitos surdos.
“Os artefatos culturais” se definem como “aquilo que na
cultura constitui produções do sujeito que tem seu próprio
modo de ser, ver, entender e transformar o mundo” (Strobel,
2008, p. 37).
Com base nisso, analise as afirmativas a seguir, relativas
a alguns dos artefatos surdos e seus conceitos e
características.
I. O artefato cultural denominado artes visuais está na área das produções do sujeito, em que temos um aumento no número de artista surdos, nas mais diversas áreas, como fotografia, pintura, artes plásticas, danças etc.
II. O artefato vida social e esportiva, influente das comunidades surdas, consiste em diversos movimentos e luta do povo surdo pelos seus direitos, em que, aos poucos, os surdos vão conquistando direitos e espaços.
III. O artefato material aponta para a acessibilidade, ou seja, são as adaptações ou a criação de objetos que tornam a vida das pessoas surdas menos limitada.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)