Questões de Concurso Sobre educação dos surdos em libras

Foram encontradas 2.703 questões

Q3187339 Libras
De acordo com o artigo 7º da Lei 12.319/2010, um dos deveres do intérprete de Libras é:
Alternativas
Q3187338 Libras
De acordo com o artigo 22 do Decreto 5.626/2005, as instituições federais de ensino devem:
Alternativas
Q3187337 Libras
Segundo a Lei 12.319/2010, artigo 6º, são atribuições do tradutor e intérprete, no exercício de suas competências:

I. Efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa;

II. Interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares;

III. Atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos;

IV. Atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas;

V. Prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3187336 Libras
De acordo com o decreto 5.626/2005 as instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior.
Para garantir o atendimento educacional especializado e o acesso previsto no caput, as instituições federais de ensino devem, EXCETO: 
Alternativas
Q3187335 Libras
De acordo com o Decreto 5.626/2005 no Art. 6º A formação de instrutor de Libras, em nível médio, deve ser realizada por meio de:

I. Cursos de educação profissional;
II. Cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior; e
III. Cursos de formação continuada promovidos por instituições credenciadas por secretarias de educação.
IV. Formação do instrutor de Libras pode ser realizada também por organizações da sociedade civil representativa da comunidade surda, desde que o certificado seja convalidado por pelo menos uma das instituições referidas nos incisos II e III.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3182971 Libras
“A abordagem da Comunicação Total chegou ao Brasil na década de setenta e vem sendo adotada em escolas mais recentemente. Os Estados Unidos é o maior representante desta abordagem. Sofreu muitas críticas, uma vez que não trouxe os benefícios esperados no âmbito do desempenho acadêmico das crianças com surdez no que se refere ao seu processo de escolarização (leitura e escrita)” (Poker, 2013). A respeito da Comunicação Total como abordagem educacional, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3180903 Libras

São abordagens educacionais no ensino de alunos surdos:



I. Oralismo, que enfatiza o ensino da fala e leitura labial.


II. Bilinguismo, que reconhece a língua de sinais como a primeira língua dos surdos, com a língua oral como segunda língua.


III. Comunicação unimodal, que utiliza apenas uma forma de expressão para a língua de sinais e para a língua oral.



Das assertivas, pode-se afirmar que: 

Alternativas
Q3164794 Libras
Analise as afirmativas abaixo e assinale a que traz uma informação incorreta. 
Alternativas
Q3164788 Libras
Ao analisar a concepção médica da surdez, observam-se as classificações abaixo definidas: 

I – Perda leve – de 26 dB a 40 dB; perda moderada – de 41 dB a 60 dB. 
II – Perda condutiva – quando existe uma alteração na condução aérea do estímulo sonoro pela orelha externa ou média. 
III – Perda severa – de 61 dB a 80 dB; perda profunda, maior que 81 dB. 
IV – Perda mista – quando ocorrem alterações na orelha externa e na orelha média. 

É falso o que se afirma em: 
Alternativas
Q3163136 Libras
“A LIBRAS desempenha todas as funções de uma língua e, como tal, poderia ser usada para cumprir o papel que a linguagem oral tem na criança ouvinte.” (MOURA-2013)
Assinale a opção que melhor apresenta o desenvolvimento da linguagem pela criança surda.
Alternativas
Q3163135 Libras
“A União apoiará técnica e financeiramente os sistemas de ensino no provimento da educação bilíngue e intercultural às comunidades surdas, com desenvolvimento de programas integrados de ensino e pesquisa.” (Art.79-C da Lei nº 14.191 de 03/08/2021)
Avalie as afirmativas em Verdadeira (V) ou Falsa (F) referentes a alguns objetivos dos programas incluídos no Plano Nacional de Educação.
( ) Manter programas de formação de pessoal especializado para educação bilíngue escolar dos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.
( ) Elaborar e publicar sistematicamente material didático bilíngue, especifico e diferenciado.
( ) Fortalecer as práticas socioculturais da comunidade ouvinte e a Língua de Sinais de outros países.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3163134 Libras
A gestão da escola que Luiz, professor surdo, trabalha, precisa atualizar o cadastro de formação de seus profissionais. Sua formação é de licenciatura plena em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua, para o ensino de Libras, e atualmente, atua com turmas do ensino fundamental e do ensino médio.
Assinale a opção que contempla a formação do professor surdo no caso narrado acima, de acordo com o Decreto nº 5.626/2005.
Alternativas
Q3163132 Libras
A Libras- Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão e outros recursos de expressão a ela associados.
Dentre as opções abaixo, assinale a que define de maneira mais adequada a Libras.
Alternativas
Q3163131 Libras
O trabalho pedagógico com alunos surdos em escolas comuns, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é indicado em um período adicional de horas diárias de estudo.
Avalie as afirmativas em verdadeiras (V) ou falsas (F) referentes a situações didático-pedagógicos do AEE em Libras e no ensino do português escrito, como segunda língua.
( ) A organização didática, desse ensino, implica na utilização de materiais e recursos, tais como: mural de avisos e notícias, biblioteca da sala, painéis de gravuras e fotos sobre temas da aula, roteiro de planejamento e outros.
( ) Os professores, nesse atendimento, só utilizam como registros, a Língua de Sinais, sem a necessidade de utilizar a escrita em português, mas para melhor organização dos conceitos estudados podem fazer uso de desenhos e gravuras.
( ) O planejamento do AEE para ensino da Língua Portuguesa é preparado em conjunto com os professores de Libras e o da sala comum. A equipe analisa o desenvolvimento dos alunos surdos na aquisição da Língua Portuguesa.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3163130 Libras
O Congresso de Milão em 1880 foi o clímax da história da educação dos surdos. Segundo (BORNE,2002, p.51): “Os temas propostos foram: vantagens e desvantagens do internato, tempo de instrução, número de alunos por classe, trabalhos mais apropriados aos surdos, enfermidades, medidas curativas e preventivas etc. Apesar da variedade de temas, as discussões voltaram-se às questões do oralismo e da língua de sinais.”
Relacione as colunas sobre as características de abordagens educacionais ao logo da história da educação de surdos.
1. Bilinguismo 2. Comunicação Total 3. Oralismo
( ) É a crença que seja a única forma desejável de comunicação para o surdo, e a língua de sinais deve ser evitada a qualquer custo, porque atrapalha o desenvolvimento da aquisição da língua.
( ) É uma abordagem educacional que incorpora o desenvolvimento de qualquer resto de audição para melhoria das habilidades de fala, incluindo língua de sinais, alfabeto manual, leitura e escrita, dentre outros.
( ) É a abordagem que apresenta uma proposta de ensino para acessar duas línguas no contexto escolar, considerando a língua de sinais como primeira língua e o português, na modalidade escrita, como segunda língua.

Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada. 
Alternativas
Q3163129 Libras
“Por que a educação bilíngue é importante para pessoas surdas? (...) é importante para a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades e especificidades e a valorização de sua língua e cultura, o que ainda não acontece da maneira devida em nosso país.” (Educação bilíngue para pessoas surdas: tudo o que você precisa saber. Hand Talk por Rose Bertaglia)
De acordo com a lei, a educação bilingue de surdos é a modalidade de educação escolar
Alternativas
Q3163128 Libras
Segundo o Ministério da Educação, prevê chegar com mais de 2 milhões de estudantes do público da educação especial matriculados em classes comuns, além de atingir o total de 169 mil matrículas na educação infantil e ampliar os recursos financeiros para atender a mais Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), ao final de 2026.
(Educação Inclusiva- Governo federal reforça política de educação inclusiva. Ministério da Educação, publicado em 21/11/2023)
Assinale a opção que caracteriza o público-alvo da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
Alternativas
Q3163127 Libras
Ao final de 1855 chega ao Rio de Janeiro um professor francês surdo, com a intenção de abrir uma escola para pessoas surdas. E com uma carta de apresentação foi levado ao Imperador D. Pedro II.
O nome deste professor surdo é
Alternativas
Q3163126 Libras
A Rede de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte atua de forma colaborativa com professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e professores dos componentes curriculares, num trabalho coletivo na realização de práticas inclusivas.
Para garantir o direito de aprendizagem de estudantes com necessidades educativas especiais no que se refere aos surdos/deficientes auditivos, a rede de ensino deve considerar
Alternativas
Q3163112 Libras
“Se traçarmos um olhar cronológico a partir do ano 2000 até os dias atuais, veremos que uma série de leis, decretos e portarias foram elaboradas e aprovadas no intuito de promover a inclusão de pessoas com deficiência, pessoas com necessidades educacionais especiais e pessoas que utilizam outros tipos de comunicação que não a língua portuguesa. Nesse último grupo encontram-se as pessoas surdas.” (NASCIMENTO-2012)
Dentre leis, decretos e portarias, assinale a opção que apresenta pela primeira vez o termo “Tradutor e Intérprete de Libras- Língua Portuguesa”, determinando sua formação em nível superior. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: A
5: E
6: D
7: A
8: C
9: D
10: A
11: A
12: D
13: C
14: B
15: D
16: B
17: A
18: E
19: C
20: D