Questões de Concurso Sobre representações da surdez - visão clinicopatológica e visão socioantropológica em libras

Foram encontradas 134 questões

Q3088513 Libras

Observe a charge abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Na charge ilustrada, é correto inferir que: 

Alternativas
Q3038924 Libras
Preencha corretamente as lacunas a seguir.
Na educação de surdos, a transição de paradigmas de __________ (1) para __________ (2) reflete uma mudança significativa na percepção e abordagem pedagógica em relação à surdez. Essa mudança enfatiza a importância da cultura surda e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), reconhecendo os surdos como membros de uma comunidade linguística e cultural, em contraste com a visão anterior que priorizava a reabilitação e a oralização.
Alternativas
Q2754845 Libras

“Somos surdos, mas não somos todos os mesmos surdos” (DE CICCO, 2016). Existem diferentes sistemas de classificações da surdez. Quanto à classificação comunicativa, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Q2625030 Libras

De acordo com Strobel (2009, p. 12), a história dos surdos pode ser dividida em três grandes fases. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona a fase histórica à sua descrição:


Primeira coluna: fase histórica


1.Revelação cultural.

2.Isolamento cultural.

3.O despertar cultural.


Segunda coluna: descrição


(__)Nesta fase, os povos surdos não tinham problemas com a educação. A maioria dos sujeitos surdos dominava a arte da escrita.

(__)Ocorre a fase que em consequência do congresso de Milão de 1880 proíbe o acesso da língua de sinais na educação dos surdos. Nesta fase, as comunidades surdas resistem à imposição da língua oral.

(__)Aceitação da língua de sinais e cultura surda após opressão ouvintista para com os povos surdos.


Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

Alternativas
Q2606722 Libras

Leia o texto a seguir.


No decorrer da história, a comunidade surda deixou de ser reconhecida enquanto minoria linguística e social, tendo a surdez não como traço constitutivo de sua subjetividade, mas como uma deficiência. Porém, atualmente, essa comunidade tem tomado o fio de sua história, deixando de ser falada, somente, para se tornar falante em sua língua, narrando-se como sujeitos autônomos na linguagem e capazes de ser e fazer, significar e produzir significados.


MOURA, 2000; Strobel 2008.


Considerando o contexto histórico da comunidade surda, como a concepção da surdez evoluiu ao longo do tempo?

Alternativas
Q2574827 Libras
Julgue o item que se segue.

Dentre as causas mais comuns da surdocegueira congênita, estão as síndromes genéticas (Usher, Trissomia, Goldenhar), diabetes, tumores cerebrais e outras complicações.
Alternativas
Q2574809 Libras
Julgue o item que se segue.

Para Vygotsky, as crianças com deficiência são consideradas crianças com defeitos, por não estarem dentro dos "padrões" de normalidade impostos pela sociedade. Para ele, a surdez é um obstáculo penoso.
Alternativas
Q2574808 Libras
Julgue o item que se segue.

A educação bilíngue para surdos procura não interferir na desconstrução de representações estigmatizadas das pessoas surdas, pois isso não compete às instituições de ensino nas quais os estudantes estão inseridos.
Alternativas
Q2491255 Libras

Na Libras, existe um grupo de sinais que expressam a relação entre os pontos estabelecidos no espaço e os argumentos que estão incorporados no verbo (Quadros e Karnopp, 2004), como ocorre, por exemplo, no sinal ENTREGAR, ilustrado na imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

                                                                                                QUADROS e KARNOPP (2004, p. 130).



Essa categoria de sinais na Libras é denominada verbos  

Alternativas
Q2490900 Libras
A falta de informação sobre a natureza da língua de sinal é fruto de preconceito comumente associado a ela; prova disso está na repressão já feita a esta língua em alguns momentos do passado. Ainda hoje o preconceito persiste na sociedade, causando deficiências linguísticas e educacionais que poderiam ser evitadas. Constitui-se crença errônea acerca do surdo e da língua de sinais.
Alternativas
Q2490890 Libras
O conhecimento sobre as características da surdez e a compreensão desse fenômeno aumentam as possibilidades daqueles que trabalham com surdos de atender às necessidades especiais constatadas. Em relação à etiologia, é consistente que:
Alternativas
Q2446631 Libras

Julgue o item a seguir.


Surdocegueira é a condição que combina as deficiências visual e auditiva, variando de baixa visão e audição residual a total ausência de visão e audição. 

Alternativas
Q2410327 Libras

Analise o trecho a seguir:


“A palavra é ouvida, contudo certos elementos fonéticos escapam ao indivíduo. Este tipo de surdez não provoca atrasos na aquisição da linguagem, porém há dificuldades em ouvir uma conversa normal.”


A descrição acima corresponde a qual tipo de surdez?

Alternativas
Q2392049 Libras

Julgue o item a seguir.


A surdez pode ser classificada em diferentes níveis, com base na extensão da perda auditiva. Os níveis comuns de classificação são: surdez leve, crítica, severa e profunda. Essa classificação é baseada na audiometria, que avalia a capacidade auditiva em diferentes frequências sonoras. 

Alternativas
Q2392037 Libras

Julgue o item a seguir.


Enquanto o termo “deficiente auditivo” corresponde a um modelo médico, o termo “surdo” remete a um modelo social. 

Alternativas
Q2383941 Libras
Leia o trecho a seguir.

O oralismo tem sido e continua sendo, ainda hoje, em boa parte do mundo, a ideologia dominante dentro da educação dos surdos. A concepção do sujeito surdo ali presente diz respeito exclusivamente a uma dimensão clínica — a surdez como deficiência, os surdos como sujeitos patológicos — numa perspectiva terapêutica — a surdez deve reeducar-se e/ou curar-se, os surdos devem ser reeducados e/ou curados. E a conjunção de ideias clínicas e de ideias terapêuticas conduziu, historicamente, a uma transformação progressiva e sistemática do contexto escolar e de suas discussões e enunciados, em contextos médico-hospitalares.

Fonte: LANE, 1993 apud In: SKLIAR, C.B. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998. p. 51-73.


Tal fato pode ser constatado quando, em 1988, os diretores das mais renomadas escolas para surdos da Europa propuseram acabar com
Alternativas
Q2373580 Libras
A história do povo surdo foi marcada pelas constantes avaliações clínicas concentradas no modelo ouvintista, que define a surdez como uma deficiência que deve ser corrigida. Dessa forma, a autora Dorziart (2006) apresenta algumas tecnologias que foram fundamentadas no modelo oral. O uso de tecnologias utilizadas no método oralista denomina-se
Alternativas
Q2344701 Libras
Muitos conceitos e definições foram criados ao longo da história para definir a surdez. A informação de que a surdez consiste na “perda maior ou menor da percepção normal dos sons e que existem mais de setenta tipos e graus de surdez, está em consonância com a (assinale a alternativa correta):
Alternativas
Q2342522 Libras

Julgue o item a seguir.


Johan Conrad Ammon (1669-1724), médico suíço, desenvolveu e publicou método pedagógico da fala e da leitura labial: “Philocopus”.

Alternativas
Q2342517 Libras

Julgue o item a seguir.


Girolamo Cardano (1501 – 1576) era médico, filósofo que reconhecia a habilidade do surdo para a razão. O filósofo afirmava que “... a surdez e mudez não é o impedimento para desenvolver a aprendizagem e o meio melhor dos surdos de aprender é através da escrita... e que era um crime não instruir um surdo-mudo.” Ele utilizava a língua de sinais e escrita com os surdos. 

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: C
5: B
6: C
7: C
8: E
9: D
10: A
11: B
12: C
13: A
14: E
15: C
16: A
17: D
18: B
19: E
20: C