Questões de Concurso
Sobre representações da surdez - visão clinicopatológica e visão socioantropológica em libras
Foram encontradas 146 questões
Em relação ao exercício da profissão de tradutor, intérprete e guia-intérprete, observa-se que ela é privativa, seguindo alguns critérios, tais como: “diplomado em outras áreas de conhecimento, desde que possua diploma de cursos de extensão, de formação continuada ou de especialização, com carga horária mínima [...]”.
Destaque a alternativa que completa corretamente o critério anterior.
Analise as afirmativas, marque a alternativa correta.
I - A surdez congênita é uma particularidade ou característica de uma pessoa que a acompanha durante toda a sua vida (antes de ou a partir de seu nascimento). Ela nasce com o indivíduo, manifesta-se de modo natural, inata.
II - A surdez congênita está presente desde o nascimento, sendo necessariamente hereditária.
I. Hoje em dia, os aparelhos de implante coclear podem ser recomendados para qualquer pessoa que apresente perda auditiva profunda bilateral.
II. Fatores como a idade, o grau e o tipo da perda auditiva são determinantes para o tipo de reabilitação a ser conduzida.
III. Apesar dos avanços tecnológicos, o implante coclear não representa uma cura para a surdez.
IV. Dada a dificuldade de acesso e resposta a uma reabilitação auditiva de qualidade, a maior parte das pessoas surdas no Brasil são usuárias da Libras, conforme pesquisa do IBGE. Por esse motivo, é necessária uma política que promova essa língua.
V. Para perdas profundas, pré-linguísticas e bilaterais, recomenda-se o Aparelho de Amplificação Sonora Individual.
verifica-se que estão corretas apenas
Observe a charge abaixo:
Na charge ilustrada, é correto inferir que:
Na educação de surdos, a transição de paradigmas de __________ (1) para __________ (2) reflete uma mudança significativa na percepção e abordagem pedagógica em relação à surdez. Essa mudança enfatiza a importância da cultura surda e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), reconhecendo os surdos como membros de uma comunidade linguística e cultural, em contraste com a visão anterior que priorizava a reabilitação e a oralização.
“Somos surdos, mas não somos todos os mesmos surdos” (DE CICCO, 2016). Existem diferentes sistemas de classificações da surdez. Quanto à classificação comunicativa, assinale a afirmativa INCORRETA.
Segundo Quadros e Karnopp (2004), NÃO é mito sobre as línguas de sinais:
Marque a opção que NÃO demonstra um desafio dos surdos ao entrarem no mercado de trabalho nas empresas.
A visão ____________ da surdez enfatiza que os surdos compõem comunidades cujo fator aglutinante é a língua de sinais.
Marque a opção que completa corretamente a lacuna.
Owen Wrigley (1996) afirma que a “Surdez é um tema de epistemologia e não de audiologia”. Sobre essa afirmativa, é CORRETO afirmar.
Sobre o “Ouvintismo” é CORRETO afirmar.
De acordo com Strobel (2009, p. 12), a história dos surdos pode ser dividida em três grandes fases. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona a fase histórica à sua descrição:
Primeira coluna: fase histórica
1.Revelação cultural.
2.Isolamento cultural.
3.O despertar cultural.
Segunda coluna: descrição
(__)Nesta fase, os povos surdos não tinham problemas com a educação. A maioria dos sujeitos surdos dominava a arte da escrita.
(__)Ocorre a fase que em consequência do congresso de Milão de 1880 proíbe o acesso da língua de sinais na educação dos surdos. Nesta fase, as comunidades surdas resistem à imposição da língua oral.
(__)Aceitação da língua de sinais e cultura surda após opressão ouvintista para com os povos surdos.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Leia o texto a seguir.
No decorrer da história, a comunidade surda deixou de ser reconhecida enquanto minoria linguística e social, tendo a surdez não como traço constitutivo de sua subjetividade, mas como uma deficiência. Porém, atualmente, essa comunidade tem tomado o fio de sua história, deixando de ser falada, somente, para se tornar falante em sua língua, narrando-se como sujeitos autônomos na linguagem e capazes de ser e fazer, significar e produzir significados.
MOURA, 2000; Strobel 2008.
Considerando o contexto histórico da comunidade surda,
como a concepção da surdez evoluiu ao longo do tempo?
Dentre as causas mais comuns da surdocegueira congênita, estão as síndromes genéticas (Usher, Trissomia, Goldenhar), diabetes, tumores cerebrais e outras complicações.
Para Vygotsky, as crianças com deficiência são consideradas crianças com defeitos, por não estarem dentro dos "padrões" de normalidade impostos pela sociedade. Para ele, a surdez é um obstáculo penoso.
A educação bilíngue para surdos procura não interferir na desconstrução de representações estigmatizadas das pessoas surdas, pois isso não compete às instituições de ensino nas quais os estudantes estão inseridos.