Questões de Concurso Sobre linguística e outras ciências – neurolinguística, psicolinguística, sociolinguística em linguística

Foram encontradas 50 questões

Q3076714 Linguística
O que faz do texto um enunciado, na concepção bakhtiniana, é ele ser analisado na sua integridade concreta e viva (ou seja, consideram-se os seus aspectos sociais como constitutivos), e não como objeto da linguística do texto de vezo mais imanente.
Disponível em:https://periodicos.ufes.br/conel/article/view/2014/1526

Com isso não se quer dizer que Bakhtin não reconheça a legitimidade do estudo do texto visto como fenômeno puramente linguístico ou textual, mas sua orientação caminha para outra direção, a de encarar o texto como: 
Alternativas
Q3050813 Linguística
Sobre o surgimento da linguagem humana, leia o texto a seguir.

Embora não exista uma resposta fechada para a pergunta de como surgiu a linguagem humana, há alguns experimentos e teorias que sugerem que o início do processo se deu entre os antepassados do Homo Sapiens há 1,5 milhão de anos. A hipótese mais considerada pelos especialistas é a antropológica, ou seja, o processo resultou da necessidade de o homem, além de se comunicar socialmente, garantir sua sobrevivência.

Sobre o texto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3031460 Linguística

Considere os seguintes posicionamentos de Bortoni-Ricardo (2005, p. 15), em contraponto com os seus conhecimentos sobre variação linguística e ensino de língua portuguesa, leia os textos a seguir.


TEXTO 01

Se a padronização é impositiva, não deixa de ser também necessária. Ela está na base de todo estado moderno [...]. O problema não parece estar, pois, na existência de um código-padrão, mas no acesso restrito que grandes segmentos da população têm a ele.


TEXTO 02

No caso brasileiro, o ensino da língua culta à grande parcela da população que tem como língua materna – do lar e da vizinhança – variedades populares da língua tem pelo menos duas consequências desastrosas: não são respeitados os antecedentes culturais e linguísticos do educando, o que contribui para desenvolver nele um sentimento de insegurança, nem lhe é ensinada de forma eficiente a língua-padrão.


TEXTO 03

A escola não pode ignorar as diferenças sociolinguísticas. [...] Não se lhes pode negar [aos alunos] esse conhecimento, sob pena de se fecharem para eles as portas, já estreitas, da ascensão social. O caminho para uma democracia é a distribuição justa de bens culturais, entre os quais a língua é o mais importante.

Fonte: BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Heterogeneidade linguística e ensino da língua: o paradoxo da escola. In: BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola, 2005.


Partindo destes pressupostos, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q3017988 Linguística

Observe a imagem a seguir.


Q1.png (422×320)


Disponível em: <https://buzzmonitor.com.br/blog/biscoito-ou-bolacha-quem-ganha-a-batalha-nas-redes-sociais/>. Acesso em: 01 ago. 2024. 


Nas redes sociais, é comum a discussão sobre o uso de alguns vocábulos, com pessoas afirmando que o correto a se dizer é como é usado em sua própria localidade. Esse tipo de discussão tem como centro a variação

Alternativas
Q3011449 Linguística
Considerando o papel da sincronia e da diacronia na teoria de Ferdinand de Saussure, analise o trecho a seguir:

A Linguística _____________ se ocupará das relações lógicas e psicológicas que unem os termos coexistentes e que formam sistema, tais como são percebidos pela consciência coletiva. A Linguística _____________ estudará, ao contrário, as relações que unem termos sucessivos não percebidos por uma mesma consciência coletiva e que se substituem uns aos outros sem formar sistema entre si. Deixando de se preocupar com o processo pelo qual as línguas se modificam, para tentar saber o modo como elas funcionam, Saussure deu, coerentemente, primazia ao ponto de vista _____________ (CARVALHO, Castelar de. Para compreender Saussure. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2000 – texto adaptado especialmente para esta prova).


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3011448 Linguística
Considerando a teoria do signo linguístico saussuriana, analise as assertivas a seguir:

I. Para Saussure, o signo linguístico é arbitrário, o que não deve dar a ideia de que o significado dependa da livre escolha do que fala, porque não está ao alcance do indivíduo trocar coisa alguma em um signo.
II. Toda unidade linguística é “discreta”, ou seja, tem valor único, com isso, cada unidade discreta tem de ser emitida sucessivamente. Elas não são concomitantes, não são coexistentes, não são sucessivas. Esse princípio refere-se à linearidade do significante.
III. Pode-se intercambiar os termos “signo” e “símbolo”, pois, para Saussure, ambos são arbitrários e lineares.


Quais estão corretas?
Alternativas
Q2595053 Linguística
Leia o texto a seguir.

Em 1907 foi apresentada e aprovada pela Academia Brasileira de Letras (ABL) uma reforma ortográfica do português brasileiro. Em 1943, a ABL apresentou o Formulário Ortográfico, para regular a grafia do português no Brasil. Em 1945, apresentou-se o Acordo Ortográfico, decorrente das relações entre a ABL e a Academia das Ciências de Lisboa, que foi rejeitado, logo, manteve-se o Formulário Ortográfico de 1943. Em 1971, uma nova reforma ortográfica foi apresentada e aprovada. Atualmente tem-se o Acordo Ortográfico de 1990 como ortografia unificada do português, assinado por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, com adesão do Timor-Leste em 2004. Entre 1898 e 1907, o Brasil viveu a Política do Café com Leite, sob a presidência de Afonso Pena. De 1943 a 1945, o Brasil viveu a Era Vargas. Em 1971, o país estava sob o regime da Ditadura Militar. E, entre 1985 e 1990, o país estava, como ainda está, sob o regime que ficou conhecido como Abertura Democrática.
Elaborado pelo(a) autor(a).


Mediante tais informações e considerações, as reformas ortográficas no Brasil foram modificações na grafia do português brasileiro mediante
Alternativas
Q2595046 Linguística
A consolidação do domínio de gêneros do discurso/gêneros textuais está entre os itens enumerados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a progressão das aprendizagens e habilidades. Tendo em vista os princípios bakhtinianos acerca dos gêneros, uma proposta de ensino de língua portuguesa pautada nos gêneros do discurso deve
Alternativas
Q2595045 Linguística
Considerando os estudos de Roxane Rojo (2005) acerca dos gêneros, que relações podem ser estabelecidas entre as teorias dos gêneros textuais e dos gêneros do discurso?
Alternativas
Q2595037 Linguística
Em História Concisa da Língua Portuguesa, Renato Miguel Basso e Rodrigo Tadeu Gonçalves (2014) apontam que o português brasileiro apresenta um caráter homogêneo. Para esses estudiosos, um fator que explica isso é o fato de que 
Alternativas
Q2595034 Linguística
Leia o texto a seguir.

Na atividade de leitura e produção de sentido, colocamos em ação várias estratégias sociocognitivas. Essas estratégias por meio das quais se realiza o processamento textual mobilizam vários tipos de conhecimento que temos armazenados na memória.
KOCH, 2008, p. 39.


De acordo com Koch (2008), esses conhecimentos incluem o interacional, o qual abrange
Alternativas
Q2591310 Linguística
Texto 3


Dialectología hispánica de los Estados Unidos


¿Pero es posible una dialectología hispánica en un territorio donde el español no es lengua oficial? ¿Cómo pueden existir dialectos del español en un país que habla inglés y que ha llevado a la lengua inglesa a unas cotas de universalidad jamás alcanzada por ninguna otra lengua? Pues, por extrañas que parezcan las condiciones, tal cosa es posible. Para centrar los conceptos fundamentales, aclaremos que, al hablar de “dialectología”, nos referimos tanto al tratado de los dialectos como a su disposición y caracterización en un territorio determinado y, al hablar de “dialectos”, nos referimos a las manifestaciones que una lengua natural adopta en un territorio determinado. La lengua española reúne en los Estados Unidos las condiciones necesarias para ofrecer una dialectología, condiciones que podrían resumirse de este modo: a) existencia de una comunidad estable de hablantes; b) asociación de conjuntos de rasgos lingüísticos a determinados ámbitos geográficos; c) presencia pública y social de la lengua; d) configuración de unas actitudes lingüísticas propias de la comunidad. Siendo así, las circunstancias de uso del español en los Estados Unidos tendrían puntos en común con las del resto de los territorios hispanohablantes. Sin embargo, hay un factor que confiere personalidad propia a la situación estadounidense, un factor que determina y supedita las condiciones en que el español se manifiesta: la convivencia con la lengua inglesa. El inglés condiciona el perfil de las comunidades en que se utiliza el español, injiere en sus rasgos lingüísticos, afecta a su presencia pública y tercia sobre las actitudes lingüísticas de los hispanohablantes. En realidad, no es posible hacer una dialectología hispánica de ese país omitiendo la presencia social y lingüística del inglés.


MORENO FERNÁNDEZ, Francisco. Dialectología hispánica de los Estados Unidos. In: LÓPEZ MORALES, Humberto (Org.). Enciclopedia del español en los Estados Unidos: anuario del Instituto Cervantes. Madrid: Instituto Cervantes-Santillana, 2008. p. 200-221. Disponível em:<https://cvc.cervantes.es/lengua/anuario/anuario_08/pdf/espanol02.pdf> . Acesso em: 24 mai. 2024.
O sociolinguista Francisco Moreno, na introdução do seu verbete sobre a “Dialectología hispánica de los Estados Unidos”, especifica a noção de “dialeto” a que recorre. Ele entende que um “dialeto” é a 
Alternativas
Q2561466 Linguística
À luz do que ensinam Abaurre e Pontara, analise as assertivas a seguir a respeito de variação linguística e linguagem:

I. As variantes faladas nos estados do Nordeste são diferentes daquelas faladas nos estados do Sul; no interior dessas regiões geográficas, podem também ser observadas diferenças entre os estados e mesmo entre regiões e cidades dos estados.

II. As variações de estilo ou registros linguísticos são as denominações comumente dadas aos diferentes graus de formalidade determinados pelos contextos de uso da língua.

III. A gíria, ao mesmo tempo que contribui para definir a identidade do grupo que a utiliza, funciona como um meio de exclusão dos indivíduos externos a esse grupo.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2561464 Linguística
A respeito de variação e norma, à luz do que preconizam Abaurre e Pontara, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Variedade linguística é cada um dos sistemas em que uma língua se diversifica, em função das possibilidades de variação de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe).

( ) Norma culta ou padrão é a denominação dada à variedade linguística dos membros da classe social envolvida com fenômenos econômico-financeiros no âmbito da comunidade rural.

( ) Preconceito linguístico está relacionado ao aspecto pejorativo atribuído às produções escritas elaboradas por falantes da Língua Portuguesa no ambiente profissional.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2554775 Linguística
Leia o trecho a seguir:
"A pluralidade linguística presente no Brasil é evidenciada não apenas pela diversidade de sotaques, mas também pela riqueza de construções sintáticas e morfológicas. Nesse contexto, a língua portuguesa, como manifestação cultural, revela-se dinâmica e suscetível a constantes transformações. A análise linguística desses fenômenos linguísticos torna-se essencial para compreendermos a complexidade do idioma falado no país."
Sobre a língua portuguesa no contexto cultural, o trecho afirma que ela:
Alternativas
Q2508480 Linguística
Qual é o objetivo da análise linguística/semiótica no ensino?
Alternativas
Q2483023 Linguística

A organização estrutural de uma língua não está rigorosamente associada com homogeneidade; pelo contrário, a variação é presente em todas as línguas naturais.

Sendo assim, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Q2421806 Linguística

Segundo Marcos Bagno, a hipercorreção é um fenômeno sociolinguístico que se observa quando um falante ou uma comunidade de falantes, ao tentar se aproximar de um padrão ideal imaginário de língua “boa”, acaba se desviando tanto da gramática intuitiva da língua quanto da gramática normativa.


Para o autor, em sua “Gramática pedagógica do português brasileiro”, NÃO pode ser considerado um caso de hipercorreção a

Alternativas
Q2421802 Linguística

Em “Dramática da língua portuguesa”, Marcos Bagno afirma que a ideologia linguística em vigor é tanto mais perversa na medida em que nem mesmo as classes dominantes acreditam falar bem o português, produzindo uma espécie de autoaversão linguística nos brasileiros. Fruto dessa ideologia é a situação de polarização diglóssica em vigor: no polo positivo, está a norma-padrão, associada à escrita mais monitorada; no polo negativo, está o português brasileiro de ponta, reunindo as características gramaticais compartilhadas por todas as variedades do português do Brasil.


O autor apresenta algumas propostas para a superação dessa ideologia linguística antidemocrática e do dilema que ela engendra. Dentre elas, a proposta INCORRETA é

Alternativas
Q2421789 Linguística

L. A. Marcuschi adota a perspectiva sociointerativa para o trabalho com o texto, percebendo a língua como uma atividade – variada e variável. Ou seja, ela contempla três aspectos em sua heterogeneidade: da comunidade linguística; de estilos e registros; e do próprio sistema.


Assim, para o autor, é correto admitir que a língua é

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: B
4: A
5: B
6: A
7: B
8: D
9: B
10: D
11: B
12: C
13: B
14: E
15: B
16: A
17: C
18: B
19: B
20: D