Questões de Concurso Sobre tipos de gramática – normativa, funcional, descritiva e gerativa em linguística

Foram encontradas 66 questões

Q3068387 Linguística
O trecho a seguir contextualiza à questão.

Há uma tendência recente no que tange à ciência linguística, envolvendo a criação de gramáticas por linguistas. Contudo, a Linguística, ao se estabelecer como uma disciplina científica no final do século XIX, não pretendia originalmente vincular sua pesquisa com o ensino de línguas (MARCUSCHI, 2016). É importante destacar, no entanto, que o desenvolvimento da gramática não se relaciona inerentemente com o ensino de línguas. Assim, certas gramáticas modernas elaboradas por linguistas foram projetadas especificamente com esse objetivo em mente: servir como recursos pedagógicos para a sala de aula.

(MARCUSCHI, L. A. O papel da linguística no ensino de línguas. Revista Diadorim, v. 18, n. 2. Em: dezembro de 2016)
No contexto do ensino de Língua Portuguesa, os tipos de gramática desempenham papéis distintos na abordagem da língua. Sobre os tipos de gramática e seu impacto no ensino, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3050816 Linguística
Interpretar não é o mesmo que compreender um texto. Interpretar é decodificar os significados, enquanto compreender é construir esses significados.

Observe, por exemplo, a frase abaixo, de autoria da ex-atriz Tônia Carrero:

Ser uma mulher muito bonita nunca atrapalha, só ajuda. Beleza abre as portas, fortalece o caráter e nos torna mais condescendentes.

Assinale a opção que apresenta a pergunta sobre essa frase que se filia à compreensão de texto.
Alternativas
Q3032490 Linguística

Relacione as colunas abaixo quanto à gramática:


Coluna 1


1. gramática normativa


2. gramática descritiva


Coluna 2


( ) Aplicada à tradição.


( ) Prescreve com base nas formas consagradas por grandes autores.


( ) Emprega a sincronia da língua.


( ) Leva em consideração as variantes linguísticas.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q3031459 Linguística

Dante Luchesi (2002, p. 65) afirma que, […] a título de exemplificação dentro da realidade brasileira, podemos tomar a distinção enfatizada [...] entre norma padrão e norma culta: a primeira reuniria as formas contidas e prescritas pelas gramáticas normativas, enquanto a segunda conteria as formas efetivamente depreendidas da fala dos segmentos plenamente escolarizados [...]”.

Fonte: LUCHESI, Dante. Norma linguística e realidade social. In: BAGNO, Marcos (Org.). Linguística da Norma. São Paulo: Loyola, 2002. 


Diante desse posicionamento e considerando a realidade plural e heterogênea da realidade linguística brasileira, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q3031456 Linguística

Leia a seguinte concepção de língua/linguagem presente em Moura Neves (2018, p. 37).


Qualquer falante sabe o que é linguagem e sabe, também, particularmente, o que é linguagem verbal, essa linguagem de que nos valemos quando, no uso, combinamos as palavras da língua segundo a sua sintaxe, (o seu arranjo nas frases), de um modo em que forma e sentido se integrem. No uso, produzimos uma infinidade de construções, [...] sempre na revelação de que, na linguagem, nunca podemos entender que o todo seja uma simples soma de partes.


Fonte: MOURA NEVES, Maria Helena de. A Gramática do Português revelada em textos. São Paulo: Editora UNESP, 2018. p. 37. 


Esta concepção de gramática se baseia no(s) (na):

Alternativas
Q2595047 Linguística
Com relação ao uso de gêneros para a socialização dos estudos e pesquisas na sala de aula de língua portuguesa no Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe uma
Alternativas
Q2595046 Linguística
A consolidação do domínio de gêneros do discurso/gêneros textuais está entre os itens enumerados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a progressão das aprendizagens e habilidades. Tendo em vista os princípios bakhtinianos acerca dos gêneros, uma proposta de ensino de língua portuguesa pautada nos gêneros do discurso deve
Alternativas
Q2595036 Linguística
O termo “gerativismo” está atrelado a pesquisas sobre gramática iniciadas e desenvolvidas por Noam Chomsky. A gramática gerativa de Chomsky possui como um de seus princípios:
Alternativas
Q2591308 Linguística
Texto 2

As abordagens-metodológicas de ensino de língua estrangeira no aplicativo Duolingo

Consideramos que ambas – a gramática-tradução (GT) e o método audiolingual – funcionam integradamente e não se anulam. Ainda assim, não identificamos outros quatro atributos da GT no Duolingo, a saber: (1) listas para memorização de léxicos, declinações e conjugações; (2) foco apenas nas habilidades de leitura e escrita; (3) ensino da literatura clássica da LE; (4) técnica pedagógica da dedução.

Muitos princípios do audiolingualismo estão presentes no Duolingo, mas há alguns que não foram observados, são eles: (I) uso somente da L-alvo, já que o aplicativo apresenta muito a LM; (II) ensino com contextualização em diálogos, pois as atividades são descontextualizadas e incoerentes; (III) apreensão dos comportamentos (culturais) dos falantes da LE, tendo em vista que ensina apenas aspectos estruturais da língua. Assim, alguns aspectos do aplicativo que não correspondem à abordagem-metodológica do audiolingualismo aproximam-no da gramática-tradução e vice-versa.

Ambas as perspectivas teórico-metodológicas são preponderantes em décadas passadas na história do ensino de línguas, entretanto, não consideramos que no Duolingo haja uma mera transposição de métodos e abordagens tradicionais em uma Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC). Elucidamos que essa discussão educacional é permeada pelas transformações contemporâneas da sociedade integrada às TDICs, como é o caso deste trabalho, em que estudamos o ensino de línguas com a aprendizagem móvel. Nesse sentido, os papéis educacionais também são distintos, já que no Duolingo a figura do professor inexiste, proporcionando uma desestruturação do processo educacional. Essa análise corrobora com a ideia de que não é apenas uma transportação de práticas antigas em uma tecnologia atual.


SATAKA, Mayara Mayumi.; ROZENFELD, Cibele Cecílio de Faria. As abordagens-metodológicas de ensino de língua estrangeira no aplicativo Duolingo. Delta: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 37, n. 2, 2021. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/1678-
460X202147855>  . Acesso em: 23 mai. 2024. [Adaptado].
Em relação à gramática-tradução e ao audiolingualismo é exposto que, no Duolingo, os seus princípios e perspectivas
Alternativas
Q2561467 Linguística
Os sinais de pontuação, segundo Abaurre e Pontara, podem ser divididos em dois grupos, de acordo com a função que exercem na escrita:

1. Sinais de pontuação que indicam pausas correspondentes ao término de unidades de forma e de sentido: o ponto, a vírgula e o ponto e vírgula.

2. Sinais de pontuação que delimitam, na escrita, unidades que, na fala, costumam vir associadas a entoações específicas: os dois-pontos, o ponto de interrogação, o ponto de exclamação, as reticências, as aspas, os parênteses e o travessão.

Sobre as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2545902 Linguística
Segundo Bechara, analise as assertivas a seguir a respeito de gramática normativa, descritiva e histórica:

I. A gramática descritiva é uma disciplina científica que registra e descreve um sistema linguístico em todos os seus aspectos (fonético-fonológico, morfossintático e léxico).
II. A gramática normativa elenca os fatos recomendados como modelares da exemplaridade idiomática para serem utilizados em circunstâncias especiais do convívio social. Recomenda como se deve falar e escrever segundo o uso e a autoridade dos escritores corretos e dos gramáticos e dicionaristas esclarecidos.
III. A gramática histórica tem como objeto o estudo comparado de línguas pertencentes a um tronco ou ‘família’ procedente de uma fonte comum primitiva, com vista a estabelecer os fatos manifestados pela relação de ‘parentesco’.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2483040 Linguística
A respeito das capacidades dos procedimentos sobre leitura, é correto afirmar que, se todos os usuários da língua possuíssem tais habilidades, que podem ser nomeadas como competência textual, poderia justificar-se, então, a elaboração de uma gramática textual que deveria ter basicamente uma das seguintes tarefas:
Alternativas
Q2470972 Linguística

Leia o Texto 3 para responder à questão.


Texto 3


INTERVENÇÃO HUMANA


O homem como ser animal,

De todos é o mais perigoso,

Pelo seu diferencial.

É dotado de inteligência,

Tem o domínio da ciência,

É um ser sensacional,

Homem de grande sapiência.

Domina a fala e a escrita,

Constrói a morada onde habita,

Defensor da ética e da moral,

Faz o bem e faz o mal.

Mas destrói a natureza sem pena,

E nessa intervenção humana,

Contribui para um desastre total.

Não destrói com tua vida. Pensas que és imortal? 


KAMBEBA, Márcia Wayna. O lugar do Saber. São Leopoldo: Casa Leiria, 2020. p. 38.

No verso “Não destrói com tua vida.”, segundo a Gramática Normativa, o emprego da preposição “com” se deve à transferência da regência de um outro verbo cujo sentido aproxima-se do expresso por “destruir”. Esse verbo é
Alternativas
Q2421805 Linguística

Ao introduzir as classes das palavras e as categorias gramaticais, Evanildo Bechara explica que, quase sempre, a gramática engloba, numa mesma relação, palavras que pertencem a grupos distintos: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Segue o linguista afirmando que um exame atento mostrará que a relação junta palavras de natureza e funcionalidade bem diferentes, com base em critérios categoriais, morfológicos e sintáticos misturados – e que os elementos que as diferenciam são os diversos significados que lhes são próprios.


Dentre os significados elucidados por Bechara, é correto afirmar que o

Alternativas
Q2381012 Linguística
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a diferença entre "análise de textos" e "revisão de textos".
Alternativas
Q2381011 Linguística
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a diferença entre "variedade linguística" e "dialeto".
Alternativas
Q2381010 Linguística
Assinale a resposta correta. Sobre o que distingue a "norma padrão" e "outras variedades linguísticas", é correto afirmar que:
Alternativas
Q2351024 Linguística





FONTE: CÂMARA JR., Joaquim Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa.

Petrópolis: Editora Vozes, 1992, 21ª ed.)

A partir da leitura do texto de Mattoso Câmara Jr., podemos refletir sobre as atitudes do professor/educador e do estudante/educando em relação aos fenômenos linguísticos com os quais nos deparamos em situações reais de interação linguística. Um desses fenômenos é o apagamento/supressão de um som ou grupo de sons no fim de um vocábulo, conhecido como “apócope”, como ocorre com verbos no infinitivo (amar, vender, partir etc.). Nesses verbos, a pronúncia do som de [r], apesar de figurar em sílaba tônica, é fraca e, por isso suprimida. Daí serem comuns, na língua falada, registros como “amá”, “vendê”, “parti”. Para explicar fenômenos como esse, sob a perspectiva da gramática sincrônica, o professor precisa ser capaz de:
Alternativas
Q2351023 Linguística





FONTE: CÂMARA JR., Joaquim Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa.

Petrópolis: Editora Vozes, 1992, 21ª ed.)

Câmara Jr. traz nesse excerto o conceito de “Gramática descritiva ou sincrônica”. Além desse, existem ao menos dois outros conceitos de gramática relevantes para o ensino de língua portuguesa. A opção que melhor explicita esses conceitos é:
Alternativas
Q2330919 Linguística
TEXTO III






BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: novela sociolinguística. 15ª ed. São Paulo: Contexto, 2006, p. 68-69.

O TEXTO III trata da crítica ao tipo de ensino de língua portuguesa que se sustenta nas “gramáticas tradicionais” (l. 10). Levando-se em conta os conceitos apresentados por Azeredo* (2010), qual deles NÃO se coaduna com as características da gramática tradicional?
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: C
5: A
6: B
7: D
8: C
9: D
10: E
11: C
12: A
13: D
14: C
15: B
16: E
17: D
18: A
19: C
20: C