Questões de Concurso
Sobre gêneros textuais em português
Foram encontradas 2.250 questões
Leia a fábula e responda a questão abaixo:
É correto afirmar que o texto é parte de um conto, em função de sua estrutura narrativa, do desenvolvimento em torno de um único conflito e da abordagem de um fato cotidiano.
( ) A Imprensa e a Publicidade também fazem uso de alguns gêneros textuais: agenda cultural, fotos, anúncio de emprego, horóscopo, artigo de opinião, infográfico, caricatura, manchete, carta ao leitor, mapas, mesa redonda, cartum, notícia, charge, reportagens, classificados, resenha crítica, crônica jornalística, sinopses de filmes, editorial, tiras, entrevista (oral e escrita), anúncio, músicas, caricatura, paródia, cartazes, placas, comercial para TV, publicidade comercial, e-mail, publicidade institucional, folder, publicidade oficial, fotos, texto político, slogan, etc.
( ) Na política, é possível haver abaixo-assinado, debate regrado, assembleia, discurso político, “de palanque”, carta de emprego, fórum, carta de reclamação, manifesto, carta de solicitação, mesa redonda, debate, panfleto, etc.
( ) Na área jurídica, encontramos boletim de ocorrência, estatutos, Constituição Brasileira, leis, contratos, ofício, declaração de direitos, procuração, depoimentos, regimentos, discurso de acusação, regulamentos, discurso de defesa, requerimentos, etc.
( ) A mídia também emprega os gêneros textuais blog, reality show, chat, talk show, desenho animado, telejornal, e-mail, telenovelas, entrevista, torpedos, filmes, vídeo clip, fotoblog, videoconferência, home page, etc.
"A estrutura de determinado tipo de texto pode ser mais flexível ou menos, aos mais flexíveis chamamos informais, pode ser uma carta para a mãe, um bilhete que escrevemos escondido durante uma aula chata, um bate papo na internet, ou a fala corriqueira entre as pessoas.
Já aos textos menos flexíveis, que são mais rigorosos na sua estrutura, chamamos textos formais, são os ofícios (declaração, solicitação, contrato, etc.), os textos literários, os científicos, os jornalísticos, etc. Em suma, estes últimos são os textos que não aceitam, ou aceitam pouco, as mudanças nas regras de sua construção. Alguns textos formais, dependendo do seu contexto, podem ficar informais, como é o caso do texto literário, que se situaria no campo da formalidade, porém se lêssemos as narrativas modernas, perceberíamos a tentativa de fugir do padrão principalmente depois dos modernistas."
Os Gêneros do Discurso. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/os-generosdiscurso/os-generos-discurso.htm. Acesso em 13 de nov. de 2024.
Com base no trecho e nas definições teóricas sobre gêneros textuais e tipologia textual, assinale a alternativa CORRETA.
I. Os gêneros textuais do tipo narrativo literários tendem a privilegiar a subjetividade e a expressividade da linguagem, permitindo que o tempo e o espaço sejam manipulados conforme a intenção do autor, com grande liberdade de estrutura.
II. Os gêneros textuais do tipo argumentativo não literários se caracterizam pela construção lógica e objetiva de um raciocínio, visando convencer o receptor de uma determinada ideia ou ponto de vista, sem recorrer a recursos estilísticos ou artísticos.
III. Os gêneros do tipo descritivos, sejam literários ou não literários, são voltados principalmente para a representação minuciosa de personagens ou cenários, com ênfase nos detalhes sensoriais e na construção imagética.
IV. Nos gêneros não literários, como os textos jornalísticos, o uso da linguagem tende a ser mais formal e estruturado, enquanto nos textos literários a linguagem pode ser mais livre, poética e simbólica, quebrando as convenções normativas.
Assinale a alternativa CORRETA.
“Machado de Assis nasceu na cidade do Rio de Janeiro, era mestiço e de origem humilde. Cresceu sob os cuidados da madrasta Maria Inês, pois assim como a mãe, a portuguesa Maria Leopoldina, seu pai, o mulato Francisco José de Assis, morreu cedo. Apesar de ter freqüentado escola pública e começado a trabalhar desde cedo, alcançou boa posição como funcionário público, cargo que lhe proporcionou tranqüilidade financeira. Casado com Carolina Xavier de Novais, Machado de Assis dedicou-se à literatura e produziu a melhor prosa brasileira do século XIX.”
Machado de Assis e o realismo no Brasil. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/orealismo-no-brasilmachado-assis.htm. Acesso em 09 de nov. 2024.
Machado de Assis, um dos mais importantes autores da literatura brasileira, publicou obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Dom Casmurro (1899) e Quincas Borba (1891). Esses romances são frequentemente associados ao Realismo, movimento literário que emergiu como uma reação ao Romantismo. Sabendo-se disso, quais das assertivas abaixo caracterizam corretamente o Realismo na Literatura Brasileira?
I. Predominância de temas fantasiosos, valorização do individual e sentimentalismo.
II. Descrição minuciosa do ambiente rural, exaltando a simplicidade da vida campestre.
III. Narrativa focada na análise psicológica e na crítica aos valores da sociedade.
IV. Enfoque em temas nacionalistas e na exaltação do indígena como herói.
V. Predomínio de objetividade, retratando aspectos sociais e humanos com uma abordagem crítica e racional.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
Viajar com casal de amigos
Eu não viajo com outros casais. É minha regra inviolável de turismo. Há grandes chances de causarem incômodo.
Sempre que viajei com par de amigos, eles brigaram e boicotaram o luxo das minhas férias.
Decidi ser egoísta. O que você economiza no rateio de gasolina e divisão de gastos será pulverizado pelos prejuízos na saúde emocional.
Estou com Beatriz em uma praia paradisíaca, ansioso para me deitar numa cadeira em frente ao mar, e precisamos, de repente, intervir como escudo contra ofensas. Perdemos uma diária astronômica do hotel com aborrecimentos alheios.
Não há como abandoná-los enquanto nos divertimos. Existe um senso de solidariedade de equipe, já que viemos juntos.
Os arrulhos dos pombinhos na ida se transformam em crocitos de urubus durante a hospedagem.
O que deveria ser leve, com drinks e mergulhos, vira martírio. Eu falo com o marido litigante, Beatriz com a esposa emburrada, e ainda precisamos juntar versões e atuar como cupidos. É como liberar dois reféns confinados nas almas dos próprios sequestradores.
Não há maior chatice do que insistir para que perdoem os desentendimentos. Em vez de resolverem em privado, fazem questão de espalhar o ódio.
Ao encontrar plateia, demoram mais para resolver. Tiram proveito da nossa atenção para lavar roupas sujas e revisitar crises do passado.
O café da manhã costuma ser o palco preferido das dissidências. Chegamos animados, e um deles não responde, não diz nada. É o sinal da tempestade de nervos que estragará a temporada.
Não me arrisco mais. Esse erro não cometemos. Beatriz e eu jamais discutimos em viagem. Sabemos o quanto nossa paz é cara.
Fabrício Carpinejar - Texto Adaptado
https://www.otempo.com.br/opiniao/fabricio-carpinejar/2024/11/1/viajarcom-casal-de-amigos
(https://brasilescola.uol.com.br/redacao/carta.htm)
A estrutura de uma carta é simples e direta, composta pelos elementos a seguir, com exceção de:
Receita de Pão caseiro
• 1 kg de farinha de trigo aproximadamente • 1 e 1/2 xícara de leite morno (aprox. 400 ml) • 1/2 xícara de água morna • 1/2 xícara de óleo (aprox. 100 ml) • 4 colheres (sopa) de açúcar (aprox. 200 g) • 1 colher (sopa) de sal • 2 ovos • 10 g de fermento biológico seco
Qual o tipo textual do texto acima?
Os gêneros textuais são identificáveis por suas características – de ...................................– que facilitam seu reconhecimento e orientam a compreensão.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
A questão diz respeito ao texto. Leia-o atentamente antes de respondê-la.