Questões de Concurso Sobre intertextualidade em português

Foram encontradas 453 questões

Q3153985 Português
Assinale a frase que foi construída com base em outra frase bastante conhecida, ou seja, com marcas de intertextualidade.
Alternativas
Q3153984 Português
Assinale a frase em que os dois termos sublinhados estão em adequada correspondência.
Alternativas
Q3145143 Português
Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/cartuns-de-alberto-benett-3/. Acesso em 10 nov. 2024.)

Analisando o processo de construção do texto e dos sentidos que se deseja provocar e a mobilização de conhecimentos, a HQ apresenta uma: 
Alternativas
Q3133801 Português
A intertextualidade na leitura e produção textual na escola é um conceito fundamental que se refere à relação entre textos, ou seja, a maneira como um texto faz referência, dialoga ou se conecta com outros textos.
Nesse contexto, analise as afirmações que seguem:

I.Ao reconhecer as conexões entre textos, os alunos aprendem a ler de maneira mais crítica e ativa. Eles começam a perceber que nenhum texto é neutro ou isolado, mas sim parte de uma rede de significados mais ampla.
II.A intertextualidade ajuda a ampliar o repertório cultural dos alunos, pois incentiva a leitura e a referência a textos clássicos, contemporâneos, populares e acadêmicos. Essa prática enriquece a experiência de leitura e permite que os alunos compreendam melhor os contextos históricos, sociais e culturais em que os textos foram produzidos.
III.Na produção textual, a intertextualidade permite que os alunos experimentem novas formas de escrita, apropriando-se de ideias e transformando-as de maneira criativa. Isso incentiva a inovação e a reflexão crítica sobre os textos.
IV.A intertextualidade também contribui para que os alunos entendam como os diferentes gêneros textuais se relacionam e como as convenções de um gênero podem ser incorporadas ou subvertidas em outro.


Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3133153 Português
Intertextualidade é o fenômeno de referenciar conteúdos e formas de textos, para produzir um novo texto, contribuindo no sentido, para ampliá-lo ou modificá-lo.
A intertextualidade é um recurso que pode aprimorar a capacidade de leitura e escrita em sala de aula. As alternativas apresentam as contribuições da intertextualidade na produção de textos, EXCETO: 
Alternativas
Q3128448 Português

Texto II 





Disponível em: https://x.com/HistoriaNoPaint/status/988828134719008768. Acesso em: 26 set. 2024.

Em relação ao meme apresentado, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3120589 Português
Imagem associada para resolução da questão

Ao comparar os dois poemas, é nítida a relação entre eles. A este tipo de mecanismo em que um texto dialoga com outro dá-se o nome de
Alternativas
Q3106616 Português

Sobre a Charge abaixo é incorreto afirmar:




Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q3091736 Português
Leia o Texto 3 para responder à questão.

Texto 3

Captura_de tela 2024-12-02 095223.png (417×325)

Disponível em: <https://br.ifunny.co/picture/estao-pode-tao-bonitas-escolhernem-sei-qual-qualquer-uma-VDkaEjHdA>. Acesso em: 19 fev. 2024.
O efeito de sentido da charge é gerado pelo fator de textualidade relacionado à
Alternativas
Q3091572 Português
Aleitura do Texto 3 e do Texto 4 é necessária para responder à questão:

TEXTO 3

[...]
Só peço a Deus muita saúde
E que Ele continue aí nos abençoando pra que a gente consiga comprar
Um mé, o leitin dos menino e o Modess da muié 
O resto é só fé
[...]
Lavei meu rosto nas águas sagradas da pia
Eu já tô pronto pra matar meu leão do dia
Deus abençoe nóis
E a nossa correria
[...]

DEANGELO. Só fé. Disponível em https://www.letras.mus.br. Acesso em 13 de agosto de 2024. (Adaptado)


TEXTO 4

NORDESTE MP3. Ganhou o funcionário do mês aqui Disponível em https://www.instagram.com/p/C_WmjiuPAvA/?igsh=MWI3NjRjNnB6Yz UyNg==.Acesso em 13 de agosto de 2024. (Adaptado)
O Texto 4 foi retirado de uma postagem feita na rede social Instagram, nele é possível observar, além da fotografia de uma prateleira de supermercado, um cartaz em que está escrito “Tá aqui o mé, o leitim das crianças e o modes da muié.”, em uma referência clara aos trechos da canção “Só Fé”, apresentados no Texto 3. Analise essa correlação e assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3087241 Português

Texto 5


Quadrilha


João amava Teresa que amava Raimundo

que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili

que não amava ninguém.


João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,

Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,

Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes

que não tinha entrado na história.


ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. 22ª edição, Rio de Janeiro: Record, 1987, p. 146. 


Texto 6


Refrão da letra da canção Flor da idade

(Chico Buarque)


Carlos amava Dora que amava Lia que amava Léa que amava Paulo que amava Juca que amava Dora que amava


Carlos amava Dora que amava Rita que amava Dito que amava Rita que amava Dito que amava Rita que amava


Carlos amava Dora que amava Pedro que amava tanto que amava a filha que amava Carlos que amava Dora que amava toda a quadrilha

Assinale a alternativa correta considerando os textos 5 e 6.
Alternativas
Q3087086 Português
Assinale a frase que não mostra traço de intertextualidade.
Alternativas
Q3083186 Português

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão, que a ele se refere.


Texto 01

A borboleta azul que desfila sobre o concreto da cidade

Kaká Werá 


No turbilhão de concreto e asfalto que é São Paulo, onde a pressa dita o ritmo frenético das horas e os ruídos dos motores abafam qualquer suspiro de natureza, eis que surge um intruso inesperado: uma borboleta azul.

Não, não é um devaneio primaveril, tampouco uma ilusão de ótica. É real. Uma borboleta azul, resplandecente em sua singularidade, desafia a monotonia do cinza urbano.

É como se um pedaço do céu tivesse se desprendido e decidido dançar entre os carros engarrafados, deslizando entre os edifícios impessoais que se erguem como muralhas de concreto.

Onde não há verde, onde não se avistam parques ou jardins, e onde até mesmo as sacadas dos prédios se mostram despidas de vida vegetal, ali ela está, a borboleta azul, um paradoxo ambulante na selva de pedra.

Preso em minha própria rotina, questiono a origem e a missão desse ser com um par de azul na forma de asas. De onde teria vindo? Para onde se dirige?

Será que, em meio ao caos e à melhoria da metrópole, ela busca algo além do simples sobreviver? Seria sua missão deixar um rastro de cor e beleza na vastidão monocromática da selva urbana?

Enquanto o trânsito avança a passos lentos, a borboleta mantém o voo solitário, independente da frenética ao seu redor. Dessa forma, seu azul brilhante é uma pequena nota de esperança em um cenário, muitas vezes, desolador.

Assim, enquanto as buzinas e as sirenes ecoam pelas ruas, a borboleta azul segue seu curso, talvez sem destino definido.

Mas certamente deixando para trás uma marca indelével da beleza efêmera que pode florescer até nos ambientes mais inóspitos.

Talvez, só talvez, ela seja a própria poesia em voo, uma lembrança de que, mesmo no coração da cidade, a natureza encontra uma maneira de se fazer presente.

Essa suave visita me lembrou, por associação, um poema de Carlos Drummond de Andrade, chamado A flor e a náusea.

Em determinado momento, o poeta se espanta com uma flor que brotou por uma fresta em uma calçada áspera e cinzenta.

Admirado, ele escreve: “[G] uma flor nasceu na rua. Passem de longe bondes, ônibus, rio de aço do trânsito. Uma flor ainda desbotada ilude a polícia, rompe o asfalto. Façam completo silêncio, paralisem os negócios, garantam que uma flor nasceu”.

No meu caso, garanto que uma borboleta azul, como por exemplo as que povoam jardins encantados, driblou em voo o trânsito opaco da rotina da cidade.

Disponível: vidasimples.co/colunista/a-borboleta-azul-que-desfila-sobre-o-concreto-da-cidade/. Acesso em: 4 jun. 2024.

Analise os itens a seguir, tendo em vista os recursos de expressão presentes na construção do texto.


I- Intertextualidade.

II- Subjetividade.

III- Exemplificação.

IV- Interrogação.

V- Injunção.


Estão CORRETOS os itens

Alternativas
Q3076816 Português
Leia o texto a seguir para responder à questão.

Choquei, PC Siqueira, Jéssica Vitória e as mortes póslinchamentos virtuais: qual a responsabilidade das plataformas digitais?

Coordenadora do Comitê Gestor da Internet defende celeridade na aprovação do PL 2.630, que pode ser pautado após recesso

Igor Carvalho


A morte do youtuber PC Siqueira, na tarde de quarta-feira (27), após anos de incessante linchamento nas redes sociais, jogou luz no debate sobre a necessidade de impor limites a discursos de ódio e de responsabilização das plataformas digitais na disseminação de desinformações.
Desde 2020, PC Siqueira é alvo de investigações por pedofilia. Em 2021, a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), divulgou que não havia encontrado provas para indiciar o youtuber.
Em nota, a SSP-SP informou que “o caso segue sendo investigado pela 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Até o momento, não houve indiciamento. Demais detalhes sobre o andamento da investigação serão preservados, devido ao sigilo decretado pela Justiça”.
Alienados da investigação da polícia, usuários das redes sociais massacraram PC Siqueira nos últimos quatro anos, e o youtuber, que negava envolvimento com o caso de pedofilia, acometido por depressão, tentou suicídio em outras oportunidades, perdeu empregos e chegou a pedir ajuda financeira para seus seguidores.
Cinco dias antes da morte de PC Siqueira, na última sexta-feira (23), a jovem Jéssica Vitória, de 22 anos, também tirou a própria vida após ver seu nome envolvido em uma notícia falsa, impulsionada pela página de fofocas Choquei. Os prints mostravam uma série de imagens de supostas conversas dela com o humorista Whindersson Nunes. Ambos afirmam que a troca de mensagens nunca ocorreu.
Apesar da negativa de Nunes e Vitória, os ataques continuaram, e a jovem cometeu suicídio. Agora, a família pede a responsabilização da Choquei. A página de fofocas parou de publicar conteúdos desde a morte da jovem.
O proprietário da Choquei, o empresário Raphael Sousa chegou a debochar de um texto que Vitória publicou, em que explicava que a notícia publicada pela página era falsa. “Avisa para ela que a redação do Enem já passou. Pelo amor de Deus!”, disse Sousa. Após a morte de Jéssica Vitória, Choquei divulgou uma nota: “O compromisso deste perfil sempre foi e será com a legalidade, responsabilidade e ética na divulgação de informações dentro dos limites estabelecidos na Constituição Federal, em especial ao art. 5º, inciso IX. Por fim, reafirmamos nosso respeito pela intimidade, privacidade, bem-estar e pela integridade.”
Para a jornalista Renata Mielli, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), as responsabilidades seriam melhores distribuídas se o PL 2.630, projeto que trata da regulação das redes sociais, já tivesse sido aprovado pelo Congresso Nacional.

“Precisamos olhar qual deveria ser a responsabilidade das plataformas? É preciso ver se houve impulsionamento do conteúdo, se houve engajamento do conteúdo por decisão algorítmica da plataforma e como se deu a atuação da plataforma para reduzir a circulação desse conteúdo. Com o PL 2.630 teríamos condições de identificar as camadas de responsabilidade das plataformas”, explica Mielli.
Nesta quinta-feira (28), em entrevista ao site G1, o relator do PL 2.630, o deputado federal Orlando Silva (PcdoB-SP) admitiu que o texto pode ter alterações para que seja aprovado no Congresso Nacional, onde já tramita há quase quatro anos.
Mielli lamentou que os episódios recentes sejam combustível para que os deputados compreendam a urgência da regulação, mas pediu cautela com a redação final da legislação. “Espero que possamos superar esses obstáculos e aprovar o projeto. Espero que as mudanças feitas para aprovar o projeto sejam para melhorar o texto, para que possamos ter um ambiente menos tóxico nas redes sociais.”

Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2023/12/28/linchamento-virtual-e-fakenews-mortes-de-pc-siqueira-e-jessica-vitoria-reforcam-debate-sobreresponsabilizacao-das-plataformas-digitais 
O recurso intertextual mais utilizado pelo autor do texto é 
Alternativas
Q3073521 Português
Este carro foi vendido por João, e aquele por Pedro. 
Alternativas
Q3073520 Português
Assinale a alternativa que contém um exemplo de intertextualidade implícita: 
Alternativas
Q3071786 Português

Analise a imagem a seguir: 


Imagem associada para resolução da questão



Considerando os sentidos negociados no texto/imagem, em que consta um isqueiro com a imagem da cantora/compositora Adriana Calcanhotto, acompanhada da frase “Devolva-me”, assinale a alternativa com a análise CORRETA. 


Alternativas
Q3071563 Português
Educação financeira: o exemplo que deve ser
oferecido desde cedo


Por Paulo Melo



A educação financeira é um tema cada vez mais presente na realidade e currículo das escolas e considerado fundamental para ser trabalhado desde cedo com as crianças, para que elas cresçam sabendo desenvolver uma relação mais saudável com o dinheiro. Mas tão importante quanto trabalhar o tema dentro das escolas é conscientizar os pais para que esse seja um trabalho realizado em parceria com as famílias. Todo cidadão pode - e deve - desenvolver habilidades que melhorem sua qualidade de vida e a de seus familiares, a partir de atitudes comportamentais e de conhecimentos básicos sobre gestão de finanças pessoais. O que a educação financeira se propõe a fazer é amplificar esse trabalho de consciência nas pessoas, inclusive nas crianças.



Quando um indivíduo tem as finanças em ordem, ele toma decisões e enfrenta melhor as adversidades, como, por exemplo, o momento atual da pandemia. E isso ajuda não só na organização da vida financeira como também em aspectos pessoais e familiares. Nesse sentido, ao ensinar uma criança a lidar bem com o dinheiro desde pequena, quando adulta, ela terá maiores chances de aprender a administrar o seu salário, empreender e organizar a sua vida, sabendo comprar e poupar com consciência.



Consumidores bem-educados financeiramente demandam serviços e produtos adequados às suas necessidades, incentivam a competição e desempenham papel relevante no monitoramento do mercado, uma vez que exigem maior transparência das instituições financeiras e contribuem, dessa maneira, para a solidez e para a eficiência do sistema financeiro que tanto precisamos. Além disso, a qualidade das decisões financeiras dos indivíduos influencia toda a economia, por estar intimamente ligada a questões como os níveis de endividamento e de inadimplência das pessoas e a capacidade de investimento do país.



Por isso tudo, torna-se tão importante estabelecer, desde cedo, as bases para uma relação equilibrada com o dinheiro. E para que esse trabalho seja bem sucedido, a educação financeira deve ir ao encontro da realidade de cada indivíduo e de sua família, a importante aliada nesse aprendizado. Aprendemos muito com os acontecimentos da vida, por meio dos conhecimentos adquiridos e das experiências, assim como as ações e emoções exercem grande influência em nossas decisões financeiras. Somos dependentes de fatores fisiológicos - que podem ser alterados ou influenciados, dependendo das escolhas feitas - e de fatores psicológicos. Esses últimos são mais complexos, mostrando que a relação que os pais e familiares possuem com o dinheiro tem grande influência nas escolhas dos filhos. Se os pais se relacionam com o dinheiro de forma descontrolada e sem consciência, não podem cobrar que seus filhos sejam diferentes […]



[…] O principal objetivo de educar os filhos em relação ao dinheiro é levá-los a atingir maturidade financeira, ou seja, a capacidade de adiar desejos de agora em função de futuros benefícios. É da natureza humana querer obter satisfação imediata em todos os sentidos. A educação financeira para a criança deve ser um projeto permanente. Não existe idade certa para começar. A necessidade vai aparecer na vida de todos os pais no momento em que começam os famosos pedidos "compra isso, quero aquilo".




Disponível:https://www.paulomelo.blog.br/2021/10/o
piniao-educacao-financeira-o-exemplo.html, acesso
em: 05 de junho de 2024.
Considerando o texto de referência sobre educação financeira, qual das opções abaixo melhor descreve a intertextualidade presente? 
Alternativas
Q3069700 Português
Haicai tirado de uma falsa lira de Gonzaga
Quis gravar “Amor” No tronco de um velho freixo: “Marília” escrevi.
(BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. 20 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.)

Assinale a afirmativa que corretamente explicita o conceito de pastiche, utilizado no “Haicai tirado de uma falsa lira de Gonzaga”.
Alternativas
Q3068270 Português

(Disponível em: exame.com/esporte/delegacao-paralimpica-do-brasil-tem-recorde-de-atletas-beneficiarios-dobolsa-atleta/ – texto adaptado especialmente para esta prova).


Quanto à situação comunicativa e à presença de intertextualidade presentes no texto, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: D
5: A
6: A
7: D
8: C
9: A
10: D
11: E
12: D
13: A
14: B
15: A
16: D
17: D
18: D
19: B
20: E