Questões de Concurso Sobre parônimos e homônimos em português

Foram encontradas 760 questões

Q3296789 Português
Marque a opção em que há erro de grafia segundo a ortografia oficial:
Alternativas
Q3283815 Português

Para responder à questão, considere o Texto I a seguir. 



Q11_15.png (368×453)



Fonte: SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ.

Um olhar para dentro: uso desenfreado de redes sociais afeta

saúde mental e desgasta relações fora das telas. Disponível em:

<https://www.saude.ce.gov.br/2023/01/27/um-olhar-para-dentrouso-desenfreado-de-redes-sociais-afeta-saude-mental-e-desgastarelacoes-fora-das-telas/>. Acesso em: 22 nov. 2024. (Adaptado)

Considerando a expressão “acerca dos” (ℓ. 15), é correto afirmar que
Alternativas
Q3283790 Português
Nas redações oficiais, deve-se preocupar com o emprego daquelas palavras que geram dúvida de grafia devido terem pronúncia e/ou grafia idênticas ou semelhantes. São os casos dos homógrafos, homófonos, homônimos perfeitos ou parônimos. Dos pares de frases a seguir, e no indicativo das palavras destacadas, ASSINALE a alternativa em que há a presença de paronímias.
Alternativas
Q3277158 Português
Bullying


         Bullying é uma palavra que se originou na língua inglesa. “Bully” significa “valentão”, e o sufixo “ing” representa uma ação contínua. A palavra bullying designa um quadro de agressões contínuas, repetitivas, com características de perseguição do agressor contra a vítima, não podendo caracterizar uma agressão isolada, resultante de uma briga.

     As agressões podem ser de ordem verbal, física e psicológica, comumente acontecendo as três ao mesmo tempo. As vítimas são intimidadas, expostas e ridicularizadas. São chamadas por apelidos vexatórios e sofrem variados quadros de agressão com base em suas características físicas, seus hábitos, sua sexualidade e sua maneira de ser.

        As vítimas de bullying podem sofrer agressões de uma pessoa isolada ou de um grupo. Esse grupo pode atuar apenas como “espectadores inertes” da violência, que indiretamente contribuem para a continuidade da agressão.

     Normalmente, chamamos de bullying o comportamento agressivo sistemático cometido por crianças e adolescentes. Quando um comportamento parecido acontece entre adultos, geralmente no ambiente de trabalho, classificamos o ato como assédio moral.

        As discussões sobre o bullying são relativamente recentes, chamando a profunda atenção dos especialistas em comportamento humano apenas nas últimas duas décadas. Até a década de 1970, não se falava sobre bullying. Segundo Cleo Fante, especialista no assunto, o comportamento agressivo e a perseguição sistemática de algumas crianças contra outras era visto como um traço comportamental natural.

     Comumente, o bullying é uma prática injusta, visto que os agressores ou agem em grupo (ou com o apoio do grupo) ou agem contra indivíduos que não conseguem se defender das agressões. Apesar de considerarmos o sofrimento da vítima, também devemos tentar entender o comportamento dos agressores. Muitas vezes, são jovens que passam por problemas psicológicos ou que sofrem agressões no ambiente familiar e na própria escola, e tentam transferir os seus traumas por meio da agressividade contra os outros.


Fonte: Brasil Escola (UOL) — adaptado.
Considerando homônimos e parônimos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Homônimo. (2) Parônimo.

( ) Contínua | continua. ( ) Docente | discente ( ) Assédio | assedio.
Alternativas
Q3275627 Português

Analise o texto abaixo e assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas:


“A suave fluidez do gesto meigo sucedeu a ___________ e a energia dos movimentos. O talhe perdera a ligeira flexão que de ordinário o curvava, como uma haste delicada ao sopro das auras; e agora arqueava enfunando a rija carnação de um colo soberbo, e traindo as ondulações felinas num _______________ voluptuoso. Às vezes um tremor espasmódico percorria-lhe todo o corpo, e as espáduas se conchegavam como se um frio de gelo a invadira de súbito; mas breve sucedia a reação, e o sangue abrasando-lhe as veias, dava à branca epiderme reflexos de nácar e às formas uma ___________ de seiva e de vida, que realçavam a radiante beleza.”. (Fonte: ALENCAR, José de. Lucíola. 12ª ed., São Paulo: Ática, 1988) 

Alternativas
Q3273971 Português
Convicta, mas não inflexível


Por Tríssia Ordovás Sartori 


Q1_10.png (690×509)


(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/colunistas/trissia-ordovas-sartori/noticia/2025/02/convictamas-nao-inflexivel-cm757iu1m00s2012bqb4556rc.html – texto adaptado especialmente para esta prova).
Considerando a grafia e o significado das palavras em Língua Portuguesa, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 01, 07 e 19.
Alternativas
Q3248064 Português
Leia o texto a seguir:

Internet virou "campo minado" para crianças e jovens, diz especialista

        Por Luiz Claudio Ferreira - As crianças já vulnerabilizadas socialmente estão mais suscetíveis a riscos no ambiente digital depois de decisão da empresa Meta de redução das normas de moderação das plataformas. A avaliação é do pesquisador Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana.

        "A internet aumenta as vulnerabilidades que já existem no ambiente offline", explicou em entrevista à Agência Brasil.

Ele identifica que a internet se transformou em um "campo minado" para crianças e adolescentes. E reitera que, quando as plataformas não são pensadas para sobrepor ou superar essas violências, acabam reforçando e ampliando as desigualdades.

        "Crianças negras, periféricas e meninas estão muito mais sujeitas a essas violências no mundo digital não só pela reprodução dessa violência social, mas pelo aumento dessa violência", afirmou Pedro Hartung.

        O pesquisador lamenta a falta de participação das grandes empresas em debates, como o que ocorreu nesta semana, em uma audiência pública na Advocacia-Geral da União (AGU) com pesquisadores e representantes da sociedade civil para elencar argumentos sobre o tema.

        Ele sublinha que o ano de 2025 marca os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o país se vê em desafi os para enfrentar o que ele chama de "colonialismo digital". E alerta para o fato de que o afrouxamento da moderação das redes Instagram e Facebook, da Meta, por exemplo, eleva a chance de crimes nas redes. "A gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião".

         Como saída, ele identifica a necessidade de o Estado aplicar a lei e também da implantação de uma política de educação digital.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Nesta semana, houve uma audiência pública com a participação de pesquisadores e representantes de diferentes áreas da sociedade civil. O governo está recolhendo subsídios e argumentos nesse embate com as plataformas digitais. Mas os representantes das empresas não foram. O que você pensa sobre isso?

        Lamentavelmente, as empresas e as plataformas digitais que operam no Brasil não estiveram na audiência. Escolheram não estar e contribuir para o debate com a perspectiva delas, com as informações que elas têm, para a gente criar um espaço de busca de soluções. Sem dúvida alguma, como está agora, não podemos admitir. O Congresso Nacional já vem trabalhando há alguns anos, na verdade, em projetos de lei para clarifi car e detalhar a proteção e a segurança de todos nós, inclusive de crianças no ambiente digital. O STF, recentemente, estava julgando o marco legal da internet, especialmente a constitucionalidade do artigo 19 [que aponta que a empresa somente poderá ser responsabilizada por danos se, após ordem judicial específi ca, não tomar providências]. Agora chegou a vez do Executivo assumir a sua responsabilidade de monitorar e fiscalizar o cumprimento da legislação que já existe e que garante, no caso de crianças e adolescentes, prioridade absoluta na proteção dos seus direitos.

Antes da decisão da Meta de alterar a moderação de conteúdo, as crianças já estavam vulnerabilizadas, certo?

        Esse problema de moderação de conteúdo é uma falha da indústria como um todo, de todas as plataformas, de maior ou menor grau. É um verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes, de exposição a conteúdos indevidos e muitas vezes ilegais e criminosos.

A internet pode ser mais perigosa para crianças e adolescentes?

        O que era ruim vai ficar ainda pior. Porque a Meta, por mais que ela tenha respondido que essas mudanças não chegaram ainda ao Brasil, sem dúvida alguma é uma mensagem do setor e é um posicionamento ideológico dessas empresas do entendimento de que o espaço da internet não teria lei. É uma mensagem muito ruim para todo o setor e, na verdade, para todos nós como sociedade.

Quais são os principais riscos que nossas crianças e adolescentes estão submetidos?

        Infelizmente, a internet que hoje a gente utiliza não foi a pensada pelos criadores da rede. Essa internet de hoje representa o verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes no mundo, especialmente no Brasil, onde regras protetivas são menos aplicadas pelas mesmas empresas. O que já era ruim vai fi car muito pior. Vai fi car muito semelhante ao Discord, onde não tem uma moderação ativa de conteúdo e abre possibilidades para uma distribuição de informação que pode ser muito prejudicial para a saúde e integridade de crianças e adolescentes. Nós estamos falando aqui, por exemplo, de um crescimento de imagens advindas de violência contra a criança, que podem ser utilizadas, inclusive, para ameaçar crianças e adolescentes. Um crescimento, por exemplo, de cyberbullying, e também a exposição não autorizada da imagem em informações pessoais de crianças e adolescentes, ou conteúdos que ou representam ou são mesmo tratamento cruel e degradante, discurso de ódio, incitação e apologia a crimes.

Então não estamos falando de liberdade de expressão?

        Aqui a gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião. A gente está falando aqui de crime muito severo que crianças e adolescentes estão submetidos por uma internet não regulada. Já vi casos de plataformas sem moderação ativa de conteúdo em que cenas advindas de violência pessoal, que a gente chamaria de pornografia infantil e de violência, circulando livremente. A plataforma sem moderação de conteúdo gera muito mais riscos para a violência contra a criança e o adolescente. E os nossos filhos e filhas, netos, sobrinhos, sobrinhas, vão estar muito mais sujeitos a esses perigos e violências.

Fonte: https://www.jb.com.br/brasil/educacao/2025/01/1054036-internet-viroucampo-minado-para-criancas-e-jovens-diz-especialista.html. Excertos. Acesso em 27/01/2025
A única frase em que se verifica um par de parônimos é:
Alternativas
Q3244461 Português
O texto seguinte servirá de base para responder a questão.

CHINA ANUNCIA AUMENTO DRÁSTICO DE FINANCIAMENTO COM TÍTULOS PARA ESTIMULAR CRESCIMENTO

A China aumentará drasticamente o financiamento de títulos do tesouro ultralongos em 2025 para estimular o investimento empresarial e ___(I)___ iniciativas de estímulo ao consumidor, disse um funcionário do planejamento estatal na sexta-feira (3), conforme Pequim aumenta o estímulo fiscal para revitalizar ___(II)___ economia

Os títulos especiais do tesouro serão usados para financiar atualizações de equipamentos em larga escala e trocas de bens de consumo, disse Yuan Da, secretário-geral adjunto da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC), em uma coletiva de imprensa.

"O tamanho dos fundos de títulos públicos especiais mencionados será aumentado drasticamente este ano para intensificar e expandir a implementação das duas novas iniciativas", disse Yuan.

De acordo com o programa lançado no ano passado, os consumidores podem trocar carros ou eletrodomésticos antigos e comprar novos com desconto, e um programa separado subisidia atualizações de equipamentos em larga escala para empresas.

Os líderes chineses prometeram impulsionar vigorosamente o consumo este ano, aumentando as expectativas de mais medidas para estimular ___(III)___ demanda e combater os riscos de deflação.

Milhões de funcionários públicos em toda a China receberam aumentos salariais surpresa nesta semana,

A China também aumentará o financiamento de títulos especiais do tesouro e ampliará o escopo de outro programa que se concentra no apoio ___(IV)___ setores estratégicos importantes, disse Zhao Chenxin, vice-chefe do planejador estatal, na coletiva de imprensa.

Disponível em
[https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/china-anuncia-aumento-drastico-de-financiamento-com-titulos-para-estimular-crescim ento/]. Publicado e consultado em 3.1.2025. 
No texto apresentado, propositalmente, alteramos a grafia de um dos vocábulos ali presentes, de modo que ele passou a estar redigido em desacordo com as normas ortográficas da língua portuguesa. O vocábulo em questão é o enfatizado na alternativa:
Alternativas
Q3242720 Português
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Reencontro

Ainda procuro por um amor que perdi...
... e nunca mais encontrei!
Alguma parte que se perdeu.
Foi embora!
Sem dar o "Adeus" que precisava.
Procuro por uma paixão do futuro...
... que ainda não conheço.
Que um dia me fará feliz!
Procuro encontrar um outro "eu".
O qual perdi entre tantas incertezas.
E não sei se um dia o encontrarei...
Enquanto não resolvo o que não posso relembrar.
Vou vivendo meu mundo de hastes fracas.
Porém com estrutura estável!
Por enquanto, espero este reencontro.
Que pode ser um olhar.
Que pode desenrolar...
... o mais entrelaçado dos atos que não aconteceram.
Espero por um reencontro com o amor.
O "Amor" como entidade intensa...
... que me dá asas! Que me faz sorrir!
Que dispensa ressurreições!
E me faz levitar quando fecho os olhos!

Rian Lopes


https://cronicas-curtas.blogspot.com/2014/08/reencontro.html
No trecho "Que dispensa ressurreições!", a palavra "dispensa" está corretamente grafada. No entanto, a palavra "despensa" também existe, com um significado distinto. Assinale a alternativa correta quanto ao uso de "dispensa" e "despensa": 
Alternativas
Q3223445 Português
A respeito da fonologia, sobre o conceito de homônimo, assinalar a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3217069 Português

Parônimos são palavras que apresentam semelhança na escrita e na pronúncia, mas possuem significados diferentes, ou seja, apesar de parecerem semelhantes, cada uma tem um significado distinto.


Com esse conhecimento, analise a alternativa em que uma palavra parônima foi empregada de forma INCORRETA:

Alternativas
Q3210234 Português
FOLCLORE

        Por folclore entendemos as manifestações da cultura popular que caracterizam a identidade social de um povo. O folclore pode ser manifestado tanto de forma coletiva quanto individual e reproduz os costumes e as tradições de um povo, transmitidos de geração para geração. Sendo assim, todos os elementos que são parte da cultura popular e que estão enraizados na tradição desse povo são parte do folclore.
        As manifestações do folclore dão-se por meio de mitos, lendas, canções, danças, artesanatos, festas populares, brincadeiras, jogos etc. O folclore é parte integrante da cultura de um povo e, por isso, é considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial, sendo imprescindível a realização de esforços para a sua preservação.
        As características do que pode ser definido ou não como folclore foram arduamente debatidas por intelectuais europeus e americanos. Esse debate, no entanto, não se encerrou, e aqui no Brasil diversos elementos do que se caracteriza como folclore ou são rebatidos ou são relativizados. Sendo assim, percebe-se que não existe um consenso entre os especialistas.
        O folclore naturalmente não é um elemento presente em lugares específicos, mas é algo manifestado por todas as culturas, pois todas elas têm o seu conjunto de crendices, mitos, tradições e personagens que compõem seu saber popular.

Fonte: Brasil Escola (UOL) — Adaptado.
Em conformidade com o texto e com base na semântica, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Homônimo.
(2) Parônimo.

( ) “têm” (4º parágrafo) | “tem”.
( ) “compõem” (4º parágrafo) | “compõe”.
( ) “encerrou” (3º parágrafo) | “encerou”.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: EVO Concursos Órgão: Prefeitura de Paraisópolis - MG Provas: EVO Concursos - 2025 - Prefeitura de Paraisópolis - MG - Fiscal de Vigilância Ambiental | EVO Concursos - 2025 - Prefeitura de Paraisópolis - MG - Fonoaudiólogo NS III | EVO Concursos - 2025 - Prefeitura de Paraisópolis - MG - Médico Cirurgião Vascular | EVO Concursos - 2025 - Prefeitura de Paraisópolis - MG - Médico Cardiologista | EVO Concursos - 2025 - Prefeitura de Paraisópolis - MG - Médico do Trabalho | EVO Concursos - 2025 - Prefeitura de Paraisópolis - MG - Médico Infectologista | EVO Concursos - 2025 - Prefeitura de Paraisópolis - MG - Médico Pediatra (NS X) | EVO Concursos - 2025 - Prefeitura de Paraisópolis - MG - Orientador Social | EVO Concursos - 2025 - Prefeitura de Paraisópolis - MG - Professor de Educação Física (PM3) | EVO Concursos - 2025 - Prefeitura de Paraisópolis - MG - Professor PM1 | EVO Concursos - 2025 - Prefeitura de Paraisópolis - MG - Técnico em Segurança do Trabalho | EVO Concursos - 2025 - Prefeitura de Paraisópolis - MG - Cirurgião Dentista NSF III | EVO Concursos - 2025 - Prefeitura de Paraisópolis - MG - Educador Físico | EVO Concursos - 2025 - Prefeitura de Paraisópolis - MG - Guarda Civil Municipal Masculino | EVO Concursos - 2025 - Prefeitura de Paraisópolis - MG - Nutricionista NS II | EVO Concursos - 2025 - Prefeitura de Paraisópolis - MG - Professores de Ensino Religioso | EVO Concursos - 2025 - Prefeitura de Paraisópolis - MG - Psicólogo 20H (NS3) | EVO Concursos - 2025 - Prefeitura de Paraisópolis - MG - Técnico de Enfermagem | EVO Concursos - 2025 - Prefeitura de Paraisópolis - MG - Técnico em Radiologia | EVO Concursos - 2025 - Prefeitura de Paraisópolis - MG - Técnico Químico |
Q3196065 Português
Assinale a alternativa incorreta quanto ao emprego das palavras parônimas: 
Alternativas
Q3189177 Português
Em relação ao uso de homônimos e parônimos, analisar os itens.

I. As palavras “consertar” e “concertar” são parônimas.
II. As palavras “cumprimento” e “comprimento” são homônimas.
III. As palavras “denúncia” e “denuncia” são homônimas.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3187566 Português
Analise as sentenças a seguir, com especial atenção às palavras parônimas indicadas ao final de cada uma, entre parênteses:
I. Todos achavam que ela fosse …… o que sabia à polícia. (delatar/dilatar)
II. Alegrava-se em saber que tudo aquilo ainda poderia …… em sua memória. (soar/suar)
III. O espetáculo de Natal deste ano é mais …… que o do ano passado. (comprido/cumprido)
A alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas das sentenças dadas é:
Alternativas
Q3187395 Português
Assinale a alternativa incorreta:  
Alternativas
Q3168007 Português
Nas frases a seguir, emprega-se indiscriminadamente a palavra “porque”. Sabendo da existência dos parônimos dessa expressão, identifique a sentença em que a palavra dada deveria ser grafada separadamente, como “por que”. 
Alternativas
Q3158600 Português
A paronímia é um aspecto da semântica que estuda palavras com sonoridade e/ou grafia semelhantes, mas com significados distintos, chamadas de parônimas. Ou seja, embora essas palavras sejam escritas ou pronunciadas de forma parecida, seus significados não são diretamente relacionados. Por esse motivo, as palavras parônimas costumam gerar confusão para muitas pessoas.

Com base nisso, analise as afirmativas a seguir:

I."O réu foi condenado a expiar seu crime."(expiar/espiar)
II."Há uma situação iminente de guerra entre os dois países."(iminente/eminente)
III."A polícia transferiu o preso de sela."(sela/cela)
IV."Ele foi insipiente na defesa da sua tese de mestrado."(insipiente/incipiente)

Quanto ao emprego das palavras parônimas estão corretas: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: A
5: B
6: A
7: D
8: A
9: D
10: A
11: D
12: C
13: A
14: B
15: B
16: A
17: B
18: C
19: B
20: A