Questões de Concurso Sobre elementos de ortografia e gramática em redação oficial

Foram encontradas 374 questões

Q3155196 Redação Oficial
Para elaborar correspondências, protocolos circulares e ofícios, é preciso considerar algumas características e regras como, EXCETO:
Alternativas
Q3155027 Redação Oficial
Sobre a redação oficial de correspondências no âmbito administrativo, assinale a alternativa que NÃO representa uma característica das comunicações oficiais.
Alternativas
Q3037785 Redação Oficial
Sobre elementos de ortografia e gramática nas redações oficiais, analise as afirmativas e marque o item correto.

I. A correção ortográfica é requisito elementar de qualquer texto, e ainda mais necessária quando se trata de textos oficiais. II. Na correspondência particular um erro gramatical seria apenas um lapso na digitação. Já em uma comunicação oficial ou ato normativo, esse mesmo erro traria repercussões indesejáveis. III. O mero conhecimento das regras gramaticais não é suficiente para que se escreva bem. No entanto, o domínio da ortografia, do vocabulário e da maneira de estruturar as frases certamente contribui para uma melhor redação. 
Alternativas
Q2649969 Redação Oficial
Qual é uma característica fundamental da redação legislativa eficaz? 
Alternativas
Q2583020 Redação Oficial

A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Para a obtenção de clareza, sugere-se:


I. Utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, inclusive quando o texto versar sobre assunto técnico.

II. Usar frases curtas, bem estruturadas; apresentar as orações na ordem direta e evitar intercalações excessivas. Em certas ocasiões, para evitar ambiguidade, sugere-se a adoção da ordem inversa da oração.

III. Buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Q2559613 Redação Oficial
A fim de prezar pela clareza e precisão nos Textos Oficiais, deve-se evitar no nível sintático da Redação
Alternativas
Q2559612 Redação Oficial
Acerca da formatação dos documentos do padrão ofício pode-se afirmar que
Alternativas
Q2545908 Redação Oficial
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, que é uma ferramenta teórico-referencial, que tem a finalidade de tratar das comunicações oficiais e da elaboração de atos normativos pelo Poder Executivo, com a definição de padrões a serem utilizados, analise as assertivas que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o chefe maior da instituição federal, estadual, municipal; o que se comunica é sempre algum assunto relativo ao interesse do receptor; e o destinatário dessa comunicação é somente e apenas uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes.
( ) A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. É que sua finalidade básica – comunicar com objetividade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular etc.
( ) A redação oficial deve caracterizar-se por: clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da norma-padrão da língua portuguesa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2545778 Redação Oficial
Em uma frase, podemos afirmar que redação oficial é a maneira pela qual o poder público redige comunicações oficiais e atos normativos. Considerando que sua finalidade básica – comunicar com objetividade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular, marque V para as verdadeiras afirmativas e F para as falsas.

( ) Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. 
( ) A objetividade conduz o leitor ao contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios, sem excessos de palavras e de ideias.
( ) A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q2545720 Redação Oficial
Para Kaspary (2017), a abreviatura é a representação reduzida de uma palavra, por meio da letra inicial, das letras ou sílabas inicias ou de letras iniciais, médias ou finais. Em relação à abreviatura e seus significados, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A/C = ao(s) cuidados(s).
( ) E.M. ou E/M = em mão(s).
( ) p. ou pág., pp. ou págs. = página, páginas.
( ) SP. = serviço público.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2472543 Redação Oficial
Ofício é o principal instrumento da correspondência oficial da CMBH, tanto em ambiente interno (entre vereadoras ou vereadores, diretoras ou diretores, gerentes, servidoras ou servidores) quanto externo (entre a CMBH e outras pessoas ou entidades públicas ou privadas). É usado para convidar, convocar, solicitar, agradecer, informar, comunicar e também para encaminhar aos respectivos destinatários as proposições normativas e não normativas que tenham sido objeto de deliberação. De acordo com o Guia de Redação da Câmara Municipal de Belo Horizonte, as afirmativas a seguir compõem a estrutura do Ofício, a EXCEÇÃO de uma; assinale-a. 
Alternativas
Q2472535 Redação Oficial
A Lei Complementar nº 95/1998, regulamentada pelo Decreto nº 9.191, de 2017, estabelece as regras para a articulação de ideias na elaboração de atos normativos com a finalidade de garantir a clareza e a objetividade desses atos. A parte normativa é dividida em artigos. O artigo desdobra-se em parágrafos ou em incisos; os parágrafos, em incisos; os incisos, em alíneas; as alíneas, em itens. De acordo com Manual de Redação de Técnica Legislativa do Poder Executivo Governo do Estado de Minas Gerais Consultoria Técnico-Legislativa (Edição 2022), em relação às alíneas, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2472532 Redação Oficial
A Lei Complementar nº 95/1998 elenca princípios os quais devem ser observados durante a articulação de textos legais. Um exemplo é a grafia que se deve utilizar quando existente tão somente um parágrafo. É correto afirmar, portanto, que, de acordo com os parâmetros propostos pela Lei em comento, a grafia correta nesse caso deve se dar da seguinte forma: 
Alternativas
Q2459619 Redação Oficial
Assinale a alternativa que, de acordo com Kaspary (2017), NÃO apresenta a forma correta de abreviação do termo mancionado:
Alternativas
Q2458530 Redação Oficial
Observe o trecho seguinte, copiado de um manual de redação parlamentar:
A formalidade, no grau em que ocorre na esfera pública, não pode ser confundida com eruditismo, assim como a simplicidade deve ser distinguida da vulgaridade. A formalidade do texto parlamentar supõe um distanciamento entre os interlocutores e um grau maior de reflexão sobre a linguagem utilizada, o que afasta dos textos desse domínio discursivo os traços da espontaneidade e da intimidade. A simplicidade, por sua vez, tem a ver com o emprego de termos acessíveis, com a sintaxe direta, com frases sem rebuscamento. Em um texto simples evitam-se hermetismos, excessos, inversões e jargões e somente se utilizam termos técnicos à medida que forem necessários à abordagem do assunto em discussão.
Assinale o trecho que parece respeitar as indicações indicadas no trecho copiado.
Alternativas
Q2458528 Redação Oficial
Uma das marcas da redação parlamentar é a preocupação com a clareza e com a correção, daí a importância dos revisores.
Assinale a citação que mostra um erro em sua formulação.
Alternativas
Q2458389 Redação Oficial
Observe-se o que é dito num manual de redação parlamentar sobre a linguagem empregada nos documentos da área política:
Os documentos parlamentares, salvo os pronunciamentos, que têm uma dicção bastante peculiar, devem buscar a clareza, a precisão e a simplicidade, por meio de uma escrita que adote a formalidade e a impessoalidade e atenda aos padrões de correção da norma culta.
Já que a redação parlamentar recomenda a correção da norma culta, não poderia estar incluído entre esses documentos, a seguinte citação:
Alternativas
Q2456798 Redação Oficial
Uma das marcas de uma boa redação é a clareza; entre outros fatores, a clareza é também obtida pela ordem direta das frases.

Assinale a frase que se encontra em ordem direta.
Alternativas
Q2456797 Redação Oficial
O trabalho de revisor de textos numa casa política tem muita importância já que devem ser produzidos textos de qualidade.

No caso do revisor, o conceito de escrever bem deve ser prioritariamente o de escrever de forma
Alternativas
Q2449834 Redação Oficial
Em todas as frases abaixo, em busca de concisão, houve a retirada de um elemento desnecessário.
Assinale a frase em que a retirada do termo sublinhado não deve ser feita por modificar o sentido original da frase.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: E
5: D
6: C
7: E
8: C
9: A
10: C
11: A
12: D
13: D
14: A
15: E
16: B
17: C
18: C
19: B
20: A