Questões de Concurso
Comentadas sobre manual de redação da presidência da república em redação oficial
Foram encontradas 856 questões
Fonte: MRPR (2018)
Segundo o referido Manual, a parte do padrão ofício, que está destacada em amarelo na figura acima, se denomina:
Essa imagem indica a formatação exigida pelo Manual da Presidência da República para o documento denominado ofício padrão. No topo do documento, há o Brasão de Armas da República, que:
Leia com a atenção a tabela a seguir.
Quais itens estão corretos:
A possibilidade de anexar documentos, planilhas e imagens de diversos formatos é uma das vantagens do e-mail.
Assim sendo, Antônio José, servidor público federal, precisa enviar um e-mail com anexo(s) a um outro setor de sua instituição.
Observando a norma da Língua Portuguesa e considerando que a mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre o conteúdo do(s) anexo(s), qual texto Antônio José deve usar na escrita de seu e-mail?
Leia o texto para responder a esta questão:
Francisco, servidor público numa universidade federal, leu no Manual de Redação da Presidência da República que o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Procurando impressionar a chefia do seu departamento, buscou o modelo a seguir, passando a usá-lo em suas comunicações.
Disponível em: https://www.modelosimples.com.br/modelo_de_email_formal.html Acesso em: 02 nov. 2023.
Leia o texto para responder a esta questão:
Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-darepublica/manual-de-redacao.pdf. Acesso em: 02 nov. 2023.
José Maria, servidor público em um Instituto Federal, ao participar de um curso de capacitação, questionou o uso do pronome de tratamento presente no fragmento de ofício. O ministrante do curso respondeu que não havia qualquer erro, pois o fragmento havia sido extraído do Manual de Redação da Presidência da República.
Tendo em vista a situação apresentada, qual fragmento de texto estaria em consonância com a legislação atual acerca da forma de tratamento numa comunicação entre agentes públicos da administração pública federal?
Ana Maria, servidora lotada na Faculdade de Educação de uma universidade pública, é responsável pela comunicação oficial em seu setor. Ao ficar em dúvida acerca da grafia de cargos constituídos de nomes compostos, consultou o Manual de Redação da Presidência da República.
Após a consulta, Ana Maria, observando o referido Manual, passou a usar qual grafia?
• Clareza e precisão. • Objetividade; • Concisão; • Coesão e coerência; • Impessoalidade; • Formalidade e padronização; e, • Uso da norma padrão da língua portuguesa.
Dentre os aspectos relacionados, destaca-se a “precisão” cujas características estão indicadas a seguir, com EXCEÇÃO de:
I. Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, os documentos oficiais devem ser redigidos de forma clara, concisa e impessoal, evitando o uso de linguagem rebuscada e jargões.
II. O Manual de Redação da Presidência da República recomenda o uso de termos estrangeiros de uso corrente para adaptar os documentos oficiais à cultura moderna.
III. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, os documentos oficiais devem evitar o uso de pronomes de tratamento, mantendo um tom mais próximo e acessível ao público.
IV. É permitido utilizar siglas e abreviações sem explicação prévia em documentos oficiais, desde que sejam amplamente conhecidas pelo público em geral.
São verdadeiras:
É a decisão proferida pelo servidor competente em papéis, requerimentos e processos sujeitos à sua apreciação. Pode ser informativo, decisório ou de encaminhamento. Usualmente, parte integrante de processo.
O enunciado acima refere-se à(ao):