Questões de Concurso Comentadas sobre manual de redação da presidência da república em redação oficial

Foram encontradas 856 questões

Q2503724 Redação Oficial
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), entre os documentos das comunicações oficiais está o ofício, representado pela figura abaixo:
Imagem associada para resolução da questão

 Fonte: MRPR (2018)
Segundo o referido Manual, a parte do padrão ofício, que está destacada em amarelo na figura acima, se denomina:
Alternativas
Q2469373 Redação Oficial
Leia o texto a seguir:


5 problemas que atrapalham a comunicação escrita


A gestão e o engajamento são mediados pela linguagem o tempo todo, e isso exige senso de responsabilidade na hora de escrever



Mensagens surgem de todas as telas. Apps de mensagem, ferramentas de gestão remota, e-mails de trabalho, newsletters, e-books, posts nas redes sociais. Segundo uma pesquisa de 2018 da Adobe, profissionais de escritório nos EUA gastavam uma média de 3,1 horas por dia em e-mail de trabalho. Isso em 2018, imagine agora em 2022.


Diante de tantos textos,é natural que surjam mil e uma fórmulas para escrever textos de sucesso, centenas de dicas de como melhorar sua escrita. Muitas delas focadas em contextos específicos: conquistar ou fidelizar clientes, aumentar engajamento nas redes sociais, vender produtos e serviços, construir e consolidar marcas.


E, como observadora, aprendiz, pesquisadora e professora, sigo acompanhando as mudanças dos canais na linguagem e seus efeitos em profissionais nas mais diversas empresas. O que percebo é que gatilhos e fórmulas podem ser úteis em alguns contextos sim e, claro, gerar muitos negócios. Mas ainda temos uma longa caminhada para aprimorar os textos que circulam nas organizações, especialmente as mensagens rotineiras, que constroem ou corroem, dia a dia, a confiança e o engajamento nas equipes.


Ainda são incontáveis os textos prolixos, com linguagem inadequada e imprecisos; inúmeros “oks” que podem significar “aprovado”, “lido” ou “faz o que achar melhor”; recados no chat com apenas “oi, tudo bem”, que aguardam resposta para revelar o real motivo do contato; e-mails sem cordialidade, objetivo ou prazos.


Curioso é que há quem ainda acredite que os problemas dos textos cotidianos são erros ortográficos, problemas de regência e concordância. Antes fosse…


Os problemas, na realidade, decorrem de:



1. Pressa


2. Sobrecarga de trabalho


3. Automatismo ao escrever


4. Desconexão com as pessoas envolvidas na interação (mesmo que remota)


5. Desatenção ao impacto da comunicação nas relações e na reputação profissional e corporativa


Talvez não seja possível resolver esse cenário de infoxicação e sobrecarga. Mas uma mudança de mindset pode ser muito útil: encare os inúmeros textos cotidianos como parte integrante e determinante do trabalho. A liderança, a gestão de processos e o engajamento das equipes são mediados pela linguagem o tempo todo, por isso, ter esse senso de responsabilidade pelo que e como escrever muda bastante a perspectiva diante das mensagens.


Experimente investir um minuto a mais antes de começar uma mensagem e antes de apertar o botão enviar. Eu sei que parece ser perda de tempo ou até impossível achar um minuto que não existe na sua agenda. Só que o retorno sobre o investimento é grandioso. Menos retrabalho e conflitos desnecessários, mais precisão e assertividade.


Não é uma fórmula matemática, porque o contexto está sempre ali para nos surpreender e nosso olhar pode estar sempre mais atento a pequenos grandes detalhes no uso das palavras. Mas pode ser um passo e tanto para navegar pelo oceano de mensagens infindáveis que tanto dizem sobre quem somos, sobre como nos relacionamos e sobre a empresa que representamos.


Sigo observando, aprendendo, linguista e curiosa que sou. E você?



Vivian Rio Stella
Doutora em Linguística pela Unicamp



Fonte: https://vocerh.abril.com.br/coluna/vivan-rio-stella/5-problemas-queatrapalham-a-comunicacao-escrita. Acesso em: 16 jan. 2024.
Observe a imagem a seguir:


Imagem associada para resolução da questão



Essa imagem indica a formatação exigida pelo Manual da Presidência da República para o documento denominado ofício padrão. No topo do documento, há o Brasão de Armas da República, que:
Alternativas
Q2460395 Redação Oficial
O Manual de Redação da Presidência da República é um documento público que se destina a definir padrões a serem utilizados nas comunicações oficiais e elaboração de atos normativos pelo Poder Executivo Federal, servindo como referencia, também, para outras esferas de governo. Embora haja legislação recente abolindo o uso de certos pronomes de tratamento, no âmbito do poder executivo federal, esse manual é referencia para outras esferas de governo, na forma como se encontra disponível na internet.


Leia com a atenção a tabela a seguir. 


Imagem associada para resolução da questão


Quais itens estão corretos:
Alternativas
Q2319066 Redação Oficial

A possibilidade de anexar documentos, planilhas e imagens de diversos formatos é uma das vantagens do e-mail. 

Assim sendo, Antônio José, servidor público federal, precisa enviar um e-mail com anexo(s) a um outro setor de sua instituição.

Observando a norma da Língua Portuguesa e considerando que a mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre o conteúdo do(s) anexo(s), qual texto Antônio José deve usar na escrita de seu e-mail? 

Alternativas
Q2319065 Redação Oficial

Leia o texto para responder a esta questão: 

Francisco, servidor público numa universidade federal, leu no Manual de Redação da Presidência da República que o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Procurando impressionar a chefia do seu departamento, buscou o modelo a seguir, passando a usá-lo em suas comunicações.  




Disponível em: https://www.modelosimples.com.br/modelo_de_email_formal.html Acesso em: 02 nov. 2023. 


Diante das diretrizes do Manual de Redação de Presidência da República para a escrita de e-mails na comunicação oficial, no modelo adotado por Francisco, observa-se que 
Alternativas
Q2319064 Redação Oficial

Leia o texto para responder a esta questão: 



Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-darepublica/manual-de-redacao.pdf. Acesso em: 02 nov. 2023. 

José Maria, servidor público em um Instituto Federal, ao participar de um curso de capacitação, questionou o uso do pronome de tratamento presente no fragmento de ofício. O ministrante do curso respondeu que não havia qualquer erro, pois o fragmento havia sido extraído do Manual de Redação da Presidência da República. 


Tendo em vista a situação apresentada, qual fragmento de texto estaria em consonância com a legislação atual acerca da forma de tratamento numa comunicação entre agentes públicos da administração pública federal? 

Alternativas
Q2318289 Redação Oficial

Ana Maria, servidora lotada na Faculdade de Educação de uma universidade pública, é responsável pela comunicação oficial em seu setor. Ao ficar em dúvida acerca da grafia de cargos constituídos de nomes compostos, consultou o Manual de Redação da Presidência da República.  


Após a consulta, Ana Maria, observando o referido Manual, passou a usar qual grafia? 

Alternativas
Q2309654 Redação Oficial
A redação oficial deve caracterizar-se, conforme o Manual de Redação da Presidência da República, por:
• Clareza e precisão. • Objetividade; • Concisão; • Coesão e coerência; • Impessoalidade; • Formalidade e padronização; e, • Uso da norma padrão da língua portuguesa. 

Dentre os aspectos relacionados, destaca-se a “precisão” cujas características estão indicadas a seguir, com EXCEÇÃO de: 
Alternativas
Q2309540 Redação Oficial
Médico destaca a importância da terapia ocupacional no tratamento de pessoas com autismo


        A terapia ocupacional é uma área da saúde que se concentra em ajudar as pessoas a alcançar uma boa saúde e bem-estar físico, mental e emocional por meio da envolvência em atividades cotidianas significativas. O tratamento do autismo é uma das principais áreas em que a terapia ocupacional é utilizada, especialmente na intervenção através da habilitação em integração sensorial e aplicação de Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
        A integração sensorial é um conjunto de técnicas terapêuticas que tem como objetivo ajudar as crianças autistas a processar melhor as informações sensoriais do ambiente em que estão. Essas técnicas ajudam a melhorar a forma como a criança percebe, compreende, organiza e responde aos diferentes estímulos sensoriais, tais como luz, som, toque, cheiro e movimento. A terapia ocupacional com habilitação em integração sensorial é, portanto, importante para o tratamento do autismo, pois ajuda a criança a lidar melhor com o mundo ao seu redor e a melhorar sua capacidade de se comunicar e interagir socialmente.
         Já aplicação da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma ciência que é frequentemente utilizada na terapia ocupacional para o tratamento do autismo. Ela é baseada em uma abordagem terapêutica que se concentra na análise do comportamento humano e na modificação do mesmo por meio do reforço positivo. Através da ABA, a terapia ocupacional procura ensinar habilidades sociais, comunicativas, motoras e acadêmicas que ajudam a criança a lidar com o mundo ao seu redor de forma mais eficiente.
       De acordo com o diretor e neuropediatra do Centro Especializado em Transtorno de Espectro Autista (Cetea), Dr. Rodrigo Araújo, profissionais formados em terapia ocupacional atuam com intervenções na área da saúde, com reabilitação de pessoas com alterações cognitivas, interação social e educação.
          “Pode-se dizer que a terapia ocupacional com habilitação em integração sensorial e/ou aplicação da ciência ABA é essencial no tratamento do autismo. Por meio delas, a criança autista pode melhorar sua capacidade de se comunicar e interagir socialmente, além de aprender habilidades importantes para sua vida diária. Com a ajuda da terapia ocupacional, é possível melhorar significativamente a qualidade de vida dessas crianças e sua capacidade de se integrar na sociedade”, explicou o neuropediatra que ainda ressaltou a importância da terapia ocupacional na infância.
        “O objetivo da  terapia ocupacional é ampliar o raio de ação, desempenho, autonomia e participação, utilizando recursos e necessidades de acordo com o momento e lugar, estimulando condições de bem-estar e autonomia, por meio da afetividade, da relação, o terapeuta contribui com os processos de desenvolvimento de vida e saúde”, finalizou.

(Tribuna Hoje. Notícias Saúde. Em: 28/06/2023.)
“Documento redigido para dar sequência a algum assunto que foi encaminhado para apreciação da autoridade. Pode comunicar uma decisão, ordem ou recomendar o prosseguimento de um processo.” Tais características se referem ao tipo de correspondência oficial denominado: 
Alternativas
Q2307785 Redação Oficial
Durante a redação de um ofício, qual das opções a seguir NÃO é uma prática recomendada? 
Alternativas
Q2307175 Redação Oficial
De acordo com o Manual de redação da Presidência da República (2018), na estrutura do texto de um documento oficial, nos casos em que não seja usado para o encaminhamento de documentos, a parte que afirma a posição sobre um assunto denomina-se:
Alternativas
Q2306888 Redação Oficial
Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos, tendo por finalidade básica comunicar com
Alternativas
Q2306738 Redação Oficial
Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos, tendo por finalidade básica comunicar com
Alternativas
Q2306015 Redação Oficial
Analise as afirmações a seguir.

I. Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, os documentos oficiais devem ser redigidos de forma clara, concisa e impessoal, evitando o uso de linguagem rebuscada e jargões.
II. O Manual de Redação da Presidência da República recomenda o uso de termos estrangeiros de uso corrente para adaptar os documentos oficiais à cultura moderna.
III. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, os documentos oficiais devem evitar o uso de pronomes de tratamento, mantendo um tom mais próximo e acessível ao público.
IV. É permitido utilizar siglas e abreviações sem explicação prévia em documentos oficiais, desde que sejam amplamente conhecidas pelo público em geral.


São verdadeiras:
Alternativas
Q2305585 Redação Oficial
Como se chama a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos?
Alternativas
Q2304014 Redação Oficial
A redação oficial caracteriza-se pela:
Alternativas
Q2301024 Redação Oficial
Os ofícios podem ser do tipo 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CONSULPAM Órgão: CISCOPAR Prova: CONSULPAM - 2023 - CISCOPAR - Telefonista |
Q2300362 Redação Oficial
Leia o enunciado e responda:

É a decisão proferida pelo servidor competente em papéis, requerimentos e processos sujeitos à sua apreciação. Pode ser informativo, decisório ou de encaminhamento. Usualmente, parte integrante de processo.
O enunciado acima refere-se à(ao):
Alternativas
Q2300124 Redação Oficial
Considerando as normas presentes no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa em que se apresenta uma norma NÃO presente nesse Manual, para a redação de textos oficiais:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: D
5: B
6: A
7: C
8: D
9: C
10: C
11: C
12: B
13: B
14: C
15: C
16: B
17: A
18: C
19: A
20: B