Questões de Concurso Sobre tipos de documentos em redação oficial

Foram encontradas 665 questões

Q3108956 Redação Oficial
Como explicita o Manual de Redação da Presidência da República, a utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo e-mail pode ser empregado com três sentidos, um deles é:
Alternativas
Q3083941 Redação Oficial
Reconhecendo-se que a utilização do e-mail é uma prática comum na Administração Pública de valor e oficialidade reconhecidos, de acordo com o manual de elaboração de correspondências e protocolos oficial, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3080943 Redação Oficial
Analise as assertivas abaixo:

I. Via de regra, as comunicações administrativas devem ser formais; mas podem adotar um tom informal quando realizadas por meios eletrônicos (e-mail, por exemplo), exigindo-se a formalidade apenas em documentos impressos.

II. Em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma.

III. O uso de pronomes de tratamento em comunicações oficiais tradicionalmente adota a segunda pessoa do plural.

IV. Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício.


Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3060512 Redação Oficial
Sobre o uso de e-mails na administração pública, podemos fazer diversas afirmações, entre elas:

I. A estrutura de e-mails na administração pública deve incluir a inserção de local e data logo após o fecho, pois esses elementos são obrigatórios para caracterizar o e-mail como um documento oficial adequado.
II. O texto dos e-mails na administração pública deve começar sempre com uma saudação formal, utilizando vocativos como “Senhor” ou “Senhora”, seguidos do cargo do destinatário, ou “Prezado Senhor” e “Prezada Senhora”, especialmente quando enviado a instituições ou pessoas desconhecidas.
III. “Atenciosamente”, assim como sua abreviação “Att.”, e outras expressões como “Abraços” e “Saudações” são considerados fechos padrão em comunicações oficiais, sendo vistos como apropriados para e-mails profissionais na administração pública.
IV. O e-mail, como um gênero textual utilizado na administração pública, pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício, e, portanto, deve sempre evitar o uso de linguagem que não seja compatível com o caráter formal exigido para comunicações oficiais.

Estão corretas apenas as alternativas:
Alternativas
Q3057340 Redação Oficial
Em relação à conceituação, à finalidade e aos aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3057334 Redação Oficial
A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo e-mail pode ser  empregado com vários sentidos. Sobre seu uso na comunicação oficial, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3040379 Redação Oficial

A redação oficial garante a clareza da comunicação entre órgãos e entidades da Administração Pública. Considerando as regras relativas à redação oficial, julgue o item.


As comunicações administrativas devem ser formais. Porém, no caso do e-mail, por ser um meio de comunicação mais rápido e informal, admite-se certa informalidade tanto na forma quanto no conteúdo da mensagem.

Alternativas
Q3040377 Redação Oficial

A redação oficial garante a clareza da comunicação entre órgãos e entidades da Administração Pública. Considerando as regras relativas à redação oficial, julgue o item.


Nas mensagens oficiais por correio eletrônico (e-mail), deve-se utilizar o mesmo fecho dos demais documentos oficiais, que pode ser “Atenciosamente” ou “Respeitosamente”.

Alternativas
Q3031479 Redação Oficial
Um cartão de Paris

     Passei o dia trabalhando; li longamente um livro, tomando notas; revi horas e horas as provas de um livro de poesias de um amigo. Quando me ergui e fui à varanda olhar o mar, o farol já estava pulsando na escuridão com suas luzes brancas e vermelhas, um ou outro barco de pescador que passava era apenas um arfar surdo de motor e uma ou duas indecisas luzinhas. Os pássaros já se tinham ido; de manhã eu vira rolas se amando sobre o telhado e andorinhas no ar, eram pequenas e escuras e pareciam muito inquietas; também apareceram os sanhaços, há tanto tempo sumidos. Agora todos se tinham ido, e eu me sentia fatigado e náufrago nesse começo de noite. Onde dormem os urubus? – indagava, inquieto, Jayme Ovalle, e depois explicava a Vinicius de Moraes por que os açougues, à noite, ficam de luzes acesas: “A carne é vaidosa”.
     Quando eu era criança não conseguia separar o Céu da religião do céu da minha terra mesmo, aquele que pairava sobre os morros e o rio. Por isso sempre imaginei o Céu cheio de passarinhos, todos os passarinhos vindos comer nas nossas palmas. Quantas saíras! Tucanos, araras lindas, papagaios peripatéticos contando histórias, a capengar de um lado para outro, como velhos marujos do ar – e chusmas de coleirinhos do brejo! Pavões!
     Agora não tenho mais céu nenhum, nem com pássaros nem com anjos; e o meu céu de praia está escuro, com as estrelas brilhando fracas no ar enevoado. Mas como é fácil de alegrar meu coração! Recebo um cartão de Paris, não é de amante nem namorada, é apenas uma recente amiga; mas como foi gentil em se lembrar de mim, em me mandar seu abraço, e como está linda na fotografia! Essa delicadeza gratuita me faz bem. Ganhei meu dia, ganhei minha noite, já não me sinto mais sozinho na varanda triste.
     Se a velhice tem alguma coisa abençoada é permitir essas amizades realmente isentas de malícia. Sentimento tranquilo, sem ciúme. Mas ainda assim com uma delicadeza toda especial, com um sabor lírico muito leve. Esse cartão de Paris me fez bem, um grande bem.

(BRAGA, Rubem, Um cartão de Paris. Seleção e organização de Domício Proença Filho, Record, 1997, pp. 108-110. Publicada, anteriormente, n' O Estado de S. Paulo, de 09/1990. Disponível em: https://cronicabrasileira.org.br/cronicas/. Acesso em: 12/06/2024.)
Caso a carta que recebeu o autor tivesse caráter de correspondência oficial em contexto de comunicação de interesse institucional e fosse dedicada a mais de um destinatário, ela poderia ser corretamente identificada como um ofício:
Alternativas
Q3025756 Redação Oficial
A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. Assinale a afirmativa INCORRETA:
Alternativas
Q3008255 Redação Oficial
O texto seguinte servirá de base para responder à questão. 

A redação de e-mails no contexto oficial exige aderência a certas normas para garantir a formalidade e a eficiência na comunicação. As mensagens devem começar com uma saudação apropriada, como "Senhor" ou "Prezada Senhora", seguida da indicação do cargo, quando conhecido. O fecho padrão deve ser "Atenciosamente", evitando-se abreviações informais ou expressões coloquiais. Além disso, a assinatura do e-mail deve ser completa, incluindo o nome, cargo, unidade, órgão e contato telefônico do remetente. Os anexos, quando necessários, devem ser mencionados de forma clara na mensagem, e deve-se ter cautela com seu tamanho e relevância para evitar redundâncias e sobrecarga na comunicação.
Considerando o contexto das normas para a redação de e-mails oficiais, julgue o item a seguir:
Referência: Manual de Redação da Presidência da República 

A inclusão de informações sobre o conteúdo do anexo é desnecessária em e-mails oficiais, pois o destinatário pode verificar o anexo para obter os detalhes necessários. 
Alternativas
Q2982803 Redação Oficial
Assinale a alternativa que indica a melhor forma de comunicação escrita que circula nos órgãos e entidades:
Alternativas
Q2933422 Redação Oficial
O aviso, o ofício e o memorando devem conter as partes corretamente especificadas nas opções a seguir, EXCETO em uma. Indique-a.
Alternativas
Q2917670 Redação Oficial

O Presidente da República encaminha medida provisória ao Congresso, dirigida a seus membros, com aviso para o Primeiro Secretário do Senado Federal por meio de

Alternativas
Q2902666 Redação Oficial

Assinale a opção correta quanto ao emprego do vocativo no documento oficial indicado.

Alternativas
Q2899665 Redação Oficial

Sobre as modalidades de comunicação oficial denominadas Aviso e Ofício, identifique as afirmativas corretas.


I. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública.

Il. O Aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, Secretário Geral da Presidência da República e autoridades da mesma hierarquia.

III. Quando tratam substantivamente de determinado assunto, Aviso e Ofício seguem a estrutura do “padrão ofício”.

IV. O ofício é expedido para autoridades públicas e também para particulares.

V. O que distingue ambos de uma carta, por exemplo, é a formalidade e o caráter oficial de seu conteúdo.


As afirmativas corretas são:

Alternativas
Q2899660 Redação Oficial

“É opinião escrita ou verbal, dada por alguém acerca de determinado assunto. Trata-se de declaração fundamentada sobre um fato ou assunto; indica e fundamenta solução para o assunto tratado. Em sentido amplo é análise de um caso; em sentido restrito é a opinião jurídica de um magistrado ou tribunal.” Essa descrição refere-se ao seguinte ato administrativo:

Alternativas
Ano: 2012 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2012 - UFFS - Secretário Executivo |
Q2888294 Redação Oficial

Sobre a exposição de motivos, conforme consta no Manual de Redação da Presidência da República, é correto afirmar:

Alternativas
Ano: 2012 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2012 - UFFS - Secretário Executivo |
Q2888292 Redação Oficial

Segundo indica o Manual de Redação da Presidência da República, para que uma mensagem enviada por email tenha valor documental e possa ser aceita como documento original, é necessário(a):

Alternativas
Ano: 2012 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2012 - UFFS - Secretário Executivo |
Q2888291 Redação Oficial

Conforme indica o Manual de Redação da Presidência da República, o memorando é uma forma de comunicação oficial:

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: E
5: C
6: A
7: E
8: C
9: A
10: C
11: E
12: E
13: D
14: C
15: B
16: B
17: B
18: E
19: C
20: A