Questões de Concurso Sobre vocativo em redação oficial

Foram encontradas 201 questões

Q3176798 Redação Oficial
Douglas, assistente administrativo, está encarregado de elaborar ofício para determinado Senador da República, a fim de convidá-lo para audiência pública com o Prefeito e o Secretário Municipal de Saúde. O vocativo que deverá ser utilizado por Douglas no documento oficial é
Alternativas
Q3176797 Redação Oficial
Joana, que trabalha no setor administrativo de um órgão público municipal, terá de redigir uma comunicação oficial ao Vice-Presidente da República. Assinale abaixo a forma de tratamento adequada no endereçamento e a abreviatura cabível no corpo do texto.
Alternativas
Q3160386 Redação Oficial
Considerando as normas de redação oficial e o uso adequado dos pronomes e vocativos de tratamento para diferentes autoridades, assinale a alternativa em que o tratamento está incorreto para o destinatário indicado. 
Alternativas
Q3155028 Redação Oficial
Analise as afirmativas a seguir sobre as características e finalidades de ofícios e circulares.

I. O ofício é um documento utilizado para comunicações externas, geralmente endereçado a órgãos públicos ou empresas.
II. A circular é um documento administrativo utilizado para tratar de um único destinatário sobre um tema específico.
III.O ofício deve sempre seguir um padrão formal, sendo iniciado pelo vocativo e finalizado com a assinatura do remetente.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3147880 Redação Oficial
O que é redação oficial
    Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o poder público redige comunicações oficiais e atos normativos. A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. É que sua finalidade básica – comunicar com objetividade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular etc.
Disponível em: <https://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf>. Acesso em: 22 set. 2024, com adaptações.
Tendo como referência o contexto e a finalidade da redação oficial e o que prescreve o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3137963 Redação Oficial
O __________ é uma invocação ao destinatário. Nas comunicações oficiais, será sempre seguido de vírgula. Em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula.
Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna no excerto:
Alternativas
Q3136010 Redação Oficial
João, Analista Legislativo recentemente empossado, recebeu a tarefa de redigir um ofício dirigido ao Prefeito Municipal para encaminhar uma proposta de emenda à Lei Orgânica. O documento precisa ser formal e seguir as diretrizes de redação oficial. Ao se dirigir ao Prefeito no texto, qual pronome de tratamento João deve utilizar para manter o rigor e a formalidade adequados ao cargo e à função administrativa? 
Alternativas
Q3103834 Redação Oficial
No que se refere à redação oficial, julgue o item a seguir. 
Em ofício dirigido pelo ministro presidente do STJ ao ministro presidente do STF, deve-se empregar, no endereçamento, A Sua Excelência o Senhor, e, como vocativo, Senhor Ministro, por tratar-se de autoridades de mesma hierarquia.
Alternativas
Q3102437 Redação Oficial
Em relação à correspondência oficial, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3098597 Redação Oficial
Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de:
Alternativas
Q3097866 Redação Oficial

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item a seguir.


O vocativo para o vice-presidente da República é “excelentíssimo senhor vice-presidente”.

Alternativas
Q3062042 Redação Oficial
O Manual de Redação da Presidência da República, em sua 3ª Edição, estabelece diretrizes específicas para a elaboração de comunicações oficiais. Uma das normas inclui a utilização correta dos sinais de pontuação após o vocativo em documentos formais. Considerando as orientações fornecidas pelo manual, qual é o sinal de pontuação que deve seguir o vocativo nas comunicações oficiais?
Alternativas
Q3059226 Redação Oficial
Um dos aspectos mais importantes a serem observados na redação oficial é com relação ao uso correto dos pronomes de tratamento nas comunicações realizadas entre os agentes que compõem a Administração Pública Federal e as autoridades de outros poderes, como Legislativo e Judiciário. Existem, ainda, regras específicas para as comunicações realizadas com autoridades estrangeiras ou de organismos internacionais. Sobre a correta utilização do vocativo na comunicação oficial, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBFC Órgão: TRF - 5ª REGIÃO Provas: IBFC - 2024 - TRF - 5ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Administrativa | IBFC - 2024 - TRF - 5ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Análise de Dados | IBFC - 2024 - TRF - 5ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Comunicação Social | IBFC - 2024 - TRF - 5ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Governança e Gestão de tecnologia da Informação | IBFC - 2024 - TRF - 5ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia | IBFC - 2024 - TRF - 5ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Segurança da Informação | IBFC - 2024 - TRF - 5ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Judiciária - Especialidade: Oficial de Justiça Avaliador Federal | IBFC - 2024 - TRF - 5ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Análise de Sistemas de Informação | IBFC - 2024 - TRF - 5ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Contabilidade | IBFC - 2024 - TRF - 5ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Arquivologia | IBFC - 2024 - TRF - 5ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Engenharia Civil | IBFC - 2024 - TRF - 5ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Engenharia Elétrica |
Q3049674 Redação Oficial
Texto II


Assunto: Apresentação de novas funcionalidades do Sidof – Módulo I. _____________________,


1 A chefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República aprimorou o Sistema de Geração e Tramitação de Documentos Oficiais – Sidof, com a inserção de novas funcionalidades. Os novos recursos do sistema serão apresentados aos servidores em módulos organizados por esta chefia.

2 Convido os servidores do [nome do Ministério] para assistir à apresentação do primeiro módulo, a ser realizada em 10 de setembro de 2018, às 9h30, no Auditório desta chefia.

3 Para assegurar o credenciamento, solicito a esse órgão a indicação dos servidores que trabalham com o Sidof, até 28 de agosto de 2018, por meio do endereço eletrônico [endereço eletrônico]: [...]

(Disponível em: https://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/man ual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-deredacao.pdf. Adaptado. Acesso em 10/08/20240)
A lacuna que antecede o texto do expediente deve ser ocupada por um vocativo. Considerando-se que o destinatário é um “Chefe de Gabinete”, a forma que deve ser empregada é:
Alternativas
Q3040375 Redação Oficial

A redação oficial garante a clareza da comunicação entre órgãos e entidades da Administração Pública. Considerando as regras relativas à redação oficial, julgue o item.


O vocativo utilizado para o presidente do Congresso Nacional é “Excelentíssimo Senhor” e o tratamento no corpo do texto é “Vossa Excelência”, que pode ser abreviado por “V.Exa”. 

Alternativas
Q2955921 Redação Oficial

As questões 19 a 23 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir:

I. O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo. As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo.

II. Fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor. No entanto, é possível substituir excelentíssimo, nos casos em que se aplicar, por digníssimo.

III. Doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Deve-se evitar usá-lo indiscriminadamente. Como regra geral, deve-se empregá-lo apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado. É costume designar por doutor os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina. Nos demais casos, o tratamento Senhor confere a desejada formalidade às comunicações.

Assinale:

Alternativas
Q2917671 Redação Oficial

Umas das características do estilo da correspondência oficial é a polidez, presente no emprego adequado de vocativos e formas de tratamento. Assinale a opção em que, de acordo com a normatização oficial das formas de tratamento, a relação estabelecida entre os termos está incorreta.

Alternativas
Q2902666 Redação Oficial

Assinale a opção correta quanto ao emprego do vocativo no documento oficial indicado.

Alternativas
Q2900917 Redação Oficial

Um texto escrito de forma elegante e adequada, com o uso correto da língua portuguesa, é esperado de todo bom profissional.


Assinale a alternativa que indica a forma de tratamento que deve ser utilizada quando se trata do Vice-Presidente da República:

Alternativas
Q2762374 Redação Oficial
Assim, adota-se o vocativo

I. Excelentíssimo Senhor Presidente da República, na correspondência cujo destinatário seja o Presidente da República.

II. Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente da República, na correspondência cujo destinatário seja o Vice-Presidente da República.

III. Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal, na correspondência cujo destinatário seja o Presidente do Supremo Tribunal Federal.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: C
5: C
6: C
7: B
8: E
9: E
10: A
11: E
12: D
13: A
14: B
15: E
16: A
17: D
18: B
19: C
20: E