Questões de Concurso
Sobre vocativo em redação oficial
Foram encontradas 198 questões
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item a seguir.
O vocativo para o vice-presidente da República é “excelentíssimo senhor vice-presidente”.
A redação oficial garante a clareza da comunicação entre órgãos e entidades da Administração Pública. Considerando as regras relativas à redação oficial, julgue o item.
O vocativo utilizado para o presidente do
Congresso Nacional é “Excelentíssimo Senhor” e o
tratamento no corpo do texto é “Vossa Excelência”,
que pode ser abreviado por “V.Exa”.
As questões 19 a 23 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir:
I. O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo. As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo.
II. Fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor. No entanto, é possível substituir excelentíssimo, nos casos em que se aplicar, por digníssimo.
III. Doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Deve-se evitar usá-lo indiscriminadamente. Como regra geral, deve-se empregá-lo apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado. É costume designar por doutor os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina. Nos demais casos, o tratamento Senhor confere a desejada formalidade às comunicações.
Assinale:
Umas das características do estilo da correspondência oficial é a polidez, presente no emprego adequado de vocativos e formas de tratamento. Assinale a opção em que, de acordo com a normatização oficial das formas de tratamento, a relação estabelecida entre os termos está incorreta.
Assinale a opção correta quanto ao emprego do vocativo no documento oficial indicado.
Um texto escrito de forma elegante e adequada, com o uso correto da língua portuguesa, é esperado de todo bom profissional.
Assinale a alternativa que indica a forma de tratamento que deve ser utilizada quando se trata do Vice-Presidente da República:
I. Excelentíssimo Senhor Presidente da República, na correspondência cujo destinatário seja o Presidente da República.
II. Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente da República, na correspondência cujo destinatário seja o Vice-Presidente da República.
III. Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal, na correspondência cujo destinatário seja o Presidente do Supremo Tribunal Federal.
Está correto o que se afirma em
Na redação de correspondências oficiais, deve-se atentar para o uso do pronome de tratamento adequado, que varia de acordo para quem se destina a comunicação. Assinale a alternativa que possui o pronome de tratamento correto com o cargo da autoridade:
Leia o hipotético documento padrão ofício, endereçado ao Presidente da Assembleia Legislativa; nele há lacunas que precisam ser preenchidas.
__________________,
Apresentamos a __________________ o projeto para a ampliação de vagas nesta instituição para ser discutido na próxima reunião ordinária dessa Casa, conforme sua solicitação. Esperamos que, depois de uma crítica discussão, haja a aprovação do que foi proposto.
__________________,
Zeferino da Silva
Coordenador de Planejamento Institucional
Assinale a alternativa que apresenta correto preenchimento das lacunas.
Assinale a alternativa correta quanto à concordância referente ao pronome de tratamento usado em um requerimento endereçado ao presidente da Câmara Municipal:
O requerimento, instrumento por meio do qual o interessado requer a uma autoridade administrativa um direito do qual se julga detentor, deve conter as seguintes partes:
I. Vocativo;
II. Texto;
III. Fecho: “Nestes termos, pede deferimento”;
IV. Local e data;
V. Assinatura.
O pronome de tratamento vocativo para o ministro do estado é:
Tradicionalmente, o emprego dos pronomes de tratamento adota a segunda pessoa do plural, de maneira indireta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige. Na redação oficial, é necessária atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto, bem como a concordância com esses pronomes de tratamento em toda a comunicação. Assinale a alternativa que expressa corretamente o endereçamento, o tratamento no corpo do texto e a concordância para os pronomes de tratamento apresentados:
Em relação ao correto emprego dos pronomes de tratamento (vocativo), assinale a única alternativa correta.