Questões de Concurso
Sobre vocativo em redação oficial
Foram encontradas 202 questões
I. O ofício é um documento utilizado para comunicações externas, geralmente endereçado a órgãos públicos ou empresas.
II. A circular é um documento administrativo utilizado para tratar de um único destinatário sobre um tema específico.
III.O ofício deve sempre seguir um padrão formal, sendo iniciado pelo vocativo e finalizado com a assinatura do remetente.
Está correto o que se afirma em
Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o poder público redige comunicações oficiais e atos normativos. A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. É que sua finalidade básica – comunicar com objetividade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular etc.
Disponível em: <https://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf>. Acesso em: 22 set. 2024, com adaptações.
Tendo como referência o contexto e a finalidade da redação oficial e o que prescreve o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna no excerto:
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item a seguir.
O vocativo para o vice-presidente da República é “excelentíssimo senhor vice-presidente”.
A redação oficial garante a clareza da comunicação entre órgãos e entidades da Administração Pública. Considerando as regras relativas à redação oficial, julgue o item.
O vocativo utilizado para o presidente do
Congresso Nacional é “Excelentíssimo Senhor” e o
tratamento no corpo do texto é “Vossa Excelência”,
que pode ser abreviado por “V.Exa”.
Assinale a alternativa correta quanto à concordância referente ao pronome de tratamento usado em um requerimento endereçado ao presidente da Câmara Municipal:
O requerimento, instrumento por meio do qual o interessado requer a uma autoridade administrativa um direito do qual se julga detentor, deve conter as seguintes partes:
I. Vocativo;
II. Texto;
III. Fecho: “Nestes termos, pede deferimento”;
IV. Local e data;
V. Assinatura.
O pronome de tratamento vocativo para o ministro do estado é:
Tradicionalmente, o emprego dos pronomes de tratamento adota a segunda pessoa do plural, de maneira indireta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige. Na redação oficial, é necessária atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto, bem como a concordância com esses pronomes de tratamento em toda a comunicação. Assinale a alternativa que expressa corretamente o endereçamento, o tratamento no corpo do texto e a concordância para os pronomes de tratamento apresentados: