Questões de Concurso
Sobre equivalências - proposições logicamente equivalentes em raciocínio lógico
Foram encontradas 1.056 questões
À luz da lógica sentencial, julgue o item seguinte, acerca da proposição P: “Se o investigador não cumprir o procedimento ou identificar o suspeito errado, o juiz anulará a prova e soltará o acusado.”.
P é equivalente à proposição “Se o juiz anulou a prova e soltou o acusado, então o investigador não cumpriu o procedimento ou identificou o suspeito errado.”.
P = “Você pode andar nesta montanha-russa”. Q = “Você tem menos de 1,40m de altura”. R = “Você tem mais de 16 anos de idade”.
Lembre-se de que os símbolos ∧, ∨ e ¬ representam respectivamente os conectivos lógicos de conjunção (e), disjunção (ou) e negação (não). Assinale a alternativa que equivale à sentença: “Você não pode andar nesta montanharussa se tiver menos de 1,40m de altura, a menos que tenha mais de 16 anos de idade”.
I.Uma proposição pode ser considerada uma expressão que não possui valor lógico.
II.O operador "ou" em lógica é representado pelo símbolo ^ e é uma operação que resulta verdadeira somente se ambas as proposições forem verdadeiras.
III.As proposições "A implica B" e "se A, então B" são equivalentes e podem ser representadas pela mesma forma lógica.
IV.Em uma tabela-verdade, o número total de combinações de valores lógicos é igual a 2 elevado ao número de proposições simples envolvidas.
Assinale a alternativa correta:
Considere que as três proposições A, B e C a seguir são falsas.
A: André é alto.
B: Beatriz é baixa.
C: Carlos é cabeludo.
Dessa forma, é necessariamente verdadeiro que:
“O cachorro não fez barulho ou não chegou a entrega”.
Qual é a proposição logicamente equivalente à proposição apresentada acima?
Qual das alternativas é uma equivalência lógica da proposição abaixo?
[ ( ∼ B ∧ A ) → ∼ ( A ∨ B ) ] → ∼ A
Julgue o próximo item, relativo à seguinte proposição P: ”Defendo causas ruins com bons argumentos, mas não boas causas com argumentos ruins.”.
A proposição P é equivalente à negação de “Se defendo causas ruins com bons argumentos, então defendo boas causas com argumentos ruins.”.
Dentre as opções a seguir, a sentença equivalente à sentença considerada é