Questões de Concurso Sobre aspectos de ética na pesquisa, ética médica e perícia médica em medicina

Foram encontradas 2.038 questões

Q3325854 Medicina
A respeito da remuneração profissional, segundo o Código de Ética Médica, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A Medicina é um exercício mercantilista.
( ) É permitida a inclusão de nomes de profissionais que não participaram do ato médico para efeito de cobrança de honorários.
( ) Ajustar previamente com o paciente o custo estimado dos procedimentos.
Alternativas
Q3325236 Medicina
A respeito da remuneração profissional, segundo o Código de Ética Médica, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A Medicina é um exercício mercantilista.

( ) É permitida a inclusão de nomes de profissionais que não participaram do ato médico para efeito de cobrança de honorários.

( ) Ajustar previamente com o paciente o custo estimado dos procedimentos.
Alternativas
Q3299438 Medicina
Um médico descobre, durante a consulta, que o paciente foi diagnosticado com uma condição grave em outro serviço, mas a equipe anterior não o informou sobre o diagnóstico. De acordo com o Código de Ética Médica, qual deve ser a conduta do médico?
Alternativas
Q3299007 Medicina

Os animais de laboratório desempenham um papel essencial na pesquisa biomédica, sendo utilizados para testar novos medicamentos, estudar doenças e desenvolver vacinas. Para garantir a qualidade dos resultados e respeitar o bem-estar animal, é fundamental seguir protocolos rígidos de manejo, incluindo alojamento adequado, nutrição balanceada e minimização de estresse. Um dos princípios éticos fundamentais no uso de animais na pesquisa é o conceito dos "3Rs", que orienta práticas mais humanitárias e cientificamente responsáveis.

 

Complete corretamente as lacunas na frase abaixo:


O princípio dos "3Rs" propõe a___do uso de animais sempre que possível, a___de métodos experimentais para minimizar o sofrimento e a___para utilizar o menor número de animais necessários para obter resultados confiáveis.


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.


Alternativas
Q3281251 Medicina
O Código de Ética Médica é composto de _____ princípios fundamentais do exercício da medicina, _____ normas diceológicas, ________ normas deontológicas e quatro disposições gerais. A transgressão das normas deontológicas sujeitará os infratores às penas disciplinares previstas em lei. (Redação modificada pela Resolução CFM nº 2.222/2018).

Complete as lacunas acima com a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3278111 Medicina
Com base no Código de Ética Médica, a respeito do que é vedado ao médico referente à publicidade, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Permitir que sua participação na divulgação de assuntos médicos, em qualquer meio de comunicação de massa, deixe de ter caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade.
( ) Divulgar, no meio científico, processo de tratamento ou descoberta cujo valor esteja expressamente reconhecido cientificamente por órgão competente.
( ) Consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa.
Alternativas
Q3277900 Medicina
O médico está realizando uma agenda de ultrassonografia Doppler no SADT de uma unidade hospitalar. Um paciente internado, de 76 anos, lúcido e orientado é convocado para a realização de exame sem o acompanhante, o qual se encontra a caminho da unidade. O horário do agendamento do exame chegou. Qual a conduta ética frente à esta situação? 
Alternativas
Q3274179 Medicina
O termo replacement, que está relacionado à ética animal, deve ser entendido como a
Alternativas
Q3274021 Medicina
A prática médica deve seguir princípios éticos e legais que garantam a segurança do paciente e a responsabilidade do profissional. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)O Código de Ética Médica estabelece que o sigilo profissional deve ser preservado, exceto em situações previstas em Lei, como risco à vida de terceiros.
(__)O médico pode divulgar publicamente o nome de seus pacientes e casos clínicos, desde que sem fins comerciais.
(__)A autonomia do paciente deve ser respeitada, inclusive no direito de recusar tratamentos, desde que esteja devidamente esclarecido sobre os riscos dessa decisão.
(__)A Lei do Ato Médico define que somente o profissional médico pode diagnosticar doenças e prescrever tratamentos, garantindo a segurança do paciente.

A sequência está correta em:
Alternativas
Q3274013 Medicina
 A relação médico-paciente é essencial para garantir um atendimento humanizado, baseado na confiança, comunicação eficaz e respeito à autonomia do paciente. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I.A escuta ativa na relação médico-paciente favorece a adesão ao tratamento e melhora os resultados clínicos, pois o paciente sente-se acolhido e compreendido.
II.O Médico deve manter uma postura distante e objetiva, evitando interações emocionais com o paciente, pois a empatia pode comprometer a tomada de decisões clínicas.
III.A comunicação clara e adequada ao nível de compreensão do paciente é fundamental para garantir a segurança no tratamento e evitar erros médicos.

Está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3249366 Medicina
A reprodução humana tem suscitado problemas de bioética sobre os quais são dados diversos encaminhamentos, como no caso descrito a seguir.

Uma mãe (44 anos) de cinco filhos do sexo masculino solicitou a um médico que realizasse um procedimento de inseminação artificial com prévia seleção de gametas masculinos apenas com cromossomo X, para superar a profunda frustração de não ter uma filha. O caso é submetido ao judiciário que solicita uma avaliação de médicos e psiquiatras em cujo relatório destaca-se como a ideia de ter uma filha que cuidasse dela na velhice havia se tornado uma obsessão, motivo pelo qual o laudo foi favorável à realização do procedimento, pois não se reconhecia qualquer impropriedade e vislumbrava-se a possibilidade de que tendo uma filha essa senhora melhoraria do quadro depressivo refratário a tratamentos até então utilizados. A promotoria pública recorreu da decisão e a sentença foi revogada em segunda instância.

Tradução e adaptação de Alonso EJP. Consideraciones críticas sobre la regulacion legal de la selección de sexo (parte I). Rev Der Gen H 2002; 16:59-69.

Analisando o caso com base nas normas éticas para a utilização das técnicas de reprodução assistida vigentes no Brasil, é correto afirmar que o aspecto ético mais importante envolvido na disputa judicial é a
Alternativas
Q3245799 Medicina

Em conformidade com o Código de Ética Médica, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.


O médico exercerá sua profissão com __________, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, excetuadas as situações de ________________, em caso de urgência ou emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paciente.

Alternativas
Q3242013 Medicina
O Código de Ética Médica e de outras profissões da saúde impõe o sigilo das informações do paciente, mas há exceções em situações de violência, quando a lei obriga a notificação compulsória (por exemplo, casos de violência sexual, maus-tratos contra menor de idade ou incapaz), visando proteger a vítima e envolver instâncias legais. Sobre a obrigatoriedade de notificação em casos de violência, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3231278 Medicina
O sigilo médico é um dos princípios fundamentais que norteiam a prática profissional, sendo regulamentado por dispositivos legais e éticos. Em algumas situações, a divulgação de informações pode ser necessária, desde que respeite os limites previstos em lei. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I.A quebra do sigilo médico é permitida em casos previstos em lei, como notificações compulsórias ou risco à saúde de terceiros, desde que devidamente justificada e registrada.

II.O médico pode divulgar informações sigilosas do paciente a familiares sem a autorização prévia do paciente, desde que acredite que isso é do melhor interesse da família.

III.O registro detalhado das razões para a quebra de sigilo é essencial para justificar a ação do médico, assegurando a conformidade com os dispositivos legais e éticos.


Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3224601 Medicina
Entender que o paciente tem o importante papel na tomada de decisões com respeito aos cuidados de sua saúde e que os médicos devem solicitar expressamente sua escolha e respeitar suas opiniões.
É também evidenciado pelo princípio bioético do(a):
Alternativas
Q3212271 Medicina
Assinale a alternativa correta sobre o distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT).
Alternativas
Q3210067 Medicina
Um segurança particular de 49 anos de idade sofreu infarto agudo do miocárdio (IAM) anterior extenso, tendo sido submetido a tratamento conservador. Retornou ao trabalho assintomático e em condições clínicas satisfatórias após 30 dias de afastamento e, passados seis meses do IAM, teve insuficiência cardíaca classe funcional III (NYHA). Na ocasião, foi afastado do trabalho e submetido a cateterismo cardíaco, cujo resultado revelou disfunção ventricular esquerda severa, oclusão proximal da artéria descendente anterior e lesões graves das artérias coronárias direita, circunflexa e diagonal, todas sem condições técnicas de revascularização miocárdica. Ele permaneceu em licença para tratamento de saúde desde então. Após três anos do IAM, o paciente ainda se queixava de dispneia aos mínimos esforços, a despeito de tratamento clínico otimizado, e o resultado do ecocardiograma apresentou FE = 36%. No último mês, apresentou dois episódios de síncope sem pródromos. 
Com base nessa situação hipotética, julgue o próximo item.

Recomenda-se notificar o serviço médico do departamento de trânsito, em razão do quadro atual poder interferir na condução de veículos automotores.
Alternativas
Q3210066 Medicina
Um segurança particular de 49 anos de idade sofreu infarto agudo do miocárdio (IAM) anterior extenso, tendo sido submetido a tratamento conservador. Retornou ao trabalho assintomático e em condições clínicas satisfatórias após 30 dias de afastamento e, passados seis meses do IAM, teve insuficiência cardíaca classe funcional III (NYHA). Na ocasião, foi afastado do trabalho e submetido a cateterismo cardíaco, cujo resultado revelou disfunção ventricular esquerda severa, oclusão proximal da artéria descendente anterior e lesões graves das artérias coronárias direita, circunflexa e diagonal, todas sem condições técnicas de revascularização miocárdica. Ele permaneceu em licença para tratamento de saúde desde então. Após três anos do IAM, o paciente ainda se queixava de dispneia aos mínimos esforços, a despeito de tratamento clínico otimizado, e o resultado do ecocardiograma apresentou FE = 36%. No último mês, apresentou dois episódios de síncope sem pródromos. 
Com base nessa situação hipotética, julgue o próximo item.

O periciado deverá ser aposentado por invalidez com revisão posterior. 
Alternativas
Q3210064 Medicina
No que se refere à conduta pericial em medicina previdenciária, julgue o próximo item.

Nos casos de indeferimento dos requerimentos dos benefícios por incapacidade, cabe ao médico perito avaliar a admissibilidade dos recursos interpostos pelos interessados, considerando as respectivas contrarrazões expostas.
Alternativas
Q3210063 Medicina
Um caixa de supermercado de 61 anos de idade, portador de cardiopatia chagásica com antecedente de implante de marca-passo, relatou dispneia ao tomar banho havia três semanas, quando foi afastado do trabalho por médico assistente pelo período de 30 dias. Ele compareceu à perícia no 22 º dia do atestado. Na ocasião, relatou a persistência dos sintomas. Ao exame físico apresentou frequência cardíaca de 108 bpm, ritmo cardíaco regular em três tempos (terceira bulha) sem sopros e edema de tornozelos. O resultado do ecocardiograma demonstrou fração de ejeção de 28%. Ele estava em uso regular de furosemida, enalapril, espironolactona e carvedilol em doses máximas preconizadas.
Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item.

O referido segurado deverá retornar ao trabalho após a avaliação pericial.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: C
5: E
6: A
7: C
8: A
9: D
10: A
11: B
12: A
13: D
14: B
15: B
16: C
17: C
18: C
19: E
20: E