Questões de Concurso Sobre doenças do colágeno em medicina

Foram encontradas 505 questões

Q3111159 Medicina

Julgue o item seguinte, relativo às doenças reumáticas.


Pacientes portadores de artrite reumatoide com maior tendência a desenvolver doença extra-articular têm história de tabagismo.

Alternativas
Q3110699 Medicina
A Febre Reumática está associada a qual tipo de infecção prévia?
Alternativas
Q3103092 Medicina

Em avaliação de paciente feminina, 32 anos, com diagnóstico recente de lúpus eritematoso sistêmico (SLEDAI=16), apresentando artrite, serosite e nefrite classe IV, observa-se: C3=42mg/dL (VR>90), antiDNA=1:640, FAN 1:1280 padrão nuclear homogêneo, anti-Sm positivo, proteinúria=3,8g/24h. No seguimento, evolui com: 


•   Lesões cutâneas bolhosas disseminadas; •   Histopatologia: depósito linear de IgG na zona da membrana basal; •   Imunofluorescência direta: padrão granular de IgG e C3.


Esta apresentação indica: 

Alternativas
Q3102822 Medicina

Em avaliação de paciente feminina, 32 anos, com diagnóstico recente de lúpus eritematoso sistêmico (SLEDAI=16), apresentando artrite, serosite e nefrite classe IV, observa-se: C3=42mg/dL (VR>90), antiDNA=1:640, FAN 1:1280 padrão nuclear homogêneo, anti-Sm positivo, proteinúria=3,8g/24h. No seguimento, evolui com:


Lesões cutâneas bolhosas disseminadas; Histopatologia: depósito linear de IgG na zona da membrana basal; Imunofluorescência direta: padrão granular de IgG e C3.Esta apresentação indica: 


Esta apresentação indica: 

Alternativas
Q3097544 Medicina
Menino de 9 anos de idade compareceu ao pronto-socorro relatando queixa de dor e inchaço em joelho esquerdo há 10 dias. Segundo ele, há 13 dias apresentou dor de forte intensidade no tornozelo esquerdo que durou 2 dias, com melhora espontânea e há 10 dias, dor e aumento de volume em joelho esquerdo, dificultando a deambulação, com piora há 4 dias. Nega febre. Qual a manifestação neurológica mais provável?
Alternativas
Q3084952 Medicina
Paciente, 36 anos, G3 P3 (3 cesarianas), portadora de Lupus eritematoso sistêmico em uso crônico de imunossupressores, procurou atendimento para exame de rotina anual. Última colpocitologia há 2 anos negativa para neoplasia. O exame colpocitológico atual descreve o seguinte laudo: “células glandulares atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas - AGC”. Refere ciclos menstruais regulares durando 7 dias com fluxo normal. Laudo colposcópico: “Colposcopia adequada, junção escamocolunar completamente visível, zona de transformação tipo 1, ausência de áreas acetobrancas, presença de inúmeros cistos de Naboth. Teste de Schiller negativo.”
Identifique a conduta mais adequada para esta paciente 
Alternativas
Q3080308 Medicina
Indique a alteração cardíaca mais frequente no lúpus eritematoso sistêmico.
Alternativas
Q3076361 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre a Febre Reumática (FR):

1. A manifestação mais frequente é a artrite que se caracteriza por dor intensa, que dificulta o caminhar, e por edema e calor discretos. As articulações mais acometidas são os joelhos e tornozelos.
2. Também é uma manifestação da FR o comprometimento do coração com cardite, caracterizado por inflamação nas três cardíacas com presença de sopro cardíaco.
3. Também é uma manifestação da FR a Coreia que se caracteriza por fraqueza nos braços e pernas, por sensibilidade emocional e por movimentos dos braços e pernas que pioram quando a criança fica tensa e desaparecem durante o sono.
4. O diagnóstico é feito pela presença de dor e inchaço nas articulações, do sopro cardíaco e/ou da Coreia associada às alterações nos exames de sangue que podem comprovar a presença de inflamação: velocidade de hemossedimentação (VHS), proteína C reativa (PCR) e alfa glicoproteína.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3075312 Medicina
Como deve ser realizada a profilaxia em pacientes com febre reumática?
Alternativas
Q3075311 Medicina
Quais são os cinco critérios maiores para diagnóstico da febre reumática? 
Alternativas
Q3071231 Medicina
Qual mecanismo fisiopatológico fundamental está envolvido na patogênese do lúpus eritematoso sistêmico (LES)?
Alternativas
Q3065943 Medicina
Um paciente de 12 anos apresenta-se com febre, artralgia, eritema marginado e um histórico recente de faringite. Após a avaliação, o médico suspeita de febre reumática. Considerando os critérios de Jones para o diagnóstico, qual das seguintes combinações de manifestações clínicas é mais indicativa de febre reumática?
Alternativas
Q3065909 Medicina
KFP, 26 anos, portadora de lúpus eritematoso sistêmico há 08 anos, chega ao pronto-socorro com relato de febre há 05 dias, associada à disúria e polaciúria. Ao exame físico: • PA: 110 x 70 mmHg (deitada) e PA: 80 x 40 mmHg (em pé). • FC: 110 bpm; sonolenta, desidratada e apresentando fáscies cushingoide. • Ausculta cardíaca e pulmonar normais. Exames laboratoriais: • Na: 120meq/l; K: 5,8 meq/l; U: 43mg/dl; CR: 1,3mg/dl. • Hemograma: Hb: 10,3mg/dl, leucócitos: 328/mm³ e plaquetas:229.000/mm³.
Qual a conduta imediata?
Alternativas
Q3065904 Medicina
Uma menina de 12 anos apresenta quadro de artrite em punho direito por 5 dias, seguida de artrite no tornozelo e joelho esquerdo com duração de 3 dias. Apresentou melhora com ácido acetilsalicílico e, na avaliação laboratorial, apresentou aumento das provas de atividade inflamatória. Dez dias depois, apresentou cansaço aos médios esforços. Quais os achados prováveis à ausculta cardíaca?
Alternativas
Q3065903 Medicina
São manifestações neurológicas da febre reumática: 
Alternativas
Q3065902 Medicina
Qual das manifestações citadas a seguir pode ser causada pela febre reumática?
Alternativas
Q3034475 Medicina
Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.


A ______________ é uma condição predominantemente autossômica dominante que consiste em anomalias do tecido conjuntivo que provocam alterações oculares, esqueléticas e cardiovasculares (p. ex., dilatação da aorta ascendente, o que pode levar à dissecção da aorta). O diagnóstico é clínico. O defeito básico biomolecular resulta de mutações no FBN1, gene que codifica a glicoproteína fibrilina-1, que é o principal componente das microfibrilas e ajuda células âncoras da matriz extracelular. O defeito estrutural principal envolve os sistemas cardiovascular, musculoesquelético e ocular, mas também os sistemas pulmonar e nervoso podem ser afetados.  
Alternativas
Q3034346 Medicina
Em relação a paciente Mariana apresentada na questão anterior, qual seria a patologia mais provável?
Alternativas
Q3033806 Medicina
O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune multissistêmica caracterizada pela produção de autoanticorpos e formação e deposição de imunocomplexos, com consequente inflamação em diversos órgãos, o que pode resultar em dano tecidual e disfunção de órgãos. As manifestações clínicas são polimórficas e a evolução costuma ser crônica, com períodos de exacerbação e remissão.
A alternativa que identifica um critério diagnóstico para LES é:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Médico/Área Clinica |
Q3029197 Medicina
Assinale, entre as opções abaixo, a única que NÃO constitui fator de prognóstico ruim para aumento de danos articulares na artrite reumatoide. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: A
5: E
6: E
7: D
8: E
9: A
10: C
11: A
12: A
13: C
14: E
15: B
16: D
17: B
18: C
19: A
20: D