Questões de Concurso Sobre doenças do colágeno em medicina

Foram encontradas 512 questões

Q3149776 Medicina
Registra-se a ocorrência de artrite reumatoide em cerca de 1% da população mundial adulta, em todos os grupos étnicos, predominando no gênero feminino (duas a três vezes em relação ao gênero masculino). Qual das alternativas abaixo é verdadeira em relação a essa doença?
Alternativas
Q3148792 Medicina
Questão 50 Paciente, 28 anos, histórico de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), apresenta proteinúria significativa e hematúria microscópica. Relata edema nos membros inferiores e ganho de peso. A biópsia renal revela depósitos imunes de imunoglobulina e complemento nas paredes capilares glomerulares. Identifique a classe de nefrite lúpica mais comumente associada à proteinúria significativa e deposição imune nos glomérulos.
Alternativas
Q3141556 Medicina
Sobre a artrite reumatoide, analise as afirmativas a seguir:

I. O metotrexato é o medicamento antirreumático modificador de doença de escolha para o início do tratamento.
II. Os pacientes costumam apresentar queixa de dor, edema e calor em diversas articulações das mãos, pés, ombros e joelhos com rigidez matinal superior a 1h, poupando as articulações interfalangeanas distais.
III. O uso de agentes biológicos dirigidos contra citocinas e anticorpos monoclonais, isolados ou em conjunto com metotrexato, não mostrou benefício em reduzir a velocidade de progressão das lesões radiográficas, reduzindo apenas a intensidade dos sintomas.

Quais estão CORRETAS?
Alternativas
Q3125498 Medicina
      Ao avaliar uma paciente, 48 anos de idade, com diagnóstico de lúpus e fraqueza à direita, o residente de clínica médica verificou que ela apresentava uma hemiparesia completa e proporcionada à direita. Ao estímulo plantar à esquerda, realizado com um objeto de ponta‑romba, passando pela borda externa, desde o calcanhar até a porção média do coxim dos metatarsianos e terminando antes da base do hálux, verificou que ocorreu a flexão plantar, do hálux e dos demais dedos, de forma suave e transitória.

Com base nessa situação hipotética, verificou‑se, nesse membro, a resposta denominada 
Alternativas
Q3121783 Medicina
Na avaliação de uma criança com suspeita de doença reumática, qual dos seguintes critérios maiores de Jones deve estar presente para confirmar o diagnóstico?
Alternativas
Q3121777 Medicina
Sobre o tratamento da febre reumática, assinale a alternativa que representa uma abordagem recomendada para prevenção secundária.
Alternativas
Q3121773 Medicina
A respeito da farmacoterapia no tratamento do lúpus eritematoso sistêmico (LES), assinale a alternativa que apresenta o fármaco comumente utilizado para controle de manifestações leves.
Alternativas
Q3111159 Medicina

Julgue o item seguinte, relativo às doenças reumáticas.


Pacientes portadores de artrite reumatoide com maior tendência a desenvolver doença extra-articular têm história de tabagismo.

Alternativas
Q3110699 Medicina
A Febre Reumática está associada a qual tipo de infecção prévia?
Alternativas
Q3103092 Medicina

Em avaliação de paciente feminina, 32 anos, com diagnóstico recente de lúpus eritematoso sistêmico (SLEDAI=16), apresentando artrite, serosite e nefrite classe IV, observa-se: C3=42mg/dL (VR>90), antiDNA=1:640, FAN 1:1280 padrão nuclear homogêneo, anti-Sm positivo, proteinúria=3,8g/24h. No seguimento, evolui com: 


•   Lesões cutâneas bolhosas disseminadas; •   Histopatologia: depósito linear de IgG na zona da membrana basal; •   Imunofluorescência direta: padrão granular de IgG e C3.


Esta apresentação indica: 

Alternativas
Q3102822 Medicina

Em avaliação de paciente feminina, 32 anos, com diagnóstico recente de lúpus eritematoso sistêmico (SLEDAI=16), apresentando artrite, serosite e nefrite classe IV, observa-se: C3=42mg/dL (VR>90), antiDNA=1:640, FAN 1:1280 padrão nuclear homogêneo, anti-Sm positivo, proteinúria=3,8g/24h. No seguimento, evolui com:


Lesões cutâneas bolhosas disseminadas; Histopatologia: depósito linear de IgG na zona da membrana basal; Imunofluorescência direta: padrão granular de IgG e C3.Esta apresentação indica: 


Esta apresentação indica: 

Alternativas
Q3097544 Medicina
Menino de 9 anos de idade compareceu ao pronto-socorro relatando queixa de dor e inchaço em joelho esquerdo há 10 dias. Segundo ele, há 13 dias apresentou dor de forte intensidade no tornozelo esquerdo que durou 2 dias, com melhora espontânea e há 10 dias, dor e aumento de volume em joelho esquerdo, dificultando a deambulação, com piora há 4 dias. Nega febre. Qual a manifestação neurológica mais provável?
Alternativas
Q3084952 Medicina
Paciente, 36 anos, G3 P3 (3 cesarianas), portadora de Lupus eritematoso sistêmico em uso crônico de imunossupressores, procurou atendimento para exame de rotina anual. Última colpocitologia há 2 anos negativa para neoplasia. O exame colpocitológico atual descreve o seguinte laudo: “células glandulares atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas - AGC”. Refere ciclos menstruais regulares durando 7 dias com fluxo normal. Laudo colposcópico: “Colposcopia adequada, junção escamocolunar completamente visível, zona de transformação tipo 1, ausência de áreas acetobrancas, presença de inúmeros cistos de Naboth. Teste de Schiller negativo.”
Identifique a conduta mais adequada para esta paciente 
Alternativas
Q3080308 Medicina
Indique a alteração cardíaca mais frequente no lúpus eritematoso sistêmico.
Alternativas
Q3076361 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre a Febre Reumática (FR):

1. A manifestação mais frequente é a artrite que se caracteriza por dor intensa, que dificulta o caminhar, e por edema e calor discretos. As articulações mais acometidas são os joelhos e tornozelos.
2. Também é uma manifestação da FR o comprometimento do coração com cardite, caracterizado por inflamação nas três cardíacas com presença de sopro cardíaco.
3. Também é uma manifestação da FR a Coreia que se caracteriza por fraqueza nos braços e pernas, por sensibilidade emocional e por movimentos dos braços e pernas que pioram quando a criança fica tensa e desaparecem durante o sono.
4. O diagnóstico é feito pela presença de dor e inchaço nas articulações, do sopro cardíaco e/ou da Coreia associada às alterações nos exames de sangue que podem comprovar a presença de inflamação: velocidade de hemossedimentação (VHS), proteína C reativa (PCR) e alfa glicoproteína.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3075312 Medicina
Como deve ser realizada a profilaxia em pacientes com febre reumática?
Alternativas
Q3075311 Medicina
Quais são os cinco critérios maiores para diagnóstico da febre reumática? 
Alternativas
Q3071231 Medicina
Qual mecanismo fisiopatológico fundamental está envolvido na patogênese do lúpus eritematoso sistêmico (LES)?
Alternativas
Q3065943 Medicina
Um paciente de 12 anos apresenta-se com febre, artralgia, eritema marginado e um histórico recente de faringite. Após a avaliação, o médico suspeita de febre reumática. Considerando os critérios de Jones para o diagnóstico, qual das seguintes combinações de manifestações clínicas é mais indicativa de febre reumática?
Alternativas
Q3065909 Medicina
KFP, 26 anos, portadora de lúpus eritematoso sistêmico há 08 anos, chega ao pronto-socorro com relato de febre há 05 dias, associada à disúria e polaciúria. Ao exame físico: • PA: 110 x 70 mmHg (deitada) e PA: 80 x 40 mmHg (em pé). • FC: 110 bpm; sonolenta, desidratada e apresentando fáscies cushingoide. • Ausculta cardíaca e pulmonar normais. Exames laboratoriais: • Na: 120meq/l; K: 5,8 meq/l; U: 43mg/dl; CR: 1,3mg/dl. • Hemograma: Hb: 10,3mg/dl, leucócitos: 328/mm³ e plaquetas:229.000/mm³.
Qual a conduta imediata?
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: E
5: C
6: C
7: C
8: C
9: B
10: A
11: A
12: E
13: E
14: D
15: E
16: A
17: C
18: A
19: A
20: C