Questões de Concurso Sobre doenças reumatológicas e do sistema imunológico em medicina

Foram encontradas 1.757 questões

Q3244297 Medicina
Paciente jovem, do sexo masculino, com 27 anos, comparece ao ambulatório de clínica médica geral devido lombalgia há 6 meses. Refere rigidez matinal que melhora com o exercício. Chegou a fazer uso irregular de anti-inflamatórios não esteroidais com alívio temporário dos sintomas. Realizou radiografia de articulações sacroilíacas que evidenciam sinais de sacroiliíte bilateral, havendo, ao exame físico, perda da expansibilidade torácica normal e limitação da movimentação da coluna lombar nos planos sagital e frontal. O diagnóstico da lombalgia deve ser atribuído, mais provável, à:
Alternativas
Q3244296 Medicina
Paciente de 37 anos, sem antecedentes pessoais, apresenta há quatro meses quadro de dor difusa, associado a sensação de poliartralgia em grandes e pequenas articulações, bem como fadiga. Passou em consulta com psiquiatra, sendo diagnosticada transtorno ansioso e desde então vem em uso de Fluoxetina 20mg/dia, sem expressiva melhora do quadro. Relata que apresenta insônia inicial e, quando consegue dormir, acorda várias vezes durante a noite. Se sente irritada ao longo do dia e nota piora das dores quando se encontra mais cansada. Ao exame físico, apresenta dor a palpação de todos os grupamentos musculares e articulações, nega fraqueza muscular. Sem sinovites ao exame físico. Aos exames laboratoriais, apresenta fator reumatoide negativo e provas de atividade inflamatória baixas. Qual a principal hipótese diagnóstica e o tratamento preconizado?
Alternativas
Q3244293 Medicina
Paciente de 48 anos, sexo masculino, comparece ao Pronto Socorro devido dor testicular há 5 dias. No recordatório dos sintomas, refere que há 1 mês vem apresentando dor abdominal pós-alimentar. De antecedentes pessoais, refere que há dois meses teve diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica, em uso de anlodipino 5mg ao dia. Ao exame físico apresenta PA 156x98, FC 91bpm, saturação de 98% em ar ambiente, sem particularidades ao exame pulmonar e abdominal, porém nota-se lesões eritematosas em membros inferiores. Aos exames laboratoriais, hemograma sem alterações, VHS 68mm e PCR de 37 mg/L, C3 121 mg/dL, C4 26 mg/dL. Urina 1 com hematúria sem dismorfismo eritrocitário, proteína +/4. Radiografia de tórax sem alterações. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Alternativas
Q3244291 Medicina
Paciente de 28 anos, sexo feminino, admitida com quadro de hemiplegia à direita e afasia, iniciado há 8 horas. Possui antecedente pessoal de cinco abortamentos prévios. Ao exame físico, evidenciado livedo racemoso em membros inferiores. Qual é, respectivamente, o diagnóstico e a melhor conduta para esse caso clínico?
Alternativas
Q3244289 Medicina
Paciente do sexo feminino, 50 anos, fraturou a tíbia esquerda após acidente automobilístico. Um mês após a aplicação do gesso, ela desenvolveu dor em queimação na face anterior da perna esquerda. A paciente também se queixa de sensibilidade excessiva a estímulos não nocivos e a estímulos nocivos na região anterior do membro, com edema moderado e eritema local. Ela teve dificuldade para reconhecer os dedos tocados com os olhos fechados e sentia que sua mão tinha o dobro do tamanho real. Qual é o diagnóstico a ser considerado para este caso clínico?
Alternativas
Q3226589 Medicina
Um homem de 48 anos, hipertenso controlado com losartana, apresenta dor intensa e edema no tornozelo direito há 18 horas. Relata crises recorrentes de gota, mas sem adesão ao tratamento contínuo. Exames laboratoriais mostram urato sérico de 8,5 mg/dL, e análise do líquido sinovial revela cristais de monourato de sódio, sem sinais de infecção articular. Qual é a melhor abordagem inicial para tratar a crise aguda?
Alternativas
Q3225582 Medicina
Homem de 60 anos apresenta dor intensa, edema e rubor em joelho direito há 2 dias, sem trauma associado. Relata história de ataques semelhantes no hálux há 1 ano, não tratados. Exames mostram ácido úrico 10 mg/dL, PCR 15 mg/L, líquido sinovial com cristais de monourato de sódio e sem sinais de infecção. Não possui comorbidades ou contraindicações medicamentosas.
Qual o tratamento inicial mais indicado?
Alternativas
Q3225581 Medicina
Homem de 40 anos apresenta fraqueza muscular proximal progressiva em braços e coxas, dificuldade para subir escadas e elevação de CK (2.800 U/L). Exames laboratoriais mostram FAN positivo e anti-Jo-1 positivo. Ele também relata fadiga e artralgias sem sinais inflamatórios articulares.
Qual o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q3223180 Medicina
Relacione os tipos de dor com seus respectivos diagnósticos.

1. Dor nociceptiva
2. Dor neuropática
3. Dor nociplástica

( ) Dor musculoesquelética (dor lombar mecânica)
( ) Fibromialgia
( ) Síndrome de Guillain-Barré
( ) Osteoartrite

A relação correta, na ordem apresentada, é
Alternativas
Q3213897 Medicina
Sobre o tratamento da fibromialgia, é correto afirmar:
Alternativas
Q3213896 Medicina
A osteoartrite é a artropatia mais comum e tem sua incidência aumentada nas últimas décadas com o envelhecimento da população.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3213895 Medicina
Com relação aos índices compostos de atividade de doença empregados na artrite reumatoide (AR), é correto afirmar:
Alternativas
Q3213894 Medicina
A dor lombar, causada pelo comprometimento inflamatório axial nas espondiloartrites, é o sintoma mais frequente e com impacto na qualidade de vida dos pacientes.
Sobre a espondiloartrite axial radiográfica, está correto afirmar:
Alternativas
Q3213893 Medicina
Paciente, com diagnóstico recente de artrite reumatoide, irá iniciar o tratamento. Não possui nenhuma contraindicação específica e nenhuma característica inicial de mau prognóstico.
Nesse caso, com base nas atuais recomendações de tratamento farmacológico da artrite reumatoide da Sociedade Brasileira de Reumatologia, é correto afirmar: 
Alternativas
Q3213892 Medicina
Paciente sexo masculino, de 31 anos, refere emagrecimento (6 kg nas últimas semanas), além de astenia, febre e mialgias há 10 dias. Paciente queixa-se também de nódulos subcutâneos nos membros inferiores. Há 2 dias referindo dor intensa e parestesias em membros inferiores. Além de aparecimento de necrose no 3o dedo do pé direito. História de infecção aguda por hepatite B há 10 meses.
Sobre esse caso, é correto afirmar:
Alternativas
Q3213891 Medicina
As miopatias autoimunes são um grupo diferenciado sistêmicas que acometem a musculatura esquelética.
Em relação às principais enfermidades incluídas nesse grupo, é correto afirmar:
Alternativas
Q3213890 Medicina
Nos últimos anos, com o avanço dos estudos de pesquisa e desenvolvimento novas drogas, foram aprovadas no Brasil para o tratamento de doenças reumatológicas.
Sobre algumas delas, é correto afirmar:
Alternativas
Q3213888 Medicina
Paciente, sexo masculino, 4 anos, acompanha no ambulatório de reumatopediatria da cidade com diagnóstico de artrite idiopática juvenil (AIJ) do subtipo sistêmico de início há 6 meses. Em tratamento com corticoide sistêmico 2 mg/kg/dia e anti-inflamatório não hormonal. Deu entrada no pronto-socorro por crise convulsiva e febre. Ao dar entrada no hospital, criança apresentava-se sonolenta, pálida, mau estado geral, com febre t = 39,1 ºC, com artrite de tornozelos e punho esquerdo, lesões purpúricas em membros inferiores.
Exames: hemoglobina: 8,2 g/dL, leucócitos: 19,760 /µl (diferencial normal); plaquetas 48 000/mm3 , VHS: 11 mm, TGO: 205 U/I e TGP: 112 U/I.
Sobre esse quadro, é correto afirmar:
Alternativas
Q3213887 Medicina
Paciente 38 anos, com poliartrite aguda, adenopatia hilar bilateral, eritema nodoso, febre e artrite de tornozelos.
Qual o exame, dentre os a seguir, com maior auxílio diagnóstico? 
Alternativas
Q3213886 Medicina
É de conhecimento dos reumatologistas que algumas doenças inflamatórias crônicas podem levar a complicações como a amiloidose.
Sobre essa complicação, é correto afirmar: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: E
5: A
6: C
7: B
8: B
9: D
10: C
11: A
12: D
13: C
14: E
15: B
16: D
17: B
18: B
19: A
20: C