Questões de Medicina - Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico para Concurso

Foram encontradas 1.631 questões

Q3024991 Medicina
Homem, 50 anos, diabético em uso regular de insulina (2x/dia), refere dor intensa, inchaço e vermelhidão no joelho esquerdo com restrição de movimentos e febre moderada (38−38,3℃), episódica (cotidiana), acompanhada de calafrios e prostração com evolução de três dias. Exames laboratoriais iniciais revelam: leucocitose (18.500 leucócitos mm3  ⁄ ) com neutrofilia (78%), PRC de 9,0mg/L e VHS 40mm em uma hora e 50mm em duas horas. Considerando essas informações, o provável diagnóstico e o agente etiológico mais comumente relacionado são, respectivamente, 
Alternativas
Q3024983 Medicina
No diagnóstico clínico-laboratorial do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), são utilizados critérios de classificação propostos pelo American College of Rheumatology, fundamentado na presença de, pelo menos, 04 (quatro) de 11 (onze) critérios estabelecidos. Fazem parte dos critérios estabelecidos as seguintes condições, EXCETO o(a): 
Alternativas
Q3015358 Medicina

        Paciente do sexo feminino, de 53 anos de idade, apresenta crises de cefaleia desde a terceira década de vida. A dor é pulsátil, hemicraniana, às vezes acompanhada de náuseas. Nas crises, a paciente apresenta fotofobia e fonofobia e piora aos esforços. As crises são infrequentes (uma crise a cada bimestre, com duração de 1 a 2 dias). No entanto, há 10 dias, ela apresentou dor que muito rapidamente atingiu um pico — segundo ela, a pior dor de sua vida —, pulsátil, com fonofobia e sem fotofobia, com piora aos esforços. Como não apresentou melhora com uso de analgésico comum, ela procurou a emergência médica.

Com relação ao caso clínico apresentado e às cefaleias, julgue o item seguinte.


Cefaleia súbita em pacientes maiores de 50 anos, considerada o pior episódio da vida, e mudança do padrão da dor em relação a cefaleia anterior são sinais de alerta para a hipótese diagnóstica de cefaleia secundária. 

Alternativas
Q3015357 Medicina

Com base na classificação das epilepsias e nos conceitos atuais para seu manejo, julgue o item subsequente. 


Epilepsias focais incluem distúrbios unifocais e multifocais, bem como crises envolvendo ambos os hemisférios, e seu diagnóstico é feito com base no histórico associados a achados eletroencefalográficos, podendo estar presentes crises focais perceptivas, crises focais disperceptivas ou com comprometimento da percepção, crises focais motoras e não motoras e crises focais evoluindo para crises tônico-clônicas bilaterais.

Alternativas
Q3015356 Medicina

Com base na classificação das epilepsias e nos conceitos atuais para seu manejo, julgue o item subsequente. 


A farmacorresistência, na epilepsia, é definida como a não resposta medicamentosa ao uso de, no mínimo, quatro regimes terapêuticos apropriados (monoterapia ou combinação). 

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: E
5: E