Questões de Concurso Sobre farmacologia e anestesiologia em medicina

Foram encontradas 4.447 questões

Q3325863 Medicina
A grande maioria das gestantes com HAS crônica tem hipertensão do tipo essencial e, quando comparadas com gestantes normotensas, sua evolução gestacional é desfavorável. O aumento nas mortalidades materna e perinatal, em geral, está associado à sobreposição de PE, idade materna > 30 anos e duração da enfermidade. Com relação aos medicamentos utilizados e à HAS crônica na gestação, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3325244 Medicina
Um paciente politraumatizado chegou ao pronto-socorro em estado de choque hipovolêmico, com sinais de taquicardia acentuada e pressão arterial muito baixa. Diante da necessidade imediata de laparotomia exploratória, a equipe optou por indução anestésica rápida para controle do quadro abdominal agudo. Durante a indução, ocorreu maior instabilidade hemodinâmica com piora do débito cardíaco. Assinalar a alternativa CORRETA sobre a seleção de fármacos e medidas anestésicas para esse contexto de urgência:
Alternativas
Q3301588 Medicina
Homem, 84 anos de idade, queixa-se de visão turva, constipação intestinal, boca seca e palpitações há dois dias. Portador de hipertensão arterial, hipotireoidismo, depressão e hiperplasia prostática. Refere quadro de dengue diagnosticado há uma semana, sem necessidade de internação, porém está em uso de dipirona, escopolamina e hidroxizina. Faz uso contínuo de losartana 50 mg/dia; levotiroxina 50¬μg/dia; doxazosina 4 mg à noite e sertralina 100 mg/dia. Ao exame físico, apresentou PA de 126x80 mmHg, FC de 108 bpm, face ruborizada e mucosas desidratadas. Ausculta cardíaca e pulmonar normais. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável do paciente descrrito. 
Alternativas
Q3301586 Medicina
Mulher, 32 anos de idade, queixa-se de cefaleia há 5 anos. Relata episódios de cefaleia de forte intensidade, frontotemporal, ora à direita, ora à esquerda, pulsátil, de ocorrência semanal e duração de pelo menos 2 dias. Concomitante às cefaleias, sente náuseas, fotofobia e fonofobia. Relata piora com esforço físico. Refere que faz uso de DIU e é portadora de asma brônquica, sob controle. Ao exame físico, apresenta PA de 130x80 mmHg; FC de 74 bpm; Peso de 86 kg, Altura de 160 cm. Exame neurológico sem alterações. Tomografia computadorizada do crânio normal. Assinale a alternativa que apresenta a droga mais indicada para o tratamento profilático da paciente descrita. 
Alternativas
Q3301556 Medicina
Quanto à aferição e à interpretação da temperatura corporal, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q3297457 Medicina
Promovem a inibição da gliconeogênese hepática, aumentam a sensibilidade periférica à insulina e diminuem o turn over de glicose. Esse seria os mecanismos de ação das(os): 
Alternativas
Q3297452 Medicina
Segundo os Ministério da Saúde, em relação a terapêutica da hipertensão arterial sistêmica, com base em custo-efetividade e isento de variáveis epidemiológicas, sugere-se o uso de:
Alternativas
Q3289023 Medicina
Sobre a avaliação pré-operatória, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3286822 Medicina
A Clorpromazina é utilizada no tratamento de surtos psicóticos principalmente devido ao seu mecanismo de ação como:
Alternativas
Q3286728 Medicina
Considerando o mecanismo de ação do LASSBio-2062, um agente investigado para propriedades anti-inflamatórias e vasodilatadoras, identifique o efeito fisiológico que fundamenta seu potencial terapêutico:
Alternativas
Q3283197 Medicina
Sobre o mecanismo de ação da estreptoquinase na trombólise, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3283143 Medicina
Identifique o mecanismo de ação do Dolutegravir (DTG) no tratamento do HIV:
Alternativas
Q3282366 Medicina
O captopril pode ser usado na prevenção de formação de qual tipo de cálculo?
Alternativas
Q3281211 Medicina
O tracoma é uma doença inflamatória ocular, uma conjuntivite, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis que ocorre em áreas de maior concentração de pobreza, deficientes condições de saneamento básico e acesso à água. O tracoma é a principal causa de cegueira infecciosa e é responsável por prejuízos visuais em 1,9 milhões de pessoas, das quais 450 mil apresentam cegueira irreversível. Estima-se que 190,2 milhões de pessoas vivem em áreas endêmicas com risco de cegueira por tracoma. O tratamento com antibiótico é indicado para portadores das formas ativas do tracoma (TF e/ou TI) de qualquer sexo, a partir dos 6 meses de idade, comprovado clinicamente por exame ocular externo de acordo com a padronização de diagnóstico da OMS. 

Considerando as informações acima, qual o Antibiótico preconizado para este tratamento?
Alternativas
Q3281210 Medicina
A brucelose é uma enfermidade sistêmica de origem bacteriana, causada pelo gênero Brucella, com um quadro clínico altamente variável, apresentando-se de forma aguda, subaguda ou crônica. Os principais sintomas incluem febre de padrão variado, sudorese noturna com odor característico, artralgia, mialgia, cefaleia, fadiga acentuada, mal-estar, perda de peso, leucopenia, trombocitopenia e anemia. Nos casos crônicos, podem ocorrer complicações em órgãos como o fígado e o baço, além de manifestações neurológicas e cardíacas graves, potencialmente letais.

Conforme o “Protocolo estadual de brucelose humana - Manejo Clínico”, o esquema de tratamento preferencial do adulto é:
Alternativas
Q3280011 Medicina
A nitrofurantoína é um antibiótico citado como causa de pneumopatias induzidas por droga. Na tomografia computadorizada de tórax, apresenta processo intersticial pulmonar com padrão em vidro fosco, que é inespecífico. Qual dos seguintes exames laboratoriais pode ajudar no diagnóstico da forma aguda da doença?
Alternativas
Q3279984 Medicina
Sobre o uso de trombolíticos no AVC isquêmico agudo, qual é o limite de tempo recomendado para administração do rt-PA intravenoso, após o início dos sintomas?
Alternativas
Q3279977 Medicina
O principal efeito dos anestésicos halogenados sobre os potenciais evocados somatossensitivos (PESS) é:
Alternativas
Q3279504 Medicina
Joana é uma mulher de 43 anos com queixa de dores crônicas em múltiplos segmentos, alteração do sono, do humor e sintomas de intestino irritável. O médico da unidade de saúde conclui que se trata de fibromialgia. Qual a melhor conduta a ser adotada?
Alternativas
Q3279384 Medicina
Homem de 24 anos,1,75 m, 68 kg, vítima de acidente automobilístico quatro horas antes, tendo ficado preso nas ferragens e sofreu esmagamento da perna direita. Chegou ao Pronto Socorro consciente, desorientado, com períodos de agitação intercalados com sonolência. Havia aspirado conteúdo gástrico durante o encaminhamento ao hospital. A família negava patologias prévias e vícios. Após administração sequência rápida de intubação orotraqueal, apresentou parada cardiorrespiratória. A droga utilizada no procedimento que provavelmente causou a PCR foi:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: D
5: C
6: D
7: D
8: D
9: E
10: C
11: C
12: C
13: C
14: B
15: D
16: A
17: C
18: D
19: C
20: E