Questões de Concurso Sobre farmacologia e anestesiologia em medicina

Foram encontradas 3.900 questões

Q3191761 Medicina
O receituário de controle especial serve para viabilizar a prescrição e fiscalização das substâncias controladas por parte da Anvisa. É por isso que o órgão exige a emissão desse tipo de receita em duas vias, a fim de que uma fique retida na farmácia ou drogaria. Há ainda a restrição na quantidade de medicamentos que podem ser prescritos em cada receituário, a fim de estimular o uso seguro desses produtos. Afinal, são fármacos que agem sobre o sistema nervoso central ou podem provocar danos colaterais sérios em certas situações. Deste modo, os grupos de substâncias controladas pela Anvisa são, EXCETO:
Alternativas
Q3191760 Medicina
A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, descritos no anexo, podendo ser imediata ou semanal. Das doenças abaixo assinale a alternativa em que a notificação deve ser informada em até 24hs: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Médico – Clínica Médica |
Q3189503 Medicina
Senhora de 65 anos, professora de nível superior, procura ambulatório da instituição de ensino superior (IES) por incontinência urinária, noctúria, hipertensão arterial sistêmica com passado de infarto do miocárdio, comprometimento cognitivo leve recente que atrapalha suas atividades cotidianas habituais. Faz uso de bengala para deambulação. Uso cotidiano prescrito recentemente de ramipril (2,5mg), anlodipino (5mg), bisoprolol (1,25mg), AAS (80mg), pantoprazol (40mg), oxibutinina (5mg) e estradiol (10mcg) em creme vaginal mensal às quintas-feiras. Qual a melhor conduta dentre as citadas abaixo?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Médico – Clínica Médica |
Q3189500 Medicina
Uma mulher de 22 anos vem apresentando, há 6 meses, crises caracterizadas por taquicardia, sudorese, tremores, sensação de falta de ar, tontura, dor no peito, formigamento nas mãos, sensação de desmaio e medo de morrer, sem fatores desencadeantes e que duram cerca de 20 minutos. Desde então, está evitando situações como estar sozinha em casa, pegar transporte público, pois teme apresentar esses sintomas e estar desamparada no local. Relata vários atendimentos na UPA de sua cidade, mas seus exames sempre são normais. Os diagnósticos mais prováveis e o tratamento farmacológico inicial são:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Médico – Clínica Médica |
Q3189498 Medicina
No manejo da anafilaxia, a via de administração de epinefrina depende dos sintomas apresentados. Para os pacientes sem sinais de choque, a via de escolha recomendada para a administração de epinefrina é: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Médico – Clínica Médica |
Q3189497 Medicina
A Síndrome de DRESS (Drug Rash With Eosinophilia and Systemic Symptoms) é uma reação adversa grave a medicamentos caracterizada por uma extensa reação cutânea em associação com envolvimento de órgãos viscerais, linfadenopatia, еοѕinоfilia e linfocitose atípica. O envolvimento de pelo menos um órgão interno ocorre em aproximadamente 90% dos pacientes. Qual o órgão mais comumente afetado na DRESS? 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Médico – Clínica Médica |
Q3189479 Medicina
Sobre a abordagem terapêutica farmacológica dos transtornos relacionados à ansiedade, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3187319 Medicina
Homem, 62 anos, com hipertensão arterial sistêmica e Diabete Melito tipo 2 (DM2), é admitido com quadro de dispneia progressiva nos últimos dias. No exame físico, apresenta crepitações bibasais, edema de membros inferiores (+2/4+), pressão arterial de 140/85 mmHg e frequência cardíaca de 110 bpm. O ecocardiograma transtorácico revela fração de ejeção reduzida de 35%. Os exames laboratoriais mostram BNP (peptídeo natriurético cerebral) elevado e função renal preservada. Com base no caso, qual das seguintes combinações terapêuticas é a mais adequada para o manejo inicial desse paciente? 
Alternativas
Q3187317 Medicina
Um homem de 58 anos, com histórico de hipertensão e obesidade, apresenta dor intensa, edema e eritema na articulação metatarsofalângica do hálux direito há 24 horas. Ele refere episódios similares no passado, geralmente autolimitados em poucos dias. Nega traumas recentes. Ao exame, a articulação está muito sensível ao toque, com sinais inflamatórios evidentes. O ácido úrico sérico está elevado (9,2 mg/dL). Qual seria o tratamento mais apropriado para a fase aguda da condição?
Alternativas
Q3186352 Medicina
Considere as afirmativas relacionadas ao tratamento do hipotireoidismo com levotiroxina, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Em pacientes > 65 anos de idade, coronariopatas ou com hipotireoidismo grave de longa duração, deve-se iniciar a reposição da levotiroxina com 12,5 a 25 μg/dia, reajustando-se a dose em 12,5 a 25 μg/dia, a intervalos de 15 a 30 dias.
(__)No hipotireoidismo central, o monitoramento e os ajustes das doses devem ser feitos de acordo com os níveis de hormônio tireoestimulante, que, de modo geral, devem ser mantidos no terço superior da faixa de normalidade 
(__)O consumo excessivo de pão de trigo integral, granola e café expresso pode reduzir a biodisponibilidade da levotiroxina, levando à necessidade de aumento da dose do medicamento.

Assinale a alternativa com a sequência, de cima para baixo, correta:
Alternativas
Q3186348 Medicina
A intoxicação é uma síndrome reversível, específica a uma substância, resultante de ingestão ou contato recente, que provoca alterações comportamentais ou psicológicas clinicamente significativas e desadaptativas, devido aos efeitos da substância no sistema nervoso central. Com relação à intoxicação por benzodiazepínicos, é corretor afirmar:
Alternativas
Q3186341 Medicina
Os antipsicóticos típicos, também conhecidos como convencionais ou de primeira geração, pertencem a diversas classes químicas e se distinguem principalmente pela sua potência. Com relação ao assunto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3186340 Medicina
Os benefícios da terapia antiarrítmica são difíceis de quantificar, mas podem ser divididos em dois principais tipos: alívio dos sintomas associados à arritmia, como palpitações, síncope e parada cardíaca, e a potencial redução da mortalidade a longo prazo. Com relação aos fármacos antiarrítmicos, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3185664 Medicina
Determinado estudo comparou a eficácia de dois medicamentos – A e B – no controle da Pressão Arterial Sistólica (PAS) em pacientes hipertensos. A tabela a seguir evidencia os resultados da pesquisa:
Imagem associada para resolução da questão
Considerando os resultados, bem como o conceito de Intervalo de Confiança (IC), assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3184185 Medicina
Em relação à terapia com antibióticos, analise as assertivas:

I. Os antibióticos beta-lactâmicos, como a penicilina, atuam inibindo a síntese da parede celular bacteriana.
II. A resistência bacteriana pode ser evitada com o uso de antibióticos de amplo espectro de forma profilática para qualquer tipo de infecção.
III. O uso inadequado de antibióticos pode levar ao desenvolvimento de resistência bacteriana, tornando alguns tratamentos ineficazes.

Está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3183207 Medicina
São psicofármacos que têm indicação para o manejo terapêutico dos transtornos de saúde mental:

I. Inibidores seletivos da recaptação da serotonina.
II. Inibidores seletivos da recaptação da serotonina e da noradrenalina.
III. Antidepressivos tricíclicos.
IV. Benzodiazepínicos.

Quais estão corretos?
Alternativas
Q3181917 Medicina
Na prescrição de fármacos anti-hipertensivos, deve-se atentar quanto à possibilidade de seus efeitos colaterais como a hipercalemia, a qual pode ser causada pelo uso de:
Alternativas
Q3181511 Medicina
A atualização do Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas para o manejo de Diabetes mellitus do tipo 2 no Sistema Único de Saúde (SUS) revisou o uso da dapagliflozina em pacientes com taxa de filtração glomerular (TFG) reduzida. Qual é o novo limiar para o uso da dapagliflozina em pacientes com doença renal crônica?
Alternativas
Q3176147 Medicina
A história natural da Otite Média Aguda (OMA), por estudos de metanálise, indica que a resolução espontânea ocorre em mais de 80% dos casos, com melhora sem antibiótico, e geralmente não ocorrem complicações. Caso a condição não comece a melhorar rapidamente, o tratamento com antibiótico poderá, então, ser considerado. Sobre as melhores alternativas de tratamento para o quadro, analise as assertivas a seguir:
I. Caso o médico decida tratar a OMA com um antimicrobiano, uma recomendação é amoxicilina.
II. Fármacos como corticosteroides, anti-histamínicos, descongestionantes e anti-inflamatórios não hormonais não têm sustentação científica, pois não há estudos confiáveis do tipo randomizado controlado que atestem sua eficácia.
III. Nos casos de OMA recorrente, devem ser prescritos antibióticos como profilaxia das recidivas.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3176112 Medicina
De acordo com o Guia de Vigilância em Saúde, qual das seguintes alternativas descreve corretamente o esquema terapêutico preconizado para pacientes adultos com hanseníase MB? 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: E
5: B
6: A
7: E
8: D
9: B
10: C
11: C
12: D
13: C
14: D
15: B
16: E
17: C
18: B
19: D
20: D