Questões de Concurso Sobre farmacologia e anestesiologia em medicina

Foram encontradas 3.815 questões

Q3111210 Medicina
        Uma paciente de 42 anos de idade, tabagista, foi atendida com desconforto retroesternal de forte intensidade, que a despertara do sono havia quatro horas. O incômodo era em queimação e estava acompanhado de náuseas. Ela referiu ter feito uma refeição copiosa antes de deitar e relatou apresentar halitose e salivação excessiva havia dois meses, porém negou antecedentes patológicos pessoais ou familiares significativos. O exame físico não revelou anormalidades significativas. O eletrocardiograma demonstrou alterações inespecíficas da repolarização ventricular. 

Com base nesse quadro clínico, julgue o próximo item.


A troponina ultrassensível deverá ser dosada na paciente.

Alternativas
Q3111208 Medicina
        Uma paciente de 42 anos de idade, tabagista, foi atendida com desconforto retroesternal de forte intensidade, que a despertara do sono havia quatro horas. O incômodo era em queimação e estava acompanhado de náuseas. Ela referiu ter feito uma refeição copiosa antes de deitar e relatou apresentar halitose e salivação excessiva havia dois meses, porém negou antecedentes patológicos pessoais ou familiares significativos. O exame físico não revelou anormalidades significativas. O eletrocardiograma demonstrou alterações inespecíficas da repolarização ventricular. 

Com base nesse quadro clínico, julgue o próximo item.


A domperidona deverá fazer parte da terapêutica no caso em questão.

Alternativas
Q3105644 Medicina
Considerando a intoxicação grave por anestésicos locais, julgue o próximo item.

O anestésico local inibe os canais de potássio da membrana celular, limitando o potencial de ação e a condução dos sinais nervosos, o que resulta inicialmente em toxicidade periférica seguida de taquicardia ventricular.
Alternativas
Q3105643 Medicina
Considerando a intoxicação grave por anestésicos locais, julgue o próximo item.

A administração intravenosa da emulsão lipídica cria um compartimento de lipídios no soro, o que reduz o sequestro de medicamentos lipofílicos nos tecidos, sendo, portanto indicada nesses casos. 
Alternativas
Q3103619 Medicina
Na escolha do antibiótico adequado para o tratamento de uma infecção do trato urinário (ITU) não complicada em uma mulher jovem, qual é a bactéria mais comumente associada e o antibiótico de primeira linha indicado? 
Alternativas
Q3103615 Medicina

O tratamento da hipertensão arterial inclui o uso de fármacos que atuam em diferentes mecanismos no sistema cardiovascular. Considere os itens abaixo:



I - ___________: Esse fármaco pertence ao grupo dos inibidores da neprilisina, sendo utilizado no tratamento da hipertensão, pois atua na degradação dos peptídeos natriuréticos e, ao ser combinado com bloqueadores dos receptores de angiotensina II, promove vasodilatação e redução da pressão arterial.


II - ___________: Esse medicamento é um inibidor direto da renina, interferindo na conversão do angiotensinogênio em angiotensina I, o que reduz a formação subsequente de angiotensina II e, consequentemente, a vasoconstrição e a retenção de sódio.



Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos itens:

Alternativas
Q3103614 Medicina
Paciente feminina, 72 anos, com histórico de fibrilação atrial crônica e acidente vascular cerebral isquêmico prévio, é admitida na unidade de terapia intensiva com quadro de tromboembolismo pulmonar maciço, apresentando instabilidade hemodinâmica. Em relação ao uso de alteplase e estreptoquinase no contexto do tromboembolismo pulmonar, considere as seguintes assertivas: 
Alternativas
Q3103612 Medicina
Paciente masculino, 68 anos, com histórico de infarto agudo do miocárdio há 5 anos, dá entrada na emergência com quadro de dor torácica típica, irradiada para membro superior esquerdo, sudorese e náuseas, com início há 2 horas. O ECG revela supradesnivelamento do segmento ST em derivações anteriores. Considerando a necessidade de terapia fibrinolítica, analise as afirmativas a seguir sobre alteplase e estreptoquinase: 
Alternativas
Q3103093 Medicina
Um paciente de 28 anos apresenta-se à consulta com lesões cutâneas eritematosas e descamativas em tronco e palmas das mãos, além de febre baixa e linfadenopatia generalizada. O exame de VDRL é positivo com titulação de 1:32. Diante do quadro clínico e laboratorial, qual é a modalidade terapêutica indicada para esse paciente com sífilis secundária? 
Alternativas
Q3103089 Medicina
Durante a elaboração de um plano terapêutico para um paciente com doença crônica, você precisa considerar as melhores opções de tratamento. Qual é o princípio fundamental da Abordagem Baseada em Evidências que deve guiar sua decisão? 
Alternativas
Q3101383 Medicina
Francisco, 42 anos, agricultor, é admitido na UPA após ser encontrado inconsciente em seu local de trabalho. Apresentase com diaforese profusa, dispneia com sibilos audíveis, sialorreia, vômitos, diarreia, miose e tremores. A frequência cardíaca está bradicárdica. Considerando o contexto ocupacional e o quadro clínico apresentado, qual o diagnóstico mais provável e a conduta terapêutica inicial mais apropriada?
Alternativas
Q3101382 Medicina
O Senhor Silva, um homem de 40 anos, chega ao seu consultório com um semblante cansado. A dor de cabeça que o acompanha há dois anos tem se tornado cada vez mais frequente e intensa, afetando a sua qualidade de vida e a sua produtividade. Ele descreve a dor como uma sensação de peso na região frontotemporal, bilateral, de intensidade moderada, durando cerca de 10 horas e ocorrendo quase todos os dias. Durante o exame físico, o médico observa uma tensão muscular palpável em seus ombros e pescoço, além de pontos sensíveis à dor na região cervical. Diante desse quadro, o médico considera as opções de tratamento profilático para oferecer alívio ao Senhor Silva. Qual a melhor alternativa para o tratamento profilático da cefaleia do Senhor Silva? 
Alternativas
Q3101379 Medicina

João, 34 anos, procura atendimento na UBS relatando que, há um mês, teve a sua primeira crise convulsiva, o que o levou a buscar ajuda em um hospital. Na época, exames clínicos e laboratoriais, além de uma tomografia de crânio, descartaram causas agudas para o episódio. Foi então iniciado o uso de valproato em baixa dose (10 mg/kg/dia). Desde então, João não apresentou novos sintomas, e, no momento, o seu exame físico é normal.

Considerando a situação clínica de João e os protocolos do Ministério da Saúde, qual a conduta mais adequada?

Alternativas
Q3100812 Medicina
Senhor Antônio, 64 anos, com histórico de insuficiência cardíaca crônica, é admitido no pronto-socorro com queixa de dispneia intensa há três dias, mesmo em repouso. Recentemente, foi diagnosticado com erisipela bolhosa, e iniciou tratamento com antibiótico, mas a dispneia vem piorando desde então. Durante o exame físico, o Senhor Antônio está consciente e orientado, com pressão arterial de 115x65 mmHg, frequência cardíaca de 110 bpm, saturação de oxigênio de 90% e frequência respiratória de 31 irpm. A ausculta pulmonar revela estertores crepitantes bilaterais, indicativos de congestão pulmonar, e há edema significativo nos membros inferiores. O paciente faz uso regular de Enalapril 20mg/dia, Carvedilol 6,25mg 2x/dia, Espironolactona 25mg/dia e Furosemida 40mg/dia.
Diante desse quadro de descompensação aguda da insuficiência cardíaca, qual é a melhor conduta?
Alternativas
Q3100810 Medicina
Ana, de 42 anos, chega à consulta com relato de tristeza profunda há dois meses, acompanhada de desânimo, choro fácil, perda de prazer em atividades antes prazerosas, falta de apetite e emagrecimento de 5 kg no período. Além disso, a paciente menciona grande dificuldade para sair da cama, faltas frequentes ao trabalho e isolamento social. Durante a consulta, Ana diz que se sente um "peso para a família" e revela uma falta de energia que a impede até de cuidar da própria higiene pessoal. Ela possui antecedentes de hipertensão arterial e dislipidemia. No exame físico, a sua pressão arterial está elevada (170x110 mmHg), mas o restante do exame é normal.
Diante desse quadro, qual seria a conduta mais adequada para Ana?
Alternativas
Q3100809 Medicina
Joana, uma menina de 5 anos, é trazida à consulta por sua mãe, preocupada com o estado de saúde da filha. A criança apresenta febre persistente há 4 dias, acompanhada de tosse seca e coriza. No terceiro dia de febre, surgiram manchas avermelhadas que começaram na face e se espalharam progressivamente pelo corpo. No exame físico, observa-se a criança com aparência cansada, erupções maculopapulares difusas e pequenas manchas brancas na mucosa bucal, perto dos dentes molares. Além disso, há presença de conjuntivite sem secreção purulenta.
Com base no quadro clínico apresentado, qual é o tratamento mais adequado para Joana?
Alternativas
Q3100807 Medicina
Carla, uma mulher de 46 anos, enfrenta os desafios da Doença de Crohn há algum tempo. As dores abdominais e os episódios frequentes de diarreia têm impactado a sua qualidade de vida e, apesar dos esforços para controlar a doença, ela se mantém ativa. Agora, uma nova esperança surge: a possibilidade de iniciar a terapia com anti-TNF, um tratamento promissor para casos como o dela.
Antes de iniciar a terapia, o médico, atencioso e responsável, realiza uma avaliação completa de Carla. Ela nega febre, sudorese noturna e sintomas respiratórios, mas relata dores abdominais difusas e diarreia crônica (cerca de 6 vezes ao dia) nos últimos 40 dias. O exame físico revela ruídos hidroaéreos aumentados e dor abdominal difusa à palpação, sem sinais de irritação peritoneal. A radiografia de tórax não apresenta alterações, mas o teste IGRA (que detecta a infecção latente por tuberculose) é positivo.
Diante desse cenário, qual o tratamento mais adequado para Carla, antes de iniciar a terapia com anti-TNF?
Alternativas
Q3099120 Medicina
Além das mudanças no estilo de vida, estima-se que a maioria dos pacientes hipertensos necessitarão de tratamento farmacológico em algum momento da vida. Pode-se afirmar, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, sobre o tratamento medicamentoso da hipertensão arterial, que: 
Alternativas
Q3094671 Medicina
Caso clínico: O médico está de plantão no pronto-socorro e três pacientes com sinais de infecção grave são admitidos, em curto intervalo de tempo. Sabendo que o manejo adequado e o tempo para início de antibióticos são cruciais na sepse, analise cada uma das situações a seguir quanto à conduta e ao tempo para administração de antibióticos:

1. Paciente A: Homem de 65 anos com tosse, expectoração purulenta, dispneia, febre, taquicardia (FC 120 bpm), taquipneia (FR 26 irpm), PA 85/50 mmHg após reposição volêmica adequada. Lactato sérico: 5 mmol/L, SpO2 88% ar ambiente, Glasgow 15.
2. Paciente B: Mulher de 72 anos com polaciúria, algúria, dor lombar direita, febre, confusão mental e creatinina elevada (2,2 mg/dL), PA 110/70 (PAM 83), FC 135 bpm, perfusão periférica preservada.
3. Paciente C: Jovem de 25 anos, sem comorbidades, com dor abdominal em fossa ilíaca direita, descompressão dolorosa, febre 39 ºC, FC 140 bpm, PA 100/60, SpO2 98% ar ambiente, FR 24 irpm, Glasgow 15, diurese preservada, boa perfusão periférica.

De acordo com as diretrizes do Surviving Sepsis Campaign (2021), qual das alternativas a seguir descreve corretamente as definições e a conduta quanto ao tempo para início de antibióticos para os pacientes descritos?
Alternativas
Q3094667 Medicina
Caso clínico: Um homem de 76 anos, com histórico de hipertensão, insuficiência renal crônica e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), apresenta-se ao pronto-socorro com dor torácica intensa e opressiva, iniciada há 1 hora. A dor irradia para o braço esquerdo e é acompanhada de sudorese e náuseas. Ao exame físico, o paciente apresenta-se pálido, diaforético e ansioso. A pressão arterial é 140/85 mmHg, a frequência cardíaca é 95 bpm e a saturação de oxigênio é 93% em ar ambiente. Um eletrocardiograma (ECG) realizado imediatamente evidencia supra de ST nas derivações V1-V4. O serviço de hemodinâmica está indisponível no momento e a decisão é realizar trombólise. Como deve ser o manejo dos antiagregantes plaquetários nesse paciente, antes da trombólise?
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: C
5: B
6: A
7: E
8: B
9: E
10: B
11: B
12: A
13: A
14: A
15: C
16: D
17: E
18: D
19: A
20: D