Questões de Medicina - Legislação da Saúde. SUS. para Concurso

Foram encontradas 1.723 questões

Q3077372 Medicina
De acordo com os trabalhos clássicos de Barbara Starfield (apud GUSSO, LOPES, DIAS, 2019), são atributos derivados da Atenção Primária à Saúde:
Alternativas
Q3076351 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre o sistema de informação de agravos de notificação (SINAN) e seus conceitos.

1. Dentre as doenças de notificação compulsória estão Dengue, Febre Amarela e Chikungunya.
2. A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública.
3. Acidente de trabalho, violência doméstica e sexual não fazem parte da lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública.
4. Apenas médicos capacitados podem fazer o registro de notificação de alguma doença ou agravo de saúde.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3076350 Medicina
Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), é correto afirmar:
Alternativas
Q3070581 Medicina
A Política Nacional de Humanização caminha no sentido da inclusão dos diferentes agentes implicados nos processos de produção de saúde, o chamado “método de tríplice inclusão”.
Um dos efeitos esperados com esse método é
Alternativas
Q3070580 Medicina
Acerca dos Direitos dos Usuários do SUS, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Nas situações de urgência e emergência, qualquer serviço de saúde deve receber e cuidar da pessoa, bem como encaminhá-la para outro serviço em caso de necessidade.
( ) O paciente tem o direito de ser identificado pelo nome e sobrenome civil, devendo existir, em todo documento do usuário e usuária, um campo para se registrar o nome social, independentemente do registro civil.
( ) O paciente internado tem direito de receber visita de outros profissionais de saúde que não pertençam à unidade hospitalar, sendo facultado a esse profissional o acesso ao prontuário.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3067676 Medicina
É uma ferramenta de gestão que permite o acompanhamento sistemático, inclusive com série histórica, das alterações realizadas a cada competência, detalhando os atributos de cada procedimento, compatibilidades e relacionamentos. Permite a geração de inúmeros relatórios e disponibiliza informações atualizadas, tais como: procedimento por grupo, subgrupo, forma de organização, código, nome, descrição do procedimento, CID compatível, leito compatível, serviço/ classificação, habilitação, incremento, modalidade de atendimento, complexidade do procedimento, tipo de financiamento, instrumento de registro, sexo compatível com o procedimento realizado, média de permanência, quantidade máxima, idade mínima, idade máxima, pontos, atributos complementares (exemplos: permite alta direta da UTI, admite liberação de quantidade, admite permanência à maior, não permite mudança de procedimento).
Assinale a opção que indica a ferramenta de controle descrita na sentença acima.
Alternativas
Q3067666 Medicina
A respeito das finalidades da auditoria do SUS, analise as afirmativas a seguir.

I. Avaliar os elementos componentes dos processos da instituição, serviço ou sistema auditado, objetivando a melhoria dos procedimentos por meio da detecção de desvios dos padrões estabelecidos. II. Conferir a qualidade, a propriedade e a efetividade dos serviços de saúde prestados à população. III. Produzir informações para subsidiar o planejamento das ações que contribuam para o aperfeiçoamento do SUS.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3067665 Medicina

Leia a sentença a seguir.


É um elemento que visa à melhoria da ação de auditoria em termos de aderência aos padrões estabelecidos, com vista à redução do tempo de tramitação do processo de auditoria, à diminuição do retrabalho e ao aumento da efetividade das propostas de encaminhamento. Será efetuado pela própria equipe de auditoria, pelo supervisor técnico e pela equipe da COAUD (Coordenação de Avaliação de Auditoria).


Conforme os princípios, diretrizes e regras da auditoria do SUS, o elemento descrito na sentença acima é 

Alternativas
Q3067664 Medicina
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação.
Assinale a opção que define o princípio fundamental do SUS abaixo descrito:
Assinale a opção que indica o princípio que busca garantir ao indivíduo uma assistência à saúde que transcenda a prática curativa, contemplando o indivíduo em todos os níveis de atenção e considerando o sujeito inserido em um contexto social, familiar e cultural.
Alternativas
Q3067663 Medicina
Leia o fragmento a seguir.

A _____ regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado, e também dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.
Alternativas
Q3067662 Medicina
O Relatório Analítico é o principal produto da fase analítica da auditoria do SUS, haja vista que será o guia para a ação da equipe na fase operativa.
O relatório deverá ser confeccionado pela equipe e revisado pelo supervisor técnico, com o fim de ser submetido à COPLAO (Coordenação de Planejamento e Operacionalização) para validação.
Nesse sentido, o Relatório Analítico não deverá conter
Alternativas
Q3067661 Medicina
Os processos de auditoria, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), atuam com regras definidas para garantir a harmonia e a lógica de seus preceitos, com o intuito de que os trabalhos de auditoria sejam realizados com segurança, qualidade e consistência.
A respeito da construção das matrizes de coleta e análise de informações, analise as afirmativas a seguir.

I. As Matrizes de Coleta e de Análise de Informações farão parte do Relatório Final de Auditoria.
II. A Matriz de Coleta de Informações é o instrumento que indica quais são os dados requeridos pela auditoria, quais as fontes e por meio de qual procedimento esses dados serão coletados.
III. A Matriz de Análise de Informações indica por meio dos procedimentos de análise, como as informações serão tratadas, visando revelar a situação real do objeto e comparálas à situação ideal ou critérios.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3067659 Medicina
Conforme a Lei Orgânica da Saúde são objetivos do Sistema Único de Saúde SUS a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do Art. 2º desta lei; e a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
Conforme o Art. 6º estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS)

I. a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico;
II. a ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde;
III. a vigilância nutricional e a orientação alimentar.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3067657 Medicina
A auditoria do SUS é estabelecida por meio do Sistema Nacional de Auditoria - SNA, instituída pela Lei nº 8.689, de 27 de julho de 1993, e regulamentada pelo Decreto nº 1.651, de 28 de setembro de 1995. Entre seus principais objetivos, está o de avaliar a estrutura, os processos aplicados e os resultados alcançados pelas ações e serviços desenvolvidos no âmbito do SUS, aferindo sua adequação aos critérios e parâmetros exigidos de eficiência, eficácia e efetividade.
Sobre a atuação do SNA, analise as afirmativas a seguir.

I. O SNA fornece elementos importantes para a gestão das políticas públicas de saúde, evidenciados por meio dos resultados de suas atividades de auditoria, demonstrando aspectos relevantes quanto à efetividade, legalidade e economicidade na aplicação dos recursos direcionados à saúde.
II. O SNA representa um instrumento estratégico da governança pública em saúde, auxiliando na avaliação das políticas e programas, no apoio às tomadas de decisões dos gestores quanto às ações e serviços de saúde ofertados à sociedade brasileira.
III. O SNA é organizado para funcionar em todo o governo, por meio dos órgãos de auditoria interna do SNA, que são as unidades de auditoria interna localizados no nível federal do SUS.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3067655 Medicina
O instrumento de gestão e Planejamento que evidencia em seus demonstrativos a forma de alocação dos recursos orçamentários que deverão custear as políticas, sob gestão do Ministério da Saúde, é denominado(a) 
Alternativas
Q3067653 Medicina
A respeito das disposições acerca dos requisitos de boas práticas de funcionamento para os serviços de saúde, analise as afirmativas a seguir

I. Todo paciente removido para outra unidade deve ser acompanhado por relatório completo, legível, com identificação e assinatura do profissional assistente, que deve passar a integrar o prontuário no destino, permanecendo cópia no prontuário de origem.
II. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA é obrigatória para todo serviço de saúde com mais de 100 trabalhadores e facultativa para os demais.
III. Os dados que compõem o prontuário pertencem ao paciente e devem estar permanentemente disponíveis aos mesmos ou aos seus representantes legais e à autoridade sanitária quando necessário.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3067463 Medicina
Sobre as disposições acerca dos requisitos de boas práticas de funcionamento para os serviços de saúde, analise as afirmativas a seguir


I. Todo paciente removido para outra unidade deve ser acompanhado por relatório completo, legível, com identificação e assinatura do profissional assistente, que deve passar a integrar o prontuário no destino, permanecendo cópia no prontuário de origem.
II. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA é obrigatória para todo serviço de saúde com mais de 100 trabalhadores e facultativa para os demais.

III. Os dados que compõem o prontuário pertencem ao paciente e devem estar permanentemente disponíveis aos mesmos ou aos seus representantes legais e à autoridade sanitária quando necessário.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3067461 Medicina
Acerca dos Direitos dos Usuários do SUS, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa

( ) Nas situações de urgência e emergência, qualquer serviço de saúde deve receber e cuidar da pessoa, bem como encaminhá-la para outro serviço em caso de necessidade.

( ) O paciente tem o direito de ser identificado pelo nome e sobrenome civil, devendo existir, em todo documento do usuário e usuária, um campo para se registrar o nome social, independentemente do registro civil.

( ) O paciente internado tem direito de receber visita de outros profissionais de saúde que não pertençam à unidade hospitalar, sendo facultado a esse profissional o acesso ao prontuário.


As afirmativas são respectivamente:
Alternativas
Q3065945 Medicina
Durante o processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), qual dos seguintes eventos ou documentos foi fundamental para a consolidação de um sistema de saúde pública no Brasil?
Alternativas
Q3065499 Medicina
A equidade é um dos princípios do SUS mais importantes para a efetivação do cuidado em saúde. Leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa que apresenta as ações a serem implementadas nos serviços de saúde, voltadas às populações vulnerabilizadas:

I. Ampliação do acesso da população LGBT aos serviços de saúde do SUS, garantindo o uso do nome social de travestis e transexuais, de acordo com a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde.

II. Fortalecimento da atenção à saúde integral da população negra em todas as fases do ciclo de vida, combatendo o racismo e a discriminação no acesso aos serviços de saúde e reduzindo as desigualdades étnico-raciais no campo da saúde.

III. Acolhimento das pessoas em situação de rua para a identificação precoce de sintomas respiratórios indicativos de tuberculose e garantia de diagnóstico e tratamento apenas após a confecção do Cartão Nacional de Saúde, garantindo o cadastramento destes usuários às bases de dados do SUS.  
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: E
5: A
6: D
7: E
8: C
9: D
10: C
11: E
12: B
13: D
14: C
15: C
16: D
17: D
18: A
19: B
20: D