Questões de Concurso
Sobre legislação da saúde. sus. em medicina
Foram encontradas 1.875 questões
I. A vigilância sanitária e epidemiológica são componentes essenciais para a detecção e controle de agravos no SUS.
II. A participação comunitária não é considerada neste arcabouço legal, restringindo-se ao nível federal.
III. As esferas municipais, estaduais e federais cooperam na execução das ações de vigilância.
IV. O financiamento da vigilância em saúde depende exclusivamente do setor privado.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Considerando o contexto da participação social e do controle social no SUS, analise as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas:
I - Os Conselhos de Saúde, compostos por representantes de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço, reúnem-se regularmente para deliberar sobre as políticas de saúde e fiscalizar a gestão do SUS em cada esfera de governo.
PORQUE
II - A Lei n.º 8.142/1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS, garante a existência de instâncias colegiadas como os Conselhos de Saúde e as Conferências de Saúde, espaços fundamentais para o exercício do controle social e a construção de políticas de saúde democráticas e participativas.
Marque a alternativa CORRETA.
Em relação aos seus eventos adversos pós vacinais, é possível afirmar, EXCETO:
Qual princípio do SUS não foi respeitado na situação descrita?
São objetivos específicos dessa política:
Considerando as diretrizes terapêuticas para o tratamento do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS), qual a conduta mais adequada para esse caso?
Considerando os múltiplos determinantes do comportamento alimentar e a complexidade dos sistemas alimentares contemporâneos, qual das seguintes estratégias é a mais eficaz para alcançar mudanças sustentáveis a longo prazo?
Considerando os diversos obstáculos enfrentados, qual das seguintes abordagens representa a solução mais adequada para superar as dificuldades inerentes ao sistema de saúde brasileiro?
I.A integralidade no SUS garante a prevenção e o tratamento de saúde por meio de um fluxo de acolhimento que prioriza casos de maior gravidade, com a destinação de recursos adicionais a grupos vulneráveis, respeitando o princípio da equidade.
II.A universalidade no SUS assegura que toda a população tenha acesso aos serviços de saúde, independentemente de condições socioeconômicas, sendo este um direito garantido pela Constituição Federal de 1988.
III.A equidade no SUS permite a seleção de pacientes com maior potencial de resposta ao tratamento, priorizando-os para atendimento especializado, com o objetivo de aumentar a eficiência do sistema.
Está correto o que se afirma em:
(__)A notificação de casos de violência doméstica deve ser realizada apenas após confirmação de diagnóstico de violência, garantindo que não haja falsas acusações.
(__)A documentação no prontuário deve incluir exceções específicas de lesões e sinais, mas nunca mencionar suspeitas de violência para evitar conflitos jurídicos.
(__)A criação de um ambiente seguro e a escuta ativa são elementos essenciais para que a vítima relate suas experiências e receba orientações sobre proteção e suporte legal.
(__)O acionamento da rede de proteção, mesmo diante de suspeitas, é obrigatório e visa garantir a segurança imediata da vítima.
A sequência é correta em: