Questões de Medicina - Medicina Intensiva para Concurso

Foram encontradas 1.494 questões

Q2546371 Medicina
Sedação e analgesia para procedimentos (SAP) consistem na administração de um agente sedativohipnótico ou dissociativo de ação rápida, com ou sem analgésico, para pacientes submetidos a procedimentos que provocam ansiedade e/ou dor. Sobre a SAP é CORRETO afirmar que:


I. O objetivo da SAP é fornecer a sedação necessária e o alívio da dor, minimizando a depressão respiratória, a hipóxia e a hipotensão.

II. SAP só deve ser feita por pessoal treinado. Muitas instituições exigem instruções e certificações especiais para profissionais que realizam a SAP, bem como adesão aos protocolos procedimentais.

III. É necessário que um observador monitore o paciente (nível de sedação, vias respiratórias, ventilação, sinais vitais, oximetria de pulso e/ou capnografia) ao longo dos períodos de sedação e recuperação.

IV. Equipamentos de ventilação e cardiovasculares, além de pessoal treinado, devem estar imediatamente disponíveis.

V. Se a SAP fornece sedação ou analgesia inadequadas, pode-se adicionar anestesia injetável (bloqueio de nervo periférico ou infiltração local). Às vezes, podem ser necessários anestesia e tratamento em centro cirúrgico.


Estão CORRETAS:
Alternativas
Q2545118 Medicina
Pedro, de 45 anos, diagnosticado com hipertensão há dois meses, vai à consulta para atendimento inicial e acompanhamento da comorbidade. Revela que foi diagnosticado, mas nunca fez nenhum acompanhamento. Dos exames abaixo, quais devem estar presentes na rotina complementar mínima para pessoa com hipertensão arterial sistêmica?
Alternativas
Q2543953 Medicina
O atendimento em SBV segue a ordem do CAB ou CABD, que se trata de um mnemônico para descrever os passos simplificados do atendimento SBV, onde:


I. C: corresponde a Checar responsividade, Chamar por ajuda, Checar o pulso e a respiração da vítima, Iniciar Compressões (30 compressões).

II. A: abertura das vias aéreas.

III. B: boa ventilação (2 ventilações).

IV. D: desfibrilação, neste caso, com o desfibrilador externo automático (DEA).

Está CORRETA:
Alternativas
Q2541507 Medicina
É sabido que pacientes que sofrem uma parada cardiorrespiratória e recebem reanimação cardíaca imediata podem dobrar e até triplicar a chance de sobrevivência. Nessa perspectiva, a reanimação cardiopulmonar (RCP) é uma sequência organizada de ações, em resposta a uma parada cardíaca.
Sobre as técnicas de RCP para profissionais de saúde, qual a conduta no caso de RCP em adulto e com apenas um socorrista?
Alternativas
Q2541142 Medicina
Paciente masculino, médico de família, 28 anos, apresentando febre com calafrios e tosse produtiva há 3 dias, procurou atendimento, hoje, na emergência. No exame, encontra-se orientado, FC = 92bpm; FR = 20rpm; PA = 120 x 70mmHg; prostrado, ausculta pulmonar com roncos em base direita; saturação O2=93% em ar ambiente. Radiografia de tórax mostra consolidação alveolar em lobo inferior do pulmão direito. Hemograma com Hemoglobina = 13 g/dl; leucócitos = 13.000 céls/mm3; creatinina = 1,0 mg/dl; ureia = 35 mg/dl.
Qual o valor do CURB deste paciente, onde deve ser feito o tratamento e qual agente deve ser obrigatoriamente coberto pelo esquema de antibióticos?
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: C
5: D