Questões de Concurso Sobre nefrologia em medicina

Foram encontradas 925 questões

Q3148788 Medicina
A Glomerulonefrite Membranoproliferativa (GNMP) é caracterizada por proliferação mesangial e espessamento da membrana basal glomerular. Essa forma de glomerulonefrite pode estar associada a várias condições subjacentes, incluindo doenças autoimunes e infecções crônicas. Qual dos seguintes fatores é considerado o principal mediador da GNMP do tipo 2 (glomerulonefrite por depósitos densos)?
Alternativas
Q3148259 Medicina
No exame ultrassonográfico de um rim, a presença de uma massa hipoecoica com bordas bem definidas e que não apresenta aumento do fluxo vascular na doppler é indicativa de:
Alternativas
Q3145357 Medicina
Paciente masculino de 55 anos, anúrico, está em hemodiálise há 1 ano e tem problemas frequentes de acesso vascular. A potencial doadora é sua irmã de 62 anos. Na avaliação pré-transplante do paciente receptor, é detectada lesão sólida de 2,5 cm em polo inferior do seu rim direito.
Assinale a alternativa que contempla a melhor conduta para este paciente. 
Alternativas
Q3145356 Medicina
Paciente 63 anos, masculino, sem comorbidades, foi submetido a uma ressecção transuretral de bexiga devido a uma lesão vegetante na parede lateral esquerda. O exame anatomopatológico revelou ser um carcinoma de células transicionais com invasão da camada muscular (T2G1), com presença de carcinoma in situ na amostra. Em relação a este caso clínico e aos conhecimentos sobre neoplasia vesical, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q3141126 Medicina
A síndrome nefrótica é uma condição clínica caracterizada por uma série de alterações renais que resultam em perda significativa de proteínas na urina, o que pode levar a sintomas como edema e aumento do risco de infecções e tromboses. Considerando os critérios diagnósticos e as implicações clínicas da síndrome nefrótica, pode-se afirmar que essa condição é definida pela presença de:
Alternativas
Q3141118 Medicina
O tratamento medicamentoso para prevenção da progressão da doença renal crônica contempla a terapia padrão ouro com o uso de: 
Alternativas
Q3139733 Medicina
Paciente, 65 anos, com insuficiência renal crônica em hemodiálise, é encaminhado para avaliação de fístula arteriovenosa no braço direito. A ultrassonografia com Doppler revela uma anastomose patente, mas com suspeita de estenose. Qual das seguintes informações sobre a avaliação de fístulas arteriovenosas para hemodiálise ao Doppler é INCORRETA?
Alternativas
Q3130588 Medicina
Em relação às alterações anatômicas e implicações fisiológicas do rim em ferradura, considerando suas características embriológicas e funcionais, assinale a alternativa que apresenta corretamente as repercussões desta malformação:
Alternativas
Q3130586 Medicina
Qual é a metodologia correta para a realização do transplante renal de doador vivo, e quais são os principais passos envolvidos no procedimento?
Alternativas
Q3130585 Medicina
As papilas renais são estruturas cônicas localizadas no ápice das pirâmides renais, desempenhando um papel crucial na excreção da urina. Em relação à anatomia das papilas renais, qual das seguintes afirmações está CORRETA?
Alternativas
Q3130584 Medicina
Na avaliação de biomarcadores de insuficiência renal, qual marcador específico é mais sensível para detecção precoce de lesão renal aguda? 
Alternativas
Q3130583 Medicina
É o mecanismo de ação nefrotóxico do Gentamicina:
Alternativas
Q3130310 Medicina
Com relação aos Tumores Renais podemos afirmar que: 
Alternativas
Q3130305 Medicina
Um paciente de 45 anos apresenta quadro de febre persistente, perda de peso, dor lombar esquerda e episódios recorrentes de infecção urinária com presença de piúria. A tomografia computadorizada revela aumento do volume renal esquerdo, com áreas hipodensas em forma de “anel” e múltiplas calcificações internas. Qual das alternativas a seguir é a hipótese diagnóstica mais provável e o achado característico da condição descrita?
Alternativas
Q3128102 Medicina
Várias doenças podem acometer as artérias renais. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3128101 Medicina
A malacoplaquia é uma doença granulomatosa crônica do trato urinário que ocorre mais frequentemente na bexiga, seguida do ureter, pélvis e parênquima renal. Sobre a doença, analise as assertivas a seguir: 
I. Ocorre mais comumente em mulheres acima de 60 anos.
II. Pode estar associada a Diabete Melito (DM) e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA). 
III. Pode ter associação a refluxo vesicoureteral e hidronefrose.  

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3128100 Medicina
O baço é o maior órgão linfoide, localizando-se no quadrante superior esquerdo do abdome, abaixo do diafragma. Sobre o assunto, analise as assertivas a seguir: 
I. Hipertensão portal e trombose da veia porta são causas de esplenomegalia.
II. Esplenose se refere a múltiplos implantes ectópicos de tecido esplênico, podendo ocorrer após ruptura esplênica traumática.
III. Na poliesplenia, observam-se vários pequenos baços, associados a fígado localizado na linha média, pulmões com três lobos bilateralmente e anomalias cardíacas. 
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3126944 Medicina

Instruções: As questões 39 e 40 referem-se ao diagnóstico e manejo do quadro clínico apresentado a seguir.


Homem, 18 anos, apresenta miopatia visceral, válvula ileocecal e cólon em continuidade, dependente de NP domiciliar. A NP domiciliar ofertada é: volume – 30 ml/Kg/d, aminoácido – 1,4 g/Kg/d, lipídios – 50:50, TCM:TCL – 1 g/Kg/dia, glicose – 300g/dia, K – 2 meq/Kg/d, Na – 4 meq/Kg/dia, P – 30 mmol/dia, Ca – 10 meq/dia e Mg – 8 meq/dia. Apresentava gastrostomia de alívio devido à dismotilidade intestinal. Internou com febre, diarreia e perdas acima de 2.000 ml/d pela gastrostomia. Na chegada, o peso era de 50 Kg (o peso usual era 54 Kg), desidratado e com distúrbio hidroeletrolítico. Recebeu fase rápida de SF 0,9%, com volume final de 2 litros. Exames coletados após tratamento: PCR – 347, VSG – 101, Ur – 50, Cr – 1,07, Na – 148, K – 3,4, Ca – 8,9, Mg – 1,6, Cl – 118, P – 4,5 e triglicerídeos – 600.  

Sobre o diagnóstico e tratamento desse paciente, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3126942 Medicina
Em relação aos distúrbios eletrolíticos na falência intestinal, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3126941 Medicina
Segundo a RDC nº 503/2021, a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) é um grupo formal e obrigatoriamente constituído de pelo menos um profissional de cada categoria, a saber: médico, nutricionista, enfermeiro e farmacêutico, podendo ainda incluir profissional de outras categorias, habilitados e com treinamento específico para a prática da TN. Em relação às atividades dos membros da equipe, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: E
5: D
6: C
7: B
8: E
9: B
10: B
11: C
12: B
13: E
14: A
15: C
16: E
17: B
18: A
19: A
20: D