Questões de Concurso Sobre nefrologia em medicina

Foram encontradas 937 questões

Q3169355 Medicina
        Um paciente do sexo masculino, 65 anos de idade, brasiliense, compareceu ao atendimento médico com queixa principal de que estava “fazendo muito xixi”.

        História da doença atual: Paciente relata que nos últimos meses tem apresentado poliúria, noctúria e uma perda de acuidade visual, que atribui ao fato de estar ficando velho.

        Antecedentes pessoais: hipertenso, ateromatose carotídea e coronariana e dislipidemia, ex-fumante, que fumou por 15 anos cerca de 1 maço/dia.

        Medicações: valsartana + hidrocloratiazida e rosuvastatina.

        Ao exame: bom estado geral, acianótico, anictérico, hidratado, orientado em tempo e espaço. IMC 28 kg/m2 .

• ACV: RCR 2T BNF, sem sopro. FC 100 bpm, PA 142/87 mmHg.

• AR: sons respiratórios presentes bilaterais, sem RA. FR 19 ipm, SpO2 94% a.a.

• Abdome: em avental, ausculta e percussão sem alterações, flácido e indolor à palpação, descompressão brusca negativa. Circunferência abdominal 115 cm.

• Extremidades: sem edema, panturrilhas livres, TEC < 3 s.

        Exame laboratorial: Hb 14 g/dL, leucócitos 8000/mm3 ,
plaquetas 292000/mm3 , creatinina 1,20 mg/dL, ureia 54 mg/dL.
        HGT realizado na consulta: 213 mg/dL.
        A1C – hemoglobina glicada.

Com base no caso clínico apresentado, julgue o item a seguir.


O uso dos agonistas dos receptores do GLP1 como terapia add on após já instaurado o uso de metformina tem consequências positivas: perda de peso, redução da pressão sistólica e melhora renal em pacientes nefropatas. 

Alternativas
Q3169354 Medicina

Julgue o item que se segue, acerca de doenças renais.


A síndrome nefrótica caracteriza-se por proteinúria maciça (> 3 g/24 h), hipertensão arterial sistêmica, hipercolesterolemia, hipoalbuminemia, edema ou anasarca e hematúria microscópica.

Alternativas
Q3169353 Medicina

Julgue o item que se segue, acerca de doenças renais.


A glomerulonefrite persistente que agrava a função renal é sempre acompanhada de nefrite intersticial, fibrose renal e atrofia tubular. 

Alternativas
Q3169352 Medicina

Julgue o item que se segue, acerca de doenças renais.


A hipopotassemia é comum, mas a acidose metabólica é incomum na insuficiência renal crônica.

Alternativas
Q3169351 Medicina

Julgue o item que se segue, acerca de doenças renais.


Uma ingesta mais elevada de proteína animal pode levar à excreção reduzida de cálcio e ácido úrico, bem como a um aumento na excreção urinária de citrato, o que aumenta o risco de formação de cálculos.

Alternativas
Q3169350 Medicina

Julgue o item que se segue, acerca de doenças renais.


As causas mais comuns de insuficiência renal aguda pré-renal são sepse, isquemia e nefrotoxinas endógenas e exógenas.

Alternativas
Q3169349 Medicina

Julgue o item que se segue, acerca de doenças renais.


Os pacientes com acidose metabólica em decorrência de cetoacidose alcoólica podem ter alcalose metabólica secundária a vômitos e alcalose respiratória sobreposta devido à hiperventilação da disfunção hepática ou à abstinência de álcool.

Alternativas
Q3165305 Medicina
A nefrolitíase, ou cálculo renal, está associada à formação de cristais no trato urinário, com manifestações como dor lombar intensa e hematúria, além de complicações graves como obstrução urinária. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(__)A nefrolitíase está frequentemente associada a cálculos de oxalato de cálcio, cuja formação pode ser influenciada pela dieta.
(__)O tratamento da nefrolitíase inclui unicamente a litotripsia extracorpórea, independentemente do tamanho do cálculo.
(__)A ingestão de água deve ser reduzida para prevenir a formação de cálculos em pacientes com histórico de nefrolitíase.
(__)A prevenção da nefrolitíase pode incluir modificações dietéticas e controle metabólico de fatores predisponentes.

A sequência está correta em: 
Alternativas
Q3165294 Medicina
A insuficiência renal aguda (IRA) é uma condição reversível que resulta em retenção de metabólitos, enquanto a insuficiência renal crônica (IRC) é progressiva e irreversível, impactando múltiplos sistemas. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(__)A insuficiência renal crônica pode ser causada por diabetes ou hipertensão e leva a alterações metabólicas significativas.
(__)A insuficiência renal aguda é sempre irreversível, mesmo após o manejo adequado da causa subjacente.
(__)O hiperparatireoidismo secundário, comum na IRA, é responsável por deterioração óssea e muscular.
(__)O manejo da insuficiência renal crônica avançada pode incluir diálise ou transplante renal.

A sequência está correta em:
Alternativas
Q3165039 Medicina
No contexto da Insuficiência Renal Crônica (IRC), como a hiperparatireoidismo secundário se desenvolve e quais são as consequências ósseas associadas?
Alternativas
Q3165032 Medicina
Paciente com insuficiência renal crônica apresenta anemia normocítica e normocrômica. Qual é a causa mais comum dessa anemia?
Alternativas
Q3162825 Medicina
Um paciente de 35 anos apresenta hematúria macroscópica e dor lombar intensa. Após avaliação clínica e exames complementares, foi diagnosticado com cálculos renais. No que diz respeito à abordagem inicial desse quadro, pode-se afirmar: 
Alternativas
Q3148788 Medicina
A Glomerulonefrite Membranoproliferativa (GNMP) é caracterizada por proliferação mesangial e espessamento da membrana basal glomerular. Essa forma de glomerulonefrite pode estar associada a várias condições subjacentes, incluindo doenças autoimunes e infecções crônicas. Qual dos seguintes fatores é considerado o principal mediador da GNMP do tipo 2 (glomerulonefrite por depósitos densos)?
Alternativas
Q3148259 Medicina
No exame ultrassonográfico de um rim, a presença de uma massa hipoecoica com bordas bem definidas e que não apresenta aumento do fluxo vascular na doppler é indicativa de:
Alternativas
Q3145357 Medicina
Paciente masculino de 55 anos, anúrico, está em hemodiálise há 1 ano e tem problemas frequentes de acesso vascular. A potencial doadora é sua irmã de 62 anos. Na avaliação pré-transplante do paciente receptor, é detectada lesão sólida de 2,5 cm em polo inferior do seu rim direito.
Assinale a alternativa que contempla a melhor conduta para este paciente. 
Alternativas
Q3145356 Medicina
Paciente 63 anos, masculino, sem comorbidades, foi submetido a uma ressecção transuretral de bexiga devido a uma lesão vegetante na parede lateral esquerda. O exame anatomopatológico revelou ser um carcinoma de células transicionais com invasão da camada muscular (T2G1), com presença de carcinoma in situ na amostra. Em relação a este caso clínico e aos conhecimentos sobre neoplasia vesical, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q3141126 Medicina
A síndrome nefrótica é uma condição clínica caracterizada por uma série de alterações renais que resultam em perda significativa de proteínas na urina, o que pode levar a sintomas como edema e aumento do risco de infecções e tromboses. Considerando os critérios diagnósticos e as implicações clínicas da síndrome nefrótica, pode-se afirmar que essa condição é definida pela presença de:
Alternativas
Q3141118 Medicina
O tratamento medicamentoso para prevenção da progressão da doença renal crônica contempla a terapia padrão ouro com o uso de: 
Alternativas
Q3139733 Medicina
Paciente, 65 anos, com insuficiência renal crônica em hemodiálise, é encaminhado para avaliação de fístula arteriovenosa no braço direito. A ultrassonografia com Doppler revela uma anastomose patente, mas com suspeita de estenose. Qual das seguintes informações sobre a avaliação de fístulas arteriovenosas para hemodiálise ao Doppler é INCORRETA?
Alternativas
Q3130588 Medicina
Em relação às alterações anatômicas e implicações fisiológicas do rim em ferradura, considerando suas características embriológicas e funcionais, assinale a alternativa que apresenta corretamente as repercussões desta malformação:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: E
5: E
6: E
7: C
8: D
9: B
10: B
11: C
12: C
13: A
14: A
15: B
16: E
17: D
18: C
19: B
20: E