Questões de Concurso
Sobre obesidade e síndrome metabólica em medicina
Foram encontradas 288 questões
Com base no caso clínico precedente, julgue o próximo item.
A obesidade é fator de risco para erisipela de recorrência, assim como para câncer colorretal, sendo a colonoscopia um exame indicado no caso da referida paciente para rastreamento e detecção precoce desse tipo de neoplasia.
Com base no caso clínico precedente, julgue o próximo item.
Uma dieta de muito baixas calorias (< 800 kcal por dia) deve ser instituída durante a internação da paciente, seguida por acompanhamento semestral com clínico da atenção básica para tratamento da obesidade e redução das complicações de saúde.
O exame físico apresentou o seguinte resultado:
Regular estado geral, corada, hidratada, afebril, anictérica, acianótica, sem turgência jugular, edemas ou linfonodomegalias. PA 120×70 mmHg; FC 83 bpm; FR 17 irpm; SatO2 92%. Ritmo cardíaco regular, com bulhas cardíacas hipofonéticas, com sopro diastólico em foco de base. Tórax simétrico, com expansibilidade preservada. Murmúrio vesicular presente em ambos hemitóraces, sem ruídos adventícios. Abdome plano, flácido, sem lesões ou herniações. Timpânico, com ruídos hidroaéreos normais. Indolor à palpação superficial e profunda. Pulsos palpáveis e simétricos. Ausência de cianose e edema. Tempo de enchimento capilar < 2 segundos. Pulsos palpáveis e simétricos.
Quanto aos exames complementares, obteve-se o seguinte resultado:
Hemograma, glicemia e função renal sem alterações Na: 130 mmol/L (VR: 135-145 mmol/L) K: 4,2 mmol/L (VR: 3,5-5,5 mmol/L) CKMB: 8,0 ng/ml (VR: < 5,0 ng/ml) Troponina: 4,3 ng/ml (VR: < 0,04 ng/ml)
CATETERISMO: Circulação coronariana com padrão obstrutivo triarterial: CD com lesão 90% terço médio; DA com lesão de 99% terço médio; CX com múltiplas lesões, sendo a mais importante 90% do terço médio.
A partir desse histórico, qual é o diagnóstico sugestivo desse caso clínico?
Tal cobertura é recomendada para pacientes com
I. A desnutrição é caracterizada exclusivamente pela insuficiência de ingestão calórica.
II. A obesidade pode estar associada a um estado inflamatório crônico no organismo.
III. A desnutrição pode coexistir com a obesidade, configurando o quadro de obesidade sarcopênica.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões):
( ) Traços de personalidade associados ao transtorno antissocial, limítrofe, falso e narcisista, impulsividade elevada, busca pela novidade, emotividade negativa, reação ao estresse são características da Bulimia Nervosa (BN). ( ) Erosões de esmalte dentário, intumescimento bilateral das parótidas, faringite, inflamação de esôfago, pneumonia aspirativa (Síndrome de Mallory-Weiss), sinal de Russel são características de Bulimia Nervosa (BN). ( ) Alcalose metabólica hipoclorêmica e hipocalêmia decorrente da perda de íons hidrogênio, cloro e potássio, podendo desencadear arritmias cardíacas ou lesão renal, são características de Bulimia Nervosa (BN).
As afirmativas são, respectivamente,
I. A Terapia de Nutrição Parenteral Periférica (TNPP) é usada em pacientes que necessitam de nutrição intravenosa por período muito curto (menos de duas semanas), necessidade calórica superior a 1800 Kcal/dia e com osmolaridade da solução entre 850 a 1500 mOsm/L, no máximo.
II. Os cateteres venosos centrais inseridos por via periférica (PICC) são empregados para o período intermediário da Nutrição Parenteral (p.ex.<30dias); devem posicionar a ponta do cateter em uma veia central, como a veia cava superior ou inferior.
III. Incluir lipídeos como fonte energética na Nutrição Parenteral reduz o risco da síndrome de realimentação. A oxidação de lipídeos na Nutrição Parenteral gera menos CO2 que a oxidação de glicose; tem como vantagem melhorar a tolerância à glicose e diminuir os níveis de insulina; facilita o balanço nitrogenado, promovendo a síntese hepática de proteínas (como a albumina).
Está correto o que se afirma em
I. São contraindicações de TNE nos pacientes com dificuldades mecânicas na progressão da dieta, seja por obstrução intestinal completa, seja em situações em que o peristaltismo estiver muito diminuído, caracterizando íleo hipodinâmico.
II. Em pacientes com fístulas nas porções proximais do intestino delgado, a extremidade distal da sonda nasal deverá estar posicionada anteriormente à fístula, minimizando as secreções de fluídos do estômago, pâncreas e bile.
III. Em pacientes subnutridos que apresentam musculatura cardíaca e respiratória diminuída, a sobrecarga de volume ou de carboidratos pode levar à insuficiência cardíaca ou respiratória.
Está correto o que se afirma em
I. Na subnutrição, há diminuição do componente hídrico intracelular (em proporção direta com o grau de hipotrofia das células); exceto no tecido ósseo, há predomínio de água no compartimento extracelular, em especial no interstício como ocorre no kwashiorkor. Sendo considerada subnutrição proteico-energética de 3º grau com IMC entre 16-17 Kg/m2 . II. A nível celular, a água é encontrada em dois compartimentos: na MCC (massa celular corporal) que consiste em 73% de água e 27% de sólidos; e o compartimento de líquido extracelular, que consiste em 94% de água e 6% de sólidos. III. Na perspectiva fisiológica ou clínica, o conceito de MCC (massa celular corporal) tem maior importância do que o de MLG (massa livre de gordura). A MCC é o componente da MLG com maior probabilidade de mostrar os efeitos iniciais da progressão de doenças, medicações, alterações nutricionais ou de atividade física reduzida no decorrer de um curto período.
Está correto o que se afirma em
I. Na criança com desnutrição proteico calórica (DPC) grave, que sofre de algum episódio infeccioso agudo, os sinais clínicos habituais de infecção (inflamação e febre) podem não estar presentes. II. Na avaliação do estado nutricional, a maior parte de casos de alteração do estado nutricional apresenta-se sob a forma aguda, exigindo do nutrólogo a utilização de todos os recursos disponíveis para o exame do paciente. III. Quando a subnutrição se desenvolve lentamente, como costuma ser o caso no nanismo, na emaciação moderada e no marasmo, os indivíduos se mostram melhor adaptados ao seu estado nutricional atual e apresentam um equilíbrio metabólico menos frágil do que aqueles com subnutrição mais aguda, como no kwashiorkor de início rápido.
Está correto o que se afirma em
( ) Os homens obesos têm quatro vezes mais chances de desenvolver osteoartrite.
( ) A síndrome da apneia obstrutiva do sono está fortemente ligada à obesidade.
( ) A obesidade é fator protetor para incontinência urinária de esforço.
( ) Os pacientes obesos apresentam menor incidência de câncer de próstata.
Assinale a sequência correta.
I. O orlistat é um agente antiabsortivo que inibe a lipase e pode ser prescrito para uso prolongado (mais de três meses).
II. A sibutramina é um inibidor da captação da noradrenalina e da serotonina. Apresenta duplo mecanismo de ação: aumento da saciedade com diminuição da ingestão calórica e aumento do gasto energético.
III. Precauções devem ser tomadas em relação a pacientes hipertensos e cardiopatas, uma vez que a sibutramina promove aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial.
Está(ão) CORRETO(S):
A fasciíte plantar é afecção muito presente na prática clínica. Qual das seguintes situações está mais frequentemente relacionada com a sua ocorrência?
Qual o nome da doença crônica, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo, o que aumenta o risco de graves problemas de saúde?
A etiologia da obesidade é multifatorial, com a participação de fatores genéticos, individuais e ambientais, dentre outros. Em cerca de 2% dos casos, o excesso de peso é causado por doenças endocrinológicas. Analise as afirmativas seguintes sobre o assunto e marque a alternativa correta.
I- Crianças com déficit na produção ou ação do hormônio de crescimento, além da baixa estatura, apresentam aumento da adiposidade abdominal e redução da massa muscular esquelética, o que limita a capacidade para realizar exercícios físicos reduzindo o gasto energético voluntário.
II- O hipotireoidismo é uma possível causa de obesidade, sendo que, quando tratamento adequado, leva a melhora da retenção hídrica e perda de peso.
III- O excesso de glicocorticoides traz diversas mudanças à composição corporal, como aumento da gordura visceral e redução da gordura subcutânea e massa muscular.
Paciente obesa, sexo feminino, 75 anos, do lar, apresenta lesão do manguito rotador associada à rotura de 60% da espessura do tendão da cabeça longa do bíceps.
Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta.