Questões de Concurso Sobre otorrinolaringologia em medicina

Foram encontradas 1.922 questões

Q3142367 Medicina
Criança de 4 anos, com queixa de odinofagia, febre (38ºC), sialorreia e diminuição da ingesta alimentar há 3 dias. Apresenta no exame físico aftas em palato mole, sem alterações em amígdalas e gengivas. Sobre o caso clínico, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3142366 Medicina
Mulher, 25 anos, caucasiana, com queixa de ronco, negando outras queixas. Em exame apresenta bom estado geral, peso = 60Kg, altura = 170cm, circunferência abdominal de 78 cm; circunferência cervical de 37cm; PA 120x80mmhg. Com relação a probabilidade de esta paciente ter associado Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) podemos supor: 
Alternativas
Q3142365 Medicina
Paciente de 70 anos de idade, sexo masculino, tabagista de 2 maços de cigarro por dia há 50 anos com disfonia há 2 meses. Na laringoscopia, lesão esbranquiçada em terço médio de prega vocal direita, se estendendo até a região da comissura anterior, aparentemente sem acometê-la. Mobilidade de pregas vocais normal. Ao exame físico, pescoço com linfonodemagalia palpável nível III direita. Diante do caso, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3142364 Medicina
São aspectos clínicos e epidemiológicos, sugestivos de faringotonsilite viral todos os abaixo, exceto:
Alternativas
Q3142363 Medicina
G.S.C., 7 anos, branco, com história de ronco, apneia e respiração bucal há 4 anos. A mãe refere que a criança se alimenta mal. Peso abaixo do percentil 50. Sono agitado. Apresenta palato ogival e mordida aberta anterior e cruzada posterior. Hipertrofia de tonsilas palatinas grau III. Conchas nasais hipertróficas, de superfície lisa e pálida. Raio X de cavum evidenciando redução de coluna aérea de rinofaringe em 80%. Com base nesses dados assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3142362 Medicina
Paciente feminino chega ao consultório do médico clínico referindo perda da audição no ouvido direito. Quando realizados os testes com diapasão de 512 Hz, evidenciou-se lateralização (teste de Weber) para a esquerda e, no teste de Rinne, condução aérea maior do que condução óssea bilateralmente. Assinale a alternativa que indica as hipóteses diagnósticas possíveis para o caso.
Alternativas
Q3142361 Medicina
Robson, 78 anos, apresenta quadro de perda auditiva bilateral que vem agravando ao longo dos últimos anos, pior quando tem muita gente conversando junto. Diz que sua família se incomoda mais do que ele. Nega dor, mas refere zumbido discreto. É hipertenso controlado com uso de enalapril 10mg/dia. Exame físico com condutos auditivos pérvios e sem alterações em ambas as membranas timpânicas. Audiometria a seguir. 
Captura_de tela 2025-01-09 113327.png (723×290)

Sobre a perda auditiva em questão, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3142360 Medicina
Paciente de 65 anos comparece à consulta com seu médico de família e comunidade queixando-se de episódios recorrentes de vertigem precipitados por alguns movimentos que faz com a cabeça. Os episódios de vertigem duram cerca de um minuto e são acompanhados por náuseas leves e sensação de desequilíbrio. Nega vômitos, hipoacusia ou zumbidos. Ao exame clínico, paciente normotenso, ausência de sinais neurológicos focais, com teste de Dix-Hallpike positivo e otoscopia normal. Qual é a melhor opção terapêutica tendo em vista a principal hipótese diagnóstica para o problema do paciente? 
Alternativas
Q3142359 Medicina
Pré-escolar de 5 anos, vai a UPA com otalgia bilateral associada a prurido, que surgiu após banho de piscina há 3 dias. Ao exame, otoscopia com manipulação dolorosa de pavilhão auricular, canal auditivo externo com edema, hiperemia e otorreia. Assinale a alternativa que contém o tratamento mais indicado:
Alternativas
Q3142358 Medicina
Lactente de 20 meses de idade, sexo feminino, é atendida com história de coriza e febre 38ºC há dois dias. Tem história de otite média aguda diagnosticada e tratada com antibióticos há 8 meses evoluindo com melhora clínica. No exame físico atual, ela está afebril em bom estado geral. Ambas as membranas timpânicas estão com mobilidade reduzida e opacas, não há hiperemia nem abaulamento. Qual é o provável diagnóstico? 
Alternativas
Q3142357 Medicina
Paciente do sexo feminino, 25 anos, compareceu ao ambulatório de otorrinolaringologia queixando de otorreia purulenta à esquerda há 3 anos. Refere que a otorreia é persistente e piora quando mergulha ou quando fica gripada. Ao exame otoscópico apresenta perfuração na região atical com presença de lamelas. Tomografia computadorizada revela erosão do esporão de Chausse. Qual a sua principal hipótese diagnóstica? 
Alternativas
Q3142356 Medicina
Criança de 3 anos, sexo masculino, é levado à consulta pediátrica, e a mãe relata que, há uma semana, o menino estava apresentando sintomas gripais, evoluindo nas últimas horas com otalgia em ouvido esquerdo, associada à febre. À otoscopia, visualizou-se membrana timpânica hiperemiada e abaulada. Sobre a patologia acima, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3142355 Medicina
JIP, sexo masculino, 40 anos, tabagista, 20 maços por ano, morador do Conjunto Ceará na cidade de Fortaleza, operador de britadeira a 5 anos, relata que aproximadamente há 1 ano vem tendo crises de tonturas, que na maioria das vezes o faz sentar para não cair pois não consegue sequer caminhar ou ficar em pé durante as crises, que acompanham-se de zumbido no ouvido esquerdo e diminuição da audição, refere ainda que quando tem essa tontura ela se acompanha de náuseas e vômitos de pequena monta, relata ainda que em ocasiões sente uma pressão no ouvido esquerdo e zumbido antes das crises. Qual a causa mais provável do quadro acima? 
Alternativas
Q3142354 Medicina
Paciente escolar 7 anos, sexo masculino, durante curso de uma otite média aguda começa com vertigem, nistagmo, náuseas, vômitos e zumbido. Nesse caso clínico, o diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Q3142353 Medicina
Em relação à otite externa, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3139694 Medicina
A síndrome de Usher é uma doença genética que afeta a audição e a visão. Ela é considerada a causa mais comum de surdez congênita acompanhada de retinose pigmentar. A apresentação clínica pode variar dependendo do subtipo, sendo o tipo I o mais severo. Sobre a apresentação clínica da síndrome de Usher tipo I, é correto afirmar que os pacientes:
Alternativas
Q3139693 Medicina
Paciente, 45 anos, apresenta fraqueza muscular repentina no lado direito do rosto, acompanhada de dificuldade para fechar o olho direito e sorriso assimétrico. O diagnóstico inicial é Paralisia Facial Periférica (PFP). Durante a avaliação, observa-se que a perda auditiva ipsilateral também está presente. Qual é a causa mais provável dessa PFP com perda auditiva associada?
Alternativas
Q3139692 Medicina
Homem, 58 anos, desenvolve vertigem súbita, que piora com o movimento da cabeça. Ele não apresenta sintomas auditivos. O exame físico revela um nistagmo horizontal espontâneo. Após a exclusão de causas centrais, o diagnóstico clínico mais provável é o de uma neurite vestibular. O agente infeccioso mais comumente relacionado à neurite vestibular é:
Alternativas
Q3139691 Medicina
Paciente, 35 anos, previamente saudável, apresenta episódios recorrentes de vertigem associados a náuseas, vômitos e sensação de plenitude aural no ouvido direito. Durante os episódios, ela também relata zumbido ipsilateral. O exame clínico inicial demonstra uma leve hipoacusia sensorioneural. De acordo com as características clínicas da paciente, o diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Q3139690 Medicina
Criança, 7 anos, apresenta-se com rouquidão, febre baixa e tosse seca há três dias. O exame físico revela inflamação moderada das cordas vocais, mas sem obstrução respiratória significativa. A história clínica indica que a criança teve contato com colegas de classe resfriados recentemente. O vírus mais frequentemente associado à laringite viral aguda em crianças é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: B
5: C
6: A
7: B
8: C
9: D
10: B
11: B
12: C
13: C
14: D
15: A
16: D
17: D
18: D
19: B
20: B